collapse

Autor Tópico: Canas para bóia, carbono ou fibra?  (Lida 1585 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Canas para bóia, carbono ou fibra?
« em: 21:35 Quarta, 30 de Janeiro de 2019 »
Boas companheiro, a minha dúvida prende-se com o seguinte:
Eu admito que as canas em carbono são melhores em vários aspectos, mas eu toda a vida pesquei com canas de fibra (o dinheiro não abunda), como disse na minha apresentação fazia todo o tipo de pesca Há 10 anos atrás, mas estive 10 anos parado, como devem calcular as canas que eu tinha e que eram baratinhas mas com muitos anos de uso estavam em mau estado (passadores) e eu estupidamente deitei-as fora (já me arrependi) ficando apenas com as canas de surfcasting que estão quase novas talvez porque são canelões relativamente bons (shimano, daiwa, etc)...O grande problema é que tentei comprar uma cana para bóia e só encontro em carbono, e o mais barato foi uma Daiwa triforce 5,00m por 46 euros, ora não é que não valham o dinheiro, mas as minhas canas de meia dúzia de euros duraram uma dúzia de anos a baterem em rochas a caírem etc etc e custa-me dar tanto dinheiro por uma cana que qualquer azar pode causar danos irreparáveis, mas não encontro canas entre os 4, e 5 metros que sirvam para pesca à boia, será que alguém tem conhecimento desse tipo de material??? Obrigado e abraços
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #1 em: 22:06 Quarta, 30 de Janeiro de 2019 »
Na decathlon deve encontrar.
Por acaso tenho uma de lá,
de fundo ligeiro das mais baratas, comprei à uns 5 anos atras e o k é certo é k foi usada,abusada,emprestada e ainda dura :o :o
Deve ter custado uns 30 euros ja com carreto.
Muita hora na lagoa de obidos a puxar limo 8)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #2 em: 23:21 Quarta, 30 de Janeiro de 2019 »
Eu acho que ficas mais bem servido com uma de carbono.
Embora saiba que a carteira também manda.

Vou deixar aqui uma a titulo de exemplo sem ligar a marcas ou lojas em particular.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joseferreira77

Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #3 em: 15:51 Quinta, 31 de Janeiro de 2019 »
estas a falar em pesca de mar?

eu sempre gostei muito da flexibilidade das canas de fibra. são bastante tolerantes.
mas esquece isso.

são mais pesadas
são tão bambas que se tornam horríveis no vento.

e um pouco mais de altura e vergam tanto que dificulta a captura.

aqui há muita gente que te pode recomendar não só canas, mas canas para os teus pesqueiros e carteiras.

diz para onde queres ir pescar, e o orçamento.

 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #4 em: 17:54 Quinta, 31 de Janeiro de 2019 »

 Ó companheiro, acho que terás de procurar bem mas vais arranjar uma cana de carbono que te vai satisfazer (na carteira) o que pretendes.
 Não vás gastar mesmo o pouco que seja numa cana para bóia de fibra de vidro, só o peso daquilo (estou a ver uma cana de 5 metros em fibra) aquilo pesa de tal forma que numa pesca em que tens de estar de cana na mão horas, vais sair da pesca com uma tendinite nos braços :join:

 Nem que vás à Decatlon e aí encontras sempre uma cana para pescares à bóia e por um preço acessível.

  :fixe:
 

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #5 em: 00:00 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Boas companheiros, antes de mais agradeço a vossa atenção e disponibilidade para me ajudarem, é verdade que esperava maior participação, com este tempo a malta refugia-se mais em casa, mas o fórum parece um pouco adormecido  :)) também é verdade que sou muito recente aqui e por isso não posso nem devo fazer juízos de valor, eu próprio passo algum tempo aqui apenas a ver tudo o que são tópicos para tentar absorver o maior conhecimento possível, e se calhar devia participar mais, posto isto vou tentar responder a todos de uma vez para economizar o teclado, :))

Mas antes queria esclarecer alguns pontos, não é que eu seja um sem abrigo ou coisa assim do género, e eu até acho que uma cana de carbono entre 4m a 5m por 35 ou 45 ou 60 ou mesmo 100 euros até são baratas, mas neste momento e porque como já expliquei faço (ou fazia) todos os tipos de pesca e depois de 10 anos afastado do mar tenho de renovar uma grande parte dos vários tipos de material incluindo de caça submarina e como todos devem saber independentemente das capacidades financeiras de cada um, os materiais estão carissimos, já para não falar nas licenças, obviamente tenho de começar por algum lado e escolhi a pesca à bóia (uma das minhas preferidas) para começar, só para terem uma ideia, só em linhas para encher 6 carretos+chicotes+estralhos 75 euros não devem chegar, e é por isso que tenho de poupar o que conseguir.

