Pesqueiro
Pesca em Geral => Segurança na Pesca => Tópico iniciado por: jomartes em 18:20 Segunda, 16 de Dezembro de 2019
-
Esta foi a frase brutal proferida na capitania por um militar da PM confrontado com o relato/contestação á multa que um colega meu fez após ter sido abordado pela GNR e rebocado para dentro do canal para que tirassem as coOrdenadas de GPS em pleno canal de navegação E ASSIM LHE APLICAREM A MULTA SEM HAVER SOMBRA DE DUVIDAS!PAGOU E NÃO BUFOU!!
como muito bem disse André Ventura,ISTO É UMA VERGONHA!!
-
O que é que é uma vergonha , afinal?
Não percebi.
O que percebi é que o companheiro gosta de um tal de Ventura.
Enfim, gostos...
-
eu faço-lhe um desenho...
-
Digo mais. Há militares que não merecem o que ganham .Em todas as profissões há frustrados, mas nas nossas forças de segurança e nas nossas forças armadas e estas conheço-as muito bem existe muita gente assim
Em relação há piada que foi dita.´Não merece comentários
Em relação há frase "HÁ MILITARES QUE NÃO MERECEM A FARDA QUE VESTEM" acho que é muito grave, ainda por cima vinda de onde vem, de um próprio agente.
-
Esta foi a frase brutal proferida na capitania por um militar da PM confrontado com o relato/contestação á multa que um colega meu fez após ter sido abordado pela GNR e rebocado para dentro do canal para que tirassem as coOrdenadas de GPS em pleno canal de navegação E ASSIM LHE APLICAREM A MULTA SEM HAVER SOMBRA DE DUVIDAS!PAGOU E NÃO BUFOU!!
como muito bem disse André Ventura,ISTO É UMA VERGONHA!!
Só um aparte, desde quando é que um agente da PM é militar, não confundam as coisas, a mesma coisa se passa na Policia e na Policia Municipal, não são militares. As únicas forças militares são as Forças Armas em a GNR, de resto é tudo instituições civis.
E apenas um desabafo que infelizmente ainda acontece muito na PM e principalmente em Setúbal, não aceitaram muito bem o governo ter criado a Unidade Controlo Costeiro da GNR, o que lhes veio retirar algum poder, em Setúbal houve e ainda há guerra com a UCC/GNR o que já originou troca de comandante da PM por causa desse mau ambiente criado.
Infelizmente há maus profissionais em todo o lado não só nas forças de segurança.
-
Bom dia Luis. Luis eu disse isso,no contexto da frase , não disse que a PM era militar. Tanto que eu frisei forças de Segurança e Militares.Tanto que tu no fim frisas"Infelizmente há maus profissionais em todo o lado não só nas forças de segurança". Também é bem verdade que eles nunca aceitaram a separação emitida pelo governo.Aliás tenho um primo meu que está na , Guarda está não, esteve saiu o ano passado julgo eu, na altura ele disse que esta nova Unidade iria arranjar problemas. com isto tudo que paga somos nós. Um abraço
-
Bom dia Luis. Luis eu disse isso,no contexto da frase , não disse que a PM era militar. Tanto que eu frisei forças de Segurança e Militares.Tanto que tu no fim frisas"Infelizmente há maus profissionais em todo o lado não só nas forças de segurança". Também é bem verdade que eles nunca aceitaram a separação emitida pelo governo.Aliás tenho um primo meu que está na , Guarda está não, esteve saiu o ano passado julgo eu, na altura ele disse que esta nova Unidade iria arranjar problemas. com isto tudo que paga somos nós. Um abraço
Boas António, não deves ter reparado mas o texto que eu citei não foi o teu mas sim o do Jomartes que iniciou o tópico, ele é que mencionou um militar da PM, apenas fiz o reparo direcionado a ele informando o quem são os militares neste país e também as divergências criadas entre a PM e a UCC/GNR
-
Ok Peço desculpa, com eu também mencionei as forças fiz confusão e não reparei :LooooL2: :LooooL2: :fixe: obrigado
-
Ok.
