Pesqueiro
Pesca em Águas Oceânicas => Legislação => Tópico iniciado por: Kikero em 10:22 Quinta, 03 de Setembro de 2020
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Bom dia,
Tenho um atrelado que veio com o barco (usados) e apesar de ter documentos e matrícula, não encontro a chapa do fabricante.
O atrelado tem tara de 180Kg, é de 1991, registado em 1993 e matrícula começa por "C", que creio ser de Coimbra. O barco tem uns 4,30m.
No livrete diz que o fabricante é "A.F.B" modelo "400" e tem também um numero de "aprovação". O numero do quadro diz "001".
O barco + motor + atrelado têm uns 440kg, pelo que não o posso usar com matrícula do carro.
Ele realmente parece antigo e diria corresponder aos documentos. As medidas de pneumaticos sao ainda as antigas, etc. Mas até pode nao corresponder, certo?
Eu nao sei se todos os atrelados (antigos e novos) que tenham matrícula propria têm que ter uma chapa do fabricante e/ou uma chapa de homologação nacional. Mesmo que tivesse sido um particular a construir e a registar posteriormente ?
É que ja procurei pelo fabricante "A.F.B." (tal como diz no livrete) e não encontro isto em lado algum. Talvez com matrícula deva procurar na conservatória do registo automóvel de Coimbra quem o fabricou? E se tiver sido um particular ?
Tenho seguro para os documentos do atrelado, tenho-o anexado à carta verde também.
A questão é : Sendo um atrelado com matrícula, tenho que ter alguma chapa de identificação no atrelado para que nao tenha qualquer problema ?
Cumprimentos a todos
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olá companheiro, do que sei aqui vai:
o veiculo/reboque/semi reboque cujo o peso bruto exceda os 300 kg, é obrigado a ter matricula própria.
o "C" significa que foi registado em coimbra, esse detalhe é irrelevante...
sim os pneus têm que bater certo com o que está registado no DUA.
sim é obrigatório tem chapa de fabricante ou autocolante (como os da norauto) pk tem de "bater a bota com a perdigota" o k está no documento tem de estar no chassi.
atenção:
-ao peso bruto rebocavel do veiculo tractor, esse atrelado tem sistema de travão? existe essa distinção,
para não estares em excesso de peso (tens de ver o peso do barco mais a tara do atrelado). e ver o peso bruto rebocavel com travão ou sem travão
-o atrelado se for como a maioria dos que transportam barcos, na parte de trás muitos tem uns ferros para aumentar o comprimento do atrelado, cuidado pois para utilizar esse aumento, esse sistema tem de estar registado no DUA, e nada pode exceder o comprimento do atrelado, nem o motor...
espero ter ajudado >:D ^-^
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Obrigado pela resposta detalhada.
O conjunto do atrelado + barco + motor excede um pouco os 300kg logo ele tem matrícula própria. E tem.
A minha questão é que eu nao encontro no atrelado a chapa ou autocolante do fabricante, cujo nome nem consigo saber. Apenas consigo saber a marca e modelo que vêm no livrete (A.F.B. 400).
O peso rebocável indica ser até 650kg, mais do que o que transporto (cerca de 440kg incluíndo o peso do próprio atrelado).
Apesar de todas as características coincidirem com o que consta no livrete, eu não consigo saber quem é o fabricante para me fazer uma chapa ou autocolante, pois aquele já deve ter saltado com os anos. O atrelado é de 1991.
A minha ideia era tentar saber qual foi a empresa que o fabricou e saber se ainda está em actividade. Se não estiver, que faço ? Será que na conversatória constam o dados de quem o legalizou e fez atribuir uma matrícula própria ? No livrete tenho um "numero de aprovação".
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so o imt te pode ajudar... se não conseguires contactar com o fabricante julgo eu...
em relação aos pesos, vou tentar simplificar mais (a ver se não baralho mais ainda)...:
-qual o pb que diz no documento? é os 600kg (se assim for, o que ele pode transportar carga até esse peso incluindo a tara do próprio atrelado)...
-se o peso do barco o motor e do atrelado são os tais 300 e poucos kg, óptimo encantado da vida não terás problemas.
-agora tens de ver no carro que vai servir de tractor quanto peso pode puxar com travão e sem travão...
