collapse

Autor Tópico: Duvidas Isco  (Lida 339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gonkali

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Beja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:48 Quarta, 20 de Março de 2024
Duvidas Isco
« em: 09:51 Segunda, 06 de Maio de 2024 »
Bom Dia,

Desculpem a questão, mas recente nestas andanças e nada melhor do que questionar quem tem experiência e vontade de ensinar.

Tenho Sardinha, já utilizada em duas saídas, acabei por levar e voltou para, portanto ao longo de 3 meses passou por dois processos de congelação e descongelação, acabou por não levar sal porque não foi utilizada. Será que ainda está "decente" para iscar,

Estou a pensar em levar puntilha de lula para  ap+róxima saida, opiniões em relação a este isco para os diversos em embarcada?

Por ultimo, agradeço opiniões e sugestões como gerir o isco e a quantidade de isco para as saídas.

A pesca praticada é embarcada fundeada.

Obrigado.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Duvidas Isco
« Responder #1 em: 18:00 Segunda, 06 de Maio de 2024 »

 Sem perceber quase nada de pesca embarcada, penso que a sardinha descongelada e depois da pescaria voltar a congelar para uma próxima vez ao descongelar estará bem mole e mais difícil de iscar em condições, um salpico de sal teria feito a diferença a meu ver.

 Terá a sua utilidade, quando fores compras meia dúzia delas frescas que farão a diferença.

 A malta das embarcadas é que te pode dar umas dicas com mais certezas.

 Força  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonkali

Offline Luisuk

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 80
  • Agradecido: 30 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 09 de Novembro de 2023
Re: Duvidas Isco
« Responder #2 em: 19:35 Segunda, 06 de Maio de 2024 »

O que eu normalmente faço é deixar as sardinhas uns dias ao sol, completamente cobertas com sal grosso de maneira que fiquem rijas o suficiente para iscar e se manter rija por algum tempo debaixo de água, sem se desfazer com a força das correntes .. Em relação ao cheiro, quanto mais mal cheirosas tiverem melhores  ;D
Os teus vizinhos podem não gostar mas os peixinhos debaixo de água adoram.. 

:com:
Tom Sawyer and his bamboo fishing rod !!
Happy days.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonkali

Offline Luisuk

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 80
  • Agradecido: 30 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 09 de Novembro de 2023
Re: Duvidas Isco
« Responder #3 em: 20:14 Segunda, 06 de Maio de 2024 »

Outro isco que podemos usar são lulas pequenas , metes meio kilo delas dentro de um caixa de plastico tapadas durante 2 semanas no frigorifico ( mas nao as laves ) deixas elas largar aquela viscosidade natural.. Depois tiras essa viscosidade líquida para dentro de uma tigela, metes as lulas uns dias a secar ao sol cobertas de sal , quando estiverem secas e rijas, estao prontas para iscar..

Depois arranjas uns pedaços de algodão, ensopas o algodão nesse líquido viscoso e mal cheiroso que as lulas deixaram anteriormente e metes dentro da lula , iscas a lula inteira com o algodão ensopado la dentro, o algodão debaixo de água vai libertar lentamente o aroma mal cheiroso da lula..  Se apanhares alguns peixinhos dignos de serem grelhados da um toque a convidar , nao te esquecas lol.lol.

  :com:
Tom Sawyer and his bamboo fishing rod !!
Happy days.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: inc.pt, Gonkali

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Duvidas Isco
« Responder #4 em: 08:52 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Eu quando faço embarcada com o meu irmão ele leva uma arca com muitas (mesmo muitas) placas de gelo.

Antes de iniciar a pesca mandamos isco para dentro de um recipiente com agua do mar para descongelar. Vamos tirando ao longo do dia isco para dentro desse recipiente.

Ao fim do dia o isco que sobra ainda está completamente congelado e volta para o congelador.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonkali

Offline Gonkali

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Beja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:48 Quarta, 20 de Março de 2024
Re: Duvidas Isco
« Responder #5 em: 09:07 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que eu normalmente faço é deixar as sardinhas uns dias ao sol, completamente cobertas com sal grosso de maneira que fiquem rijas o suficiente para iscar e se manter rija por algum tempo debaixo de água, sem se desfazer com a força das correntes .. Em relação ao cheiro, quanto mais mal cheirosas tiverem melhores  ;D
Os teus vizinhos podem não gostar mas os peixinhos debaixo de água adoram.. 

:com:

Vou tentar fazer isso, para ver se consigo enrijecer um bocado a carne, dá me pena desperdiçar 2kg de sardinha... em relação ao camarão a lógica é a mesma, quando mais fedorento melhor?
 

Offline Gonkali

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Beja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:48 Quarta, 20 de Março de 2024
Re: Duvidas Isco
« Responder #6 em: 09:10 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Outro isco que podemos usar são lulas pequenas , metes meio kilo delas dentro de um caixa de plastico tapadas durante 2 semanas no frigorifico ( mas nao as laves ) deixas elas largar aquela viscosidade natural.. Depois tiras essa viscosidade líquida para dentro de uma tigela, metes as lulas uns dias a secar ao sol cobertas de sal , quando estiverem secas e rijas, estao prontas para iscar..

