collapse

Autor Tópico: Daiwa D´Minnow SW 152  (Lida 8971 vezes)

Offline Luis novo

• Marlin
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Daiwa D´Minnow SW 152
« Responder #15 em: 20:44 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Eu tive a azul,a verde cavala e a amarela.

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #16 em: 20:46 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
A minha opinião é de que as cores são o menos importante... Quando o peixe lá anda e quer comer atira-se a tudo... Posso fundamentar isso teoricamente, mas na prática verifiquei noutro dia que um robalo atacou-me duas vezes um bulrag verde fluorescente e marimbou-se para o pingalim, só à terceira passagem é que o atacou e comeu. Penso que preferia o bulrag porque era maior...

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 22:04 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha opinião é de que as cores são o menos importante.

Não tenho nada essa opinião. Somente em dias em que o peixe está muito activo é que ataca quase todas as cores. Embora existam muitos factores que podem e têm influência na captura de um peixe, a cor das amostras conta e muito.

Foram raros os dias em que senti que trocando de amostra era igual. Existem conceitos que em cada zona, ou mesmo pesqueiro, seja pela cota de água, salinidade, cor das águas, entre outros factores, fazem diferenças abismais entre cores. O que nunca consegui entender era os porquês, mas, pronto, isso acaba por ser a magia da coisa.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 23:16 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
A minha opinião é de que as cores são o menos importante.

Não tenho nada essa opinião. Somente em dias em que o peixe está muito activo é que ataca quase todas as cores. Embora existam muitos factores que podem e têm influência na captura de um peixe, a cor das amostras conta e muito.

Foram raros os dias em que senti que trocando de amostra era igual. Existem conceitos que em cada zona, ou mesmo pesqueiro, seja pela cota de água, salinidade, cor das águas, entre outros factores, fazem diferenças abismais entre cores. O que nunca consegui entender era os porquês, mas, pronto, isso acaba por ser a magia da coisa.

Eu concordo plenamente contigo! Acho que é das coisas mais importantes! Muitas vezes e importante "ouvir" a alma, e conjugar as cores com o céu e a agua, claro que depois ainda há n de factores acima disso :)
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 08:50 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Vou fundamentar o que disse...
Meus caros, nós apanhamos peixe pela boca porque ele não tem mãos para agarrar as coisas e ver o que são... Logo, a reacção normal dos peixes, sobretudo os predadores como o robalo e o achigã, etc, quando vêm passar uma potencial presa engolem-na, nos escassos segundos em que têm tempo para o fazer e antes que um potencial rival o faça, depois se não gostarem cospem... É aí que o anzol muda a história... :-)
Há outro factor que funciona muito bem pelo menos para o achigã, pois com o robalo é muito mais difícil de ver e ficar com essa ideia; muitas vezes apanhei achigãs por ficarem chateados de ver passar a amostra na zona deles... Passava uma, passava duas e dava para vê-los a ficarem inquietos (irritados) normalmente acabavam por atacá-la ou então mudavam de sítio, mas era mais raro.
De resto, acredito que às vezes a cor possa fazer alguma diferença, mas na maior parte das vezes penso que não e já tive muitas situações em que o pessoal aqui na zona acreditava que só o raiglou cinzento é que pescava (tanto que esgotavam sempre) e eu ia para os mesmos sítios com outras cores e pescava tanto como os outros... Mais noutro dia apanhei um bom peixe com um raiglou azul e na segunda ferragem ele partiu a levantar. Passei a pescar com vinil storm cinzento directo e apanhei mais dois, perdi aquela amostra e como não tinha mais daquelas  meti uma equivalente mas branco pérola da decathlon e logo ao primeiro lançamento apanhei outro e depois mais dois... Acabei por vir embora por já não conseguir ver o que estava a fazer e não consigo atinar a trabalhar os peixes na rebentação com a lanterna, para além de não conseguir ver o mar e estar sujeito a surpresas desagradáveis, mas tenho a certeza que o peixe ficou lá e que teria continuado a ferrá-los com qualquer coisa...
Já ouvi histórias de que o peixe só pega numa amostra específica e em mais nada, conheço uma pessoa que comprava as amostras todas de determinada cor e tamanho para só ele ter daquelas, mas ainda assim estou convencido que quando o peixe lá está e a comer atira-se a tudo. Se houver pouco peixe ou ele não andar a pegar é capaz de só se atirar àquela que o chateie mais, de resto volto ao início, ele engole primeiro e se não lhe agradar cospe, se o anzol ou a fateixa o não impedir... 

