collapse

Autor Tópico: qual melhor maneira de por fio na bobine?  (Lida 4995 vezes)

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: qual melhor maneira de por fio na bobine?
« Responder #15 em: 19:37 Sábado, 20 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu acho que esses apetrechos são para carretos de bobine móvel.

Para carretos de bobine fixa deve colocar-se a bobine no chão com o rótulo virado para cima e bobinar tal como se vê neste vídeo.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 02:13 Domingo, 21 de Dezembro de 2014 »
Não concordo.
A minha experiência é que se fizeres isso o fio fica torcido. Caí na conversa que li na net de casos como esses, arrependi-me e não voltei a cair nessa.

E depois de pensar no assunto entendi porquê: se enrolares dessa maneira o fio fica sem estar torcido na bobine do carreto, mas quando lançares vai ganhar as voltas todas que deu quando o bobinaste.
E a pergunta que é preciso fazer é: Onde é que queres o fio "direito"? No carreto ou quando lanças? Eu acho que é mais importante quando laces o fio fique direito para fluir melhor e ao puxar a chumbada ou peixe não a vir às voltas.
Direito na bobine só é importante se for um fio com muita memória para não ganhar jeitos, mas nesse caso é preferível trocar o fio por um melhor, digo eu.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #17 em: 10:28 Domingo, 21 de Dezembro de 2014 »
Não concordo.
A minha experiência é que se fizeres isso o fio fica torcido. Caí na conversa que li na net de casos como esses, arrependi-me e não voltei a cair nessa.

E depois de pensar no assunto entendi porquê: se enrolares dessa maneira o fio fica sem estar torcido na bobine do carreto, mas quando lançares vai ganhar as voltas todas que deu quando o bobinaste.
E a pergunta que é preciso fazer é: Onde é que queres o fio "direito"? No carreto ou quando lanças? Eu acho que é mais importante quando laces o fio fique direito para fluir melhor e ao puxar a chumbada ou peixe não a vir às voltas.

:fixe:

Também concordo com o Zé Maria e quando bobino o fio para um carreto faço-o a linha a sair direita da bobine - a desboninar, digamos assim - e não a sair em loops como referido no segundo vídeo.
Aliás esse é o método sugerido pela Daiwa para bobinar os seus carretos.

Mas eu neste ponto acho que é importante referir um outro aspecto, que é a qualidade dos rodízios dos carretos, algumas marcas têm rodízios que distorcem a linha quando a arrumam na bobine, e isso faz alguma diferença na longevidade da linha e na qualidade da pesca que fazemos.

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 12:18 Segunda, 22 de Dezembro de 2014 »
Normalmente faço esse trabalho sozinho.

Coloco a bobine de fio dentro de um balde, e depois antes de chegar á cana faço-o passar por dentro de um livro grosso ( ex. uma lista telefónica ), passando +/- ao meio da lista, se precisar de mais tensão, umas folhas mais para baixo, ou o inverso. E até hoje sem problemas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #19 em: 20:20 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Bem, como é a primeira vez que vou encher uma bobine de um carreto estou com algumas duvidas.

Tenho um carreto com uma bobine com multifilamento( que uso muito pouco) que tem outra bobine suplente. Mas as medidas que vêm nelas descritas sao diferentes.

A que esta no carreto com fio é esta

e a suplente

Nao da para ver bem mas marca 0,40 - 290

Ora comprei hoje uma bobine de fio 0,25 com 300m, eu tirando o fio que esta na primeira bobine, posso por-lhe este novo fio sem precisar de fazer enchimento primeiro? basta por o fio todo?

edit: o fio novo que comprei

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 00:00 Sexta, 19 de Junho de 2015 »
Se na bobine diz 0.40=290mts.
de 0.25 irá levar mais ou menos o dobro.
Mas eu não ligo muito a isso, o melhor é fazer um enchimento com um fio barato por baixo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #21 em: 00:11 Sexta, 19 de Junho de 2015 »
Tava a fazer confusao com as bobines porque elas pareciam me exactamente do mesmo tamanho, mas quando tirei o fio da mais pequena é que reparei na diferença entre elas.

Rider eu vou por a linha na bobine mais curta, 0,25 - 260m portanto nao será necessário fazer enchimento, 260m de linha é o normal que se usa num carreto de surfcasting..

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]