Pesqueiro

Pesca em Águas Interiores => Pesca à Pluma => Tópico iniciado por: Jacaré em 21:34 Quinta, 22 de Fevereiro de 2024

Título: Pesca à Pluma a outras espécies
Enviado por: Jacaré em 21:34 Quinta, 22 de Fevereiro de 2024
Boas malta.

Últimamente tenho andado com a "pancada" de pescar à mosca.
Comecei a fazer as minhas próprias moscas em casa (isto é um hobby por si só) e mesmo que últimamente não tenho pescado nada, o lançamento com a cana à pluma é extremamente divertido/interessante.

Mal consigo esperar para pescar a minha primeira truta!


No entanto, queria saber se alguns de vocês pescam à pluma para além  das típicas espécies (achigã, truta, carpa). Ando "farto" de ver os vídeos do grande Fernando Silva, em que ele também pesca às Percas Europeias.

A minha pergunta é, há aqui quem pesque também às bogas, percas-sol e outras espécies pequenas à mosca? E aos barbos? Têm algumas dicas?
Título: Re: Pesca à Pluma a outras espécies
Enviado por: xcelsior em 11:11 Sexta, 23 de Fevereiro de 2024
Viva,


Eu pesco essencialmente aos achigãs e às carpas em água doce, mas não vejo porque não se possam pescar espécies mais pequenas. Tudo depende da pluma e da apresentação, não vejo porque é que uma pluma estilo san juan worm não funcione com uma perca-sol.

Em água salgada é possível pescar várias espécies, mas os alvos mais comuns são as tainhas e os robalos/bailas. No caso das tainhas é uma pesca à vista e não é nada fácil. No caso do robalos/bailas, embora também seja possível pescar à vista em estuários, o mais comum é fazê-lo em blind casting (tanto em estuário como mesmo em costa aberta).

Em relação às tainhas, a minha sugestão é observar primeiro e ver se elas andam a comer junto ao fundo e usar padrões estilo o sand shrimp e mud shrimp. Sugiro zonas de estuário, principalmente de sapal. Quanto aos predadores, é começar pelos estuários, nas zonas onde se nota mais a corrente ou nas zonas de transição entre a corrente e, por exemplo, o sapal, onde a água mexe menos. Em águas mais paradas, eu diria padrões estilo caranguejo ou camarão e em zonas mais mexidas usar streamers a imitar pequenas presas. 

Se for na altura das cavalas, uma pluma estilo glass minnow faz maravilhas. Até mesmo quando pesco ao spinning uso essas plumas como teaser nos jig ou por si só em montagens caro rig.


Cumps.,
Filipe