collapse

Autor Tópico: Conjunto casting  (Lida 2839 vezes)

Offline AtumComCreme

• Robalo
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Conjunto casting
« em: 10:19 Terça, 26 de Setembro de 2017 »
Boas, pessoal estou a pensar arranjar um conjunto de casting para fazer par com a minha cana de spinnig, vejo vantagens em usar casting com jigs,cranks e texas rig com pesos mais pesados ficando com a de spinnig (7-21g) para amostras mais leves como flukes, e grubs com cabeçotes de 7 gramas e assim. Dito isso e se comcordarem com o meu plano que conjunto me aconselham? Abraço e boas pescas
João Ferreira

Offline Afons0

• Marlin
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto casting
« Responder #1 em: 20:41 Terça, 26 de Setembro de 2017 »
Eu ando a ver umas canitas!... ::) já me falaram muito bem na Cinetic Crafty (gama preta)  >:D ...
Agora carreto é que doi  :-[  Daiwa Tatula ou Daiwa Prorex  ^-^

Diceram-me que os Shimanos eram lixados para os iniciados (o mais fácil segundo indicações é o Curado).

Dá uma vista de olhos  ;) eu ando a pesquisar!!!
Afonso

Offline Quantum

• Marlin
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 00:28 Quarta, 27 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, pessoal estou a pensar arranjar um conjunto de casting para fazer par com a minha cana de spinnig, vejo vantagens em usar casting com jigs,cranks e texas rig com pesos mais pesados ficando com a de spinnig (7-21g) para amostras mais leves como flukes, e grubs com cabeçotes de 7 gramas e assim. Dito isso e se comcordarem com o meu plano que conjunto me aconselham? Abraço e boas pescas

Convinha dizeres quanto queres gastar...  caso contrário é complicado estar a aconselhar-te o que quer que seja. No entanto, um conselho que te posso desde já dar é para investires num bom carreto (cana podes comprar algo mais barato agora de inicio) pois é meio caminho andado para uma aprendizagem mais fácil...

Diceram-me que os Shimanos eram lixados para os iniciados (o mais fácil segundo indicações é o Curado).

Pois... mas olha que não sabiam bem o que te estavam a dizer!  Tenho 13 carretos de casting de 5 marcas diferentes com 8 variações diferentes dos 3 tipos possíveis de sistemas de travão que existem (centrifugo, magnético e hibrido centrifugo/magnético)...  e os Shimanos são dos mais fáceis de utilizar para quem se esteja a iniciar. Aliás, como é que podem dizer que o Curado é o mais fácil de usar se o travão centrifugo que tem (SVS Infinity) é exatamente o mesmo que tem na maioria dos seus outros carretos?

A Shimano ao longo dos tempos usou 4 tipos de travão nos seus carretos, usou um sistema magnético muito básico (Easy Mag II) nalguns dos seus carretos de gama mais baixa como o Caius por exemplo, usou (e ainda usa em alguns modelos actuais) um sistema de travão centrifugo sem ajustamento exterior (VBS) na grande maioria dos seus modelos desde gamas baixas como um Caenan até topos de gama como um Core, usa actualmente um sistema centrifugo mais moderno (SVS Infinity), pois já permite ajustamento externo, na maioria dos seus carretos actuais desde um gama baixa como o Casitas até aos topo de gama Metanium e Aldebaran e, finalmente, usou e ainda usa em alguns dos seus topos de gama (a maioria deles carretos exclusivos para o mercado Japonês) aquele que sem duvida nenhuma o sistema de travão mais avançado de sempre que é o sistema magnético DC (de Digital Control) que é um sistema magnético que é controlado por um microprocessador (sim...  basicamente meteram um "computador" num carreto de pesca  :) ) ...

