collapse

Autor Tópico: Fio, estralho  (Lida 5035 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Fio, estralho
« em: 20:03 Terça, 12 de Julho de 2016 »
Boas,

Tenho acompanhado o forum e tirado algumas duvidas nesta aprendizagem, talvez este topico ja exista mas vou colocar a minhas duvidas:

Após andar a utlizar fio mono no carreto 0.3 após 3 dias de pesca, comecei a "partir" alguma montagens... sendo assim pensei no seguinte:

Comprar fio de jeito para o carreto:

 Yuki invisible 0.25 ou 0.28
FIO T-FORCE SUPER ISO 0.28
Sufix duraflex 300m 0.25mm/azul

Depois:

Shock leader:

FIO TAPERED SHOCK LEADER 5X15M Tubertini
FIO TAPERED SHOCK LEADER 5X15M Daiwa
FIO SAFU 2C Yuki


Por ultimo:

eu utilizo a seguinte montagem: a seguir à madre(neste caso shock leader) destorcedor, fio, destorcedor triplo, fio, clip engate para a chumbeira.

Para os tensos utilizo o gorilla power wpf 0.235mm, mas para o fio estre os destorcedores devo utilizar o que: posso utilizar o que tenho no carreto que é um 0.3?


Que me dizem?? Está correto as minha duvidas??

 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #1 em: 20:32 Terça, 12 de Julho de 2016 »
O mono ainda por cima 0.30 não parte com facilidade nem apodrece em 3 dias... tenho fio desse com bem mais de 10 anos e está impecável e atenção que vai à pesca e só vê água doce se chover...
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #2 em: 20:39 Terça, 12 de Julho de 2016 »
Não me expliquei bem:

Tenho neste momento, nao sei a marca, fio 0.3 no carreto, com chumbadas de 135gramas, o que talvez por azelhisse ou nao, já perdi 2´s... penso que 0.3 é pouco, como tal: estava a optar baixar para um fio  melhor e colocar um shock leader: nas marcas que referi
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Fio, estralho
« Responder #3 em: 20:48 Terça, 12 de Julho de 2016 »
O problema não é o fio ser mau ou bom, simplesmente não aguenta com a força do lançamento (muito menos com 135g). Vais ver que com um chicote resolves o problema.
Em relação à tua outra questão, se eu percebi bem, estavas a perguntar se podias usar o 0.3 nas montagens. Em montagens muito grandes podes, em montagens curtas é a morte do artista...já não vai partir pela madre, mas vai partir a montagem. Em principio, com um 0.45 nao tens problemas.

Dá uma olhado no tópico das montagens de um herege, pode ser que te ajude noutras possíveis duvidas.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Fio, estralho
« Responder #4 em: 21:13 Terça, 12 de Julho de 2016 »
Ao que pude perceber estas a partir a montagem porque um 0.30mm é pouco para usares na montagem. De resto as opções de material que referes qualquer delas me parece bem. Usa fio 0,40mm (minimo) nas montagens e já não partes mais....a não ser que sejas muito bruto  O0 ou um excelente lançador.
Nelson Peres
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #5 em: 22:15 Terça, 12 de Julho de 2016 »
Okis entendido.

Nao qeuria fazer as montagens no shock pois assim posso variar na montagem.

Sendo assim fio entre os destorcedores 0.4 e estralhos um fluorcarbonado qq, pois acho que o Gorilla wpf é muit mau para estralhos(mt memoria..)

No carreto 0.25 ou 0.28?
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #6 em: 10:11 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Perdi a cabeça e abrir os cordoes à bolsa:

Fiz as seguintes compras:

Carreto:Sufix duraflex 300m 0.25mm/azul

Shock leader: Daiwa D RED 20-57

Montagem: Fio amnesia transparente 15 lb-6,8kg (0,39mm)

Estralhos: Fio VEga potenza fluorocarbon st 0.21mm ( para mar calmo ou desconfiado lol)
   
                 Fio amnesia transparente 10 lb-4,5kg (0,29mm) para uso geral)


Eu na montagem vou utilizar: fio amensia 0.39 com stooper, desrtorcedor missanga, stooper e no fim engate rapido pa chumbeira.


