collapse

Autor Tópico: Lanterna para carregar ponteira luminescente.  (Lida 2695 vezes)

Offline Carlos Coelho

• Robalo
    • Alfena
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:51 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Lanterna para carregar ponteira luminescente.
« em: 18:57 Segunda, 02 de Junho de 2014 »
Boas,

A minha duvida é a seguinte alguém conhece lanternas próprias e aonde se vendem para carregar a florescência das ponteiras das canas.

Estive a ler um artigo sobre isto mas fiquei sem saber qual o tipo de luz.

Já experimentei com a minha lanterna de led mas a luz vai rapidamente embora.

Acho eu que se essas lanternas existirem será mais económico do que estar sempre a comprar starlights.

Cumprimentos
Carlos Coelho
Carlos Coelho

Offline NelsonVeloso

• Marlin
    • Porto (Francos)
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Lanterna para carregar ponteira luminescente.
« Responder #1 em: 20:18 Segunda, 02 de Junho de 2014 »
acho que nunca ouvi falar disso...  ???
mas as ponteiras já trazem esse material de origem, ou é algo que se aplica na ponteira?  :huuum:

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #2 em: 20:37 Segunda, 02 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha duvida é a seguinte alguém conhece lanternas próprias e aonde se vendem para carregar a florescência das ponteiras das canas.

Não basta teres a lanterna, será importante que a ponteira da cana tenha uma cinta fosforescente, o que em princípio as ponteiras brancas não têm.

Essas lanterna são de ultra violetas e são muito usadas em Espanha porque pescam principalmente de noite e servem para iluminar as chumbadas pintadas com tinta fosforescente.

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 21:41 Segunda, 02 de Junho de 2014 »
Se o brilho se vai depressa, tanto faz a luz que usas que o resultado vai ser o mesmo.
A diferença é no tempo que demora a "carregar", com UV é mais rápido (se a potência for a mesma, claro).
Eu comprei uma lanterna UV das de verificar notas falsas nos chineses para experimentar, como esta:

E a única vantagem é que à noite não encandeia como a luz normal. Se olhar para a luz branca duma lanterna potente, mesmo sem ser diretamente, demora um bocado até a vista se voltar a adaptar ao escuro.
A vantagem é pequena (basta ter cuidado ao iluminar o fosforescente) e por isso deixei de a usar.

Offline Carlos Coelho

• Robalo
    • Alfena
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 22:07 Segunda, 02 de Junho de 2014 »
Obrigado a todos pela informação.

No meu caso tenho duas canas tubertini frontera será que o material fluorescente com que vem pintadas as ponteiras será próprio para essas lanternas?

Nelson grande parte das canas vem com as ponteiras pintadas com tinta flurescente, que carregada com uma luz de noite fica a brilhar não sendo necessário o uso de starlight as canas que não estiverem pintadas á sempre a possibilidade de colar uma fita própria para o mesmo efeito isto foi o que eu entendi.

Este assunto para os mais interessados foi lido na revista (Mundo da pesca) do mês de Junho pag.17
Carlos Coelho

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 14:10 Quarta, 04 de Junho de 2014 »

Companheiro Carlos, eu uso uma lanterna de cabeça que tem uma posição que dá luz UV e já usei a carregar, não ponteiras, mas chumbadas fluorescentes e na verdade carrega e fica bem visível mas isso dura muito pouco tempo.

O meu companheiro das pescarias tinha algumas chumbadas revestidas e chagamos a experimentar, vê-se aquando do lançamento mas depois quando regressa já não brilha nada.

Acho que isso numa ponteira não resultará com a qualidade de um starlight, pode ser fácil de ver a ponteira quando a iluminas mas no escuro, tenho as minhas dúvidas.

Força nas pescarias :fixe:

Offline pantao

« Responder #6 em: 14:28 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
Vou dar a minha opinião, uma vez que percebo um pouco disso.
A tinta tem como termo técnico foto-luminescente, em vez de tinta podem ir a uma casa de extintores e eles vendem fita autocolante usada nos paineis de segurança contra incendio ( exemplo paineis das garagens que quando desligam as luzes ainda vemos onde eles estão, que cortada uma tirinha de 2mm e colada ao longo da cana fica mt bom.
O que sobrar da fita colem nos interruptores das luzes em casa que vão ver que da muito jeito durante a noite ;)
e cortem umas estrelas e colem no tecto da criançada que eles vão adorar!
Voltando a questão da luz, pode ser luz normal, mas uma lanterna de ultravioletas é mt melhor porque o  fosforo é o elemento presente nestas fitas1tintas ,que tem a caracteristica de luminescencia, quando exposto a uma fonte de luz de ultra violetas.
 CUIDADO QUE LANTERNAS DE ULTRA VIOLETAS CAUSAM CEGUEIRA quando expostas directamente ao olhar.
Podem comprar uma lanterna de LED normal nos chinocas e numa casa de electronica pedirem para trocar por um led de ultavioletas, este custa cerca de 1 a 2 euros.
Fazem a lanterna por 5 euros na boa.
Espero ter ajudado

Offline Marco Caparica

• Marlin
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 14:53 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
A última cana que comprei (Speedcast telesurf) vem com essa ponteira e comprei uma lanterna própria por 9 ou 10€, mas só experimentei em casa mas a ideia com que fiquei é que a ponteira não fica muito tempo iluminada. Amanhã ponho uma foto da lanterna para o companheiro ver.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.

Offline Carlos Coelho

• Robalo
    • Alfena
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 15:20 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
Mais uma vez obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Por curiosidade vou arranjar uma lanterna UV só para experimentar, de qualquer forma e á cautela vou levar os starlights.
Carlos Coelho

Offline pantao

« Responder #9 em: 17:16 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
Se usares esta fita, que é muito melhor que qualquer ponteira pintada com tinta foto-luminescente dura a vontade cerca de meia hora em noites claras e 1-2hrs em noites escuras.
Tens aqui os links dos leds e da fita.
O led basta ligares  directamente a uma pilha qualquer de 1.5 volts seguinto a polarizazão correcta que ja funciona

Offline Marco Caparica

• Marlin
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 08:59 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Carlos a lanterna que eu comprei é esta:

Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]