Posto tudo isto, para quem se esteja a iniciar os sistemas de travão mais fáceis, na minha opinião, são os Shimano com SVS e os Daiwas com Magforce Z, os Daiwa têm a vantagem de não ser necessário fazer nenhum ajuste no interior do carreto... é tudo controlado através do exterior, os Shimano requerem um ajuste principal no interior do carreto e depois faz-se o "fine tunning" no exterior. Qualquer um dos dois sistemas é bastante fácil de utilizar!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Nuno Sá

Offline Afons0

• Marlin
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 21:04 Quarta, 27 de Setembro de 2017 »
Obrigado pela dica!!! ;)

Mas o que aconselhas ver?...  ;) Quantum  ::) no máximo até 200 achegãs!... Visto que o carreto é o que aconselhas investir mais...
Afonso

Offline AtumComCreme

• Robalo
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 09:56 Quinta, 28 de Setembro de 2017 »
Obrigado pessoal e obrigado ao quantum pelas explicações, não sabia que os carretos tinham tanto em conta desde travões e afins, quanto ao que quero gastar não me vale a pena porque por mim gastava 50 balas e ficava um mimo, trata se mais de saber de quanto preciso de investir para ter um bom conjunto,  em vez de defensor um conjunto com base num valor vou fazer um contrário e ver quanto me vais doer mas sei que vale a pena!   

Vou ver esses modelos na net tentar ve los e acção

Se tiverem alguns conjuntos usados para venda apitem ehehe
João Ferreira

Offline Quantum

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 14:02 Quinta, 28 de Setembro de 2017 »
Obrigado pela dica!!! ;)

Mas o que aconselhas ver?...  ;) Quantum  ::) no máximo até 200 achegãs!... Visto que o carreto é o que aconselhas investir mais...

200€ apenas para o carreto? Se sim já é um bom orçamento...  da Shimano aconselho um Curado! O carreto de casting mais vendido de sempre e por boas razões, são verdadeiros cavalos de trabalho, fiáveis, leves, lançam bem, como em quase todos os carretos da Shimano mantêm bem o seu valor pelo que se mais tarde o quiseres vender pois não te acostumaste a pescar com casting ou porque gostaste e queres fazer um upgrade consegues reaver uma boa parte do teu dinheiro etc etc... tens dois modelos do Curado, o 200 e o 70, o 70 é um pouco mais refinado (e um nadinha mais caro diga-se de passagem), leve e lança melhor pesos mais leves, contudo, leva muito menos linha e so está disponível em dois ratios altos (o HG de 7.2:1 e o XG de 8.4:1 salvo erro), além disso a sua variante do SVS é um tudo nada mais "sensível" que o do 200...  por tudo isso entre os 2 aconselho o 200, custa cerca de 190€.

Da Daiwa aconselho o Tatula, carreto muito bom, já com Magforce Z, lança bem, fácil de afinar, leve, bastante fiável (embora existam alguns casos de problemas documentados com o rotor do travão e com o sistema T-wing mas são coisas muito ocasionais e raras, não deixes de o comprar por causa disso), o seu preço anda á volta dos 160€...

Se o orçamento dos 200€ for para cana e carreto ai já terás que ir para algo mais baixo e aí aconselho apenas um modelo, o Shimano Casitas, que tem o mesmo sistema de travão do Curado, é um nadinha mais leve e lança igualmente bem mas é todo feito em Carbono XT7, o carbono mais fracote da Shimano, enquanto que o Curado é feito em Aluminio, ou seja, é mais carreto. O preço anda á volta dos 120€.

Da Daiwa nesta gama de preços não aconselho nada pois têm todos o travão Magforce (não confundir com O Magforce Z dos Tatulas) que é um sistema totalmente magnético e um pouco básico, no entanto, se quiseres mesmo ir para a Daiwa dá uma vista de olhos no Exceler.

Nas canas é como disse, se não quiseres gastar muito dinheiro agora de inicio podes ir para uma mais baratucha, dá uma vista de olhos nas Bass Pro Shops Bionic Blade, nas Shimano Nasci, Daiwa Exceler, Abu Garcia Vendetta (todas abaixo dos 100€)etc etc...  são canitas competentes e que fazem o seu serviço...  não estejas é á espera de grande sensibilidade ou componentes.

