collapse

Autor Tópico: Carreto surfcasting e boia/peão - preço/qualidade  (Lida 2103 vezes)

Offline Jorge.Marques

• Robalo
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Carreto surfcasting e boia/peão - preço/qualidade
« em: 14:33 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Boas pessoal, não sei se já foi feito alguma coisa idêntica acerca disto, mas acho que seria interessante perceber quais os melhores carretos em preço/qualidade para determinados valores, para estas 2 modalidades

Inferior a 100€
De 100 a 200
De 200 a 400
Superior a 400

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Carreto surfcasting e boia/peão - preço/qualidade
« Responder #1 em: 14:48 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Isso vai depender de cada um, mas não deve fugir muito de uma forma geral

Surfcasting
-100 - Symbios 10000 (evolução do Adonis, penso)
100/200 - Shimano ultegra xse
200/400 - Shimano bullseye 9100
+400 - Shimano bullseye XT

Boia, já é mais relativo, depende se é em altura ou não...mas vou tentar
-100 - Vega Legend 450, já se encontra na casa dos 90€
100/200 - Daiwa bg 4000
200/400 - Shimano saragosa
+400 - eventualmente o Shimano stella
O Mar faz o Pescador

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Boundler

Offline Jorge.Marques

• Robalo
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 14:59 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
O Antônio acha o bullseye xt o melhor carreto surfcasting, quando há ainda shimanos de gama superior? Por exemplo o MGS xsc ou o novo xsd?

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 15:06 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Honestamente, sim, o bullseye XT, depois do experimentar, posso dizer que é o melhor carreto que já me passou pelas mãos e já experimentei vários (MGS xsa, xsb, xsd...basia, basiair)
O Bulls XT é um misto perfeito de suavidade, rapidez e força, não consigo perceber o motivo de terem alterado o carreto para aquilo que conhecemos hoje em dia.

O mais parecido, ainda que inferior a meu ver, será o mgs xsb.

O Bulls 9100, com um upgrade de rolamentos também fica muito bom, ainda que um nadinha mais lento (93 cm vs 84 cm de recuperação), que na prática não se nota muita diferença

Sendo o tópico sobre a melhor  relação preço/qualidade, o Bulls XT enquadra-se perfeitamente...se a pergunta fosse o melhor, o Bulls mantinha a minha preferência.
O Mar faz o Pescador

Offline Jorge.Marques

• Robalo
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 15:13 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Estou surpreendido com a sua opinião, sempre tive ideia que os daiwa nos topos seriam superiores aos Shimano, o que é que não gostou nos daiwa ao ponto de preferir os shimano?
Tanto que há grandes pescadores a preferir daiwa, pelos vídeos do NR surfcasting que eu vejo no YouTube
« Última modificação: 15:16 Quinta, 13 de Junho de 2024 por Jorge.Marques »

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 15:27 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Por eu preferir um carreto em detrimento de outros, não significa que os outros são maus...apenas significa que para aquilo que eu procuro e preciso, aquele é o que melhor se adequa às minhas necessidades.
Relativamente ao que não gostei nos Daiwa (e no MGS xsd), é mesmo a sensação de falta de força e de fragilidade. Não significa que os carretos tenham falta de força ou sejam frágeis, mas é a sensação que transmitem e para mim isso é suficiente para não os querer.  Por exemplo, a pescar com escoas grandes, nota-se bem o que quero dizer.

Esse pessoal do NR usa Daiwa porque provavelmente para as necessidades deles são os que acham melhores... Não os conheço, nem sei os motivos deles, mas não é por "grandes pescadores" usarem, que é o melhor para nós.

O importante é não ir atrás das pessoas, devemos fazer o nosso caminho. De todos os pescadores (grandes e pequenos) poderemos tirar coisas boas para nós e olha que normalmente quem mais mostra é quem menos faz.

