collapse

Autor Tópico: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal  (Lida 4416 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« em: 09:49 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Bom dia.

Agora já com alguma experiência na coisa tenho aqui algumas duvidas que gostava de esclarecer!

Eu tenho pescado estes dias com Monofilamento 0,35 no carreto, não sei se é da falta de experiências mas os lançamentos não estão a sair tão longe como eu gostava, e na costa alentejana por exemplo não consigo ultrapassar a segunda vaga da rebentação, não sei se é normal ou se é mesmo falta de técnica.

Tou a pensar baixar o diametro da linha pois sei que aumenta bastante as distancias do lançamento e aqui surge a primeira dúvida. Eu na embarcada tou a pescar com multifilar 0,20 para aumentar a sensibilidade na cana, agora para surfcasting gostava de saber a vossa opinião. Já li que a linha sai mais dificilmente e isso prejudica nos lançamentos e tb já li o contrário, que a linha é mais fina logo os lançamentos são mais longos. Gostava de saber a vossa opinião acerca disto e já agora que medidas de linha aconselham para o tipo de mar onde pesco (setubal e arredores) onde os fundos são predominantemente de areia.

Nãs montagens tenho utilizado monofilamento 0,40 na linha principal e nos estralhos tenho usado Seaguar Fluorcarbono 0.37mm e estou bastante contente com as linhas, a seaguar é cara mas nota-se a diferença em relação a outras linhas, sem dúvida. Também gosta de saber se acham que está adequado ao tipo de pesca ou se devia baixar os diametros.

Anzois tenho pescado com anzol nº4 a maior parte das vezes, o problema e que vai muito peixe pequeno às iscadas, não sei se não seria melhor politica aomentar o numero do anzol e fazer iscadas maiores.

Em relação aos lançamentos é que eu acho que preciso de algumas dicas. Uma vez que gostava de fazer lançamentos mais longos, e normalmente lanço por cima da cabeça e não lateralmente, existe algum segredo ou dica que possam dar para os lançamentos sairem um bocado mais longos? Ouço falar de lançamentos de 100m e os meus não sei, mas devem andar a rondar os 50metros ou pouco mais, e sei que tenho de melhorar senão quando vier o inverno e a lançar na rebentação estou lixado.

Para já é isto, agosra espero as vossas informações e opiniões para darmos inicio ao debate eheh.

Cumprimentos

(carreto estou a pescar com Ultegra Xcs 10000 e cana Barros Praia Nova 4,5m)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #1 em: 11:22 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Boas!

Eu não sou grande lançador.
Vejo por aí pessoal falar em lançamentos de 200m com nylon de diâmetros na casa dos 0,20 e eu nem por sombras me aproximo disso com 0,20. Por isso presta mais atenção ao que eles dizem dado que, para algum pessoal, parece que lançar 2x o comprimento de um campo de futebol é algo corriqueiro.

Mas enquanto eles não dão as suas técnicas tu já fizeste a tua análise. O 0,35 é muito espesso. No início ainda parece que sai bem, mas depois começa a ganhar memória, maior atrito e com o peso que tem vai sair pouco. Para além disso, o mar e o vento pegam-lhe com mais facilidade.

Multi/vs nylon.

Em Setúbal (dentro do estuário) uso multi (0,16-0,23... 0,16 chega). Isto porque se apanha "sempre" alguma coisa pelo caminho e a probabilidade de ficar lá tudo é menor (algumas vezes fica um anzol, mas se estivesse a usar o 0,20 nylon ia ficar lá o leader). Como não temos necessidade de fazer lançamentos para tróia e como não há ondulação, o multifilar é uma boa solução.

Mas um bom nylon 0,20 lança mais longe do que um multi, essencialmente porque me parece que o atrito é substancialmente inferior no caso do nylon. Há multi que minimiza isso (revestido). No mar, a menos que haja "lixo ao quilo", uso nylon, que também tem a vantagem de ajudar a manter a chumbada no local.

Mas também tem desvantagens, temos que as acautelar.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline peteo9

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 112
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #2 em: 12:50 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
O peso que lanças tem grande importância.
A cana e o carreto são óptimos, o problema não será daí.
Pode ser da bobine. O fio pode estar mal enrolado na bobine ou ter qualquer nó ou torção que bloqueie a saída da linha.
A montagem em 0.40 e o fluorcarbono da seaguar em 0.37 é precisamente como eu também pesco. Minto, uso o fluor da seaguar em .34. Mas não é por aí.