Que vos parece??

               
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Fio, estralho
« Responder #7 em: 11:01 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Perdi a cabeça e abrir os cordoes à bolsa:

Fiz as seguintes compras:

Carreto:Sufix duraflex 300m 0.25mm/azul

Shock leader: Daiwa D RED 20-57

Montagem: Fio amnesia transparente 15 lb-6,8kg (0,39mm)

Estralhos: Fio VEga potenza fluorocarbon st 0.21mm ( para mar calmo ou desconfiado lol)
   
                 Fio amnesia transparente 10 lb-4,5kg (0,29mm) para uso geral)


Eu na montagem vou utilizar: fio amensia 0.39 com stooper, desrtorcedor missanga, stooper e no fim engate rapido pa chumbeira.


Que vos parece??

               

A ideia é mais ou menos essa. Mas não faz muito sentido a montagem ser muito mais fina/frágil que o shock leader. Sugeria que aumentasses a grossura da montagem, até porque quando começares a evoluir a nivel de lançamentos é muito provavel que seja insuficiente o 0,39mm.

Ou melhor ainda, para não sentires uma grande mudança da maneira como pescavas para como queres começar a pescar não usava montagens, e punha o stopper missanga destorcedor missanga stoper, engate de chumbada no shock leader. Mais tarde sim, com mais experiência e estando tu mais a vontade criava montagens e começava a testa-las, nesta fase acho que devias tornar as coisas o mais simples possivel.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #8 em: 12:07 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Perdi a cabeça e abrir os cordoes à bolsa:

Fiz as seguintes compras:

Carreto:Sufix duraflex 300m 0.25mm/azul

Shock leader: Daiwa D RED 20-57

Montagem: Fio amnesia transparente 15 lb-6,8kg (0,39mm)

Estralhos: Fio VEga potenza fluorocarbon st 0.21mm ( para mar calmo ou desconfiado lol)
   
                 Fio amnesia transparente 10 lb-4,5kg (0,29mm) para uso geral)


Eu na montagem vou utilizar: fio amensia 0.39 com stooper, desrtorcedor missanga, stooper e no fim engate rapido pa chumbeira.


Que vos parece??

               

A ideia é mais ou menos essa. Mas não faz muito sentido a montagem ser muito mais fina/frágil que o shock leader. Sugeria que aumentasses a grossura da montagem, até porque quando começares a evoluir a nivel de lançamentos é muito provavel que seja insuficiente o 0,39mm.

Ou melhor ainda, para não sentires uma grande mudança da maneira como pescavas para como queres começar a pescar não usava montagens, e punha o stopper missanga destorcedor missanga stoper, engate de chumbada no shock leader. Mais tarde sim, com mais experiência e estando tu mais a vontade criava montagens e começava a testa-las, nesta fase acho que devias tornar as coisas o mais simples possivel.


Okis. A meu unico senão é a montagem no shockl leader ser  dissuadora para os peixinhos :) não é problema? falo da espessura da linha 0.57..
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Fio, estralho
« Responder #9 em: 12:50 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Esse Shock leader 0.20-0.57 não é o mais apropriado para uma linha de carreto 0.25. Deveria ser 0.25-0.57, percebes? Deverias cortar um bocado da parte mais fina do chicote até as duas ficarem o mais o mais iguais possível ou terás muitos dissabores.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Fio, estralho
« Responder #10 em: 12:53 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Tambem depende se vais pescar longe ou perto, há dias e pesqueiros que eles andam ali a 40m da praia, para esses dias uso montagens até de 0.25.... e sao precisamente nesses dias que tenho mais capturas, o que me leva a crer que deve se pescar o mais fino QUE SE PUDER... claro que se quiser pescar longe e tenho puxar no lançamento ja uso montagens desde o 0.35 ate ao 0.50.

Mas como estas a começar agora, é nao complicar, e esse 0,39 chega te perfeitamente para fazer montagens e ires à pesca.

Boas pescarias :fixe:
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #11 em: 14:11 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
O que normalmente uso.

Carreto 0.20 a 0.25 tubertini energy --------> madre/chicote 0.40 shimano speedmaster ou 0.50 trabucco max plus ou tubertini energy . Montagens 0.30 yuki invisible, ou daiwa fluro 0.30, ou trabucco 0.22 fluro .

