collapse

Autor Tópico: Cana de boia/pião & chumbinho  (Lida 5507 vezes)

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana de boia/pião & chumbinho
« Responder #45 em: 09:47 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Linha, eu para bóia só uso multifilamento. Sobre isso, não tenho grandes dúvidas nas zonas onde pesco, pelo que um 18 ou 20 parece me bem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #46 em: 11:09 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Linha, eu para bóia só uso multifilamento. Sobre isso, não tenho grandes dúvidas nas zonas onde pesco, pelo que um 18 ou 20 parece me bem.
Bom dia companheiros, vou-me intrometer na conversa :)

Porque razão usas multifilamento?

O pessoal que conheço pesca todo com mono colorido, mas agora foquei curioso visto que ao usar multifilamento poderei o usar o mesmo carreto para outro tipo de pescas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Azevedo

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #47 em: 13:20 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Boas Porque creio ser mais eficiente onde pesco. Primeiro posso pescar mais fino o que me permite lançar mais longe as bóia, não tem memória, logo transmite melhor as sensações, e quando o estralho prende e temos que partir, o multi suporta o esforço e mantenho 99% a bóia, o que usando mono, não acontece.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui.lva

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #48 em: 18:23 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Boas Porque creio ser mais eficiente onde pesco. Primeiro posso pescar mais fino o que me permite lançar mais longe as bóia, não tem memória, logo transmite melhor as sensações, e quando o estralho prende e temos que partir, o multi suporta o esforço e mantenho 99% a bóia, o que usando mono, não acontece.
Aconselhas algum multi que seja em conta ?

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #49 em: 18:54 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
E já agora quantos metros de multifilamento costumas ter no carreto?

Offline João Azevedo

• Robalo
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:06 Quarta, 22 de Junho de 2022
« Responder #50 em: 19:55 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Filipe faz um esquema gostava de aprender, nao estou a ver como se faz para a boia correr no multi e ao mesmo tempo ter o estralho para o anzol em mono.

E em termos de carreto para a Sorento? Sugestoes?

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #51 em: 20:07 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Filipe faz um esquema gostava de aprender, nao estou a ver como se faz para a boia correr no multi e ao mesmo tempo ter o estralho para o anzol em mono.

A boia correr no multifilamento não creio ser problema , e os stoppers também devem fazer o seu trabalho.

Depois é multifilamento-destrocedor-estralho.

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #52 em: 20:24 Segunda, 02 de Junho de 2025 »

Sábias palavras "...creio ser mais eficiente onde pesco...".
Em minha opinião, que vale o que vale, tudo depende de onde se pesca e que tipo de pesca o mar permite.
Eu costumo pescar essencialmente com monofilamento, mais concretamente com o Trabucco T-Force Super ISSO 0,30 mm (99% das vezes). Porquê? Porque os pesqueiros onde pesco são maioritariamente horizontais e com muita pedra, como é habitual na costa Oeste. Neste tipo de pesqueiro é muito habitual a linha ficar presa nas pedras ou no marisco que as reveste. Portanto uso esta linha porque é muito resistente a abrasão.
Mas se for para pesqueiros em altura, que não tenham muitas rochas ilhadas, costumo pescar ao pião com multifilar Daiwa J-Braid 8 0,20 mm ou mesmo com 0,24 mm quando a altura é significativa.
Mas também uso outros tipos de montagens como por exemplo quando pesco ao carapau, em que as montagens são muito mais leves e aí faz todo o sentido usar multifilamento 0,08 mm. Porquê? Porque na pesca ao carapau o mar é “pequeno”, manso, sem ondas e habitualmente pescasse em pontões ao nível da água.
Em termos gerais, o monofilamento é mais elástico e permite mais “erros” por parte do pescador, ou seja, na ferra e nos arranques do peixe tolera as inexperiências do pescador que pode não ter a embraiagem no ponto certo. Contra tem que por vezes cria memória e encaracola.
O multifilamento não tem “memória”, é mais suave, é mais direto no toque e é mais resistente que o monofilamento em termos de espessura igual. Contra tem que não tolera abrasão e na ferra se o pescador não tiver atento facilmente “desferra” porque é uma pancada seca. Quando prende é uma dor de cabeça para partir. Quando tem peixe, se roça numa pedra, é certo e sabido que parte logo.
As boias que uso são as Piker de 10 gr ou com mares fortes 20 gr, ou em alternativa boias em corticite feitas por mim ou mesmo boias em Eva. Em relação a perder boias há muito tempo que não perco nenhuma (sorte de pescador).
Em relação aos carretos, e isto para responder ao colega João Azevedo, é um mundo no qual tudo cabe.
Eu uso desde Barros (Stout, Drago, RX, Stark) Daiwa (BG, Exceler, Legalis, Ninja, Crossfire), Shimano Stradic, entre outros. Os tamanhos variam entre os 1000 e os 6000 mas com mais frequência os 4000 e os 5000.

