collapse

Autor Tópico: Primeira cana boia.  (Lida 844 vezes)

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Sexta, 14 de Junho de 2024
Primeira cana boia.
« em: 19:40 Sexta, 14 de Junho de 2024 »
Bom dia. Queria me iniciar na pesca a boia mas queria comprar uma cana em "condições" se é que me entendem... material fuji.

Aconcelharam-me numa loja a Tica f1 6mt a 200€
E um amigo falou-me da vega sorento evolve 6mt.
Queria saber a vossa opinião e se aconselham alguma coisa nesta gama....

Queria uma cana versatil que tanto pesque bem com pião como com bóias mais leves.

Será para pescar na zona da Figueira da Foz.
Desde já obrigado.

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Primeira cana boia.
« Responder #1 em: 10:28 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
 :D
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Queria me iniciar na pesca a boia mas queria comprar uma cana em "condições" se é que me entendem... material fuji.
...
Queria uma cana versatil que tanto pesque bem com pião como com bóias mais leves.
Será para pescar na zona da Figueira da Foz.

Bom dia,
Para esse tipo de pesca, eu uso a Barros Força 4 K1 que consegues arranjar por cerca de 160€

Descrição das propriedades da cana retiradas do site vendedor

A mítica FORÇA 4 surge nesta 4ª geração, totalmente equipada com o melhor que a Fuji nos pode disponibilizar em componentes para canas de boia: passadores KL-KT Alconite e porta carretos LS-7. Esta FORÇA 4 K1, é uma cana rápida, equilibrada e ainda mais forte, graças ao reforço em X-Carbon Yarn. Com capacidade para içar 5kg em ação de pesca, esta cana, em carbono de alto módulo reforçado. Base interior em EVA, para melhor proteção dos passadores.

Tamanho: 6.00m
Ação: Máximo 100g (melhor desempenho: 20-60g)
Teste de curva: 5kg
Peso: 535g   
Nº de Elementos: 6
Comprimento Fechada: 144cm
Passadores: Fuji KL-KT Alconite
Porta-carretos: Fuji LS-7

Também comprei recentemente a cana Barros Cabo Mondego (Casa bem com a Figueira da Foz :-)) que consegues arranjar por cerca de 180€

Propriedades retirados do site do vendedor

Esta já é a quinta geração da icónica CABO MONDEGO, há vários anos parceira de muitos pescadores de boia, e cúmplice na realização de muitos sonhos. Toda a vara é em carbono entrançado, desenvolvido no Japão, pela Mitsubishi. A CABO MONDEGO X5 é totalmente equipada com componentes Fuji, com especial destaque para os passadores CCKL e CCKT Alconite, uma das melhores apostas do fabricante japonês. Estes passadores em aço inox evitam os enleios, particularmente quando se pesca com linha entrançada. O porta carretos, também Fuji, é um modelo LS-7, com amortecedor e está aplicado em posição invertida. Esta cana é ideal para pescas de boia com pião (e outras boias pesadas), podendo também ser usada com boias mais leves.

Tamanho: 6.00m
Ação: Máximo 100g (melhor desempenho: 15-50g)
Teste de curva: 5kg
Peso: 505g   
Nº de Elementos: 5
Tipo de material: Carbono entrançado
Comprimento Fechada: 147cm
Passadores: Fuji CCKL e CCKT Alconite
Porta-carretos: Fuji LS-7

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 20:05 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
Também me parecem boas opções para o preço.

Fui a uma loja e também me falaram na daiwa saltist
E disseram-me que a sorento evolve era mais dura...

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 09:10 Segunda, 17 de Junho de 2024 »
Qualquer das canas que referiste, Tica F1(deduzo que a Taurus), Vega Sorento Evolve e a Daiwa Saltist, eu penso que são muito boas para a bóia/pião.

Mas acho que funcionam melhor com pião do que com boias leves.

Não conheço a Tica mas pelas caraterísticas deve ser a que adequa mais a pesca mais leves. A Tica também é a mais levezinha portanto...
« Última modificação: 09:20 Segunda, 17 de Junho de 2024 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 21:35 Segunda, 17 de Junho de 2024 »
Qualquer das canas que referiste, Tica F1(deduzo que a Taurus), Vega Sorento Evolve e a Daiwa Saltist, eu penso que são muito boas para a bóia/pião.

Mas acho que funcionam melhor com pião do que com boias leves.

Não conheço a Tica mas pelas caraterísticas deve ser a que adequa mais a pesca mais leves. A Tica também é a mais levezinha portanto...

Também estou mais inclinado para a tica taurus f1...
E estou a pensar fazer conjunto com o carreto tica taurus 2 4000

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #5 em: 00:47 Terça, 18 de Junho de 2024 »

Na minha opinião esse carreto muito provavelmente irá desequilíbrar o conjunto, pois se não estou em erro anda perto dos 650 gramas...
Eu utilizo a F1 com um Stradic 5000, não sei qual é o teu orçamento para o carreto, pois o Stradic é um pouco mais caro.
Eu gosto muito deste conjunto, estou muito satisfeito. Acho equilibrado e dá-me confiança, esta é a minha opinião, baseada na minha experiência com este conjunto.
Abraço 🍻
« Última modificação: 00:50 Terça, 18 de Junho de 2024 por Boundler »
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Jfblopes

• Boga
  • *
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 08:44 Terça, 18 de Junho de 2024 »

Na minha opinião esse carreto muito provavelmente irá desequilíbrar o conjunto, pois se não estou em erro anda perto dos 650 gramas...
Eu utilizo a F1 com um Stradic 5000, não sei qual é o teu orçamento para o carreto, pois o Stradic é um pouco mais caro.
Eu gosto muito deste conjunto, estou muito satisfeito. Acho equilibrado e dá-me confiança, esta é a minha opinião, baseada na minha experiência com este conjunto.
Abraço 🍻

Tem 440g o 4000

Offline nelson sampaio

« Responder #7 em: 09:58 Terça, 18 de Junho de 2024 »
se fores para a taurus pensa em subir um pouco o porta-carretos( na minha opinião fica melhor equilibrada)
relativamente ao carreto mesmo sendo algo pesado faz um conjunto bom com a cana.
ela porta se bem com piões e com boia acima das 10gr.
de qualquer maneira antes de comprar tenta sentir la.
experimenta aberta com o carreto e ve se fica melhor com o porta carretos mais acima

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #8 em: 19:08 Terça, 18 de Junho de 2024 »

Abraço 🍻

Tem 440g o 4000

Certo, o 6000 é que é mais pesado.
No entanto, mantenho o que referi antes, se o orçamento der, o conjunto Taurus F1 com o Stradic 5000 é impecável.
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline PescaLeveSsb

• Robalo
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:41 Segunda, 03 de Outubro de 2016
« Responder #9 em: 22:51 Terça, 18 de Junho de 2024 »
A tica talisman secalhar perdoa mais erros de iniciante se quiseres ir logo para uma top. É leve mas um pouco mais parabólica, malta que começou com  a taurus f1 já perdeu algumas ponteiras, nao digo que não possa acontecer com a talismã, porque acontece, mas a minha ja levou muita porrada e é a minha primeira opção quase sempre, ou vega legend xtr, esta xtr já nao admite muitos erros mas é rápida a ferrar. Pescar leve e com confiança. Com um stradic ficas com um conjunto top. Em pescas em falésias maiores, playa kais ou a barros f4 são top e muito mais em conta, mas pesa mais. Fiquei habituado ao conforto e tento sempre pescar o mais leve possível

* Tópicos Recentes

Passador fuji lowrider por PedroS [Hoje às 22:40]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]