Agora tentando responder a todos, eu pescava à boia essencialmente em Sesimbra e à noite no porto de abrigo, no pontão velho, e em frente à policia marítima (todos esses locais hoje são proibidos) ou na Cova do Vapor  como tal uma cana de 4m  com acção de 30 a 80g com boia de correr era mais do que suficiente (agora terei de procurar outros pesqueiros e não sei se chegará) é óbvio que uma cana de fibra ao fim de 6, ou 8, ou até mesmo 10 horas como eu fazia deixa o braço em mau estado, mas apanhava o mesmo peixe ou por vezes mais e maiores do que alguns companheiros com canas xpto, até tenho algumas história giras para contar (numa outra altura), volto a dizer que não estou de maneira nenhuma a desvalorizar o carbono, só acho que não seja um investimento tão necessário assim, como por exemplo um bom carreto, apenas isso…

Já andei a pesquisar na Decathlon (online) mas não tinham nada para boia, amanhã vou à loja de Almada ou Coina ver pessoalmente, também andei a ver no Alliexpress e vi umas coisa giras e interessantes em carbono (será?) entre 15 a 25 euros, mas como nunca mandei vir nada de lá tenho algum receio...mas como o tempo não está a ajudar, e não tenho arranjado companhia para me voltar a integrar neste tipo de pesca (a malta tem medo de pescar à noite >:D) ainda tenho algum tempo para pesquisar…uma coisa é certa tenho stock de anzóis de todos os tipos e tamanho até à idade da reforma e esses mantiveram-se impecáveis  ;D.
Grande abraço e desculpem o testamento.
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #6 em: 09:41 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
só em linhas para encher 6 carretos+chicotes+estralhos 75 euros

Para que queres encher 6 carretos?? Como falamos de pesca á boia, que se faz de cana na mão, em principio só vais pescar com uma cana. Quanto muito 2 carretos, e com características diferentes e bobinados com linhas diferentes para abranger várias situações de pesca.

Inserir Citação (seleção)
volto a dizer que não estou de maneira nenhuma a desvalorizar o carbono, só acho que não seja um investimento tão necessário assim, como por exemplo um bom carreto, apenas isso…

Discordo desta afirmação. É claro que um conjunto equilibrado, ou um bom conjunto é importante, mas se não for possível apostava mais na cana, ainda por cima na pesca á boia quase ao nível do mar ( como foi relato ).
Como dizia um amigo " o carreto serve apenas para guardar a linha".
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Online Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Agradecido: 482 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #7 em: 09:47 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Amigo, consegues arranjar linhas para carretos, estralhos chicotes por cerca de 45€ (material de alguma qualidade, claro está), mas também consegues arranjar isso tudo por uns 20€...tudo depende do que queres...

Agora, também te dou uma opinião honesta... É preferível gastar dinheiro uma vez em material bom do que comprar uma vez e depois sentir necessidade de ir voltar a comprar...
Dou.te um exemplo que me aconteceu... Já pesco há alguns anos, mas até 2006 pescava com canelons antigos (e gostava muito e se calhar até apanhava mais peixe do que agora), mas nesse ano comprei uma barros com 4.5mts por 50€, sinceramente continuei a apanhar peixe, mas sentia que precisava de algo melhor ainda (dos canelons para essa barros já foi uma grande evolução), foi então numa tarde na foz do arelho que o amigo meu me emprestou um awa shima (cana de 300€) e eu fiquei apaixonado... Nessa altura eu pensava adquirir uma 2a cana, mas foi então que percebi que era melhor juntar mais uns trocos e comprar uma cana de futuro...
Concluindo, comprei uma awa shima dourada que ainda é cana hoje, por 250€, daí eu dizer que é melhor gastar mais um pouco...

Relativamente à fibra de vidro, é mais resistente, mas será que isso compensa a comodidade de estar à pesca? Desde que se tenha um mínimo de cuidado para o material não cair/bater nas pedras, a cana mantem.se impecável... Não pesco à boia frequentemente, mas faço spinning e sempre ouvi relatos de pessoal que partiu um passador ou a ponteira contra uma pedra... A mim nunca aconteceu nada disso porque temos de ter cuidado com o material e o que me custa a comprar material caro, tenho de o fazer por estimar.

