collapse

Autor Tópico: truque ou dicas para abletes/alburnos  (Lida 1349 vezes)

Offline blackbass1685

• Carapau
  • **
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
truque ou dicas para abletes/alburnos
« em: 22:40 Segunda, 19 de Agosto de 2024 »
Boas
tenho nas proximidades uma barragem onde há um grande numero de abletes  e já por duas ou tres vezes lá perdi um bocado de tempo com elas e nem uma para amostra. eu até já pesquei algumas há uns anos atrás e não me pareceu dificil, pelo contrário.
mas agora o que acontece é que pescando á boia a meia água quando o isco cai na água elas vêm logo aceleradas em direcção a ele, mas a cerca de 10 /20 cm desviam logo curso e nem se aproximam. isto com asticot /minhoca ou pão. Anzol 20.
e mesmo pescando rente ao fundo com engodo (dechatlon pardelhas e gardons) não sai nenhuma, sai outras espécies e nada destas.
acho estranho... será que é das horas do dia, do local ...
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett

Offline Cesar Dias

Re: truque ou dicas para abletes/alburnos
« Responder #1 em: 19:00 Terça, 20 de Agosto de 2024 »
Boa tarde.

Não seriam pequenos achigãs?
No pasado fim de semana, parei uma horita onde parecia haver peixes pequenos.
Quando saiu o primeiro... Ui... Achigãs!

Deu para entreter a mesma.

Verifiquei que sempre que metia apenas um asticot, as picadas eram difíceis!
Quando metia pelo menos dois, sendo um pela cabeça e outro pela cauda... Era quase instantâneo!
Ao iscar desta forma, os vermes contorcem de formas opostas, resultando em mais movimento. E penso que era isso que provocava mais facilmente o ataque!

Aproximar do verme e mudar de ideias, nem parece comportamento de ablete! 🤔
Os abletes, nesta altura de tempo quente, basta estimular um pouco o apetite com algum engodo e começam em menos de nada a ficar no anzol!
O mesmo asticot costuma servir para tirar uns quantos, sem ter que o trocar.

Fica a dica dos dois vermes iscados pelos extremos opostos e ver se resulta na próxima!
Cumprimentos,
César

Offline blackbass1685

• Carapau
  • **
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: truque ou dicas para abletes/alburnos
« Responder #2 em: 20:40 Terça, 20 de Agosto de 2024 »
obrigado pela dica, mas sim eram mesmo ablettes. não sei, talvez seja mesmo por me verem e ficarem desconfiadas, mas o que é certo que nem experimentam a comida. Faz-me lembrar o comportamento das bogas de rio quando andam a revirar-se na água nas horas de maior calor também dificilmente lhe entra alguma coisa na boca
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett

* Tópicos Recentes

Spinning Ericeia por carlosfishcarlos [Hoje às 18:15]

Lojas online...diferenças significativas. por João Pinto [Hoje às 14:07]

Robalos não se atiravam a nenhuma amostra por carlosfishcarlos [Hoje às 10:27]

PESCA EM PRAIA SELVAGEM | Perto de Lisboa por Zagaia [18:23 Terça, 24 de Março de 2026]

Cana de 6 metros para substituir Alvidrar X24 de 5 metros? por rui.lva [18:01 Terça, 24 de Março de 2026]

linhas, shock leaders e estralhos por ffgsoares [16:53 Segunda, 23 de Março de 2026]

Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas? por rui.lva [19:10 Sexta, 20 de Março de 2026]

VEGA LEGEND MARKER por manuel [14:40 Sexta, 20 de Março de 2026]

Onde treinar por carlosfishcarlos [07:57 Sexta, 20 de Março de 2026]