Tal como já foi dito anteriormente, quando mais fino no carrreto melhor pois só traz vantagens.
Mas montagens igual se bem que tens de ter em questão o tipo de peixe que pretendes, e as condições do mar para fazeres um equilíbrio entre tamanho de estranho e diâmetro.

Cumps.

Já agora, Fizeste boa compra de material ;)
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Fio, estralho
« Responder #12 em: 14:31 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Perdi a cabeça e abrir os cordoes à bolsa:

Fiz as seguintes compras:

Carreto:Sufix duraflex 300m 0.25mm/azul

Shock leader: Daiwa D RED 20-57

Montagem: Fio amnesia transparente 15 lb-6,8kg (0,39mm)

Estralhos: Fio VEga potenza fluorocarbon st 0.21mm ( para mar calmo ou desconfiado lol)
   
                 Fio amnesia transparente 10 lb-4,5kg (0,29mm) para uso geral)


Eu na montagem vou utilizar: fio amensia 0.39 com stooper, desrtorcedor missanga, stooper e no fim engate rapido pa chumbeira.


Que vos parece??

               

A ideia é mais ou menos essa. Mas não faz muito sentido a montagem ser muito mais fina/frágil que o shock leader. Sugeria que aumentasses a grossura da montagem, até porque quando começares a evoluir a nivel de lançamentos é muito provavel que seja insuficiente o 0,39mm.

Ou melhor ainda, para não sentires uma grande mudança da maneira como pescavas para como queres começar a pescar não usava montagens, e punha o stopper missanga destorcedor missanga stoper, engate de chumbada no shock leader. Mais tarde sim, com mais experiência e estando tu mais a vontade criava montagens e começava a testa-las, nesta fase acho que devias tornar as coisas o mais simples possivel.


Okis. A meu unico senão é a montagem no shockl leader ser  dissuadora para os peixinhos :) não é problema? falo da espessura da linha 0.57..


Não. Alem de que o shock leader de certeza que é fluorcoated, muito menos visivel que o amnesia que ias usar na montagem (mas não te preocupes muito com esta parte).
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #13 em: 14:35 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Obrigado a compra teve origem nos varios posts que fui lendo...!!!

É assim no meu entender caso opte por fazer montagens, terei que utilizar 0.4 para cima, pois o efeito do leader será quase nulo. Digo eu!! Daí ter optar por 0.39 para montagens e depois varias os estralhos consoante o mar 0.21 ou 0.29.

Uma duvida caso opte por montagem no chicote, a destorcedor para o estralho terá de ser furado? para no fim do leader colocar um engate para a chumbeira.

Por ultima: qd as vezes o estralho enrola, uma das causas provaveis será a linha ser muito fina certo? nesses caso aumentar o diametro certo?



 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #14 em: 14:48 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por ultima: qd as vezes o estralho enrola, uma das causas provaveis será a linha ser muito fina certo? nesses caso aumentar o diametro certo?

Ou linha muito fina ou estralho comprido demais
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #15 em: 14:55 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Se quiseres usar o chicote com as montagens não metes destorcedor no inicio ( porque das duas uma, ou o destorcedor está atras do ultimo passador e destrois o mesmo, ou está depois e quem suporta o peso do lançamento é a linha do carreto que no caso de ser abaixo de 0.30 o mais provavel é partir)

Para chicote com montagens-
Exemplo - unes linha principal do carreto com a linha chicote com montagens ........... União de linha ------stoppers + misanga+ destorcedor + missanga +stoppers ------------- destorcedor e clip para a chumbada.

Agora, se usas shockleader não faz muito sentido, é melhore fazes montagens para cada ocasião- 1 anzol por exemplo ---- destorcedor-----stoppers e companhia-----destorcedor e clip chumbada , tudo uns 1.2 1.5 m.

Ou dois anzois e 2.0 a 2.50 m


Estar a enrolar pode ter varios factores, não só o diametro, mas tambem o tipo de linha nylon ou florocoating ou flurocarbono, ou comprimento da mesma.

