Como já disseram os companheiros, acho que não será fácil começar na pesca logo de kayak mas, como eu estou a começar a pescar de kayak, talvez possa ajudar.
Cana e carreto vai depender do tipo de pesca a fazer; no meu caso pesco no Tejo, trolling e light jigging, e uso a cana que já tinha, uma cana de spinning com 2.10m e gramagem 10-40 com um carreto tamanho 3500 (Caperlan Ilicium-500 210/NBS Zappi 35Z). Uma montagem simples, multi 0.16 no carreto, 1 metro de chicote fluor 0.35, e um clip na ponta.
Para além de cana/carreto, água/comida e material obrigatório para navegação, na primeira vez levei o mínimo possível: um par de amostras de trolling e uns jigs, clips, bobine de fluor, alicate, pano, e uma rede para acondicionar o peixe. Depois disso já adicionei um xalavar que infelizmente ainda não usei.
Uma forma de começar será descobrir/escolher o tipo de pesca de kayak a fazer, comprar o material e, antes de pescar de kayak usar o material em pesca apeada ou embarcada (conforme o tipo de pesca) para aprender a usar o material (nós, etc); de outra forma acho que será difícil, são demasiadas coisas para aprender ao mesmo tempo.
Pesquisando por "pesca kayak portugal" é possível encontrar vários canais YouTube portugueses onde dá para ver pessoal a pescar de kayak de diferentes formas, e alguns têm também dicas de material e montagens para esses diferentes tipos de pesca.
Muita força e boa sorte!