Pesqueiro

Pesca em Águas Oceânicas => Espécies => Tópico iniciado por: Miguel Reis em 19:27 Sábado, 21 de Novembro de 2020

Título: Robalos porquê?
Enviado por: Miguel Reis em 19:27 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Baos pessoal,

Venho aqui partilhar uma coisa convosco e ver se me podem ajudar.

Desdos 8 anos que pesco, mas a sério desdos 14 e desde então apenas apanhei um robalo com medida, sem medida muitos muitos, mas que trouxe pra casa.. Apenas um..

Sargos, safias, douradas, bailas, corvina, até salmonetes apanho, mas robalos.. Zero.. Isco com sardinha, lula, choco, língua de vaca, camarinha mas nada. Já fiz umas vezes Spinning da costa e jig de barco mas zero. De dia e de noite. Não há nada que me deixe mais desgostoso quando abro o face e vejo geleiras cheias de robalos.

O que estarei a fazer mal?
Ou terei a maldição de Bela Guttman versão robalos?

Abraço
Título: Re: Robalos porquê?
Enviado por: carlosfishcarlos em 19:36 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Ai nessa zona há locais que são excelentes para robalos ao spinning. Acho que devias tentar arranjar um companheiro que te desse umas luzes sobre os locais e as amostras, e tudo o resto aí nessa zona.
Título: Re: Robalos porquê?
Enviado por: Fisherpro em 19:47 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Amigo é como o anterior companheiro disse, tens ai sítios na tua zona brutais para apanhar grandes tarolos, não sou daí, mas tenho família em São Teotónio, e já fiz ai pescas memoráveis de grandes robalos, apenas pesquei de noite companheiro, e os iscos que falaste são muito bons para aí, lula, choco, sardinha, teagem, casulo, depende do mar vai variar o isco
Título: Re: Robalos porquê?
Enviado por: Ernesto Lima em 19:57 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Boa tarde Miguel.

Nessa zona, Robalos de bom tamanho é coisa que, usando qualquer das técnicas que referiu, até aparece.

Acho que o conselho do Carlos é o mais adequado, assim como a conjugação de factores como a insistência, a mudança de locais, face a épocas do ano e condições de mar e vento, a variação de técnicas e respectivos materiais, montagens e iscas, mas, antes de tudo isso, há que colocar de parte qualquer tipo de maldição, ou o que quer que se relacione com sorte e / ou azar.

Este ano, por exemplo, capturei mais Robalos a pescar em barco fundeado, com isca, do que no total dos 18 anos em que pesco em Sines. Não faço ideia porquê. Mas o certo é que aconteceu, com sardinha, entre os 30 e os 52 metros de profundidade, e em pesqueiros onde antes, nem pensar nisso. Por tal, insista, diversifique e não pense no Bella Gutman.

Cumprimentos

Ernesto
Título: Re: Robalos porquê?
Enviado por: Miguel Reis em 20:03 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Obrigado pelas respostas.

De facto os robalos ao spinning por cá saiem muito. Mas é uma pesca que não me chama.
A minha perdição é mesmo a embarcada com isco como o mestre Ernerto falou.

Também ouço q os robalos bombam mais de inverno, altura em que vou talvez 1 ou 2 vezes por mês. Enquanto que de Março a Outro vou umas 2x por semana. Não sei se terá influência ou não. Sou sincero é um peixe que não entendo.

Abraço
Título: Re: Robalos porquê?
Enviado por: Ernesto Lima em 20:57 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Boa noite Miguel.

Com isca morta, exceptuando um Robalo que capturei, no Inverno, em Março dum ano - não me lembro qual - a 73m, a maioria dos Robalos que tenho capturado, tem sido no Verão, entre os 20 e os 50 metros, mais ou menos; com Sardinha à posta e anzol 6/0, com o bico bem saído da isca.

Uma cana, com isca viva (Cavala, Carapau e até Choupa, pequenos), a trabalhar a uns 5 metros do fundo, também já deu resultados, mesmo com o barco fundeado.

Cumprimentos

Ernesto


Título: Re: Robalos porquê?
Enviado por: Miguel Reis em 21:29 Sábado, 21 de Novembro de 2020
Tenho de experimentar a isca viva então

Abrç