collapse

Autor Tópico: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada  (Lida 5152 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #15 em: 13:45 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para unir linhas de diâmetro muito diferente e/ou mono com multi, o melhor nó é o mostrado pelo Zé Maria, Albright modificado.

Concordo.

Sobre o restante, eu prefiro e só uso mono no surfcasting.

Boas,

Eu também prefiro , mas fundo de pedra não dá hipótese .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #16 em: 14:06 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
com passadores low rider o Alberto faz um barulhao nos passadores e para quem não se preocupa com o lançamento e passadores não tem problema, no meu caso tem de ser como indiquei , nunca parti a shock apesar do fio não ser grande coisa , parto sempre é os destrocedores do urfe (asari) .

Recomendei o Albright modificado para estralhos e também dá para desenrrascar se for preciso fazer na hora. Com tempo e para evitar o teu problema, não há melhor que o nó FG. Não há nó mono-multi mais fino e não dás por ele nos passadores, além que é muito resistente. Procura no youtube como fazer, há várias maneiras, tens de escolher a que te deres melhor.


 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #17 em: 14:31 Terça, 31 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
com passadores low rider o Alberto faz um barulhao nos passadores e para quem não se preocupa com o lançamento e passadores não tem problema, no meu caso tem de ser como indiquei , nunca parti a shock apesar do fio não ser grande coisa , parto sempre é os destrocedores do urfe (asari) .

Recomendei o Albright modificado para estralhos e também dá para desenrrascar se for preciso fazer na hora. Com tempo e para evitar o teu problema, não há melhor que o nó FG. Não há nó mono-multi mais fino e não dás por ele nos passadores, além que é muito resistente. Procura no youtube como fazer, há várias maneiras, tens de escolher a que te deres melhor.




Boas,

Agradeço desde já a explicação mas pessoalmente o fg também não funcionou na altura , fiz vários teste com o meu companheiro de pesca e membro também do grupo e o único nó que se mostrou mais resistente e curto foi o nó "sapateiro" que apresentei em cima, nunca faço esse nó só nesta situação de multi mono, também não sei os nomes dos nós nem decoro, só os sei fazer hehe .

O fg ficava bom (resistente) mas muito comprido e tirava flexibilidade ali naquela zona e lá vinha o barulhão nos passadores , e eu prefiro mais curto e com poucas voltas.
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #18 em: 13:30 Quarta, 01 de Novembro de 2017 »
O nó que une o Multifilar ao chicote, quando passa nos passadores realmente faz um pequeno ruído devido à fricção. Esse ruído é maior ou menor consoante o tamanho do nó, disso ninguém duvida. Se pensarmos na vantagem que este ruído nos pode dar, torna-se numa ajuda muito preciosa. Este som indicanos que o chicote entrou e que a nossa montagem e/ou o nosso peixe está a X metros de nós. Como tal, ficamos mais prevenidos e em vantagem.
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #19 em: 08:31 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
com passadores low rider o Alberto faz um barulhao nos passadores e para quem não se preocupa com o lançamento e passadores não tem problema, no meu caso tem de ser como indiquei , nunca parti a shock apesar do fio não ser grande coisa , parto sempre é os destrocedores do urfe (asari) .

Recomendei o Albright modificado para estralhos e também dá para desenrrascar se for preciso fazer na hora. Com tempo e para evitar o teu problema, não há melhor que o nó FG. Não há nó mono-multi mais fino e não dás por ele nos passadores, além que é muito resistente. Procura no youtube como fazer, há várias maneiras, tens de escolher a que te deres melhor.




Boas,

Agradeço desde já a explicação mas pessoalmente o fg também não funcionou na altura , fiz vários teste com o meu companheiro de pesca e membro também do grupo e o único nó que se mostrou mais resistente e curto foi o nó "sapateiro" que apresentei em cima, nunca faço esse nó só nesta situação de multi mono, também não sei os nomes dos nós nem decoro, só os sei fazer hehe .

O fg ficava bom (resistente) mas muito comprido e tirava flexibilidade ali naquela zona e lá vinha o barulhão nos passadores , e eu prefiro mais curto e com poucas voltas.

Esse nô chamasse "double uni",   já uso a bastante tempo é rápido e fiavel, o FG é bom mas se tiver algum vento é quase como missão impossível, e quando ta dar peixe a gente quer é despachar e não perder tempo com nôs
 

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #20 em: 22:38 Quinta, 02 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que tipo de ligação/nó fazem com o multi ao outro fio do estralho?

Não há razão para fugir aos melhores nós já conhecidos para ligar multi a mono. Para esse fim e para não complicar, acho que um Albright modificado é a melhor opção.
(aqui chamam-lhe "Alberto" mas é o mesmo nó)



Já fiz uns ensaios com o Alberto depois de ver aqui e gostei bastante do resultado.

Alguém usa este tipo de nós para unir linha no carreto para a madre? Por exemplo se comprimento da linha for muito inferior ao que o carreto leva.

Mais uma vez muito obrigado!
 

Offline Monteiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:57 Terça, 17 de Outubro de 2017
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #21 em: 15:16 Sexta, 03 de Novembro de 2017 »
Obrigado a todos,

Nunca usei ainda multifilamento como estralho, mas estava a pensar errado, pois julguei que o multifilamento era muito mais resistente que o nylon, pois uma seda 0.16 não consigo partir com a mão e qualquer nylon mesmo fluorcarbono, 0.16 consigo partir...para cortar também sempre me vi grego para com corta unhas cortar bem o multifilar... fiquei convencido e deu-me esta ideia de colocar seda 0.16 verde (cor de algum limo, disfarça no fundo), e que seria suficiente resistente aos dentes das douradas além de que o toque, numa montagem de um destrocedor a correr na madre se notaria mais...mais uma vez obrigado e cumprimentos
 

Offline Alexdrp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 144
  • Agradecido: 11 vezes
    • Lisboa e Mg Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:27 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Multifilamento para estralhos para pesca á dourada
« Responder #22 em: 15:20 Sexta, 03 de Novembro de 2017 »
O multi é muito mais resistente do que o nylon (para medidas iguais, claro)!
 

 

* Tópicos Recentes

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 12:24]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]