Eu andei nessa indecisão no ultimo mês (Até pedi a opinião aqui no forum). Falei com varias pessoas que têm os Basia pois não é fácil encontrar reviews dos mesmos. Dos Fliegen já é bem mais fácil.
O que te posso dizer é que experimentando em mão tanto o Basia como o Fliegen, logo à partida o Basia parece me superior em determinados aspectos porque é um carreto mais suave, mais "justo" e muito mais equilibrado (no fliegen o carreto "dança" muito mais lateralmente), o Basia é um pouco mais leve também. Outro aspecto que me seduziu foi o enrolamento que para mim em termos teóricos me parece mais bem conseguido para obter melhor distancia de lançamentos (opiniao também partilhada por varias pessoas que têm os Basia).
Com as bobines conicas da MVSpools a recuperação passa para 96cm (Já estive a medir).
O Drag para mim é muito superior ao Fliegen que para mim é excessivamente rápido, o que pode em.alguns casos com fios muito finos correr mal.
Algo que me "chateia" um pouco é olhar para o corpo de um fliegen e de um ultegra e não notar grandes diferenças também.
Depois de obter estas informações e de os experimentar posso dizer que optei por comprar dois Basia 45 SLD QDX.
Relativamente à durabilidade e fiabilidade dos mesmos só o tempo o poderá dizer.
Relativamente à falta de força que me foi transmitida por algumas pessoas, não o senti de todo das 5 pescas que fiz até agora.
Para além disso são para mim muito mais bonitos esteticamente.