Contudo, se quiseres dar um grande salto em qualidade sem gastar muito mais dinheiro,, nem que tenhas que esperar mais um mesito para guardares mais uns trocas, opta então ou por uma Daiwa Tatula ou (um nadinha mais difícil de encontrar) uma St. Croix Mojo Bass! São canas que andam á volta dos 130€ e que são fantásticas! Aqui já não estarás a fazer nenhum compromisso, são mesmo boas. A Tatula podes encontrá-la ou encomendá-la em qualquer loja que venda Daiwa, o modelo que aconselho para um uso mais generalista é a 6.11" Medium Heavy, ação rápida. É uma cana super leve, bastante sensível e com bons componentes. A Mojo Bass não a encontras cá em Portugal mas existem várias lojas em Espanha que te a podem arranjar, certifica-te que compras uma da geração actual com o carbono SCIII que é o mesmíssimo material que usam nas Avid X de 220€, a geração anterior ainda usa apenas o SCII que é mais pesado e menos sensível, o modelo que aconselho é a 7.1" Medium heavy de ação rápida, adoro o raio da cana....

PS- Ter em atenção que estes preços que dei são meramente indicativos...  sejam "ciganos" e negoceiem, negoceiem e negoceiem mais um bocadinho...  quanto mais chatos forem mais hipóteses têm de poupar mais qualquer coisinha ;)

Obrigado pessoal e obrigado ao quantum pelas explicações, não sabia que os carretos tinham tanto em conta desde travões e afins, quanto ao que quero gastar não me vale a pena porque por mim gastava 50 balas e ficava um mimo, trata se mais de saber de quanto preciso de investir para ter um bom conjunto,  em vez de defensor um conjunto com base num valor vou fazer um contrário e ver quanto me vais doer mas sei que vale a pena!   

Vou ver esses modelos na net tentar ve los e acção

Se tiverem alguns conjuntos usados para venda apitem ehehe

O mínimo dos mínimos que aconselho para poderes comprar algo com alguma qualidade, novo, é 200€ para o conjunto cana/carreto. Vê os modelos que falei acima.

E sim, se quiseres ir para algo usado (sempre consegues mais qualidade), consigo arranjar-te muita coisa mas para isso envia mensagem com o teu numero e depois falamos pois aqui não é o local certo para o fazer.
« Última modificação: 14:05 Quinta, 28 de Setembro de 2017 por Quantum »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zé Maria, Nelson Peres, Beto_Manja, Nuno Sá

Offline AtumComCreme

• Robalo
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 11:30 Segunda, 02 de Outubro de 2017 »
Grandes explicações e opiniões que adoro perder um tempo a ler isto tudo, de facto já aprendi mais alguma coisas e vou juntar mais um
Pouco para invertir em qualidade eheh
João Ferreira

Offline Afons0

• Marlin
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 21:47 Quarta, 04 de Outubro de 2017 »
Muito obrigado pelas explicações Quantum !...

Vou dar atenção a todas as dicas que me deste!... e ver os materiais que falas  ;) ...

Pode ser que o pai natal me dê uma prenda antecipada.... sim, já ando a juntar uns trocos para ver se compro algo (preço/qualidade)... e o valor que tinha definido mentalmente como tecto máximo para o conjunto era 400.

Tinha em mente o carreto Tatula, porque me tinham falado bem dele e que é facil de utilizar (o que me agradou, porque me estou a iniciar no casting)... qual é melhor no teu ponto de vista?... O Curado ou o Tatula?... o Curado é fácil de afinar?

Vou investigar e chorar-me aos vendedores!!!  >:D
Afonso

Offline Afons0

• Marlin
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 23:19 Quarta, 11 de Outubro de 2017 »
Ainda me restam dúvidas qual a melhor escolha para o conjunto que quero adquirir !...

Quantum conto com a tua ajuda para me decidir  ;)  >:D

Quanto a cana, depois de sondar online as possibilidades, a que mais me agradou foi a Tatula 6101MH_FB (apesar de gostar delas um pouco maiores), mas neste modelo é a única de apenas 1 elemento (por sua vez... penso eu mais sensível que as irmãs)... Não será demasiado pequena? Lança bem?

