collapse

Autor Tópico: Segurança  (Lida 1070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Segurança
« em: 21:52 Sábado, 10 de Agosto de 2019 »
Boa noite
Trata-se da minha primeira "posta" na qualidade de "boga" (vi agora  :D )
Começo por dizer que durante estes dias tenho lido muito, imenso, o que aqui escrevem e muito tenho aprendido teoricamente.
Em barco sou uma otima pescadora de chocos e polvos mas em terra sou a tal boga :)
Estou apostada em iniciar-me no spinning e amanhã irei praticar. Logo direi como correu 😁
Não o fiz mais cedo por duas questões que se colocam sobre segurança: locais que possa pescar legalmente e que não sejam em rochas ou sitios que me causem stress e por outro o receio de que apareça alguém que me assalte ou faça mal.
Nunca pensam nisso?  Tomam alguma medida?
"No man is an island"
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6418
  • Agradecido: 1419 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Segurança
« Responder #1 em: 22:44 Sábado, 10 de Agosto de 2019 »
Sozinhos há locais que se devem evitar principalmente de noite.
Tente sempre praticar o seu hobby acompanhada, pelas mais variadas razões.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #2 em: 23:01 Sábado, 10 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite
Trata-se da minha primeira "posta" na qualidade de "boga" (vi agora  :D )
Começo por dizer que durante estes dias tenho lido muito, imenso, o que aqui escrevem e muito tenho aprendido teoricamente.
Em barco sou uma otima pescadora de chocos e polvos mas em terra sou a tal boga :)
Estou apostada em iniciar-me no spinning e amanhã irei praticar. Logo direi como correu 😁
Não o fiz mais cedo por duas questões que se colocam sobre segurança: locais que possa pescar legalmente e que não sejam em rochas ou sitios que me causem stress e por outro o receio de que apareça alguém que me assalte ou faça mal.
Nunca pensam nisso?  Tomam alguma medida?


Boas Ana :)

Bem se está a começar nas andanças da pesca apeada sim é preferível evitar zonas rochosas e/ou escorregadias para evitar azares.

No que toca á parte da nossa segurança perante outros, devo dizer que de uma forma geral foi rarrissimas as vezes que alguém "não pescador" se veio meter comigo a gozar ou tentar armar-se engraçadinho.

No entanto e sem querer parecer indelicado visto que a Ana é mulher talvez os chicos espertos se sintam mais tentados a ir chatear.

Dependendo do sitio faça-se acompanhar por alguém amigo das pescas. Se for durante o dia e em zonas relativamente povoadas por pessoas. (muitas praias onde vejo praticar spinning tem bares de praia, ou esplanadas) onde está sempre alguém a quem pedir ajuda caso necessidade.

Parece parvo o que vou dizer mas faça-se acompanhar de um apito daqueles do futebol ou de praia. Se alguém chatear use-o pois a pessoa fica logo a pensar se virá alguém.

No entanto devo dizer que em tantos anos de pesca apeada nunca vi uma situação grave em que fosse necessário algo mais do que um "nao me chateies" para a pessoa virar costas.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, AnaCG

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #3 em: 00:46 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Obrigada João, pela ideia que não é nada parva.
Saudações
Ana
"No man is an island"
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Segurança
« Responder #4 em: 10:07 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite
Trata-se da minha primeira "posta" na qualidade de "boga" (vi agora  :D )
Começo por dizer que durante estes dias tenho lido muito, imenso, o que aqui escrevem e muito tenho aprendido teoricamente.
Em barco sou uma otima pescadora de chocos e polvos mas em terra sou a tal boga :)
Estou apostada em iniciar-me no spinning e amanhã irei praticar. Logo direi como correu 😁
Não o fiz mais cedo por duas questões que se colocam sobre segurança: locais que possa pescar legalmente e que não sejam em rochas ou sitios que me causem stress e por outro o receio de que apareça alguém que me assalte ou faça mal.
Nunca pensam nisso?  Tomam alguma medida?