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 09:14 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Passava uma, passava duas e dava para vê-los a ficarem inquietos (irritados) normalmente acabavam por atacá-la ou então mudavam de sítio, mas era mais raro.

Isso é obvio, é uma questão territorial. Até no ser humano isso acontece. Muitos peixes, principalmente na altura do acasalamento atacam por defesa ou para afastar qq potencial concorrente.

Mas as cores são fundamentais, a questão não é ele ver o verde ou laranja, a questão é que existem cores que em cada pesqueiro têm uma eficácia superior sobre outras seja pela cor, tipo de rattling, tipo de wobbling, cm. que afunda, etc, etc... As cores fazem toda a diferença sim.

Bato sempre na mesma tecla, porque muita gente na net, passa essa ideia, e eu digo sempre o mesmo, muitos dos pescadores que dizem que a cor não interessa quando vão a loja vão com a ideia de 2 ou 3 amostras e mais nada... Se a cor não interessasse, chegavam a loja, pediam uma qualquer e iam embora... lol. Isso não acontece.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 09:52 Terça, 07 de Junho de 2016 »
É um facto, mas dou mais um exemplo ou dois com os raiglous... Aqui há uns anos apareceram uns raiglous com olhinhos (não sei se lembram ou se ainda há) que todos diziam que eram xpto e, claro, custavam mais do dobro dos outros... Nunca comprei nenhum e na pesca diziam-me que os deles é que eram bons e não sei o quê. Nunca vi nada de diferente na quantidade que eu (sem)e os outros (com olhinhos) apanhavam, pois ainda assim me teimavam que os com olhinhos eram melhores... Eles na deles e eu na minha. Outra coisa é a mania que há aqui na zona de meter um chumbinho no estralho (para afundar, para o peixinho não sair da água, para nao sei quê...). Pois bem, depois de muito experimentar percebi que só serve para ajudar a embrulhar as linhas e enfraquecer os fios. Rapidamente passei a lastrar os anzóis por dentro do raiglou com fio de solda para ter o mesmo efeito sem as outras desvantagens... Contudo, foi uma prova falhada; percebi que apanhava o mesmo ou mais sem os tais chumbinhos e nunca mais os usei, lança-se mais um bocado e até acho que apanha mais porque a amostra às vezes vem à superfície chapinhar o que é bom...
Bons conselhos sobre raiglous? Dou dois: 1º tirar os anzóis que eles trazem, deitar fora e meter um anzol de jeito(maior e de melhor qualidade); 2º Isto faz muitas vezes a diferença, quando eles andam mais hesitantes meter dois raiglous com dois fios, um de 8.5 ou 6.5 à frente e 10.5/12 atrás... Isto aviva a cobiça do peixe e ele deve julgar que um vai atrás do outro e que é um rival ou coisa assim, não sei, mas normalmente...   ;D

Offline João Pontes

• Marlin
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 10:45 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Por vezes nós, mesmo não gostando tanto, comemos tudo o que nos metem à frente porque a fome é tanta que nem nos importamos... Outras vezes já somos esquisitos e escolhemos tudo ao mais ínfimo pormenor, porque razão os peixes hão-de ser diferente ?

"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."

Offline gmarques

• Corvina
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #23 em: 11:03 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Sobre as cores das amostras...
Começando pela caça submarina :) . Há muitos anos a beuchat fazia uns fatos vermelhos e lembro-me que para algumas pessoas um fato desta côr para a caça submarina fazia alguma confusão.
Até que alguém lhes explicava que o vermelho a 10m de profundidade já é castanho e por isso se confundia com muitos fundos e/ou algas.
A côr das amostras não é para funcionar como um engodo para o peixe, no entanto já vi robalos a nadar ao lado da amostra sem se lançarem a ela. Porquê ?
Não sei, talvez estivessem com medo de uma gastroentrite :)
As cores, e isto é a minha opinião, servem para que a amostra se destaque do fundo ao invés de passarem camuflados.
Quando escolho uma amostra é porque acho que se vai destacar do fundo e não a pensar se os robalos comem ou não peixes verdes ou amarelos.
A maior parte das minhas amostras são próximas da sardinha, mas tenho mais algumas de côres mais próprias de peixes saídos chernobyl. As laser sardine têm funcionado bem, mas há situações em que não serão as melhores cores. Lua nova é diferente de lua cheia, água barrenta é diferente de água limpa, laminária é diferente de areia.

