collapse

Autor Tópico: Carreto para Spinning no mar  (Lida 7049 vezes)

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Carreto para Spinning no mar
« Responder #15 em: 10:03 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Passei numa loja de especialidade hoje, comprei um Sienna 4000 FE a 30€. Havia um Daiwa por 60€ com praticamente os mesmos specs, mas pelo preço convenceu-me! :D
Obrigado pelas dicas malta!

Não conheço o carreto mas creio que foi uma má escolha.
Não me acredito que seja carreto para mais de meia dúzia de pescas e, se agarrares um tarolo, nem me acredito que tenha força para o tirar da rebentação..

Em praia é bem capaz de tirar, pode é nunca mais ser carreto. Um amigo meu calhou de se juntar ao pessoal á última da hora, com um carreto da Decathlon que era o que tinha no carro. Era só pra matar um bocado o tempo, tava tranquilo. Matou um robalão daqueles mesmo tronco, com cerca de 4,5kgs, e pô-lo cá fora, com esforço e a levar o seu tempo mas pôs. Drag aberto, aproveitar as ondas e tal... Foi o fim da pesca que até o veio torceu, mas o peixe bateu com os costados na areia 😉
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #16 em: 11:43 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Passei numa loja de especialidade hoje, comprei um Sienna 4000 FE a 30€. Havia um Daiwa por 60€ com praticamente os mesmos specs, mas pelo preço convenceu-me! :D
Obrigado pelas dicas malta!

Não conheço o carreto mas creio que foi uma má escolha.
Não me acredito que seja carreto para mais de meia dúzia de pescas e, se agarrares um tarolo, nem me acredito que tenha força para o tirar da rebentação..

Em praia é bem capaz de tirar, pode é nunca mais ser carreto. Um amigo meu calhou de se juntar ao pessoal á última da hora, com um carreto da Decathlon que era o que tinha no carro. Era só pra matar um bocado o tempo, tava tranquilo. Matou um robalão daqueles mesmo tronco, com cerca de 4,5kgs, e pô-lo cá fora, com esforço e a levar o seu tempo mas pôs. Drag aberto, aproveitar as ondas e tal... Foi o fim da pesca que até o veio torceu, mas o peixe bateu com os costados na areia 😉

Tudo é possível mas, nas praias da costa ocidental portuguesa, nos dias em que temos mar robaleiro, as escoas, etc.... vai ser uma lotaria..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline Raphael

• Robalo
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:22 Domingo, 09 de Julho de 2017
« Responder #17 em: 14:10 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Vamos a ver... se torcer, aprendo e nao fui à falencia, e tem 3 anos de garantia. Mas tenho visto que as opiniões dividem-se, se rebentar, mas tirar um tarolo com 2kg ja paga o carreto, o robalo grande de mar esta a 20€ kg no intermarché! Vou la vende-lo e compro outro carreto e meto aquele na garantia! XD

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 14:34 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Atenção que as garantias não cobrem tudo.....

Um robalo de 2 kgs é um tarolinho.....

O que te estavam a querer dizer é que podes chorar um tarolo 6/7/8 por falta de carreto.

E a água não corre duas vezes no mesmo rio, perder um tarolo desses por falta de material, nunca se esquece.

>:D >:D >:D
Trindade , o gradeiro do Oeste

Offline A Machado

• Marlin
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 16:51 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Atenção que as garantias não cobrem tudo.....

Um robalo de 2 kgs é um tarolinho.....

O que te estavam a querer dizer é que podes chorar um tarolo 6/7/8 por falta de carreto.

E a água não corre duas vezes no mesmo rio, perder um tarolo desses por falta de material, nunca se esquece.

>:D >:D >:D

E mais nada....
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline A Machado

• Marlin
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 17:00 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Vamos a ver... se torcer, aprendo e nao fui à falencia, e tem 3 anos de garantia. Mas tenho visto que as opiniões dividem-se, se rebentar, mas tirar um tarolo com 2kg ja paga o carreto, o robalo grande de mar esta a 20€ kg no intermarché! Vou la vende-lo e compro outro carreto e meto aquele na garantia! XD

Eu nunca quereria aprender dessa forma mas..... cada um sabe de si.
Um robalo de 2 kg, acabado de sacar ao anzol, vale bem mais de 20€/kg e continuo a afirmar, que em mares robaleiros na costa ocidental portuguesa, dificilmente vingarás um peixe desses sem carreto capaz..

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #21 em: 17:17 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Um carreto para altura e na vertival ( embarcada ) é diferente de pescar na horizontal ( praia ).
Na praia o carreto não faz tanto esforço, se quiser nem faz nenhum.
Um peixe de "respeito" não pode ser rebocado pelo carreto. O carreto é somente para arrumar a linha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
« Responder #22 em: 17:24 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Eu sou de acordo em parte com essa afirmação, no spinning com canas curtas é mais dificil trazer o peixe com a cana  e enrolar a linha que por exemplo no surfcasting com canas mais compridas

Offline joaoroque

• Marlin
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
« Responder #23 em: 17:28 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Um carreto para altura e na vertival ( embarcada ) é diferente de pescar na horizontal ( praia ).
Um peixe de "respeito" não pode ser rebocado pelo carreto. O carreto é somente para arrumar a linha.