Bom  dia Ana. Primeiro fazer a pesca em sitio frequentado por mais pessoas. Existe um gesto muito simples. Quando vai à  pesca leva telemóvel? Se sim então  ligue o GPS do seu telemóvel.  Quando chegar ao  local  onde pretende fazer a pesca,  faça uma chamada qualquer  , para quem quiser. Diga a essa pessoa que vai andar naquela zona.  A partir dai ande sempre com o GPS ligado.  Qualquer coisa  que haja ,ouve um sinal  que foi emitido , e esse sinal serve como ponto de partida para qualquer coisa.Quando vou à  pesca sozinho , é  isso que faço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, AnaCG

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #5 em: 16:23 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Boa tarde, Obrigada António
 Nunca iria lembrar disso...É uma boa medida e que irei aplicar.
Ora bem, hoje saí em direção à Fonte da Telha e vi o sol nascer com malta que estava a sair dos bares (pode ser problemático, não o foi)
 Tudo tranquilo no que toca a sentir-me segura. estava um mar assim para o grande e um ventinho que serviu apenas para treinar, aprender que tenho de ir mais bem equipada quanto ao calçado e cana. Cada vez que fazia um lance lá vinha um caranguejo agarrado à amostra :/
Se fosse à pesca do caranguejo tinha sido um sucesso?
O mar cada vez maior decidi ir conhecer Cova do Vapor. Vi logo pescadores num
Pontão e fui para perto, muito perto :)
Decidi estudar primeiro e reparei que a cana não estava adequada àquele mar e sítio (o que ja sei há algum tempo).
Foram todos uma simpatia e entre pescas lá vinham perguntar quando é  que eu atirava a linha.
Decidi lançar uma única vez com a amostra pior que tinha e fiquei logo sem a minha boia e amostra. Era melhor ficar quietinha a observar e aprender. Mais uma troca de comentários e prometi a um deles que proximamente  levo uma cana em condições para os acompanhar.
Eles iam pescando algum peixes e o vento forte que nem um desatino. Despedi-me deles e fui para a praia levar com mais corrente vento e alforrecas.
Resumindo, este foi o diário de uma "boga" que, apesar de só apanhar frio e caranguejos, vem cansada, feliz e mais segura de partir sozinha para a pesca sem descurar a segurança.
Proximamente darei prioridade ao equipamento.
Saudações
Ana




 
"No man is an island"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Glória

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6418
  • Agradecido: 1419 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Segurança
« Responder #6 em: 16:31 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
É também de dias assim que se fazem os pescadores.
Obrigado pelo relato.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #7 em: 16:34 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É também de dias assim que se fazem os pescadores.
Obrigado pelo relato.

E caranguejos no mar sem pernas ;)
"No man is an island"
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Segurança
« Responder #8 em: 16:53 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foram todos uma simpatia e entre pescas lá vinham perguntar quando é  que eu atirava a linha.

Uma das vantagens de ser pescadora.  :sim:
Se fosse pescador, nem queira imaginar qual seria o desejo da maioria deles, principalmente naquele local.  :twisted:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline Tira Teimas

Re: Segurança
« Responder #9 em: 17:02 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde, Obrigada António
 Nunca iria lembrar disso...É uma boa medida e que irei aplicar.
Ora bem, hoje saí em direção à Fonte da Telha e vi o sol nascer com malta que estava a sair dos bares (pode ser problemático, não o foi)
 Tudo tranquilo no que toca a sentir-me segura. estava um mar assim para o grande e um ventinho que serviu apenas para treinar, aprender que tenho de ir mais bem equipada quanto ao calçado e cana. Cada vez que fazia um lance lá vinha um caranguejo agarrado à amostra :/
Se fosse à pesca do caranguejo tinha sido um sucesso?
O mar cada vez maior decidi ir conhecer Cova do Vapor. Vi logo pescadores num
Pontão e fui para perto, muito perto :)
Decidi estudar primeiro e reparei que a cana não estava adequada àquele mar e sítio (o que ja sei há algum tempo).
Foram todos uma simpatia e entre pescas lá vinham perguntar quando é  que eu atirava a linha.
Decidi lançar uma única vez com a amostra pior que tinha e fiquei logo sem a minha boia e amostra. Era melhor ficar quietinha a observar e aprender. Mais uma troca de comentários e prometi a um deles que proximamente  levo uma cana em condições para os acompanhar.
Eles iam pescando algum peixes e o vento forte que nem um desatino. Despedi-me deles e fui para a praia levar com mais corrente vento e alforrecas.
Resumindo, este foi o diário de uma "boga" que, apesar de só apanhar frio e caranguejos, vem cansada, feliz e mais segura de partir sozinha para a pesca sem descurar a segurança.
Proximamente darei prioridade ao equipamento.
Saudações
Ana




