não encontras consenso e penso que não deves encontrar, porque cada pescador tem as suas pancas.... para não dizer que o tamanho não é assim tão importante..
eu por acaso uso muito amostras de 17cm para cima. mas pelo simples facto que pesco em mar e em pesqueiros de areia, o que quer dizer que a distancia de lançamento conta muito e as amostras de 17cm serão as que tem um maior lançamento, isto falando de jerkbaits, porque o meu segundo tamanho mais utilizado é 11cm mas falo de casting jigs.
os jerkbais entre 12 e 14cm acabam por ter (no geral) uma natação mais apelativa, comparadas com as de 17cm, no entanto as de 17 tem lançamentos muito maiores.
eu acabo por usar as amostras pelos modelos e não pelo tamanhos, e passo a explicar o que eu faço.
estou na praia com mar aberto e fundo de areia, se não tiver um pesqueiro pontualmente definido, então ando a bater terreno, para isso uso as 175, porque lançam bem, assim como uso os casting jigs de 11cm que pesam umas 25 a 35 gra, o que as faz lançar mais do que as 175.
quando o mar está puxado ou quando pesco em enchentes tenho que usar amostras que agarrem água para conseguir ter a amostra a trabalhar, então uso as surf 150 que são amostras tipo as angel kiss que agarram bem água.
com águas mais abertas tenho tendência a baixar os tamanhos, com águas mais escuras tendo a usar só tamanhos grandes, isto porque na minha ideia que com águas mais escuras as amostras tem se ser maiores para poderem ser vistas a distancias maiores, com águas mais claras dou preferência por amostras mais pequenas, isto porque geralmente tendem a ter uma natação mais natural.
quando pesco em molhes, estuarios ou barras dificilmente passo dos 14cm, porque parto do principio que qualquer predador possa estar proximo. geralmente nestes casos uso vinis ou passeantes e quando quero pescar longe e/ou fundo, então utilizo castings jigs.
quando pesca em fundos de pedra geralmente uso vinis, ou passeantes.
ando sempre comigo com um "atun" uma DUOaomada 148mm que deve ter uns 3cm de diametro, um autentico "escamartilhão" useio algumas vezes em situações em que o peixe andava encardomado na esperança de selecionar o peixe... e por experiencia os pequenotes são tão electricos que atacam num instante a amostra deixando-me sempre a pensar que afinal de contas as amostras grandes dificilmente seleccionam peixe.
para eu te dizer quais os tamanhos que mais uso numa pescaria tenho sempre ver o pesqueiro e não ver em que mês estamos.
espero ter ajudado.
1 abraço
zé