Porque são as solhas ou os linguados da côr da areia ? Porque mudam os chocos ou os polvos de côr ? Muito para fugirem aos predadores. Não é isso que queremos para as nossas amostras, que anda a passear "escondida" por isso a côr interessa. O fundo escolhe a côr da amostra.
Mas posso estar errado... mas vou apanhando uns peixes, por isso não devo estar 100% errado :)

"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 12:03 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Quem me dera poder falar com um robalo para saber as suas opções...  ;D
Como não podemos, vamos nós trocando opiniões... o que me parece bom pois vamos sempre aprendendo e ouvindo outras ideias para experimentar. Infelizmente, ou talvez não, a peixada está sempre a surpreender-nos. Muitas vezes chego a um pesqueiro e ponho-me a pensar onde me colocaria se fosse robalo e muitas vezes apanho-os em locais que seriam a minha última escolha...   ::) 

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
« Responder #25 em: 12:20 Terça, 07 de Junho de 2016 »
O truque então é pensar onde é que eu estaria se fosse um robalo e ir exactamente para o local oposto...  >:D

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 17:17 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Se isso fosse assim linear era fácil... Mas às vezes não é... Agora uma coisa creio que podem estar certos e parece-me importante para nunca se esquecer, no local onde se apanham robalos uma vez, volta-se a apanhar... Há certos pontos que ano após ano dão peixe exactamente no mesmo sítio mesmo que à partida nos pareça improvável, o comportamento dos peixes não muda de uns anos para os outros e se o local não mudar, no dia, (semana, mês ou ano seguinte) eles estarão lá exactamente nesse sítio quando houver as mesmas condições de mar e altura de água e hora do dia.
Daqui podemos concluir: quem memoriza buracos (zonas) pesca mais pois não atira ao acaso, atira para ali e para acolá... Atenção que eu só pesco nas pedras, nas praias será diferente porque a sua morfologia muda mais...
Outra coisa que tenho reparado é que o peixe este ano anda particularmente rente a terra...

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:10 Quarta, 16 de Setembro de 2015
« Responder #27 em: 09:56 Quarta, 08 de Junho de 2016 »
Boas pessoal,

obrigado pelas respostas mas acho que se fugiu um bocado a minha pergunta, eu gostava mesmo de saber qual das duas cores escolhiam e o porquê.

Eu já tenho essa amostra na cor sardinha e quando vi a cor de osso fiquei curioso sobre a sua eficácia mas por outro lado so tenho ouvido maravilhas da laser shinner...dai a minha pergunta.

Offline João Pontes

• Marlin
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #28 em: 11:08 Quarta, 08 de Junho de 2016 »
Boas pessoal,

obrigado pelas respostas mas acho que se fugiu um bocado a minha pergunta, eu gostava mesmo de saber qual das duas cores escolhiam e o porquê.

Eu já tenho essa amostra na cor sardinha e quando vi a cor de osso fiquei curioso sobre a sua eficácia mas por outro lado so tenho ouvido maravilhas da laser shinner...dai a minha pergunta.

Pessoalmente prefiro a Chart Rainbow à Bone, mas vai depender dos pesqueiro que frequentes. A laser Shiner é matadora em qualquer tipo de amostra, de dia de noite, etc.... Mas esta SW minnow afunda mais do que as suas primas Saltiga/Tournament e nesta altura de Verão com as laminárias é sempre mais um risco, no entanto é um risco calculado se conheceres bem os pesqueiros.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:10 Quarta, 16 de Setembro de 2015
« Responder #29 em: 14:15 Quarta, 08 de Junho de 2016 »
Boas pessoal,

Pessoalmente prefiro a Chart Rainbow à Bone, mas vai depender dos pesqueiro que frequentes. A laser Shiner é matadora em qualquer tipo de amostra, de dia de noite, etc.... Mas esta SW minnow afunda mais do que as suas primas Saltiga/Tournament e nesta altura de Verão com as laminárias é sempre mais um risco, no entanto é um risco calculado se conheceres bem os pesqueiros.

Boas João, obrigado pela ajuda e pela dica das laminárias.

Optei por comprar a laser shiner, agora só falta mesmo é dar-lhe banho...

Abraço.

* Tópicos Recentes

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [16:35 Sexta, 24 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]