Dou te o meu exemplo, quando mar esta mais picado uso normalmente estralhos de 1.20 a 1 m, se mesmo assim o mar está muito forte em vez de florocoating 0.30 uso flurocarbono 0.30 pois o 100 é mais rijo logo enrola mesmos.

Imagina que ainda enrolava (enrolar só 1 metro de estralho de florucarbono alguma coisa estava mal xD ) mas mesmo assim, passarias para 0.35 fluro 1 metro.

Não sei se te expliquei bem, mas a questam principal é equilibrar o comprimentos com o tipo de linha com o diâmetro . Podes me disser assim, atao e se meter 0.40 no estralho e comprimento 50 cm nunca enrola...... eu respondo, secalhar não, mas apanhas o peixe se estiver bebedo e cheio de fome, porque o objectivo é o isco andar no mar de forma o mais natural possível e o material invisível. Daí a parte do enrola vais aprendendo com o tipo de mar e corrente, mas tendo em conta estas bases.

Cumps.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #16 em: 18:16 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
OBg.

Nessa altura tava a usar um 0.28 nylon normal com 1mt, mas talvez fosse a montagem pois estava com detorcedor triplo com encaixe na chumbeira. Ele enrolava-me era na chumbeira penso eu...
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #17 em: 23:07 Quarta, 13 de Julho de 2016 »
Da minha experiencia.... destorcedor triplo esquece.. não serve para nada. só enrola.

Cumps.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #18 em: 00:36 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
boas ja tá tudo montado. Só acho que fiz má compra no fio fluocarbono por ter escolhido 0.21... que acham

Fiz estralhos em 3 medidas: nylon 0.29 e 0.39 e fluo 0.21.  Acho que tá bom

Só uma duvida, o meu carreto leva 290 metros de 0.4, logo pelas minhas contas leva 700 metros de 0.25. Sendo assim existem algum inconveniente em usar apenas 300 mts? A unica que me lembro é perder alguns metros no lançamento devido ao atrito na bobine...

Amanha já vou experimentar o material ehhhh
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #19 em: 00:40 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Para peixe ate 1kg 1.5 kg o 0.21 aguenta se não fores bruto, é bom para o mais desconfiado xD.

O unico problema é mesmo a saida da linha mais nada.


(não uses é o destorcedor triplo xD é mesmo mau)

Cumps

 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #20 em: 01:23 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Vou explicar como fiz as montagens, depois digam:

montagem com 2 anzois  fora do leader:

0.4 Amensia com stooper, missanga,destorcedor normal(n é triplo), missanga e stooper , este movimenta na linha na altura que entender,

depois uma urfe com engate rapido pa chumbeira.

Nos estralhos:

0.4 Amensia para mar com muita corrente e que esteja a enrolar
0.29 Amensia para as ocasioes gerais
0.21 fluo para mar calmo, sou capaz de comprar 0.32..

Estralho com 1mt de tamanho


E prontos tou pronto pa minha 1 pescaria de amanha, na unica praia que fui pescar no norte, praia da ramalha na apulia... mas como nao me apetece molhar os pés :)...se calhar vou experimentar o paredão da direita da praia de ofir.

Depois conto   8)



 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #21 em: 01:31 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Tá otimo ;)

O resto vem com experimentar, e ver o que resulta em casa ocasião =)

Cumps.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio, estralho
« Responder #22 em: 13:22 Sexta, 15 de Julho de 2016 »

 Mete uma cama de fio velho na bobine e depois é que colocas os 300 m da linha com que vais pescar.

 Assim puxas a linha para a face da bobine e já não faz atrito ao lançar :join:

  :fixe:
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #23 em: 13:58 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só uma duvida, o meu carreto leva 290 metros de 0.4, logo pelas minhas contas leva 700 metros de 0.25. Sendo assim existem algum inconveniente em usar apenas 300 mts? A unica que me lembro é perder alguns metros no lançamento devido ao atrito na bobine...

