collapse

Autor Tópico: nylon "normal" vs fluorcarbono  (Lida 361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline a3cunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Sexta, 10 de Maio de 2024
nylon "normal" vs fluorcarbono
« em: 19:12 Sexta, 10 de Maio de 2024 »
Boa tarde.
Já tinha visitado este forum algumas vezes mas hoje tornei-me membro e percebi que estou algo desatualizado. Por isso vou aproveitar para tentar perceber algumas coisas que me confundem no que respeita a fios, especialmente estralhos)
Ao longo dos meus 60 anos de pesca diria que até há 2 ou 3 anos sempre usei nylon dito normal (monofilamento ?
Lembro-me P.  Ex.do Raiglon e do ASSO e de muitos da VEGA). Para os carretos, para pescar ao Fundo (agora parece que se deve dizer Surfcasting ou Rock fishing e por aí fora...) comprei há muitos, muitos anos num armazém no Cais do Sodré, uma bobine de 0,40 de 20.000 metros que ainda tenho e uso ( e que os meus amigos pescadores vão utilizando também) e que me dizem ser muito bom, o que eu tambem acho. Para os carretos de bóia compro bobines de 1000 metros de nylon 0,30 e 0,35) 
Já quanto aos estralhos é que fico mais confuso. uso normalmente 0,35 Megaline da Vega ou 0,37 do chinês (e já tiraram belas douradas ...) para o fundo e de 0,22 a 0,30 para a bóia.
Sempre me "safei" mas quando os sargos grandes partiam tudo comecei a tentar usar os tais fluorcarbonos. cheguei a comprar Saguar que para mim nunca justificou custar 10 vezes mais...
Ultimamente comprei um fio Fluorcarbono MAXIMA (por recomendação na loja) 0,28 180 m por 20 euros. Já experimentei mas ainda não foi posto "á prova" com um peixe que tivesse mais de 1 kilo ou 1 kilo e pouco. O que não consigo perceber é que a bobine do MAXIMA diz que aguenta 4,5 KG e p. ex. um 0,285 da Megaline Vega que tenho aqui à minha frente aguenta 10,15 KGs. Ou um Trabuco XPS Soft Feel Extra strong  150 m 0,25 aguenta 8,620 Kgs - não me recordo quanto custou mas não foram mais de 10 euros de certeza.
Por isso não percebo como é que um fio de fluorcarbono é tão mais caro e aguenta muito menos peso, o  que no fim de contas, achava eu, era sempre o factor decisivo quando se equacionava o preço qualidade do fio.
é claro que sei que fluor carbono é o melhor mas sinceramente não percebo... 
Já li muita coisa sobre o assunto mas ainda não vi uma explicação cabal.
Já perguntei a um ou outro amigo mas a unica coisa que me disseram é que não sabem explicar, mas é melhor (...)
Ou então que as indicações nos nylons estão "aldrabadas" (...).
Agradeço se me puderem ajudar a perceber...
 

 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 194
  • Agradecido: 46 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #1 em: 23:26 Sexta, 10 de Maio de 2024 »
Parece-me que o preposito do fluorcarbono é mais enganar o peixe do que suportar o peso propriamente dito...

Na pesca ao fundo noto que tenho menos enleios com fluor, mas em termos de peixe cheguei à conclusão que é a mesma treta. é mais pescado o pescador que o peixe na maioria dos casos.
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #2 em: 23:35 Sexta, 10 de Maio de 2024 »
Boas
Na minha opinião o flúor só tem a vantagem de não ter memória ser menos visível e resistir mais á abrasão se vale a pena o investimento?
Em alguns casos talvez...!!
No caso da pesca às douradas ou numa pesca ao corrico/spinning
Também sou do tempo que nada disso existia e pescava se na mesma principalmente porque havia mais peixe coisa que hoje em dia se nota bem o decréscimo do mesmo
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Agradecido: 482 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #3 em: 11:25 Sábado, 11 de Maio de 2024 »
O flúorcarbono apenas é mais utilizado por ter menos memória e ter uma menor visibilidade debaixo de água. Para mim são estas as 2 características que me fazem utilizar flour em vez d3 nylon. O Flúor  só por si não significa que vai aguentar mais ou menos peso que o nylon.

Ainda vou mais longe, hoje em dia muitos pescadores deixam-se "enganar" pelo peso vs diâmetro muitas marcas tiram proveito disso.
Referiste que o 0,25 trabucco XPS aguenta 8,62kg... Para começar as linhas da trabucco têm o diâmetro errado, ou seja, esse 0.25 deve ser um 0,27mm.
Agora vamos ao peso, já te perguntaste como é que o teste de resistência foi feito?? Há N formas e todas estão corretas. Pr exemplo, podes fazer o teste de resistência a peso em água, pode ser a levantar um peso morto. 5kg a ser levantados é diferente de 5kg a ser puxados dentro de água. Esse trabucco pode efetivamente aguentar 8kg, mas dentro de água...entendes?