De qualquer forma, sugiro claramente o carbono...
De boia não percebo muito (apenas pesco aos carapaus no verão) mas se precisares de ajuda em material de surfcasting, é só dizeres...
« Última modificação: 09:52 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 por Antonio.Silva »
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 938
  • Agradecido: 217 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #8 em: 11:39 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Se fosse para pescar em altura eu diria que investir num bom carreto era obrigatório, um carreto de 40€ a rebocar um peixe a rondar perto de 1kg ia durar menos que um fósforo, agora para pescar ao nível do mar era preferível sem dúvida apostar mais na cana e "menos" no carreto, uma cana pesada é meio caminho andado para teres de abandonar a pesca mais cedo. O material não faz o pescador, ou se sabe ou não se sabe, mas se é para ir à pesca e levar uma valente tareia no corpo é meio caminho andado para perder motivação. O ideal é ter uma coisa equilibrada, é que ter também um  cana xpto e um carreto em que o drag só tem duas posições aberto ou fechado, também não vale a pena. Eu na boia tenho pescado com material relativamente barato e pesco ao nível do mar também, e apesar de tirar uns peixes e ser perfeitamente funcional há situações que sinto falta de algo melhor

PS: Em relação à linha, para teres uma ideia eu encho um carreto 2 vezes por 12€, pesco com mono à boia só uso multi no spinning, e com mais 10€ tenho fio para estralhos para algum tempo, por isso o ideal seria definir um valor máximo de quanto pretendes gastar na boia, e depois então veres o que consegues comprar, não vale a pena ter milhentas coisas de reserva porque só vais mais carregado para a pesca e depois acabas por nunca as usar e ter ali dinheiro empatado quando o podias ter usado no essencial
« Última modificação: 11:49 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 por Joaol »
 

Offline joseferreira77

Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #9 em: 12:02 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Mário, não vais encontrar nada em fibra de vidro na internet.

na melhor possibilidade vais encontrar canas "reforçadas" com fibra de vidro.

as de fibra de vidro que encontras vai ser em lojas fisicas, e em locais mais interiores.
podes ir a flor da bairrada em anadia que tens lá.  isso e uma deslocação do caneco.

Carretos, hoje um gajo até pode ter uma duzia, e acaba sempre por ter só 1 por cana de cada vez. investe-se mais é em qualidade dos carretos e bobines suplentes para termos os nossos diametros em dia.

Não é por ser carbono ou fibra que as canas apanham peixe. é mais porque tava lá o isco na água na altura.    depois as canas só facilitam o trabalhar do peixe.

antigamente, nos tempos em que reinava o 0/grosso nas linhas, a malta tirava caixotes de peixe. hoje falas com os velhotes, e eles te dirão, o peixe não é como antigamente. a malta reduz as linhas para tentar enganar os poucos que passa e tal, e a pesca torna-se mais leve e muito mais movimentada, mas experimental.

50€ compra uma excelente cana de carbono para a pesca a bóia ao nível do mar; canas que não dizem quanto levantam. são leves e macias.

metes mais 20€ em cima e tens canas muito boas que levantam peixe quando pescamos nos molhes.

metes mais 50-80€ e tens canas que fazem pesca em alturas.

mas confia na malta, e esquece lá isso da fibra. se encontrares uma, a data de fabrico é capaz de ser tão antiga que nem a qualidade da fibra te podem garantir.
« Última modificação: 12:05 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 por joseferreira77 »
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #10 em: 12:03 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 »
Boas!

Como falaste na decathlon, eles têm, ou tinham, isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

(não confundir com Etensis)

Eu tenho a de 4 e 5m e gosto (a de 4m apanhei numa promoção por 30 euros).

A de 6m nunca usei, mas achei "bambalhona" na loja (acabei por comprar uma barros cabo mondego).

Agora umas considerações sobre material...

Eu há 30 anos pescava em Sesimbra, à bóia, com uma cana de surfcasting (muito mais pesada que as de surfcasting que tenho hoje) e com carreto de surfcasting... hoje não consigo, o tempo, que já passou, não mo permite, rapidamente fico com dores nas costas... uma cana leve, se não for por outros motivos, aumenta o conforto em ação de pesca.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #11 em: 01:11 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Boas companheiros, mais uma vez obrigado pela vossa participação, e vou tentar responder a todos de uma vez…

A_G_A, amanhã vou dar uma vista de olhos na Decathlon, já tinha visto essa cana, mas para ser honesto por 50 euros prefiro qualquer dos 3 modelos da Daiwa que estive a ver, e custam entre os 35 e 46 euros, mas não há nada como senti-las nas mãos para comparar ;)

José, concordo ctgo, já desisti de procurar fibra na net, e também acho que se encontrar alguma coisa já deve estar "fora de prazo", já quanto ao valor das canas infelizmente acima dos 50 euros é totalmente incomportável para mim, ando a ver umas no Alliexpress mas vou colocar um tópico no local certo (espero eu) para ver se alguém tem algum tipo de experiência com essas canas.