Fazes assim, metes o fio que queres no carreto, depois enches com um fio barato até o carreto estar cheio como gostas, depois passas para outro carreto e depois de novo para o teu. Assim, ficas com o fio bom certinho e afinado no carreto.
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #24 em: 14:59 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só uma duvida, o meu carreto leva 290 metros de 0.4, logo pelas minhas contas leva 700 metros de 0.25. Sendo assim existem algum inconveniente em usar apenas 300 mts? A unica que me lembro é perder alguns metros no lançamento devido ao atrito na bobine...

Fazes assim, metes o fio que queres no carreto, depois enches com um fio barato até o carreto estar cheio como gostas, depois passas para outro carreto e depois de novo para o teu. Assim, ficas com o fio bom certinho e afinado no carreto.

Nem mais (se ele tiver dois carretos =D

Eu antes de ter um carreto longcast para linha fina, enchia de 0.40 barato da decatlohn xD até mais de meio e os ultimos 180 metros com o meu 0.20 + chicote.

Cumps.
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Fio, estralho
« Responder #25 em: 15:53 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
se nao tiver dois carretos é fazer esse processo, mas passar para uma bobine de fio à mao, passar de novo para outra bobine de fio à mão, e depois entao passar para a bobine do carreto.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #26 em: 16:11 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
pois era. nao tenho 2´s carretos..

Vou experimentar assim
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #27 em: 23:19 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Resumo da pescaria:

Zero peixes... ou melhor

2 montagens po galheiro...umas delas ficou presa nas rochas, consequência arrebentou pela ligação do fio do carreto ao leader...vou ter de rever o nó. Não é normal certo.

Uma coisa aprendi e acho que vou mudar, é fazer a montagem no proprio leader. Só é chato uma coisa é ter de cortar no final pois o destorcedor missagas tec nao passam nas argolas.

Mas prontos podia ser pior
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #28 em: 00:02 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Se calhar tendo em conta esta tarde/noite, pensei o seguinte:


Para minha pouca tecnica de lançamento, nao axhei que ganhei muitos metros com a montagem de 0.25 + leader , e o trabalho de refazer tudo, fiquei um bocado aborrecido, não seria melhor colocar 0.4 (um bom) e pescar direto? Sei que é voltar atras ...mas
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Fio, estralho
« Responder #29 em: 00:04 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
sim é melhor sinceramente eu comecei a pescar assim, e nao tens esses problemas de o chicote rebentar.

Compra um bom mono 0.35 e mete no carreto e pescas direto
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #30 em: 00:19 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Sinceramente hoje passei mais tempo a emendar do que a pescar. é como alguns vocês dizem é preciso experimentar para vermos o que achamos melhor para nós..

É evidente que ficar preso na rochas como ficou, partia tb um 0.4 mas é so pegar numa montagem suplente e siga...


0.35 ou 0.4??

FIO T-FORCE SUPER HARD
FIO ASARI TITANIUM
FIO Yuki PERFECT 3G
FIO INVISIBLE RED YUKI

Que me aconselham?


 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #31 em: 00:21 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
inc.pt tu pescas surfcasting praia certo?

Cumps.
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #32 em: 00:22 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Tem calma, eu sei que é frustrante mas aconteceu a nós todos .

Eu quando comecei tambem foi assim, e so pensava mas que raio tava eu a fazer mal, e as vezes o erro é simples.

que chumbada usas?
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #33 em: 00:44 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
sim na praia com misto de areia e rochas.

A primeira que perdi pesava 150gr, a linha partiu pelo leader, pensei se calhar fiz mal o nó...

Depois baixei para 125gr como não apanhei mais rochas correu bem...

A partir leader assim mas vale mudar para 0.4, senao nao tnho € lol...

A minha unica preocupação a mudar para 0.4 é não conseguir segurar a pesca, tipo muito atrito da linha no vento, corrente etc.. não sei mas tou chateado. IA tão motivado pelo material..

Para curar às 4 da manha vou com um colega experimentar spinning.
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #34 em: 01:10 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Pode não ter sido o nó, se ficou em rocha e puxaste partiu onde vai quebrar mais rápido, na parte mais fina.

A questão será mais pela escolha do pesqueiro, e a forma da chumbada de acordo com a zona. Pois garanto te que 0.30 ou 0.40 ou 0.80 , se ficar presa em rocha caput, o diametro da linha não importa.

Não fiques frustrado, é mesmo assim, é uma questão por vezes de saber onde está a rocha.

