collapse

Autor Tópico: Côa e Zêzere  (Lida 1663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Côa e Zêzere
« em: 15:35 Terça, 25 de Junho de 2019 »
Na semana passada fui para os lados do Sabugal / Belmonte e fiz algumas saídas às trutas!
Nunca dediquei muito tempo a este tipo de pesca nem tinha material especifico para tal, mas resolvi aventurar-me à mesma.
Fui ao sabugal onde maior parte do coa é concessionado. Comprei a licença na bomba da gasolina(galp) e lá fui eu..
A montante da praia fluvial do sabugal muita muita truta, mas pequenas.. os primeiros 3 lançamentos que fiz , 3 trutas minúsculas..  resumindo, eram tantas que me fartei, e resolvi antes ir dar uns mergulhos e beber umas bejecas.. 
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Um pouco mais tarde voltei a fazer uns lançamentos mas agora fui para jusante da praia fluvial.. aqui tb havia muita truta pequena mas já se viam algumas maiorzitas.  Consegui tirar uma já maior  e esta já se pode dizer que deu uma boa luta..

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

No domingo fui para o Zezere , e comecei a pescar na zona da ponte de Valhelhas para jusante.. nesta zona encontram-se alguns açudes e poços já com alguma profundidade  e que são zonas onde temos mais probabilidade de encontrar peixes de maior porte.

Mal lá cheguei, dei por falta da minha caixa com uns “micro” vinis que nos dias antes tinha sido os mais produtivos. Não desanimei e saquei  da mochila de uns crankbaits xinocas comprados no aliexpress.. não tinhas grande esperança mas tb não tinha alterativa senão pescar com eles.. ao chegar perto de agua vejo logo uma truta já de bom de tamanho na outra margem do rio.  Optei por não lançar pois se o fizesse o mais provável era o crankbait cair mesmo em cima da truta e espanta-la. Esperei um pouco e a truta começa a vir para o centro do rio e a movimentar-se para montante e aí sim já optei por fazer uns lançamentos.. resultado = zero..
Após ter batido essa zona toda sem resultados parei um bocado, dei um mergulho e descansei um bocado.. se há coisa que eu gosto, é de estar no meio da natureza só a desfrutar/contemplar , sem fazer nada. :)
Faltava pouco tempo para me ir embora e lá fui fazer mais uns lançamentos. De repente ouço o alarme do meu telemóvel ao longe. Estava na hora de ir embora, a minha namorada vinha buscar-me a Valhelhas e tinha comboio dentro de uma hora na Covilhã. Fiz um ultimo lançamento e já estava para recolher o crankbait quando sinto um puxão violento! Era uma bela truta mas tenho que admitir que não me deu prazer nenhuma tira-la pois estava tão próxima da margem que em 1 segundo a tirei para fora, sem grande luta.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Agora vem a parte “engraçada”… agora farto-me de rir com a situação mas na altura vi-me aflito.. 
Quando estava a manusear a truta para lhe tirar a fateixa ela deu um safanão, libertou-se caindo no chão e eu fiquei com o crankbait bem cravado aos calções na zona da breguilha. Com a pressa em libertar a truta cortei a linha , dirigi-me ao rio onde a deixei já um pouco combalida mas lá foi à sua vida.  Com o “stress” de me ir embora opto por arrumar o material , ponho a mochila às costas  e começo a caminhar para o carro sendo que pensei que seria melhor tirar o crankbait agarrado aos calções quando lá chegasse.  Lolol 
A meio do caminho vejo um carro ao longe na minha direção e penso cá mim.. “eh pa  que vergonha, um gajo aqui com um crank agarrado aos tomates , o que é que aquela malta vai pensar quando se cruzar comigo..”
Começo a tentar sacar o crank que estava firmemente agarrado aos calções , de repente escapa-me e  cravo uma fateixa numa mão, em dois dedos.. daassssssssssssssssssssssssssssssssssss s   
Agora estão a ver o filme, dou por mim de mochila às costas com um crankbait com um fateixa bem cravada nos calções e outra em dois dedos de uma mão. O carro entretanto deu meia volta para trás e nunca mais o vi..
Cheguei à ponte de Valhelhas e enquanto esperava pela minha namorada lá consegui tirar a fateixa dos calções e de um dos dedos mas continuava uma fateixa firmemente agarrada ao polegar da minha mão direita.. esta ultima tinha entrado até ao osso.. grrrrr
Entretanto lá chegou a Rita e fomos em direção à Covilha onde ia apanhar um comboio para LX em 40 minutos. Felizmente lá consegui tirar a  fateixa antes de chegar ao comboio e não tive de fazer a triste figura de entrar num intercidades com  uma fateixa agarrada ao polegar. 

Apesar de algumas peripécias adorei as minhas jornadas de pesca.
Para concluir , como material usei do mais barato que se encontra por aí.. uma cana da decatlon, um sienna 2500 , uma caixa de amostras da delante  e uns crankbaits do ali..  este é o material que tenho sempre no porta bagagens do carro e que serve para tudo e mais alguma coisa..

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Côa e Zêzere
« Responder #1 em: 16:08 Terça, 25 de Junho de 2019 »
Parabéns pelas pescarias.
Obrigado pela partilha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Côa e Zêzere
« Responder #2 em: 16:30 Terça, 25 de Junho de 2019 »
Andaste bem perto da minha zona, sou do limite do conselho de Almeida com o Sabugal e também já pesquei em valhelhas
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por Usersd [Hoje às 11:56]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]