Percebi que uns são militares outros civis.
Percebi que outros gostam do Ventura.
Mas ainda não percebi a razão do tópico.
Boas pescarias
-
Pelo que eu percebi , houve um companheiro nosso que foi abordado pela GNR e multado e foi contestar a multa junto da PM. Ao qual o agente da PM disse a frase" HÁ MILITARES QUE NÃO MERECEM A FARDA QUE VESTEM". Estando o agente da PM referir-se ao Guarda da GNR. Por outros palavras estava a chamar de incompetência(ou burro) ao guarda .Amigo e esperto não era de certeza
-
Dizia o meu primo que em Alcântara não se podiam ver uns aos outros. A inveja é um mal terrível. O Luis diz que em Setúbal lhes vieram tirar algum poder. Isso e não só. Resumindo guerrilha entre comandos.
-
Dizia o meu primo que em Alcântara não se podiam ver uns aos outros. A inveja é um mal terrível. O Luis diz que em Setúbal lhes vieram tirar algum poder. Isso e não só. Resumindo guerrilha entre comandos.
tudo dito neste teu comentário, não é preciso acrescentar mais nada.
-
texto que eu citei não foi o teu mas sim o do Jomartes que iniciou o tópico, ele é que mencionou um militar da PM, apenas fiz o reparo direcionado a ele informando o quem são os militares neste país
completamente de acordo,sei perfeitamente o que são policias e militares(gnr)por isso peço desculpa pelo lapso no texto.
a frase deveria ser assim:
"Esta foi a frase brutal proferida na capitania por um militar agente da PM confrontado com o relato/contestação á multa que um colega meu fez após ter sido abordado pelos militares da GNR "...
-
desde quando é que a Policia Marítima não é militar?
Pertencem à Marinha e não são militares?
-
desde quando é que a Policia Marítima não é militar?
Pertencem à Marinha e não são militares?
bem...já não percebo nada!!
-
parece que afinal na PM há "agentes" e militares...se é que eu percebo bem o texto abaixo...mas já não digo nada.
"A Polícia Marítima é uma força policial militarizada, armada e uniformizada, dotada de competência especializada nas áreas e matérias legalmente atribuídas ao Sistema de Autoridade Marítima e composta por militares da Marinha e agentes militarizados ("agentes" é designação que surge aqui no sentido abrangente de servidores do Estado que, neste caso, incluem os diversos postos da hierarquia da PM: Agentes Estagiários, de 3ª, 2ª e 1ª classes, subchefes, chefes, subinspectores e inspectores).
-
Afinal foi multado porquê ?!! E foi rebocado para o canal para tirarem as coordenadas de GPS porquê se ele, em princípio, pelo que entendo, não estava a cometer essa infração ?!!!
-
Isso é tudo muito estranho. :o
-
Afinal foi multado porquê ?!! E foi rebocado para o canal para tirarem as coordenadas de GPS porquê se ele, em princípio, pelo que entendo, não estava a cometer essa infração ?!!!
pelo que ele me disse não se apercebeu que estava a pescar dentro do canal,mas se estava era por uma margem minima,porque é muito dificil sem gps aferir se estava dentro do canal ou não.
a revolta dele foi que quando foi abordado a gnr amarrou a embarcação á dele e enquanto um pedia os documentos o que estava ao leme levou-o mesmo para dentro do canal e tirou as coordenadas de gps já muito depois de ter sido abordado.
Como os motores da EAV são silenciosos a baixa velocidade ele só se apercebeu que estava a ser rebocado para o meio do canal quando olhou para as linhas que estavam dentro de água e estavam todas esticadas á ré.
das duas uma,ou ele não estava pescar dentro do canal mas estava muito perto e a gnr fez-lhe a folha,ou,estava a pescar mesmo á beira mas dentro do canal e a gnr rebocou-o lá para dentro para não haver duvidas.
uma advertencia ficava-lhes,mas entraram a matar.
