boas,
eu diria q a grande maioria das vezes as cabeleiras são falta de tensão na linha, tb pode realmente ser o carreto ou algum passador mas é mt menos provável.
acontece mt nas seguintes situações:
-qd a amostra salta fora da agua, ou qd vem c a onda e nos não bobinamos rápido, acontece mt c amostras leves ou topwater
-qd tenta animar a amostra c um pequeno esticão e leva logo a ponteira p a frente sem bobinar fazendo o fio ficar solto
pela foto n parece mm q o carreto tenha problemas mas sim q o fio n estava esticado qd entrou no carreto.
alem disso, acho q formar cabeleiras na linha é mm o problema mais comum a todos os iniciantes. assim q a linha entra sem tensão tens o risco de no próximo lançamento saírem 2 ou 3 argolas de fio ao mm tempo e isso faz logo cabeleira.
vê neste vídeo, mais ou menos aos 3min ele fala brevemente disso e da uma solução:
Não está autorizado a ver ligações.
Registe-se ou
Entreeu diria p te focares em ganhar sensibilidade a sentir a tensão do fio, mm q tenhas q bobinar mais rápido q o suposto (agora no inicio), depois qd ganhares essa sensibilidade podes te preocupar mais em trabalhar a amostra.
repara uma coisa a tua curva de aprendizagem vai ser mt mais lenta se estiveres sempre a perder amostras e/ou 50% do tempo estas a desenrolar cabeleiras e tudo isso se resolve com tensão na linha.
dcp se me alonguei.. boas pescas