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #53 em: 20:47 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Penso que estes videos podem ajudar neste tópico

Diferença entre monofilamento e multifilamento

Montagem de pião de correr

Montagem de pião fixo

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #54 em: 22:05 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
Aconselhas algum multi que seja em conta ?

Existem felizmente bons multis no mercado mm baratos.
Creio que dos baratos que usei e posso dar um bom feedback são o Vega Ppwer force, o j braid.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Azevedo, rui.lva

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #55 em: 22:07 Segunda, 02 de Junho de 2025 »

Quanto pensas gastar?

Para pescar em altura ou perto do mar?
« Última modificação: 22:09 Segunda, 02 de Junho de 2025 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #56 em: 22:08 Segunda, 02 de Junho de 2025 »
E já agora quantos metros de multifilamento costumas ter no carreto?
Nunca menos de 150 metros, não por ser necessário tanto, mas porque não gosto de andar sempre a encher e caso percas alguma quantidade podes sempre te aguentar até trocar.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui.lva

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #57 em: 22:09 Segunda, 02 de Junho de 2025 »

Amanhã faço um esquema e posto aqui. É algo simples.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #58 em: 22:15 Segunda, 02 de Junho de 2025 »

Sábias palavras "...creio ser mais eficiente onde pesco...".
Em minha opinião, que vale o que vale, tudo depende de onde se pesca e que tipo de pesca o mar permite.
Eu costumo pescar essencialmente com monofilamento, mais concretamente com o Trabucco T-Force Super ISSO 0,30 mm (99% das vezes). Porquê? Porque os pesqueiros onde pesco são maioritariamente horizontais e com muita pedra, como é habitual na costa Oeste. Neste tipo de pesqueiro é muito habitual a linha ficar presa nas pedras ou no marisco que as reveste. Portanto uso esta linha porque é muito resistente a abrasão.
Mas se for para pesqueiros em altura, que não tenham muitas rochas ilhadas, costumo pescar ao pião com multifilar Daiwa J-Braid 8 0,20 mm ou mesmo com 0,24 mm quando a altura é significativa.
Mas também uso outros tipos de montagens como por exemplo quando pesco ao carapau, em que as montagens são muito mais leves e aí faz todo o sentido usar multifilamento 0,08 mm. Porquê? Porque na pesca ao carapau o mar é “pequeno”, manso, sem ondas e habitualmente pescasse em pontões ao nível da água.
Em termos gerais, o monofilamento é mais elástico e permite mais “erros” por parte do pescador, ou seja, na ferra e nos arranques do peixe tolera as inexperiências do pescador que pode não ter a embraiagem no ponto certo. Contra tem que por vezes cria memória e encaracola.
O multifilamento não tem “memória”, é mais suave, é mais direto no toque e é mais resistente que o monofilamento em termos de espessura igual. Contra tem que não tolera abrasão e na ferra se o pescador não tiver atento facilmente “desferra” porque é uma pancada seca. Quando prende é uma dor de cabeça para partir. Quando tem peixe, se roça numa pedra, é certo e sabido que parte logo.
As boias que uso são as Piker de 10 gr ou com mares fortes 20 gr, ou em alternativa boias em corticite feitas por mim ou mesmo boias em Eva. Em relação a perder boias há muito tempo que não perco nenhuma (sorte de pescador).
Em relação aos carretos, e isto para responder ao colega João Azevedo, é um mundo no qual tudo cabe.
Eu uso desde Barros (Stout, Drago, RX, Stark) Daiwa (BG, Exceler, Legalis, Ninja, Crossfire), Shimano Stradic, entre outros. Os tamanhos variam entre os 1000 e os 6000 mas com mais frequência os 4000 e os 5000.

Estou de acordo em quase tudo. E obviamente que se o pesqueiro tiver muita pedra na horizontal, o mono é melhor opção, no entanto isso só em casos de pesqueiros com pedras ilhadas pelo caminho ao recolher. Só assim. De resto,  não é grande vantagem.
Onde não acho que não seja bem assim é a questão que tanto se fala e se lê nos fóruns e redes sociais de que o multi se vai a pedra parte logo.  O multi basta ser um 0,20 e já tem uma resistência enorme. Mesmo ao passar nas pedras não corta assim tão facilmente. Mas claro que o mono tem uma resistência superior nesse contexto.
Eu creio que para mim a questão é simples, a escolha tem que se adaptar às necessidades, no entanto em casos de pesca em pontões ou altura parece me que o multi tem mais vantagens, já se for em pedras ilhadas deve se usar mono, mas... Cada pessoa tem que se adaptar

Offline João Azevedo

• Robalo
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:06 Quarta, 22 de Junho de 2022
« Responder #59 em: 22:35 Segunda, 02 de Junho de 2025 »

Quanto pensas gastar?

Para pescar em altura ou perto do mar?
O orçamento é 200€ pois o objectivo é arranjar um negocio tal como fiz com a cana. Vamos supor que tenho 4 escolhidos assim que aparecer um negocio bom para um deles eu fico, nada superior a 200€

* Tópicos Recentes

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [Hoje às 17:07]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [Hoje às 15:55]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 12:56]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]