collapse

Autor Tópico: Montagem pesca á Boia  (Lida 10844 vezes)

Offline joseferreira77

Re: Montagem pesca á Boia
« Responder #15 em: 12:35 Terça, 04 de Abril de 2017 »
acho que já tens tudo o que precisas de saber para personalizar as tuas montagens.

para os sargos, parece-me que eles abundam mais rente ao fundo, e praticamente a beira. os maiores exemplares que apanhei parece que estavam colados a pedras a beira enquanto que os pequenotes estão mais para dentro do mar.

por esta razão a malta mete um chumbinho mesmo a beira do anzol. eu gosto esteja meio escondido no meio da iscada mesmo rente ao anzol.

outra regra geral dizem que, e eu até concordo, que o sargo é muito desconfiado, então tirando o chumbo que mantém a pesca no fundo, e o anzol, não queremos  muita coisa a distrair da iscada. então temos os estralhos o mais comprido possivel.   por vezes dou comigo a pescar com a bóia fixa praticamente  colada ao olivete de calibração e ao destorcedor do estralho.  eu tento sempre que o estralho tenha a altura máxima que me permita pescar na profundidade mínima de agua.

sargos é nas pedras, e então sempre atento as marés por razões de segurança e também para ver as profundidades.

por ser nas pedras, temos que nos mentalizar que o pesqueiro vai cobrar-nos uma taxa em material perdido; temos que ver o que estamos dispostos a perder até conseguirmos ter noção das pedras que perdoam e as que parece que tem lá polvos a prenderem tudo o que passa lá.

isco para os sargos, depois de 1 ano  a andar atrás dele pela costa de oeiras, guincho, e ericeira, tenho que dizer que eles gostam de sardinha. camarinha é muito boa quando é escura e bem viva. a da decathlon tem a tendência a ser transparente e fraquinha.   para mim, o que parece melhor e bem mais consistente de resultados é mesmo pegar num lombo de sardinha e tentar arrancar os flocos de lombinhos, trespassando cada um individualmente no anzol até ficar-mos com uma iscada bem farta, com muitos farrapinhos de sardinha que escondam o anzol e o chumbo bem e se aguentem nas aguadas.

sargos gostam das partes brancas da sardinha. a carne castanha e a pele é para se evitar.  se bem que quando temos boa sardinha no pesqueiro é outra coisa; eu não gosto de apostar na qualidade da sardinha pois não tenho meios de garantir que a que levo não é recongelada 20 vezes. então vale bem a pena preparar os lombos em casa e enrigecer com sal de véspera. 1kilo de sardinha grande dá para 2 ou 3 pescas depois de tirar os lombos e a pele, conservado em sal (drenando a agua para não ficar ensopado--podes até guardar embrulhado  em jornal na secção dos legumes no frigorífico).

mais uma vez, por eu iscar desta maneira, também me condiciono a uma pesca mais virada para boias de baixa gramagem pois não posso andar a chicotear estas iscadas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs, marcost

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]