-
é preciso ter calma com estas coisas. no dia em que haver problemas sérios essas fardas viram os vossos heróis de salvação.
canais são marcados à vista, não é preciso gps para ver onde estão as marcações, por isso mesmo serem canais. o gps permite apenas uma coisa, ser esperto e aproximar-se dos limites que aparecem nas cartas.
mas isso, obviamente que vai contra o principio e a grande ideia das marcações dos canais, que é navegação à vista!!! se está lá perto, a regra é que está lá.
depois, a grande pergunta é "qual canal?"
malta parece que não entende que um cargueiro não manobra como um lancha de 3m. as seguradoras preferem pagar o naufrágio de 3 pescadores de recreio do que o desencalhar de um cargueiro. não se façam espertos nessas situações de limites, e sejam francos para segurança de todos!
-
no dia em que haver problemas sérios essas fardas viram os vossos heróis de salvação.
isso é com o ISN,em Peniche tivemos que pedir por favor á PM para nos rebocarem depois do motor ter avariado em pleno oceano e foi com muita relutância que o fizeram..."não somos rebocadores " foi a resposta".
-
é preciso ter calma com estas coisas. no dia em que haver problemas sérios essas fardas viram os vossos heróis de salvação.
é só isto mais nada a dizer...
se os elementos da fiscalização falharam existem instâncias próprias para apresentar reclamação/queixa/expor a situação, para ser averiguada a situação para o apuramento da verdade...
não nos podemos esquecer de um detalhe... o camarada só está a reportar uma situação... quem lhe contou pode não ter dito tudo.
não nos podemos esquecer que quando somos abordados para uma fiscalização, fazemos sempre a mesmas perguntas o que eu fiz? porque sou eu o escolhido? tenho tudo em ordem!! etc... e a adrenalina acaba sempre por subir e não conseguimos controlar tudo o que se passa à nossas volta...
abraços boas pescarias...
-
isso é com o ISN,em Peniche tivemos que pedir por favor á PM para nos rebocarem depois do motor ter avariado em pleno oceano e foi com muita relutância que o fizeram..."não somos rebocadores " foi a resposta".
Tinhas a PM à espera para reter o livrete do barco?
Ou isso é só com os de Turística Marítima?
-
Tinhas a PM à espera para reter o livrete do barco?
Ou isso é só com os de Turística Marítima?
largaram-nos ao pé da rampa e não quiseram saber de mais nada
-
o desencalhar de um cargueiro.
ainda estou para ver o dia em que um cargueiro de desvie de um barco de pesca
-
Ainda não percebi uma coisa.
Estavam a infringir ou não?
-
Ainda não percebi uma coisa.
Estavam a infringir ou não?
só a GNR é que sabe...mas se estivessem a infringir para que é que os rebocaram para o meio do canal?
engraçada foia resposta do GNR que os autou quando o meu colega lhe perguntou porque é que os tinham rebocado para o meio do canal.
e a resposta foi esta:"É QUE ALI ERA BAIXINHO E PODIA HAVER ALGUM PROBLEMA"!!!
Alguém conhece um canal de navegação "baixinho"?
-
Ainda não percebi uma coisa.
Estavam a infringir ou não?
só a GNR é que sabe...mas se estivessem a infringir para que é que os rebocaram para o meio do canal?
engraçada foia resposta do GNR que os autou quando o meu colega lhe perguntou porque é que os tinham rebocado para o meio do canal.
e a resposta foi esta:"É QUE ALI ERA BAIXINHO E PODIA HAVER ALGUM PROBLEMA"!!!
Alguém conhece um canal de navegação "baixinho"?
não achas lógico estar mais dentro do canal que é o local mais fundo e seguro do que mais próximo dos limites do canal o que com a corrente os poderia retirar para fora e sendo ente um local mais baixo e dependendo da maré poderem ficar encalhados, é que não estás fundeado e a corrente afasta-te e a fiscalização não demora 1 minuto, daí essa resposta lógica, mas isto sou eu a pensar alto.
-
Não existem canais em zonas baixinhas.
Se não tem FUNDURA não é canal.