Experimenta lançar deixando mais distância da chumbeira até à ponta da cama. Pode ser mesmo da técnica que usas. Porque o material é bem porreiro. Ou então como te disse.

0.35 no carreto é normal. 0.30 ainda vai. abaixo disso em nylon, não confio, pelo menos aqui na minha zona.
Multi, nao tenho opiniao formada.
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #3 em: 13:01 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Realmente eu deixo mto pouco espaço desde o destorcedor da montag ate à cana...tlv por isso o balanço seja menor e o lançamento tb... tem logica. Vou experimentar dar mais espaço e ver o resultado! ;)
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #4 em: 13:03 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Em relação às linhas...0,22 para um peixe de maior porte não é pouco? Ou voces costumam fazer chicote com linha mais forte para aguentar o esticão do lançamento e a investida de um peixe maior?
 

Offline peteo9

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 112
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #5 em: 13:07 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Noto super diferença se deixar um espaço maior. Mas uma diferença gigante. Tenta.

0.22 em mono? Se for em Mono eu acho pouco. Como disse abaixo de 0.30 acho arriscado. Já tirei bons peixes  (surfcasting) e foi bem puxado. Isto com 0.35. Se tivesse 0.22 não sei se aguentava.
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #6 em: 13:20 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Sim referia-me a mono.tb me parece pouco mas há pessoal que pesca assim...a minha duvida é se faziam chicote ou n...mas devem usar pq n acredito q uma kinha mono 0,22 aguente um lançamento de 150g sem um bom chicote. Hoje ao final da tarde se tiver tempo já vou experimentar os lançamentos a mitrena com um bocado de lingueirão q sobrou de ontem ;)
 

Offline peteo9

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 112
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #7 em: 13:45 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Vais tirar peixinho! :D
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #8 em: 14:00 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
A ver vamos... a ultima vez que fui lá para acabar o isco (minhoca de sangue americana) vim de lá com uma dourada de kg ;)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #9 em: 15:13 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim referia-me a mono.tb me parece pouco mas há pessoal que pesca assim...a minha duvida é se faziam chicote ou n...mas devem usar pq n acredito q uma kinha mono 0,22 aguente um lançamento de 150g sem um bom chicote. Hoje ao final da tarde se tiver tempo já vou experimentar os lançamentos a mitrena com um bocado de lingueirão q sobrou de ontem ;)
Há pessoal que tira corvinas de 20 kg com 0,18...

Estão é preparados para perder material e conscientes que vão demorar bastante tempo a tirar o animal, se conseguirem.

Mas se usam 0,18 é porque entendem que lhes faz falta para lançar mais uns metros.

Seja como for nylon: 0,18, 0,20, 0,25, 0,30 e até 0,35 (depende do lançador, do peso a lançar e do fio) - SEMPRE com chicote.

Quanto a distâncias. O que interessa não é a distância do destorcedor da montagem à ponteira (isso depende do tamanho da montagem). O que interessa é a distância da chumbada à ponteira. A referência é mais ou menos ao nível do primeiro passador (mas é importante que te sintas à vontade, nem que vás evoluindo nesse sentido).

Depois começa a ver uns vídeos sobre lançamentos, podes ir vendo o que se adapta melhor a ti e à evolução que queres fazer. Nem sempre se justifica reaprender tudo...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #10 em: 15:23 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Obrigado pela resposta. Tem toda a logica...eu estava a lançar com a chumbada relativamente perto pois sao montagens de 1,5m. Vou experomentar dar mais espaço e ver e seguir a dica do youtube e ver o q aprendo. Depois vou experimentar reduzir o diametro da linga e ver a diferença. O chicote chega uns 8 metros de 0,35 certo?
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #11 em: 15:54 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Eu uso 0,45 em multi e uso chicotes cónicos em mono. Os chicotes cónicos começam na medida do fio principal (podem ter um pouco mais, tipo 0,22 para um 0,20) e terminam em 0,57, se não me engano (são os da cinnetic).

Quanto a comprimentos, 8 metros dá, mas há quem use mais. Para aumentar lançamentos quanto menos, melhor (pelo menos em teoria). Mas depois tens que ter em atenção que é conveniente teres o leader já dentro do carreto se quiseres tirar um bom exemplar na escoa (isto se estiveres a trabalhar com estralho à altura, claro).

