collapse

Autor Tópico: Óculos Contra o Enjoo – Uma Solução para os Dias Difíceis no mar?  (Lida 246 vezes)

Offline miltonleopoldo

• Robalo
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:53 Segunda, 15 de Abril de 2019
Olá malta,

Quem pesca no mar sabe bem como o enjoo pode arruinar uma jornada que, de outro modo, seria perfeita. Seja em dias de mar mais mexido, ou simplesmente por maior sensibilidade ao balanço do barco, o enjoo pode transformar um prazer em tormento.

Recentemente, ao fazer uma pesquisa pela internet em busca de soluções alternativas, deparei-me com algo que me chamou a atenção: óculos contra o enjoo. Confesso que, à primeira vista, pareceu-me mais uma daquelas invenções esquisitas... mas quanto mais li, mais sentido aquilo começou a fazer.

Trata-se de uns óculos com um design invulgar — têm quatro aros, dois frontais (como qualquer par de óculos normal) e dois laterais, um de cada lado. Estes aros estão parcialmente cheios com um líquido azul que se move com o movimento do corpo. A ideia é simples: o movimento do líquido cria um “horizonte artificial” visível no campo de visão periférica. Isso ajuda o cérebro a alinhar o que vê com o que o corpo sente, evitando a confusão sensorial que causa o enjoo.

Segundo percebi, o ideal é colocá-los assim que surgem os primeiros sintomas, e mantê-los por cerca de 10 minutos. Em muitos casos, esse tempo é suficiente para aliviar o desconforto. Há até quem diga que a eficácia ronda os 95%, o que é bastante impressionante — especialmente tratando-se de uma solução sem químicos nem efeitos secundários.

Confesso que fiquei curioso… será que funciona mesmo?

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Podem ser comprados na Amazo e AliExpress
« Última modificação: 17:47 Quarta, 25 de Junho de 2025 por miltonleopoldo »

Offline PedroS

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:36 Quinta, 15 de Maio de 2025
Re: Óculos Contra o Enjoo – Uma Solução para os Dias Difíceis no mar?
« Responder #1 em: 18:27 Quarta, 25 de Junho de 2025 »
Hummm...
A sensação de enjoo deve-se à hiperestimulação das células dentro dos canais semicirculares do ouvido interno, devido ao movimento de vaivém do líquido dentro daqueles canais.
Certo é que se enjoa de olhos fechados.
Pelo que, estes óculos, baseiam-se numa premissa não muito correcta, a diferente percepção entre a estimulação do ouvido interno e a sensação visual. Daí as minhas profundas dúvidas da sua eficácia contra o enjoo.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: miltonleopoldo, Xenas

Offline miltonleopoldo

• Robalo
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:53 Segunda, 15 de Abril de 2019
Re: Óculos Contra o Enjoo – Uma Solução para os Dias Difíceis no mar?
« Responder #2 em: 19:51 Quarta, 25 de Junho de 2025 »
Não sei senão compre uns no Aliexpress para testar... acho que já tenho uma cobaia que enjoo na ultima pesca e mesmo assim quer ir outra vez....
Mas tenho grandes dúviddas!
Partilhei isto com vocês para que também dessem a vossa opinião... banha da cobra... sim ou não eis a questão.?

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 12:56]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]