Cumps.
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Fio, estralho
« Responder #35 em: 01:18 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Não desanimes isso faz parte da pesca. Habitua-te a pescar como estás a pescar agora porque só tem vantagens para o surfcasting de praia.
Se fores pescar para um fundo misto tipo 50/50 só se conheceres bem o local, se fores para fundo maioritariamente de rochas aí sim ia para o directo de 0,40 ou 0,45.
Se não queres gastar dinheiro em shock leaders podes sempre fazer um chicote com duas vezes o tamanho da cana com um 0'40 ou 0,45 consoante o teu lançamento, eu a lançar com 0,40 parto o fio no lançamento com 0,45 já aguenta, não me considero grande lançador, mas isso depende de pessoa para pessoa.
Agora ao fazeres o chicote com 0,40/ 0,45  a saída do fio pode ser má por causa do nó e por vezes partir ao lançar, depende também se os passadores da cana são LR e portanto mais estreitos.
O melhor é mesmo o que estás a usar, insiste que vai dar resultados, também só estou a pescar assim à cerca de 8 meses e não quero outra coisa.  :fixe:
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #36 em: 01:18 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
pois tens razão. Ao fim ao cabo é o tempo de montar um chicote.

Vou insistir :) obg pela força
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #37 em: 01:21 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
São estreitos os passadores. Se me quero manter com chicote vou continuar no cónico... até nem fiquei chateado de não tirar peixe mas perdi para ai 10 euros em material...

Venha a proxima pode ser que compense :)
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Fio, estralho
« Responder #38 em: 01:22 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para curar às 4 da manha vou com um colega experimentar spinning.

Olha e se não apanhares nada ao spinning, não desanimes! É a pesca que gera mais gradeiros por m2 :P
Mas quando apanha peixe normalmente é muito porreiro!
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #39 em: 10:14 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
 E não apanhei nada mas gostei até.. mais "limpa" mas mt cansativa..vou dormir :)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio, estralho
« Responder #40 em: 14:52 Sábado, 16 de Julho de 2016 »
Inserir Citação (seleção)
Uma coisa aprendi e acho que vou mudar, é fazer a montagem no proprio leader. Só é chato uma coisa é ter de cortar no final pois o destorcedor missagas tec nao passam nas argolas.

Não é preciso, só tens que adaptar o material. Missangas e destorcedores mais pequenos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio, estralho
« Responder #41 em: 15:43 Sábado, 16 de Julho de 2016 »

 Não é preciso cortar o leader, repara,  tens o chicote/ shock leader, metes; stoper, missanga, destorcedor pequeno, missanga e stoper. depois na ponta do chicote um clip que passe nos Low Rider, e tá feito.

 As chumbadas que vais usar aí é que têm de ter o destorcedor na argola da vareta, um bocadinho de manga retrátil a tapar a geringonça e, aí temos, a chumbada é que tem o destorcedor, é assim que uso todas as chumbadas, basta pendurares a chumbada no clip da madre/chicote.

 Conclusão, tudo passa nos passadores Low Rider, e, ainda outra possibilidade, entre as pérolas/missangas podes usar destorcedor  ou crossbead para o estralho.

  :fixe:
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Fio, estralho
« Responder #42 em: 12:09 Terça, 26 de Julho de 2016 »
Boas vou relatar os acontecimentos seguintes:

Fui pescar no domingo no forte do insua: acho que ja me adaptei ao chicote, nao tendo perdido nenhum :)

Pesquei um robalito de 700gramas.

Iscos levei casulo, navalho, carangueijo de 2 cascos....

E saiu com casulo...
 

Offline johnteixeira

Re: Fio, estralho
« Responder #43 em: 14:04 Terça, 26 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas vou relatar os acontecimentos seguintes:

Fui pescar no domingo no forte do insua: acho que ja me adaptei ao chicote, nao tendo perdido nenhum :)

Pesquei um robalito de 700gramas.

Iscos levei casulo, navalho, carangueijo de 2 cascos....

E saiu com casulo...

Boa ;) o importante é não desanimar porque vais aprender algo novo em cada pescaria ;)

Cumps.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 06:43]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]