collapse

Autor Tópico: Iniciante no spinning  (Lida 8062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Iniciante no spinning
« em: 19:53 Terça, 19 de Janeiro de 2016 »
Boas pessoal,

Desde sempre fui pescador de fundo mais concretamente surfcasting e de bóia, no entanto o spinning tem despertado alguma curiosidade e como tal quero me iniciar nesta modalidade. Tenho muitas dúvidas a nível de material na qual peço a vossa ajuda e esclarecimento.

A pesca vai ser tanto em praia como em pontões ou em zonas de rocha, para quem conhecer os meus pesqueiros vão andar muito desde a cova do vapor até ao meco podendo ir para outros sítios não com tanta frequência.

Orçamento será de 150€ (cana, carreto, multi)

Qual a diferença entre os jerks, vinis, e zangas quando usar umas ou outras e quais a diferença s no trabalhar consoante o estado do mar.

Que tamanho se deve usar no vinis, zangas e jerks e respectivo peso também tendo em conta o estado do mar.

O tamanho da cana estou inclinado para uma de 3.30 por ser talvez a mais polivalente do que tenho lido.

Carreto estava a pensar no barros spw 5000, tenho algumas dúvidas de qual o melhor rátio para esta modalidade visto que tenho por base o seguinte "rátio mais alto = carreto mais rápido mas com menos força, rátio mais baixo = menos velocidade e mais força " nisto o stout parece-me equilibrado com o ratio 5.2.1 (também tem a vantagem que este carreto me vai dar para as minhas pescarias de boia) .

Outra dúvida será o multi a escolher pois tanto vou pescar em fundos de areia como em fundos com rocha, a dúvida será mais a espessura, e com quantas fibras.

Segundo li usar-se também um "chicote"  em mono, agora qual a melhor espessura para este chicote?  Será melhor mono ou fluorcarbono? Qual o comprimento do mesmo e o melhor no para unir ao multi.

Obrigado e espero que me possam ajudar pois spinning sou um 0 quer a esquerda quer a direita  :))
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Iniciante no spinning
« Responder #1 em: 00:12 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Boas André

Vou-te tentar ajudar dentro daquilo que é a minha experiencia no spinning.

Os jerks: De modo geral são para procurares peixe mais à superficie,  normalmente trabalham no max até aos 2m de profundidade e são flutuantes (tens modelos que afudam mais e modelos que não flutuam). Tens palas que afundam mais (normalmente as com um angulo maior e/ou mais compridas) e outras menos (palas mais curtas e com um angulo menor). Palas com uma angulo maior normalmente agarram mais mar. Estas informações normalmente vêm na embalagem. Amostras com 2 fateixas normalmente fazem um lançamento maior mas podes perder na ferragem, com 3 é o oposto.

Vantagens: Nos jerks para mim são os rattles (som produzido por esferas) e o woblling (movimento "oscilatorio" provocado pela pala).

Desvantagens:Com os jerks não consegues lançamentos tão grandes como com os vinis e zagaias. Não aguentam muito mar.


Vinis:  Tens vinis mais macios e outros mais rigidos, os mais macios normalmente trabalham melhor mas a borracha é mais frágil, os mais rigidos o oposto. Devido ao formato tens cabeçotes que preendem menos nas pedras que outros ,  há cabeçotes que tambem ajudam mais o trabalhar do vinil.

Vantagens: Têm a vantagem de lançar melhor que os jerkbaits, uma das vantagens é  poderes trabalhar ao longo de toda a massa de água, ou seja, a velocidade de recolha é que vai definir a altura de água em que vais trabalhar o vinil. Velocidades mais rápidas vem mais á superficie, velocidades mais lentas o oposto. Aguentam muito mar.
Desvantagens Ferraram pior que os jerkbaits. Prendem mais que os jerkbaits por trabalharem mais perto do fundo.


Zagaias: As com uma ligeira "ondulação" trabalham melhor que as que são completamente a direito.

Vantagens:Tal como os vinis podes trabalhar em toda a massa de água. São as que atingem maiores distancias no lançamento. São as que aguentam mais mar.
Desvantagens: Em zonas de pedra não as convem utilizar porque preendem muito facilmente. Em termos de ferragem ficam entre os vinis e os jerkbaits.


Depois existem inumeras cores. Normalmentes cores berrantes funcionam bem durante a noite/nascer e pôr do sol e em águas barrentas, cores naturais são melhores durante o dia, (aqui há muita controversia sobre o que realmente é o indicado), existem sempre outros factores como a côr da água, haver ou não lua etc...

As gramagens das amostras dependem sempre da acção da cana e mar, normalmente utilizo entre as 25g a 40g, para mares mais brutos 50g ou 60g (muito raramente).