Depois arranjas uns pedaços de algodão, ensopas o algodão nesse líquido viscoso e mal cheiroso que as lulas deixaram anteriormente e metes dentro da lula , iscas a lula inteira com o algodão ensopado la dentro, o algodão debaixo de água vai libertar lentamente o aroma mal cheiroso da lula..  Se apanhares alguns peixinhos dignos de serem grelhados da um toque a convidar , nao te esquecas lol.lol.

  :com:

Já tenho a puntilha para levar, a ideia parece-me excelente, já não vou a tempo das duas semanas e ainda bem, senão era agora que a Maria me punha na rua :D
 

Offline Gonkali

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Beja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:48 Quarta, 20 de Março de 2024
Re: Duvidas Isco
« Responder #7 em: 09:13 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu quando faço embarcada com o meu irmão ele leva uma arca com muitas (mesmo muitas) placas de gelo.

Antes de iniciar a pesca mandamos isco para dentro de um recipiente com agua do mar para descongelar. Vamos tirando ao longo do dia isco para dentro desse recipiente.

Ao fim do dia o isco que sobra ainda está completamente congelado e volta para o congelador.

Sim, também levo bastantes placas de gelo, mas demoro quase 2h só para chegar à doca + quase 10h/11h no barco, depois mais outras 2h de carro e as placas não aguentam, desta vez vou levar agua congelada dentro de pacotes tetrapack, ouvi essa dica de um camarada aqui no forum e vou experimentar. :)
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Duvidas Isco
« Responder #8 em: 09:33 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
. em relação ao camarão a lógica é a mesma, quando mais fedorento melhor?
Eu não concordo, o isco para mim, quanto mais fresco melhor
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, Gonkali

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Duvidas Isco
« Responder #9 em: 11:22 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Inserir Citação (seleção)
desta vez vou levar agua congelada dentro de pacotes tetrapack, ouvi essa dica de um camarada aqui no forum e vou experimentar. :)

Para mim, é a forma do gelo durar mais tempo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonkali

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 938
  • Agradecido: 217 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Duvidas Isco
« Responder #10 em: 12:42 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Por norma, trago sempre o camarão que sobra para casa novamente, e pesco sempre outra vez com ele, nunca notei grandes diferenças.
Cheguei a deitar fora ou a dar ao mestre do barco, ao preço que ele está guardo sempre.
Com a sardinha não costuma sobrar por norma quando pesco e levo sardinha não levo muitas e quando pesco só unicamente com sardinha é o mestre do barco que a leva e pesca tudo com ela.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonkali

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11265
  • Agradecido: 1656 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Duvidas Isco
« Responder #11 em: 13:35 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
. em relação ao camarão a lógica é a mesma, quando mais fedorento melhor?
Eu não concordo, o isco para mim, quanto mais fresco melhor


Estou com o Mário... O isco fresco é quase sempre melhor. Pode acontecer algum episódio em que isco podre apanhe msis, mas não no geral!
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonkali

Offline Luisuk

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 80
  • Agradecido: 30 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 09 de Novembro de 2023
Re: Duvidas Isco
« Responder #12 em: 18:26 Terça, 07 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que eu normalmente faço é deixar as sardinhas uns dias ao sol, completamente cobertas com sal grosso de maneira que fiquem rijas o suficiente para iscar e se manter rija por algum tempo debaixo de água, sem se desfazer com a força das correntes .. Em relação ao cheiro, quanto mais mal cheirosas tiverem melhores  ;D
Os teus vizinhos podem não gostar mas os peixinhos debaixo de água adoram.. 

:com:

Vou tentar fazer isso, para ver se consigo enrijecer um bocado a carne, dá me pena desperdiçar 2kg de sardinha... em relação ao camarão a lógica é a mesma, quando mais fedorento melhor?

Nem sempre o mais fresco é melhor como nem o mais fedorento pior na minha opinião. Já tenho feito engodos para pescar a bóia de peixe fresco que atrai pouco peixe, é já tenho feito engodos de peixe com mais de 1 semana que atrai mais peixe e vice-versa.

Existe iscos mais sensíveis que outros em que podes aromatizar e seca-los da maneira que quiseres, a Lula, Choco, Polvo e Camarão aguenta-se muito bem, a Sardinha e os filetes de peixe são mais sensíveis e as minhocas, casulo, ganso, ameijoa, os bivalves em geral estragam-se rapidamente ao fim de 24h.

Eu tenho sempre pescado com iscos frescos, nao frescos e aromatizados por mim, e para te ser sincero não me lembro em que ocasião foi a melhor para apanhar peixe, geralmente sempre apanho algum peixe..

  :com:
 
Tom Sawyer and his bamboo fishing rod !!
Happy days.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 06:43]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]