collapse

Autor Tópico: Pesca nos pontões da Costa da Caparica 2023  (Lida 2514 vezes)

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca nos pontões da Costa da Caparica 2023
« Responder #15 em: 10:54 Domingo, 13 de Julho de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que não vale a pena remar contra a maré...
No sotavento Algarvio, a PM foi muito clara... não se pode pescar do molhe de VRSA até sabe Deus onde (estou a citar...) desde o nascer ao pôr do sol.
Perguntei se isso era nas zonas concessionadas e zona envolvente, mas a resposta foi muito áspera... todo o areal !!

Portanto, para não me aborrecer, de 1 de junho a 30 de setembro deito-me tarde e/ou levanto-me cedo.

Está tudo certo, mas têm que dizer qual é a legislação. É só isso. O que suporta essa interdição seja em que zona for. Não se pode interditar algo só porque sim. É por isso que existem outros meios para se contestar, onde inclusive já se ganhou algumas vezes. O que está em causa não é mm a autoridade, nada disso. Esse é o trabalho deles, e como já referi, até acho que as vezes fecham os olhos a algumas coisas. Mas têm que indicar ao cidadão qual o suporte legal da sua ação se forem questionados. São coisas de bom senso. O mesmo bom senso que a meu ver obriga o cidadão a respeitar a autoridade é o mesmo bom senso que tem que existir por parte da autoridade para com o cidadão caso este questione o suporte legal de tal decisão. Só isso.

Mas obviamente de ambos os lados nem sempre as coisas correm bem. O problema é esse.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline PedroS

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:36 Quinta, 15 de Maio de 2025
« Responder #16 em: 15:17 Domingo, 13 de Julho de 2025 »
Tens toda a razão Filipe, mas eu já não estou para me aborrecer.

Claro que perguntei em que suporte estava a interdição de todo o areal, e a resposta foi:

• as zonas não estão bem delimitadas no ordenamento e nas áreas concessionadas
  • o banhista, na época balnear, tem sempre prioridade, onde quer que esteja no areal

... enfim

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 16:51 Domingo, 13 de Julho de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens toda a razão Filipe, mas eu já não estou para me aborrecer.

Claro que perguntei em que suporte estava a interdição de todo o areal, e a resposta foi:

• as zonas não estão bem delimitadas no ordenamento e nas áreas concessionadas
  • o banhista, na época balnear, tem sempre prioridade, onde quer que esteja no areal

... enfim

A parte da praia, nem oferece contestação. Já a dos pontões oferece. Creio que é só uma questão de bom senso.
O que contesto é que nos pontões compridos, o pescador não oferece nenhum tipo de perigo para com o banhista.
Pegando na mesma ideia, porque razão o surf é permitido? Andam juntos muitas vezes dos banhistas e põem em risco a sua vida. Se for por aí, não se devia permitir de forma igual o surf.

Sou mesmo sincero é a 1x que oiço dizer que foram ao pontão grande da cova do vapor, é estranho. No ordenamento facilmente se encontra suporte legal que em caso de litígio dá para o pescador se defender, que é o tal facto do esporão ter mais do que 300 metros.
Mas ok.

É falta de bom senso.

Já fui abordado várias vezes e não tenho assim muito que dizer. Uns são mais acessíveis outros nem tantos, mas falando creio que se pode conseguir resolver algumas situações por vezes menos claras.

Apenas não acho justo que seja sempre o pescador a ter que abdicar do seu desporto, em casos em que não está a oferecer nenhum problema aos outros.

É o que é.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...

* Tópicos Recentes

Spinning Figueira da Foz / Aveiro por rgomesrui [21:51 Domingo, 26 de Outubro de 2025]

Douradas desde a praia por Bruno87 [20:01 Domingo, 26 de Outubro de 2025]

Tamanhos anzol vs amostra por rvascov [19:12 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Fateixas triplas e duplas por rvascov [18:31 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por MgoShipher [10:38 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Pesca em pato por PedroP95 [09:44 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [16:35 Sexta, 24 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]