-esse atrelado não precisa de inspecção pk o peso bruto é inferior a 750kg (segundo informação disponivel 600kg), mas precisa de seguro próprio porque tem matricula própria (se estivesses a usar a matricula do carro, o seguro teria de emitir nova carta verde a mencionar a utilização de um atrelado... mediante pagamentos de acertos)...
espero ter ajudado >:D ^-^
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O peso bruto, segundo o livrete são 650Kg. Ora, o atrelado tem tara de 180kg + 240kg (barco) + 60kg (motor) + palamenta (20kg?)= 500kg.
Eu tenho seguro para ele já feito e a indicação na carta verde de que o carro transporta aquele atrelado. Essa parte está toda tratada.
Só não encontro a chapa ou autocolante do fabricante ! E não estou a conseguir saber quem é e se ainda se encontra em atividade.
Pedro no livrete dele e dirijo-me ao IMT ?
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Pedro no livrete dele e dirijo-me ao IMT ?
provavelmente será a melhor opção, aí nao te sei ajudar
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Qual é a matrícula do reboque?
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https://servicos.imt-ip.pt/Ve%C3%ADculos.aspx (https://servicos.imt-ip.pt/Ve%C3%ADculos.aspx)
IMT Online
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O que posso fazer com o link do IMT ? Eu necessitava saber os dados do 1º registo e legalização do atrelado. Será que esses primeiros dados terão alguma informação sobre o fabricante ?
Os dados atuais deverão somente indicar o atual proprietário que serei eu.
Será que fornecem algo mais ?
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É que ja procurei pelo fabricante "A.F.B." (tal como diz no livrete) e não encontro isto em lado algum
Existe uma Metalmeccanica AFB (Itália).
No geral, eu faria uma inspeção mecânica que se preocupa-se com:
- corrusão e soldaduras;
- rolamentos, substituir se necessário;
- rodas;
- geometria da estrutura.
(não complico mais!)
Com livrete e seguro, e o IMT não ter definido inspeção para esse reboque (a nível nacional, mas na Europa é desde 2017), e se a mecânica estiver boa, e se não se houver mais "ses", penso que é de puxá-lo para cargas menos valiosas.
Tento-me pôr na situação, e uma idéia seria comparar um novo com retoma do usado!
Espero ter ajudado.
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É um bom indicador. Poderá ser esse o fabricante "Metalmeccanica AFB (Itália)"
O atrelado tem as soldas em bom estado, pneus bons, rolamentos, etc. Parece-me estar perfeitamente apto para o transporte do barco e uma vez que não posso adquirir um atrelado novo neste momento (€), queria apenas fazer o que é necessário para estar tranquilo com as questão de obrigatoriedade da chapa do fabricante.
O atrelado está inclusivamente a ser pintado para melhor protecção e aspeto. Não que estivesse podre...
Vou entrar em contacto com o fabricante Italiano. Pode ser que me dêm alguma informação importante !
Obrigado
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Boas
Já experimentaste questionar um centro de inspeções?
Apesar desse reboque não precisar de inspeção, podem saber informar do que é preciso para o legalizar, mesmo sem saberes quem é o fabricante, podes declarar que é de construção particular e com uma inspeção podes legaliza-lo.
Isto agora sou só eu a pensar alto, mas se tem documentos, matrícula e seguro, não estarás a preocupar-te em demasia?
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Correto. Tenho documentos, matrícula e seguro. Já me disseram que me estou a preocupar demasiado com o tema.
Contudo, não tenho como associar os meus documentos ao meu atrelado. E isso pode ser um problema, digo eu...
A unica coisa que queria fazer é colocar lá a chapa ou autocolante do fabricante com os dados do livrete.
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Veja se serve
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Boa tarde,
OK, pensei que me fosse enviar por mensagem privada. Se puder apagar...agradeço ;)
Essa informação eu tenho-a comigo e corresponde ao livrete. Mas não indica o fabricante, apenas a marca (que até poderia ser o fabricante) e modelo.
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Não conseguia mandar por mensagem.
Apagar só se for o moderador, eu não consigo
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Os atrelados anteriores a 1 de Fevereiro de 2011, não precisão de ter chapa com as caracteristicas do fabricante, só a partir dessa data é que entrou em vigor o Regulamento (UE) n.o 19/2011 relativo às prescrições para homologação das chapas regulamentares do fabricante e do número de identificação do veículo de veículos a motor e seus reboques e o Regulamento (EU) n.o 249/2012 altera o Regulamento (EU) n.o 19/2011 introduzindo a possibilidade de os fabricantes de veículos utilizarem rótulos autocolantes para o fabrico das chapas regulamentares. Sendo anterior a isso não é necessário ter espero ter ajudado