collapse

Autor Tópico: Barros stout fundeado  (Lida 5331 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #15 em: 22:36 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Já estive a fazer uns testes com a cana e é bem riginha.
Se o Sr Mario da Barros não me tivesse dito que era semi-parabólica eu ia jurar que era de ação de ponteira.


É progressiva, e como levanta os 8 kg, é riginha, mas encurva. Já as de acção de ponteira mantêm-se rectas...

nao, e semi parabolica, e so levanta os 6 kgs
a que levanta os 8 kgs e a stout de spinning
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #16 em: 22:45 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
melhor é pescar e logo se vê quanto levanta....
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #17 em: 19:11 Quinta, 11 de Setembro de 2014 »
Então, já podemos ter comentário ao uso desta cana? Tenho curiosidade...
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #18 em: 22:53 Quinta, 11 de Setembro de 2014 »
Boas
Infelizmente ainda não a estriei, o tempo não tem dado, devido ao trabalho e outros factores, nem para pescas de praia quanto mais embarcada.
Mas mal pesque com ela escrevo aqui o que achei ;)
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #19 em: 21:20 Sexta, 12 de Setembro de 2014 »
Hoje é o meu aniversário, parei numa loja e, entre outras coisas, comprei a de 2,70 m para mim...
vamos ver se consigo estrea-la antes de ti...
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #20 em: 22:26 Sexta, 12 de Setembro de 2014 »
Já está comprada resta-me  deseja-te boa sorte e boas pescas.
Amigo Remador que tipo de pesca fazes para usares a de 2,70m?



abraço




Manuel Matos
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #21 em: 14:32 Sábado, 13 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já está comprada resta-me  deseja-te boa sorte e boas pescas.
Amigo Remador que tipo de pesca fazes para usares a de 2,70m?



abraço




Manuel Matos



Caríssimo Manuel Matos,

Pesco principalmente aos diversos a profundidades até 50 m.
Eu sei da problemática do comprimento das canas para embarcada, cada vez são mais compridas... Mas, pessoalmente, considerando que pesco em barco próprio de 6 m. e tendo várias canas com o máximo de 3 metros, para além da vantagem de poder usar montagens maiores, nunca senti que tivesse outras vantagens nas canas mais compridas. Aliás, reduz-me a "manobrabilidade" a bordo (se calhar por falta de habituação ou experiência).
Contudo, admito que nas embarcadas MT, com lugares marcados a bordo e outras especificidades, o comprimento dê outras vantagens relativas...
No entanto, estou sempre a aprender e gosto de obter outras opiniões e gostaria de saber a tua.
Abraço.

 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barros stout fundeado
« Responder #22 em: 18:46 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
De facto para quem tem embarcação própria e pesca usualmente com um amigo ou dois,não se torna evidente a amplitude que pode trazer uma cana mais comprida.
Vou dar a minha opinião baseado pelas experiências que fui tendo,passei pela faze de iniciação em que a voracidade e o desejo mandavam na aquisição de material,que mais tarde acabei por perceber que não se enquadrava no que pretendia.
Hoje existe uma panóplia de canas (parabólicas,semi-parabólicas,acção de ponteira,progressivas etc)que hoje em dia variam entre os 2,70 e 5 metros.
Do meu arsenal fazem parte dois tipos de cana que variam entre os 3,70 e os 4 metros,em 3 partes e telescópicas  as minhas preferidas pela facilidade de montagem e transporte.
A razão da minha preferência por estes comprimentos é simples,ganha-se um poder de balanceamento maior fugindo quando necessário das proximidades do barco e dos companheiros de pesca e a meu ver na melhoria de trabalhar das capturas.
Hoje procurando com calma e paciência consegue-se encontrar no mercado canas com qualidade que aliam a leveza á robustez a bons  preços.
Não sou apologista de grandes grupos,seria preferivel pagar mais e ter qualidade actualmente pesco num máximo de 4 elementos


abraço



Manuel Matos
 
 

Offline Ernesto Lima

Re: Barros stout fundeado
« Responder #23 em: 19:33 Segunda, 15 de Setembro de 2014 »
Boa tarde a todos

A escolha de uma cana de embarcada, assim como qualquer outro material, será sempre dependente de um conjunto de factores enorme, como por exemplo:

- Vai-se em MT ou barco próprio
- Pesca-se aos diversos ou a maiores exemplares
- Pescamos com cana na mão ou colocada no caneiro
- O tipo de fios que montamos no carreto
- A forma como usamos a embraiagem em luta
- O comprimento das baixadas
- Pescamos em competição ou não
- Profundidades a que se pesca e técnica em uso
- O gosto de cada um e a sua capacidade em termos de "erário público"... :D

Enfim... são muitos e eventualmente faltarão alguns

Sobre material, assunto importante, mas do qual não sou grande fã em fóruns, resolvi em tempos escrever um artigo (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ), do qual aqui vos deixo um excerto sobre canas:

"Cana:

- Uma cana de acção parabólica macia, tenderá a oferecer boas condições quanto à maleabilidade na luta com o peixe e não tão boas, quanto ao sentir e ao ferrar.
- Uma cana rija de acção de ponteira, oferecerá certamente belíssimas condições quanto ao sentir e ao ferrar mas, deixará muito a desejar quanto a uma luta dura com um peixe maior, devido à sua falta de maleabilidade.
- As características das canas referidas serão tanto mais adequadas, quanto os comprimentos escolhidos, tendo em conta a necessidade de uma boa alavanca que tanto poderá influir positivamente no sentir e no ferrar, quanto na maleabilidade que o comprimento lhe poderá trazer em luta.
Olhando para os comprimentos, importa entender que uma cana de acção parabólica, macia e com 3,00 ou mais metros, poderá unicamente ser um excesso de peso, atendendo a que, parecendo o comprimento ser um factor essencialmente introduzido para aumentar a alavanca na ferragem, esta alavanca perder-se-á devido à curva que a cana previamente formará antes de levantar a pesca do fundo ao tentarmos ferrar, principalmente se estivermos a pescar fundo, com vaga alta e chumbada pesada.
O comprimento útil, para alavanca de ferragem, poderá aumentar em canas mais rijas, tendo em conta as proporções relacionadas com as consequentes variações de maleabilidade e peso.
Procurando a cana ideal, parecem-me ser as semi-parabólicas de acção progressiva com alguma rijeza, entre os 3,00 e os 3,60, as canas mais versáteis para pescar fundo ou baixo. Isto porque permitem sentir e ferrar muito perto das de acção de ponteira e, em luta, ganham maleabilidade conforme o peixe que lá vier. Relativamente a esta última característica, ela poderá ainda ser melhorada através dos fios usados, principalmente para pescar em menores profundidades e mares calmos.


Este excerto poderá ser melhor entendido se tiverem a paciência de ler em que contexto se encontra no extenso artigo.
 
Relativamente ao escrito, parece-me que a cana em discussão se enquadra, embora no tamanho mínimo.

Mais uma vez, espero que não se zanguem por aqui deixar ligação para o blogue, mas não teria lógica estar a colocar tudo o que já escrevi, escrevendo-o outra vez ou colocar aqui o artigo, considerando a extensão do dito.

Ainda quanto ao artigo, não tem qualquer problema se algum Assessor, Gestor ou Administrador se der ao trabalho de o copiar, postar nos Artigos do Pesqueiro e alterar o link que aqui deixei, para que não tenham de ir ao blogue.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 06:43]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]