-
não achas lógico
não Luis,não acho nada lógico,eu conheço bem o sitio onde ele me disse que foi martelado e a profundidade ali não é menos de 7 ou 8 metros
depois,faz algum sentido rebocar uma embarcação para um canal de navegação?então e se há uma avaria qualquer no barco da gnr e aparece um porta contentores de um lado e uma draga do outro??como é?
-
Não existem canais em zonas baixinhas.
Se não tem FUNDURA não é canal.
Pois é a bota não bate com a perdigota
-
e o mais engraçado é que o desgraçado que foi com ele á pesca também comeu a multa...eehehehhehe
como diz o André Ventura: isto é uma vergonha.
ps,não nutro quaLquer simpatia ou antipatia pelo André Ventura,mas aquilo que se passou foi VERGONHOSO!!
Pessoal o tópico já vai longo,não se preocupem mais com isto,o pessoal paga e não bufa e a vida é assim
um bom natal e um feliz ano novo para todos e continuação de boas pescarias
JP
-
Boa tarde Jomartes.
Tenho acompanhado este tópico, cujo conteúdo, de facto, será difícil de ser, em contexto do Pesqueiro, legalmente avaliado, atendendo a que tem por aí muita coisa que só quem esteve presente poderá ter a certeza, ou quase.
No entanto, face às descrições aqui feitas, duma coisa tenho a certeza: o acompanhante foi indevidamente autuado, pois não tem qualquer responsabilidade no assunto. Quem manda no barco é o mestre, pelo que, se o auto se refere unicamente ao posicionamento do barco, ele é o único responsável. Quer isto dizer que, se nada mais aconteceu e o companheiro do seu amigo contestar, ganha. Mas tem de contestar no local apropriado, no prazo de 10 dias úteis, posteriores à data do auto.
Acho que já lhe tinha dito isto, ou algo parecido, no post anterior, do qual, este me parece ser a continuação.
Se o companheiro do seu amigo não contestar, em local próprio, a frase do "paga e não bufa", muda para: "não bufa..., paga"!
O pior de tudo é que, não contestando, promove-se que quem eventualmente autue sem razão, o continue a fazer.
Cumprimentos
Ernesto
-
gostava de ver cópia do auto...
-
gostava de ver cópia do auto...
O auto será conhecido no fórum quando o autuado, ou através de alguém, o divulgar aqui.
Também gostava de o conhecer, ao auto, para aprender.
-
Boas
Caros companheiros transcrevo um ponto das regras:
7- Não são permitidos tópicos que falem de política, futebol e religião, bem como mensagens que contenham calão, palavreado obsceno (excepto no tópico “Humorística”) ou ainda que vão claramente contra as regras do fórum.
e serva esta para vos comunicar que caso sejam referidos em mais mensagens nomes de políticos ou algo relacionado com a política, vão ser apagadas.
Agradeço desde já a vossa compreensão.
Fiquem bem.
Braga
-
gostava de ver cópia do auto...
Também eu gostava de ver o auto do mestre do barco e do acompanhante.
não acredito que tivesse sido autuado se não tivesse em infracção e disto não tenho duvidas, isto é o disse que disse, quando se é autuado custa sempre aceitar e a culpa vira a maior parte das vezes para o agente que autuou, este é que passa a ser o mau da fita, mas é apenas a minha opinião.
-
Também eu gostava de ver o auto do mestre do barco e do acompanhante.
não acredito que tivesse sido autuado se não tivesse em infracção e disto não tenho duvidas, isto é o disse que disse, quando se é autuado custa sempre aceitar e a culpa vira a maior parte das vezes para o agente que autuou, este é que passa a ser o mau da fita, mas é apenas a minha opinião.
E tens razão Luis. O pessoal nunca ouviu dizer "Quem conto um conto acrescenta um ponto". É o que está acontecer com este tema . Não se sabe ao certo o que se passou. Agora cada um conta ou pensa há sua maneira
-
Quem manda no barco é o mestre, pelo que, se o auto se refere unicamente ao posicionamento do barco
Bom dia caro Ernesto
a multa é "pesca em local proibido".