Até podes fazermos teste em casa, pega num garrafão com 5L e vai enchendo com1L de cada vez e tenta levantar até fazer os 5L.. provavelmente essa linha aguenta 4kg de peso morto... Tudo bem que existe o nó que diminuí a resistência, mas dá para ter uma ideia.

Honestamente não olho para os pesos que indicam, vale o que vale

As canas de surfcasting também dizem que têm uma ação de 100a250g (por exemplo), mas alguém usa 250g?

Eu vejo esses números das linhas e canas  como puro marketing
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 35 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #4 em: 14:22 Sábado, 11 de Maio de 2024 »
Sou da mesma opinião do António.
Quando adquiro um fio novo, seja nylon, flour ou multi, faço o teste em casa com os nós que uso. Assim fico com a ideia do que vale o fio e adapto às minhas pescas.
Na melhor que conhecer mos o nosso material.
Vou te dar um exemplo prático à 15 dias perdi um sargo com perto de 2 kg, com medo de partir a cana ou o fio. No fim de semana passada fiz o teste com o mesmo material e com peso de 2,5kg. Correu bem. Conclusão fiz o teste tarde e para a próxima, perdido por perdido tenho a certeza que em condições normais não será do material. Poderá ser por outras razões. E bem sei que um peso morto não é igual a um peso vivo, e o fio pode estar esgassado mas irei arriscar com toda a confiança no material se mais alguma vezes e nas mesma condições me tocar outro sargo igual.
Boas pescas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 176
  • Agradecido: 118 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #5 em: 18:14 Sábado, 11 de Maio de 2024 »
Boa tarde,

Eu também sou do tempo em que as linhas eram apenas de nylon, possivelmente compradas na loja que referes.
Usei várias linhas mas principalmente os nylons Requien e também os da Bayer.
Depois apareceram as linhas de carbonos e passei a usar os Silstar, linhas que ainda hoje estão em condições de pesca.
Junto alguns links de vídeos que explicam quais as diferenças entre o nylon, o fluorcarbono, o fluorcoated e o multifilamento
A maioria dos vídeos são do canal Segredos de Pesca do Manuel Monteiro que alguns odeiam e outros adoram.
Em alguns dos vídeos ele faz "publicidade" a artigos que só ele vende. Estão identificado pelo texto produto vendido pelo próprio
De qualquer forma, sou da opinião que estes vídeos explicam com isenção quais as propriedades dos vários tipos de linhas e que te podem esclarecer as diferenças entre elas.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre teste entre fluorcarbono e multifilamento
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre teste entre fluorcarbono e nylon
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre propriedades do fluorcoated
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre propriedades do fluorcarbono atenção que este produto é vendido pelo próprio
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre como confirmar se a linha é mesmo fluorcarbono teste de queima
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre fios de pesca aos sargos atenção que são produtos vendidos pelo próprio
Espero que te sirvam para esclarecer as tuas dúvidas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas, a3cunha

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19742
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #6 em: 15:29 Domingo, 12 de Maio de 2024 »

 As linhas de fluorocarbono são linhas preparadas para não ter memória, (não encaracolam, não vincam mantendo-se direitas o máximo de tempo), logo são melhores que o nylon normal nos estralhos, também são mais invisíveis quando submergidas, e desgastam-se menos ao roçar nas pedras, menor abrasão, daí a malta usar essas linhas em estralhos, algumas são caras mas também as há a preços mais convidativos e que trabalham muito bem nessas vertentes, memória, invisibilidade e maior resistência à abrasão.

 É o que posso ajudar na "coisa" força. :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20344
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #7 em: 10:22 Segunda, 13 de Maio de 2024 »
Supostamente um fluorcarbono será menos visível que um mono normal.
Quanto á memória, depende do fio.
Tb há fluorcarbono com memória e nonos normais sem memória.
Quanto ás medidas e peso de rutura, existem muitos números errados.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 130
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #8 em: 14:41 Segunda, 13 de Maio de 2024 »
O fluorcarbono é um fio mais invisível, aguenta mais abrasão e enrola menos que o nylon mas em carga, a levantar peso o nylon aguenta mais
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: a3cunha

Offline Xenas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 83
  • Agradecido: 21 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 12 de Novembro de 2020
Re: nylon "normal" vs fluorcarbono
« Responder #9 em: 20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024 »
Só por acaso, o fio que menos memória tem é nylon, é o amnésia!

O índice de refração do nylon em relação ao fluo, é significativo?...

O fluocarbono é bom, muito bom mesmo, para se gastar dinheiro...
 

 

* Tópicos Recentes

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [Hoje às 19:44]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [Hoje às 14:41]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 09:50]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [Hoje às 07:41]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]