O Mar faz o Pescador

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Saraiva, Andréfcc, José L. Guerreiro, rui.lva

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #6 em: 15:50 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que máquina!! 🍻
 Utilizo muito o 5000 para pião e chumbadinha, para mim é um carreto fantástico!
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Jorge.Marques

• Robalo
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 17:56 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Por eu preferir um carreto em detrimento de outros, não significa que os outros são maus...apenas significa que para aquilo que eu procuro e preciso, aquele é o que melhor se adequa às minhas necessidades.
Relativamente ao que não gostei nos Daiwa (e no MGS xsd), é mesmo a sensação de falta de força e de fragilidade. Não significa que os carretos tenham falta de força ou sejam frágeis, mas é a sensação que transmitem e para mim isso é suficiente para não os querer.  Por exemplo, a pescar com escoas grandes, nota-se bem o que quero dizer.

Esse pessoal do NR usa Daiwa porque provavelmente para as necessidades deles são os que acham melhores... Não os conheço, nem sei os motivos deles, mas não é por "grandes pescadores" usarem, que é o melhor para nós.

Acho que percebo o que quer dizer, em tempos tive um daiwa emblem e sentia isso, mas pensava que nos Basia ou basiair não se fosse notar., por ser carretos de 600/700€

O importante é não ir atrás das pessoas, devemos fazer o nosso caminho. De todos os pescadores (grandes e pequenos) poderemos tirar coisas boas para nós e olha que normalmente quem mais mostra é quem menos faz.

Isso é verdade, um conhecido meu fazia sempre grandes pescas quando ia sozinho, acompanhado não era nada de especial, até que foi apanhado a copiar fotos de pescas de outros pescadores.
De qualquer forma, os rapazes do NR têm conteúdo bom para quem inicia, pelo menos a mim ajudou bastante no início quando comecei. Mas também digo, o que eles têm não se compara ao que se encontra neste fórum

« Última modificação: 18:11 Quinta, 13 de Junho de 2024 por Jorge.Marques »

Offline Jorge.Marques

• Robalo
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 18:09 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Que máquina!! 🍻
 Utilizo muito o 5000 para pião e chumbadinha, para mim é um carreto fantástico!

Verdade, tenho um e na Papoa não se nega a puxar sargos de kg e tal a uns 20m de altura

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Boundler

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 11:44 Sexta, 14 de Junho de 2024 »

Acho que percebo o que quer dizer, em tempos tive um daiwa emblem e sentia isso, mas pensava que nos Basia ou basiair não se fosse notar., por ser carretos de 600/700€

Isso é verdade, um conhecido meu fazia sempre grandes pescas quando ia sozinho, acompanhado não era nada de especial, até que foi apanhado a copiar fotos de pescas de outros pescadores.
De qualquer forma, os rapazes do NR têm conteúdo bom para quem inicia, pelo menos a mim ajudou bastante no início quando comecei. Mas também digo, o que eles têm não se compara ao que se encontra neste fórum

Relativamente aos carretos, não é por ser mais caro que se torna diferente... O eixo é demasiado grande, com algum esforço nota-se essa diferença de eixo para os shimano... No novo MGS XSD é exatamente igual. Se eventualmente pescares em praias planas, sem grandes escoas e com chumbadas mais aerodinâmicas, eles são excelentes... Caso contrário, os shimano (exceto o MGS xsd) levam vantagem, transmitem outra confiança. Para a nossa zona (oeste), os Bulls, fliegen, MGS xsb levam vantagem, a meu ver

Relativamente ao resto, cada um faz o que quer, publica o que quer, desde que se sinta bem com o que faz, está ok. Pessoalmente não faço publicações de pescas, não preciso disso e gosto de manter os meus cantos preservados... não é difícil saber onde determinada pessoa pesca, vendo algumas fotos logo lá chega.
Sem dúvida que este fórum é uma autêntica enciclopédia de pesca, a teoria está cá toda, falta a prática.
O Mar faz o Pescador

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Saraiva

Offline Saraiva

• Carapau
  • **
    • Alcochete
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:00 Domingo, 22 de Fevereiro de 2015
« Responder #10 em: 19:37 Segunda, 06 de Janeiro de 2025 »
     Resposta ao Post muito cosntrutiva e com opinião, muito válida em relação aos carretos.
Quanto aos companheiros de pesca, uns gostam mais de uma marca outros mais de outra, no entanto a experiencia e a utilização vale mesmo muito. Com isto agradeço, a partilha e opinião há cerca da utilização e explicação no funcionamentos/utilização dos diversos carretos.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [Hoje às 09:49]

Passador fuji lowrider por duas [Hoje às 09:26]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]