Há muita coisa que influencia o lançamento. Para além da técnica, reduzir atritos e peso é o passo "seguinte".

Há pescadores que têm, inclusivamente, cuidado com o isco. Ou usam iscos que oferecem pouca resistência ou atam-nos de forma a tornarem a iscada mais aerodinâmica (isto quando entendem que é importante chegar um pouco mais longe).

Outra coisa que me fui apercebendo é a crescente miniaturização de acessórios (destorcedores cada vez mais pequenos, chumbadas com formatos mais aerodinâmicos, pérolas e missangas a serem trocadas por missangas e micromisssangas, um anzol em vez de dois).

Mas atenção, muitas vezes não é necessário lançar tão longe (nem é aconselhado). Em alguns dos pesqueiros que estás a pescar, mais longe significa entrar em zonas de corrente considerável e dificilmente seguras a pesca com pirâmide, quanto mais com uma chumbada mais aerodinâmica que estarias a usar para conseguir mais 10 metros.

Quanto a técnicas. Há pessoal que tem força para "dar e vender". Têm potência para imprimir velocidades a conjuntos longos (canas de 5m se for necessário) e lançamentos com deslocamento baixo (por cima da cabeça).

Não é o meu caso. Fui alterando a técnica "por cima da cabeça" para lançamento do chão. Compenso a menor força com um curso maior de aceleração, para ter maior velocidade no final.

Mas há pesqueiros que não nos dão espaço e aí lança-se como se pode. Muitas vezes a "cagadinha" é mais que suficiente. Num conjunto bem tratado, com linhas boas e tudo a funcionar como deve ser já vai a uma distância considerável.

O problema é que não há peixe... no sábado fiz a maré da manhã em Setúbal. 10 canas a pescar (4 pescadores). Tirei um alcorraz que devolvi e vi sair outro peixe que foi devolvido. Toques quase zero. É assim que está a pesca!
« Última modificação: 16:05 Domingo, 12 de Junho de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #12 em: 18:01 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Boa descrição...obrigado. Eu quando coloquei Setubal foi mais para dar a entender a zona e sei q realmente no Sado não precisas de grandes la. Apenas vou lá treinar estas dicas. O objectivo de eu querer aperfeiçoar mais o surfcasting é para pesca em mar... tipo costas alentejana à procura de uns robalos bons e por aí... e é aí que eu noto que não consigo lançar para onde devia...devia conseguir ultrapassar a rebentação por completo à procura de peixe maior certo?
Mas a informação que de fez todo o sentido. N tenho ligado nada a essa questão da aerodinamica mas vou fazer isso e reduzir e reduzir os elementos.

Quando disse que usava multi 0,45 estava a referir-se ao carreto??
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #13 em: 19:15 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Não, 0,45 é o leader que uso no multifilamento. Acho pouco 0,35, acho que pode partir mais cedo ou mais tarde, com o lançamento. Por outro lado, o nó que faço (FG) é mais fácil de fazer (e mais seguro) num 0,45 do que num 0,35.

Mas em praia uso essencialmente nylon, como já disse, e aí o leader é cónico.

Quanto aos lançamentos em mar, sim, a ideia é conseguir lançar para além da rebentação.

No entanto, por vezes lançam-se umas "cagadinhas" para o espumeiro (se o mar deixar) para ver se anda lá alguma baila/ robalo a caçar... e às vezes está a rebentar tão longe que não há outro remédio!

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Jppinto

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 134
  • Agradecido: 19 vezes
    • Setúbal, Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:31 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Dúvidas Surfcasting na Zona de Setúbal
« Responder #14 em: 20:13 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Eu, quando pesco dentro do Rio Sado, devido ao muito lixo e algumas pedras que há no fundo, uso um 0.35 mono ou um 0.20 multi nos carretos. Se for para a costa da Tróia, com um fundo "limpo", praticamente só de areia, já uso um 0.22 mono com shock leader cónico. Este 0.22 mono, julgo que tem uma resistência á volta dos 8 Kgs de resistência, o que já me deixa descansado, caso apanhe um peixe de maior porte.
Uso mono de 0.35 dentro do rio pois caso prenda, consigo esforçar sem perder o material todo. Se tiver chicote, normalmente rebenta pela união do chicote e fica lá todo o material.
Para lançamentos, por experiência própria, o mono tem que ter acima de 13kgs de resistência para estar descansado.

João Pinto
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 06:43]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]