collapse

Autor Tópico: Pesca à tainha  (Lida 1581 vezes)

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:48 Quinta, 26 de Dezembro de 2024
Pesca à tainha
« em: 18:31 Terça, 21 de Janeiro de 2025 »
Caros amigos, ando farto de tentar pescar esta espécie em águas abrigadas ou mar (água doce não me interessa) e as poucas que pesquei foi ao engano. Alguém me pode dar umas luzes de como pescar esta espécie espetacular? Pode ser embarcada, apeada, não interessa. Eu quero é aprender a pescar à tainha!

Offline Cesar Dias

Re: Pesca à tainha
« Responder #1 em: 20:02 Terça, 21 de Janeiro de 2025 »
Por vezes pesco-as com cana de spinning!
Desde que tenha lanche na mochila... Divido o pão em bocadinhos pequenos e engodo o sítio com ele.
Deixo uns pedacinhos com codea para espetar no anzol e lanço para onde elas já andam a comer o pão que lancei antes.
E lá se passa um bom bocadinho! E sim dão gozo pescar, principalmente quando se fisga uma daquelas bem gordas 😁

O João Pinto no canal fishing Chanel tem lá umas coisas.
Até com cana de mosca lá tem algumas pescas a tainha com pão! 😁
Cumprimentos,
César

Offline João Pinto

« Responder #2 em: 21:34 Terça, 21 de Janeiro de 2025 »
boa noite amigo, seguem alguns vídeos que fiz sobre o tema, espero ajudar

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline João Pinto

« Responder #3 em: 21:35 Terça, 21 de Janeiro de 2025 »
Estes vídeos não são águas interiores, são abaixo da barragem em água salgada, esta técnica é válida para mar sem qualquer problema

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carlosepar

Offline Usersd

• Corvina
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
« Responder #4 em: 10:17 Quarta, 22 de Janeiro de 2025 »
Na zona de Peniche a malta pesca às tainhas no mar com alguma frequência.

Normalmente, com canas de bóia leves, 4 a 5m, fios finos (0.14, 0.16 ou 0.12) com bóias de 2 a 4 gramas e montagem direta.

Normalmente a engodar com sardinha moída e a iscar lombos de sardinha sem pele. Um Xalavar é praticamente obrigatório.

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 14:31 Quarta, 22 de Janeiro de 2025 »
Vou tentar novamente. Que anzóis costumam usar nesta pesca? E como iscar o pão? Que eu até não marina onde tenho a minha charrete me posso entreter a fazer isto 🤣

Offline João Pinto

« Responder #6 em: 14:12 Quinta, 23 de Janeiro de 2025 »
Vou tentar novamente. Que anzóis costumam usar nesta pesca? E como iscar o pão? Que eu até não marina onde tenho a minha charrete me posso entreter a fazer isto 🤣
ao contrário de com lombo de Sardinha em que precisas de anzois finos no pão qualquer um dá

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 14:21 Quinta, 23 de Janeiro de 2025 »
ao contrário de com lombo de Sardinha em que precisas de anzois finos no pão qualquer um dá

Na minha próxima ida a S. Jacinto vou levar as côdeas mais recessas lá de casa 🤣 se não conseguir convoco o departamento de ajuda a nabos 🤣🤣🤣

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 15:37 Segunda, 27 de Janeiro de 2025 »
Estes vídeos não são águas interiores, são abaixo da barragem em água salgada, esta técnica é válida para mar sem qualquer problema

No sábado andei lá a brincar com pão e a fazer bolas... Nem vir comer as consegui fazer. E andava lá cada bisarma... Via-as a passar e eram peixes com mais de dois quilos. Não há forma 😭😭😭😭😭

Offline João Pinto

« Responder #9 em: 18:50 Segunda, 27 de Janeiro de 2025 »

No sábado andei lá a brincar com pão e a fazer bolas... Nem vir comer as consegui fazer. E andava lá cada bisarma... Via-as a passar e eram peixes com mais de dois quilos. Não há forma 😭😭😭😭😭
fazer bolas?

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 10:43 Terça, 28 de Janeiro de 2025 »
Sim. Metia o pão aos pedaços na água. Esmagava-o e fazia bolinhas. So faltou tentar mandar origamis para a água.

Offline Usersd

• Corvina
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
« Responder #11 em: 14:22 Terça, 28 de Janeiro de 2025 »
Bem, suponho que sejam taínhas de lábios finos, ou o que chamam aqui na zona de "garrentos".