No decreto lei que aplicaram é só o que diz,não especifica se é só atribuída ao mestre se aos acompanhantes.
acho que ele recorreu,mas duvido que sirva de alguma coisa.
cumps
-
Também eu gostava de ver o auto do mestre do barco e do acompanhante.
não acredito que tivesse sido autuado se não tivesse em infracção e disto não tenho duvidas, isto é o disse que disse, quando se é autuado custa sempre aceitar e a culpa vira a maior parte das vezes para o agente que autuou, este é que passa a ser o mau da fita, mas é apenas a minha opinião
o auto é basicamente isto :no dia tal ás tantas horaS encontravam-se a pescar em "pleno canal de navegação" coordenadas tal tal tal...e pronto.
mais uma vez...ele não disse que não estava a pescar no canal,disse que se estivesse era por uma margem muito minima.O que acha estranho é terem-no rebocado para o meio do canal....e assim justificaram o que diz no auto "EM PLENO CANAL".
-
E tens razão Luis. O pessoal nunca ouviu dizer "Quem conto um conto acrescenta um ponto". É o que está acontecer com este tema . Não se sabe ao certo o que se passou. Agora cada um conta ou pensa há sua maneira
estou a vender o peixe ao mesmo preço que o comprei...nem mais um cêntimo
-
acho que ele recorreu,mas duvido que sirva de alguma coisa.
cumps
é um direito que existe e à que o usar desde que tenhamos argumentos... portanto se atirou o barro à parede fez muito bem ;D... agora é aguardar...
-
Como diz o o outro, há argumentações estapafúrdias, que de tanto quererem atacar as autoridades são uma vergonha.
-
autoridades
autoridades??
-
lembrei-me agora,ía lá um gnr que nem sabia com quantas linhas é que se podia pescar fora do rio
-
portanto se atirou o barro à parede fez muito bem ... agora é aguardar...
o barro vai escorregar pela parede abaixo que nem ginjas :)
-
De tudo o que diz, o importante é 1) manobrar em segurança e dentro da lei.
2) pescar em observação da legislação em vigor
3) na navegação marítima a regra e de manobrar sempre francamente. Não deixar margem para dúvida, e lembrar que as vias marítimas são o ganha pão de muita gente.
4) não obstante, haverá sempre causa e razão de contestação no caso de acusação faltosos, o que se deve fazer dentro da lei e os procedimentos devidos.
O seu colega levou uma multa por estar numa zona onde como diz até poderá ter sido de difícil marcação.
No olhos da lei não há meio termo, pelo que a abordagem deverá ter sido para efectuar a coima logo que o avistaram. Normalmente as autoridades são munidas com bom senso e diálogo, mas a embarcação pode já ter sido alvo de controle e controvérsia anterior, ou outros factores aqui desconhecidos. O que sei é que os portos de abrigo são comunidades pequenas em que os moradores são frequentemente reconhecidos.
Se foram arrastados pela corrente para o canal, ou se foram rebocados como indicaram sarcásticamente porque fora do canal não havia fundo, etc são questões aborrecidas, mas mais provável, terem sido questões de logística prática para as autoridades. É como já disseram, não temos vídeo né...
Mas escrevo só para reiterar aqui umas coisas, e sem fazer qualquer julgamento---acho importante que a justiça e a lei sejam correspondidas em qualquer situação: com ou sem razão por parte dos rapazes da PM ou da tripulação e responsável da embarcação.
O que é importante para todos que possam consultar este post futuramente é que devem sempre ter em consideração que o ponto de vista das autoridades pode ser muito mais exigente do que o nosso.
Que devemos sempre estar além da margem de dúvida sobre as nossas posições e intenções numa embarcação.
E que devemos depois de fincado o nosso rigor, de exigir o mesmo de outrém, inclusive as autoridades.
-
Tópico 950 vezes lido e contando. Felizmente penso que estou vacinado, contra o viral de um título que é inflamatório.
Quantas vezes terão sido lidas e interpretadas as Regras do Fórum?
::)