Tal e qual o que eu acho, tal como no surfcasting, é fácil puxar um peixe nas calmas,com o drag bem aberto, sem esforçar em demasia o carreto

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
« Responder #24 em: 17:54 Terça, 09 de Julho de 2019 »

Totalmente de acordo! Aquilo que tira o peixe no spinning, surfcasting e boia é essencialmente a cana, o drag e mais importante, o pescador, é preciso kit unhas para a coisa...
Afinal de contas, para que é que pescamos? Para apanhar peixe? Para sentir o peixe durante aqueles brilhantes momentos de adrenalina em que temos o peixe a debater.se contra nós?

Quando comecei a pescar o importante para mim era faz x peixes de x kg cada um (como é lógico) ... Com o passar dos anos e das pescas fui percebendo que eu pesco para sentir o peixe durante aqueles 5/10 minutos em que temos o peixe no anzol e depois sentir a gratidão e sentimento de satisfação quando metemos o peixe a seco... É isso que me move na pesca, aquelea 5/10 minutos...

Se quisermos não usar o drag e simplesmente rebocarmos o peixe com o carreto, essa essência perde.se e sinceramente não me fascina minimamente...

Fica a minha opinião, acerca dos carretos, importantes, sim, sem dúvida... Mas de todo o conjunto para mim é o menos importante no momento de tirar um peixe (um bom drag é crucial, mas de resto...)
O Mar faz o Pescador

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoroque

Offline joaoroque

• Marlin
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
« Responder #25 em: 18:04 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Antonio Silva totalmente de acordo, quando eu comecei a ir para o alentejo tentar apanhar carpas com canas 2-10g com 2m e pouco muitos dos que lá tavam disseram que era tolo , que ia partir tudo etc, com calma e com tempo meti a seco carpas até maiores do que os que lá estavam... E a pescar com multi 0.11 e estralho 0.20, no ano passado apanhei umas 5 carpas com mais de 2kg com esse material, foi uma semana divinal para mim :)

Offline Raphael

• Robalo
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:22 Domingo, 09 de Julho de 2017
« Responder #26 em: 22:38 Terça, 09 de Julho de 2019 »
OK....agora ja percebi extamente o queriam dizer.  ;D
Não estava a entender que me estavam a dizer que ia estragar o carreto a rebocar o peixe com o drag fechado. Nem me passou pela cabeça fazer tal coisa com este carreto nem com outro, nunca pensei que ao spinning a malta rebocasse o peixe 100% de carreto, daí a minha resposta anterior. Agora faz sentido as vossas chamadas de atenção!
Vamos ver como correr, pelo andar da carruagem tenho carreto pa vida, que a unica coisa que apanho é algas e linhas de outros pescadores.

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 01:11 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Antonio Silva totalmente de acordo, quando eu comecei a ir para o alentejo tentar apanhar carpas com canas 2-10g com 2m e pouco muitos dos que lá tavam disseram que era tolo , que ia partir tudo etc, com calma e com tempo meti a seco carpas até maiores do que os que lá estavam... E a pescar com multi 0.11 e estralho 0.20, no ano passado apanhei umas 5 carpas com mais de 2kg com esse material, foi uma semana divinal para mim :)

Ora aí está, o importante da pesca é apreciar e desfrutar do momento... Há umas semanas eu parei de pescar para ficar sentado a olhar para o pôr do sol... Fiquei vidrado a olhar para aquilo... A pesca é isso mesmo, aproveitar cada momento e conseguir tirar satisfação de cada pequena coisa, desde um simples pôr do sol aos momentos com amigos/colegas de pescs e por fim os 10 minutos com o peixe... E no fim disso tudo está a quantidade de peixe capturado...
O Mar faz o Pescador

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 01:16 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
OK....agora ja percebi extamente o queriam dizer.  ;D
Não estava a entender que me estavam a dizer que ia estragar o carreto a rebocar o peixe com o drag fechado. Nem me passou pela cabeça fazer tal coisa com este carreto nem com outro, nunca pensei que ao spinning a malta rebocasse o peixe 100% de carreto, daí a minha resposta anterior. Agora faz sentido as vossas chamadas de atenção!
Vamos ver como correr, pelo andar da carruagem tenho carreto pa vida, que a unica coisa que apanho é algas e linhas de outros pescadores.

Nunca se deve rebocar um peixe... No spinning é habitual ter o drag mais fechado quando comparado com o surfcasting... No spinning o drag só funciona quando não há outra hipótese, já tive robalos com 7 e 8kg em que tive de os tirar como se fossem douradas... Agora de resto não o rebocamos, vamos apenas o aguentar apenas usando a cana e muito pouco de drag... A única situação em que se pode usar o drag à vontade é quando não há pedras por perto... Quando eles têm pedras e estão ferrados, têm a tendência a ir para debaixo delas e aí é quase certo que o peixe vai fugir...
O Mar faz o Pescador

Offline Lunatic.mind

• Robalo
  • Um mau dia de pesca é melhor que ir trabalhar!
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:39 Terça, 17 de Julho de 2018
« Responder #29 em: 10:19 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Ah e Alek de tirar um tarolo a muito pouco tempo em agosto do ano passado tirou também uma carpa de 3 kilos em Penacova...   Com o drag bem aberto e coisa de 5 minutos mas saiu CA para fora, secalhar os caperlan nao são assim tao maus...

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 19:03]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]