Quanto aos carretos  :o é onde estou com mais dúvidas, não pelo preço porque estão dentro do orçamento, mas sim pela minha adaptação a eles, qualidade deles e a sua manutenção!  :o ???

Necessito de um conselho!!!

O Curado 201 I - Não é muito matacão??? é fácil de afinar para um leigo??? A sua manutenção é simples?...  ???

Dentro dos Tatulas qual é o melhor?...

Tatula CT TATCT100HL
Tatula TATULATYPER100HL
Tatula TATULA100HL

Será que é um risco comprar o Tatula devido aos pequenos problemas que já deu? É mais fácil de trabalhar com ele? A manutenção é simples de fazer?

O meu rácio de escolha vai ser o 6,3:1 por considerar mais polivalente!...  ^-^
Afonso

Offline Quantum

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 12:23 Sexta, 13 de Outubro de 2017 »
 A Tatula foi precisamente essa que aconselhei, tem 2.08 m...  é tudo menos curta, estás a pescar em agua doce e não no mar. Mas se queres mesmo algo mais comprido vai para a 7.2".

O Curado"matacão"? Não sei mesmo onde foste buscar essa ideia... é possivelmente o tamanho 200 mais compacto do mercado:

E sim, como já referi antes é fácil de afinar, e é fácil de lhe fazer a manutenção se sabes mexer em carretos de casting.

Os Tatulas existem 1001 modelos diferentes...  os originais, os CT, os HD, os Tactical, os Coastal, os Type R etc etc...  a Daiwa sempre gostou muito de pegar num mesmo modelo e dar-lhe uma miríade de sabores diferentes. São bons carretos, todos eles, e uma clara evolução para os anteriores carretos da Daiwa na gama media baixa.

Os originais, apesar de bons carretos, muita gente não gostou muito deles pois são grandes (esses sim um pouco matacões) e, devido ao T-wing têm um formato um pouco estranho, mais largos á frente do que atrás. Eu tenho um Zillion que mesmo sendo uma gama mais alta que o Tatula partilha exatamente o mesmo formato de corpo e pessoalmente não tenho grande problema em palma-lo, mas tenho mãos grandes, pelo que se tiveres mãos mais pequenas talvez o Tatula não seja o mais indicado para ti e fiques melhor servido com o Curado que é consideravelmente mais pequeno...  e leva mais fio apesar disso:

Em virtude destas criticas a Daiwa lançou á posterior os modelos CT (de Compact), onde atacou directamente este problema fazendo-os não só mais pequenos (a diferença não é muita) mas principalmentemais bem "desenhados" por assim dizer, com melhores ângulos, mais fáceis de palmar. São sem duvida mais confortáveis, um pouco mais pequenos e mais leves.

Os Type R, seja o original ou o CT, são simplesmente versões um tudo nada mais "quitadas" dos normais, têm detalhes em vermelho, bobines um nadinha mais leves (coisa pouca, 1 grama apenas se não me falha a memória) e melhores rolamentos. Honestamente, em termos de performance não se nota diferença quase nenhuma, e tendo em conta que são mais caros eu iria sempre para os normais, a não ser que gostes mesmo da cor vermelha...

São ainda mais fáceis de afinar do que os Curados pois apenas têm ajustamento exterior e também são carretos fáceis de manter.

Posto tudo isto...  prefiro os Curados aos Tatula! Mas são ambos excelentes carreto, tenta vê-los ao vivo e escolhe aquele que mais gostares, ficarás bem servido com qualquer um deles.

Offline Afons0

• Marlin
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 17:01 Sexta, 13 de Outubro de 2017 »
Muito obrigado pelas magnificas explicações com ilustração... uma imagem por vezes vale mais que muitas palavras.  ;)

Está decidido!  ;)  >:D
Afonso

Offline Afons0

• Marlin
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 21:41 Sábado, 14 de Outubro de 2017 »
Quantum a loja disse-me que não tem o Curado 201 e o que vai substituir é o Curado K...

Aqui vai o link: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que te parece???

Consegues-me elucidar um bocadinho sobre os rácios e as suas utilizações no casting e spinning?  :o

Eu sei o que é o rácio... só não sei para que são mais apropriados e porquê?