 

Ola Ana bem vinda

com boia é corrico nao é spinning
um dia que venhas para a margem sul apita, ja á algum tempo que nao faço uns lançamentos

participa no forum e diverte-te
abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #10 em: 17:16 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Obrigada Tira Teimas
Usei apenas boia no pontão. Na minha ideia a boia iria facilitar visualmente e de maneira que a amostra não ficasse presa nas rochas. (boiando e eu controlaria)
Sinceramente nem percebi como foi:) fiz um lançamento distante mas foi super rápido qdo olhei já estava presa..:/

"No man is an island"
 

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #11 em: 17:25 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foram todos uma simpatia e entre pescas lá vinham perguntar quando é  que eu atirava a linha.

Uma das vantagens de ser pescadora.  :sim:
Se fosse pescador, nem queira imaginar qual seria o desejo da maioria deles, principalmente naquele local.  :twisted:

Pareceram me que eram todos amigos uns dos outros e sim foram bem educados
E simpáticos. Inclusive quando cheguei abriram bastante espaço. Também vi um a ajudar outro a retirar não sei bem se o peixe se algo que estivesse preso.
Mas acredito que sejam tolerantes com uma boga ahahahah
Para a próxima tiro foto com eles e esperemos que com pesca lol
"No man is an island"
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6418
  • Agradecido: 1419 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Segurança
« Responder #12 em: 17:27 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Não estivéssemos nós num país de cavalheiros.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Segurança
« Responder #13 em: 18:28 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Ola Ana, há muita informação por ler aqui no forum, para quem está a começar têm um excelente guia, no entanto, é mesmo na parte pratica que vai realmente «aprender», pois todos nós aprendemos todos os dias.

As questões que colocou são interessantes. Nos dias de hoje pescar sozinho é um risco, á noite pior, mas tambem vai depender da zona onde vai pescar. Em cima das rochas (pesca em altura) nunca pesco sozinho. O mesmo aplica-se pescar á noite na Costa Vicentina, por exemplo. Perto da minha zona (Ferragudo, Portimão, Armação) pesco em qualquer sitio sozinho, de noite. Em locais onde há diversão noturna perto, já que referiu tambem uma situação vou reportar as minhas, já me aconteceu brincarem comigo, já me aconteceu agarrarem no chavalar para se meterem comigo (vi a coisa mal mas depois não aconteceu nada), e acontece virem grupos fumar aquelas coisas esquisitas, malta bebeda a fazerem asneiras, pelo que tenho evitado, como tanto gosto, de ir ao molhe da praia da rocha fazer o raiar dos dias ao fim de semana.

Para onde vou há sempre alguem que sabe, a dica que o Antonio lhe deu a respeito do telemovel é boa. Quanto chego ao local tiro fotos e envio sempre a alguem que costuma pescar comigo e á minha mulher.

Quando não há rede, ao estilo da Costa Vicentina, sabem sempre onde estou mas a pescar á noite NUNCA vou sozinho. É uma zona muito batida para descarregamentos de droga pelo mar e há locais onde chegam a vandalizar carros.

Aproveite o facto de ser mulher para a malta lhe ajudar, acredite que se fosse um homem, a maioria não lhe abriria espaço nenhum  ;D.

Disfrute deste nosso pesqueiro e esteja a vontade  ;)
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline AnaCG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019
Re: Segurança
« Responder #14 em: 18:38 Domingo, 11 de Agosto de 2019 »
Obrigada Nelson.
Por acaso quando vi o grupo à porta do bar comecei logo a pensar, estão bebidos e ainda pode dar para o torto mas foi tranquilo. Serve de alerta para se evitar. No entanto sei de pessoas q vão sozinhas de noite seja para a Lagoa ou Ericeira e considero perigoso em todos os sentidos. Assaltos, molestarem, acidentes. Estar só  torna-se mais complicado.
"No man is an island"
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por FilipePC [Hoje às 19:16]

Cana surf casting híbrida para competição por inc.pt [Hoje às 18:35]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:16]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]