Em termos de tamanhos normalmente é entre os 10 a 17 cm nas amostras e vinis, nas zagaias é entre os 60 a 90 cm.

Material (mais em conta)

Amostras :
JerkBaits: Rapala Max Rap; Daiwa D´Minnow; Westlab Macua e Bakuba,
Vinis: Savage Sandeel; Fiiish Black Minnow (não são assim tão baratos)
Zagaias: Williamson Gomame.

Canas : Como disseste uma cana de 3.30m é mais polivalente, pode apenas pecar pelo facto de ser um pouco mais pesada que uma de 3m.

Barros Stout Spinning/Striker: Cana com uma acção mais polivalente, não muito rija, powerlift de 8kg. É uma cana polivalente, boa para pescares em molhes devido ao powerlift. (Pessoalmente prefiro canas um pouco mais rijas).
Shimano Stradic 330 H: Cana mais rigida que a anterior, bastante leve e com passadores fuji, talvez não seja a mais indicada para pescar em molhes. Mais cara que a anterior (o dobro, já não dá para o teu orçamento).

Carretos: O spinning exige muito dos carretos, eu tenho um technium FD, mas vou ter de fazer algumas alterações. O racio que falaste parece-me indicado tambem. O carreto stout spw nunca pesquei com ele, mas pelo que dizem é um carreto robusto. Um factor importante para o spinning normalmente é o enrolamento da linha nos carretos e nesse aspecto os daiwa e shimano raramente falham. Tens de tentar saber se o enrolamento é bom, pode ser que alguem aqui do forum tenha um.
Normalmente para essa gama de preços o Exage parece-me o mais indicado.

Multifilamentos:
Os multifilamentos entraçados de 8 fibras são melhores pelo perfil mais redondo (ganhas em lançamento/suavidade). Os diametros que gosto de usar é 0.16 a 0.18.

Chicote normalmente um 0.4 de fluorocarbono com cerca de 50cm, por ser mais rigido, resistente à abrasão e "invísivel". O nó que uso é este Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre  (mas com menos voltas, 7 ou 8 e o multi a dar as voltas em vez do mono ).
Multis bons tens o Sufix 832 e o Daiwa tournament braid.


Espero ter ajudado  8). Tens mais malta aqui do forum que te pode ajudar melhor em relação ao material e mesmo em técnicas de spinning. É esperar um pouco que respondam.

PS: Depois de fazer as contas do material que falei fica um pouco acima do teu orçamento (Cana 70€ + carreto 74€ + 20€ Sufix 832- 164€)

PS2: Não te esqueças futuramente de umas waders respiráveis. O0
« Última modificação: 00:23 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 por Mguima »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, PedroCosta, AnaCG

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Re: Iniciante no spinning
« Responder #2 em: 21:52 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Boas Mguima, apesar de o tópico já ter uns 15 dias e já ter as dúvidas todas esclarecidas agradeço imenso e sempre deu para aprender mais qualquer coisa é só tenho a agradecer e a informação fica para alguém que possa ter as mesmas dúvidas que eu e assim já fica esclarecido, afinal tbm é para isso que o fórum serve.

Quanto à cana já comprei e correto também a escolha foi :
Cana -  cinnetic Explorer sea bass (47€)
Carreto -  barros stout spw (89€)
Fio foi o daiwa de 8 fibras (24€)

Optei por apostar numa cana mais de uma gama mais baixa para me iniciar e investi mais no carreto pois assim tbm me dá para a bóia e spinning.

 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Iniciante no spinning
« Responder #3 em: 01:15 Terça, 02 de Fevereiro de 2016 »
Olá André

Realmente foi com um pouco de atraso  ;D
Mas ainda me estou a habituar a conseguir acompanhar toda a informação que este fórum debita todos os dias.  :o

Tal como disseste pode servir para mais alguém. Esse fio é topo, e o carreto tb já me falaram bem, a cana não conheço. 

Força aí com esses robalos!
 

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Re: Iniciante no spinning
« Responder #4 em: 22:48 Terça, 02 de Fevereiro de 2016 »
Até agora só ouve uma investida a eles e acompanhado da respectiva grade  :LooooL2:, foi uma pesca de 3h também para testar o material, lançar vinis, jerks e zangaias. Agr este fim de semana já vou fazer mais uma investida a eles pode ser que tenha sorte  :))
 

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Iniciante no spinning
« Responder #5 em: 23:19 Terça, 02 de Fevereiro de 2016 »
Excelente apresentacao (pela menos para mim)
Mguima, para um futuro spineiro☺️🐠
Clara, precisa e objetiva.
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Iniciante no spinning
« Responder #6 em: 02:39 Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 »
 :fixe: :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 17:44]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]