collapse

Autor Tópico: Shimano fliegen vs daiwa basia sld qdx  (Lida 2553 vezes)

Offline joao93

• Robalo
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:48 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Shimano fliegen vs daiwa basia sld qdx
« em: 14:45 Quinta, 19 de Dezembro de 2019 »
Boas companheiros
Alguém já experimentou o daiwa sld qdx? O que acham do carreto?
Acham superior ao fliegen?
O fliegen tenho e gosto bastante dele mas estou indeciso entre mais um fliegen ou experimentar outros carretos e marcas.
Sem ser estes que outros carretos podem aconselhar?
Desde já obrigado e boas festas a todos!

Offline pjc

• Marlin
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Shimano fliegen vs daiwa basia sld qdx
« Responder #1 em: 16:36 Quarta, 25 de Dezembro de 2019 »
Também tenho Shimano e andei para os trocar por esse Daiwa (gosto do pormenor da pega em madeira) se adquires outro Shimano tens a vantagem das bobines todas compatíveis e se estás satisfeito com os teus não mudes.
Cada um tem a sua opinião, o ideal é ires á pesca com alguém que tenho um para experimentares, ainda não descartei a compra de um conjunto da Daiwa, mas por enquanto mantenho-me fiel aos Shimano, o quinto vem para o ano.
O mal do mundo são os €€€€€

Offline joao93

• Robalo
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 18:58 Quarta, 25 de Dezembro de 2019 »
Não conheço ninguém que tenha este carreto e como nunca tive um daiwa de surfcasting era mais para ver as diferenças entre marcas e neste caso como a diferença de preço não é muita se o daiwa fosse superior ao shimano se valia a pena trocar porque estou satisfeito com o fliegen.

Offline pjc

• Marlin
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 19:08 Quarta, 25 de Dezembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conheço ninguém que tenha este carreto e como nunca tive um daiwa de surfcasting era mais para ver as diferenças entre marcas e neste caso como a diferença de preço não é muita se o daiwa fosse superior ao shimano se valia a pena trocar porque estou satisfeito com o fliegen.

Para uns pode ser superior, mas se estás satisfeito, um conjunto de 3 fica top, e depois á sempre o pormenor das bobines serem todas compatíveis.
O ideal é ter um na mão e pescar com ele, procura nos fóruns alguém que tenha um, vais a pesca com ele e experimentas.
O mal do mundo são os €€€€€

Offline joao93

• Robalo
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 19:31 Quarta, 25 de Dezembro de 2019 »
Sim ser superior é relativo e como não tenho tido problemas com o fliegen não devo mudar.

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 21:10 Quarta, 25 de Dezembro de 2019 »
Não acho superior.
Sobre a pega, são gostos. Eu acho horrivel.
Pegas em madeira acho muito vintage.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline joao93

• Robalo
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 22:07 Quarta, 25 de Dezembro de 2019 »
Eu o que tinha visto não tinha a pega em madeira mas acho que as características dos dois eram as mesmas.
Mas se não é um carreto superior é já tendo uma boa experiência com os fliegen não deve valer a pena mudar.
Obrigado a todos pela opinião

Offline Mguima

• Corvina
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
« Responder #7 em: 18:41 Sexta, 27 de Dezembro de 2019 »
Eu andei nessa indecisão no ultimo mês (Até pedi a opinião aqui no forum).  Falei com varias pessoas que têm os Basia pois não é fácil encontrar reviews dos mesmos. Dos Fliegen já é bem mais fácil.
O que te posso dizer é que experimentando em mão tanto o Basia como o Fliegen, logo à partida o Basia parece me superior em determinados aspectos porque é um carreto mais suave, mais "justo" e muito mais equilibrado (no fliegen o carreto "dança" muito mais lateralmente), o Basia é um pouco mais leve também.  Outro aspecto que me seduziu foi o enrolamento que para mim em termos teóricos me parece mais bem conseguido para obter melhor distancia de lançamentos (opiniao também partilhada por varias pessoas que têm os Basia).
Com as bobines conicas da MVSpools a recuperação passa para 96cm (Já estive a medir).
O Drag para mim é muito superior ao Fliegen que para mim é excessivamente rápido, o que pode em.alguns casos com fios muito finos correr mal.
Algo que me "chateia" um pouco é olhar para o corpo de um fliegen e de um ultegra e não notar grandes diferenças também.
Depois de obter estas informações e de os experimentar posso dizer que optei por comprar dois Basia 45 SLD QDX.
Relativamente à durabilidade e fiabilidade dos mesmos só o tempo o poderá dizer.
Relativamente à falta de força que me foi transmitida por algumas pessoas,  não o senti de todo das 5 pescas que fiz até agora.
Para além disso são para mim muito mais bonitos esteticamente.  O0
« Última modificação: 18:44 Sexta, 27 de Dezembro de 2019 por Mguima »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joao93, nuno mendonça

Offline joao93

• Robalo
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 19:08 Sexta, 27 de Dezembro de 2019 »
O drag podia ter um ajuste um pouco mais fino, não que seja mau e que falhe mas mais pelo que dizes em linhas finas ás vezes sinto necessidade de dar um pouco mais de linha ao peixe mas quando dou um clic quase que distensa a linha mas não tenho termo de comparação em relação aos basia.
Por outro lado o fliegen não me têm dado problemas.
Em relação às bobines tenho também a hipótese das bobines mais largas da seafishing que aomentam 10cm de linha recolhida em relação aos 84 de origem e são bastante leves.
Ainda tenho algum tempo para decidir e todas as opiniões são bem vindas! Obrigado!

Offline edu73

• Robalo
  • elas andem ai.
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:45 Segunda, 22 de Setembro de 2014
« Responder #9 em: 22:30 Quinta, 02 de Dezembro de 2021 »
Boas tenho os 2 ,o meu daiwa não tem a pega de madeira tem a pega de borracha,eu prefiro o daiwa esse carreto usa a mecânica do basiair,tem bobine 45 e é muito mais leve.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [Hoje às 09:49]

Passador fuji lowrider por duas [Hoje às 09:26]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]