Procura cardumes em atividade, normalmente a comer ao de cima, aumentas logo a probabilidade.

Se tu as vês a elas, elas também te vêm. E sentem as vibrações dos pés no solo. Se estiveres na margem ao nível da água, afasta-te e não faças sombra na água

Se o pão não estiver a resultar, um método que usamos aqui é uma boia de de água (bombete flutuante, qualquer coisa do género) com um estralho entre 1/2 metros, com um anzol pequeno e fino.

Iscado com qualquer tipo de minhoca da areia. Pode ser coreano, minhoca do limo, ou minhoca branca. Depois é corricar devagarinho, e se achares que é devagar demais, desacelera mais um bocado.

No UK também usam spinners modificados, tiram a fateixa e metem uns 5cm de linha com um anzol pequeno na ponta Iscado com minhoca. Procura mullet spinner na net.

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #12 em: 17:24 Terça, 28 de Janeiro de 2025 »
O método de pesca às taínhas varia consoante o método de pesca que estejas a utilizar.

Em comum aos vários tipos de pesca: A pesca deve ser feita à boia com montagens o mais leve possível e usar muito engodo.
O engodo que deve ser muito fluído (com muita água), muito bem moído e engodar com fartura.
Deve-se engodar com fartura e frequentemente no início da enchente para manter as taínhas no pesqueiro.
A isca pode/deve ser sardinha mas se quiseres adicionar pão e fazeres uma massa de sardinha também dá. Outra isca pode ser lombos de sarda ou chicharro/carapau.

Pesca no rio/estuário a partir de muralha/margem como por exemplo no Rio Tejo: No início da maré baixa engodar as pedras que estão em seco e que irão ser cobertas quando a maré encher. Fazer o mesmo na rampa/muralha de onde se está a pescar. Isto fará com que o engodo com o sol adira mais permanentemente à superfície das pedras e fique seco, logo mais difícil de sair com a maré.

Pesca no mar, engodar com fartura.

Pesca no rio: Prefiro pescar ao corrico com amostra

Quando o peixe anda em grandes cardumes compactos: Basta usar uma toneira ou anzol triplo de grandes dimensões, atirar para o cardume e “arrastar”.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui.lva

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #13 em: 18:19 Terça, 28 de Janeiro de 2025 »
O método de pesca às taínhas varia consoante o método de pesca que estejas a utilizar.

Em comum aos vários tipos de pesca: A pesca deve ser feita à boia com montagens o mais leve possível e usar muito engodo.
O engodo que deve ser muito fluído (com muita água), muito bem moído e engodar com fartura.
Deve-se engodar com fartura e frequentemente no início da enchente para manter as taínhas no pesqueiro.
A isca pode/deve ser sardinha mas se quiseres adicionar pão e fazeres uma massa de sardinha também dá. Outra isca pode ser lombos de sarda ou chicharro/carapau.

Pesca no rio/estuário a partir de muralha/margem como por exemplo no Rio Tejo: No início da maré baixa engodar as pedras que estão em seco e que irão ser cobertas quando a maré encher. Fazer o mesmo na rampa/muralha de onde se está a pescar. Isto fará com que o engodo com o sol adira mais permanentemente à superfície das pedras e fique seco, logo mais difícil de sair com a maré.

Pesca no mar, engodar com fartura.

Pesca no rio: Prefiro pescar ao corrico com amostra

Quando o peixe anda em grandes cardumes compactos: Basta usar uma toneira ou anzol triplo de grandes dimensões, atirar para o cardume e “arrastar”.

Tenho de ir experimentar essas dicas na foz do Trancão :)

Offline João Pinto

« Responder #14 em: 20:16 Terça, 28 de Janeiro de 2025 »
Sim. Metia o pão aos pedaços na água. Esmagava-o e fazia bolinhas. So faltou tentar mandar origamis para a água.
amigo mas eu não faço isso nos meus vídeos, o pão tem que estar solto para ser arrastado pela corrente, podes fazer bolinhas com o pão mas isso é para Barbos e Carpas, não para taínhas, a taínha tem que subir por ela e mostrar interesse no pão, opta por dias mias quentesque no inverno é mais complicado mas nada de bolinhas

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Victor Teixeira [Hoje às 09:51]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]