Olá malta,
Quem pesca no mar sabe bem como o enjoo pode arruinar uma jornada que, de outro modo, seria perfeita. Seja em dias de mar mais mexido, ou simplesmente por maior sensibilidade ao balanço do barco, o enjoo pode transformar um prazer em tormento.
Recentemente, ao fazer uma pesquisa pela internet em busca de soluções alternativas, deparei-me com algo que me chamou a atenção: óculos contra o enjoo. Confesso que, à primeira vista, pareceu-me mais uma daquelas invenções esquisitas... mas quanto mais li, mais sentido aquilo começou a fazer.
Trata-se de uns óculos com um design invulgar — têm quatro aros, dois frontais (como qualquer par de óculos normal) e dois laterais, um de cada lado. Estes aros estão parcialmente cheios com um líquido azul que se move com o movimento do corpo. A ideia é simples: o movimento do líquido cria um “horizonte artificial” visível no campo de visão periférica. Isso ajuda o cérebro a alinhar o que vê com o que o corpo sente, evitando a confusão sensorial que causa o enjoo.
Segundo percebi, o ideal é colocá-los assim que surgem os primeiros sintomas, e mantê-los por cerca de 10 minutos. Em muitos casos, esse tempo é suficiente para aliviar o desconforto. Há até quem diga que a eficácia ronda os 95%, o que é bastante impressionante — especialmente tratando-se de uma solução sem químicos nem efeitos secundários.
Confesso que fiquei curioso… será que funciona mesmo?
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Podem ser comprados na Amazo e AliExpress