Obrigado.
Afonso

Offline Quantum

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 16:25 Domingo, 15 de Outubro de 2017 »
 O K só vai chegar cá no fim do ano/inicio do ano que vem, já tenho um encomendado e é essa a data de entrega prevista. A razão pela qual te aconselhei o I é mesmo pelo facto de ele ir ser substituído...   consegues comprá-lo por um bom preço! Contudo, se onde o fores comprar não te fizerem nenhum desconto pelo I e te pedirem o PVP, nesse caso, e se não tiveres pressa, podes esperar mais um ou dois meses e compra logo o K.

Sobre os ratios já tens muita informação aqui pelo site...  é só pesquisar:

Boas pessoal , a minha pergunta é mesmo essa , como saber interpretar os dizeres na cana e no carreto e quais as melhores para esta pesca ao achiga

Boas RGomes, em relação ás canas deixo-te esta mensagem que já escrevi em tempos noutro tópico (só para não ter que estar a escrever tudo novamente):

Mais do que o pesqueiro (o que também influencia como bem referes) as canas devem ser escolhidas consoante as amostras que mais se pretende usar com elas! Por exemplo, uma cana ideal para Crankbaits deve ser razoavelmente macia (medium ou até mesmo medium light) e de acção lenta, primeiro porque estamos a falar de amostras com anzois (fateixas) expostos pelo que não existe uma necessidade de grande potencia e segundo porque uma cana com essas caracteristicas permite filtrar e amortecer a força que um crank exerce em acção de pesca (em virtude do atrito provocado pelas palas). Já uma cana para pescar com rãs topwater deve ser o mais rija possivel e de acção rápida pois as rãs topwater, em virtude de terem os anzois "colados" ás costas, exigem muita potência de parte da cana para não se falhar a ferragem.
Não é á toa que a malta que faz competição leva sempre montes de canas pois diferentes tipos de amostras requerem diferentes tipos de canas. Convem ainda lembrar que uma cana analisa-se e classifica-se mediante 3 padrões:

1º- A sua acção, que vai de extra rápida a extra lenta. Este padrão serve para classificar o grau de curvatura que uma cana tem em acção de luta, uma cana de acção rápida curva principalmente na ponteira, uma cana de acção lenta pode curvar desde a primeira metade do blank.

2º- A sua rigidez, aquilo que temos estado aqui a discutir, e que vai desde light (macia, leve) até extra heavy (rija, pesada). Este parametro indica a potencia da cana, uma cana light ou medium light é uma cana "bamboleante", enquanto que uma extra heavy parece quase o cabo de uma vassoura!

3º- O peso de lançamento, vulgo "CW" (Cast weight), que indica o limite minimo e maximo do peso das amostras para os quais a cana está indicada.

Obviamente que nem todos podem (ou querem) ter um monte de canas para usarem conforme a situação pelo que muitas vezes se tenta escolher aquilo a que vulgarmente chamamos de "cana generalista", que mais não é do que uma cana intermedia, que não seja nem demasiado macia nem demasiado rigida, permitindo assim ter um desempenho minimamente satisfatorio para o maior leque de amostras possivel...

Acrescento ainda que muitas canas hoje em dia também já trazem indicado as medidas de linha (mono, multi) com a qual têm o melhor desempenho, mas este é um parâmetro um bocado "relativo"...

Em relação aos carretos tens 2 parametros principais aos quais deves prestar atenção, o seu tamanho e o seu ratio. No que ao tamanho diz respeito os mais utilizados na pesca ao Achigã são os tamanhos 1000, 2500, 3000 e até mesmo um 4000 nos carretos de Spinning, e os 50, 100, 150, 200 e 300 nos carretos de casting, estas numerações fazem referência ao tamanho do carreto e/ou capacidade de linha que suportam nas bobines, no entanto muitas vezes, e apesar da numeração diferente, muitas vezes acabam por haver carretos de dimensões iguais em que apenas varia a capacidade de linha, por exemplo, um Shimano Elf 1000 tem um corpo mais pequeno que o equivalente no tamanho 2500, contudo, o 3000 já tem um corpo das mesmas dimensões que um 2500 mas tem uma bobine mais funda que lhe permite acomodar mais linha.