Joãol, concordo parcialmente ctgo, por experiência própria quase me dei mal por ter um carreto fraco para a ocasião, já com as canas nunca tive problemas, quanto ao cansaço e dores são coisas que não me desmotivam (por enquanto) fazia em média 8h de pesca com a cana (fibra) na mão às vezes a chover e nunca me desmotivou, nem quando levava carregamentos de grades para casa :)) :)).
Quanto ao preço das linhas, chego à conclusão que depois de 10 anos sou eu que já não sei onde comprar barato, mas espero contar com a vossa ajuda.

António como já disse sou eu então que estou completamente desatualizado, mas conto com a vossa ajuda para me aconselharem onde compram linhas tão baratas e também que tipo devo comprar, quanto ao resto concordo ctgo, também sou da opinião que é preferível comprar melhor uma vez do que pior 2 vezes, mas quando não set tem hipóteses o importante mesmo é ir à pesca...ainda me lembro de apanhar achigãs com um pau, linha, anzol e verdemã .

Rider vou começar por explicar o porquê de 6 carretos (no mínimo 5), 3 carretos são para as canas de surfcasting (pescava sempre no mínimo com 2 às vezes com as 3), 2 para a bóia  e ainda 1 para o barco, e nem estou a contar com o carreto para a cana dos achigãs...se há coisa que a vida me ensinou, é nunca, mas nunca levar apenas uma "arma para a guerra", inclusive na pesca submarina onde levo (levava) sempre 2 armas, qualquer azar e foi um dia perdido, dezenas ou mesmo centenas de kilometros perdidos , e toda uma frustração em cima por não ter ido prevenido.
Quanto ao resto concordo que um conjunto equilibrado é o melhor mas já discordo em dar preferência à cana em detrimento do carreto, e mais uma vez explico porquê, a única pesca em que sabemos exactamente o que escolhemos e vamos apanhar é a pesca submarina, e uma noite em Sesimbra, mesmo em frente à policia marítima (ainda nos deixavam pescar ali) onde esperava apanhar uns sarguitos ou até um robalito como habitualmente, estive mais de 20 minutos para tirar um peixe com quase 3 kg simplesmente porque o carreto já nem rodava com a força que o peixe fazia, a cana de 7 euros (dos chineses) fez perfeitamente o trabalho dela, claro que tirar o peixe da àgua já posso agradecer ao meu amigo charuto que se prontificou a entrar dentro de agua até aos joelhos no meio das rochas para trazer o peixe á mão, mas foi uma noite para recordar ;).

Grande abraço e mais uma vez obrigado a todos pelas opiniões e dicas
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #12 em: 03:56 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Para mandares vir do aliexpress, manda vir sempre valores inferiores a 22€, para não teres dissabores com as questões da alfândega.

Linhas, se quiseres multifilamentos, há por lá uns jeitosos a preços interessantes. Posso deixar links.

Também mando vir um fluorcarbono que gosto (há certamente melhores, mas para o preço e quando comparado com os preços que por aqui se praticam, acho-o bom). Também posso deixar links.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #13 em: 16:22 Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 »
Boa tarde Mario Rosa . Na Decathlon tens a xtensis 5oo por menos de 60 euros. Eu tenho uma já vai para 4 anos e não quero outra  . Também tenho uma vega de 6 metros, mas para pescar em falésias  e  peixe bruto ,estilo peixe porco não quero outra
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Canas para bóia, carbono ou fibra?
« Responder #14 em: 12:49 Segunda, 04 de Fevereiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
vou começar por explicar o porquê de 6 carretos (no mínimo 5), 3 carretos são para as canas de surfcasting (pescava sempre no mínimo com 2 às vezes com as 3), 2 para a bóia  e ainda 1 para o barco, e nem estou a contar com o carreto para a cana dos achigãs...

Falamos de pesca á boia???? Certo ???

Até porque os carretos são diferentes e as linhas a usar também.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 20:18]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por FilipePC [Hoje às 19:16]

Cana surf casting híbrida para competição por inc.pt [Hoje às 18:35]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]