O ratio dum carreto faz referência á relação entre numero de voltas de linha que se enrola na bobine por cada volta da manivela, por exemplo, um carreto com ratio 5.0:1 enrola 5 voltas de linha por cada rotação completa da manivela. Qual ratio escolher vai sempre depender de qual a utilização que se vai dar ao carreto. Por exemplo, para pescar com um Crank deep diver é indicado um ratio o mais lento possivel, um 4.9:1 num carreto de spinning ou um 5.4:1 num de Casting por exemplo, porquê? Porque quanto mais baixo o ratio mais força terá o carreto, e como os cranks deep diver são amostras que exercem muita pressão, em virtude da sua pala de grandes dimensões, necessitas dessa força para os recuperar sem teres que exercer muita força na manivela tornando a pesca muito cansativa.
Já para uma tecnica como o pitching em extruturas por exemplo, quererás o ratio mais alto possivel, um 6.1:1 num carreto de spinning ou um 9.0:1 num carreto de casting por exemplo. Pois como estás a pescar amostras que provocam pouca resistência na agua (maioria das vezes vinis empatados á Texas e Jigs) não necessitas de grande força, e como estás a pescar junto a muitos obstaculos o ratio alto permite-te literalmente puxar o peixe dali para fora sem lhe dar tempo de embrulhar e prender nas extruturas.

Para terminar deixo-te exemplos, meramente indicativos atenção, de conjunto que se usam para determinadas amostras/tecnicas apenas para teres uma ideia mais certa do que acabei de dizer:

Para pescar com cranks shallow e medium diver, pequenos Jerkbaits rigidos, poppers e outras amostras que tenham pequenas fateixas por exemplo:

Uma cana Medium, ou até mesmo medium light, 6.3" a 7.1" de comprimento, de acção moderada com um CW de 5 a 20 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 100 a 200 (casting) com um ratio baixo (para os cranks) ou medio (para as restantes).

Para pescar com cranks deep diver, swimbaits pequenos e medios e grandes jerks, ou seja, amostras mais pesadas e que exercem mais pressão na agua:

Uma cana Medium Heavy de acção moderada, 6.6" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 2500 a 4000 (spinning) ou 200 a 300 (casting) com o ratio o mais baixo possivel.

Para pescar vinis á Texas e Carolina, Spinnerbaits e jerks de plástico (tipo os Zoom Fluke) por exemplo:

Uma cana Medium Heavy a Heavy, de acção rápida, 6.6" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 100 a 200 (casting) com um ratio medio/ alto.

Para pescar grandes Swimbaits e Alabama rigs por exemplo:

Uma cana Heavy de acção rápida ou extra rápida, 7.0" a 7.11" de comprimento, com um CW de 15 a 80 gramas juntamente com um carreto de tamanho 4000 (spinning) ou 300 (casting) com um ratio medio/lento:

Para pitching em extruturas e rãs topwater por exemplo:

Uma cana Medium heavy a heavy, de acção rápida, 6.8" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 50 a 150 (casting) com um ratio alto/extra alto.

Como já tinha referido no outro tópico isto tudo pode parecer um bocado confuso e deixar uma pessoa a pensar, "mas afinal de quantas canas/carretos preciso eu para pescar ao achigã?". A resposta é simples, precisar, precisar, precisas de apenas 1 conjunto!
 Agora, se quiseres explorar todas as tecnicas que existem para o achigã de forma eficaz e a fundo de modo a aumentares as tuas hipoteses de sucesso, possuir pelo menos uns 3 conjuntos de acções e comportamento diferentes torna-se um grande e precioso aliado.
 Acaba sempre por depender daquilo que estás disposto a investir, sendo que deves ter sempre em mente o seguinte, o importante é ires á pesca e divertir-te!  :)

Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Nuno Sá

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [Hoje às 09:49]

Passador fuji lowrider por duas [Hoje às 09:26]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]