Pesqueiro

Pesca em Águas Oceânicas => Pesca Submarina => Tópico iniciado por: Galanducho em 20:08 Domingo, 26 de Abril de 2015

Título: dificuldade desconpreção.
Enviado por: Galanducho em 20:08 Domingo, 26 de Abril de 2015
Boas pessoal, comprei um fato novo (com capuz) e senti alguma dificuldade em fazer descompreções quando começam a doer os ouvidos.
Será normal com este tipo de fato?
Desculpem a minha ignurancia, ainda sou muito novato.
Obrigado
Título: Re: dificuldade desconpreção.
Enviado por: BRibeiro em 22:44 Domingo, 26 de Abril de 2015
Boas, se o fato for com forro especial caça, como o meu, quando entras na água coloca água dentro do capuz.
Eu começo a fazer descompressão logo no inicio do mergulho e torna-se mais facil fazer a compensação dos ouvidos ao longo da descida.
Nunca mas nunca forçar o mergulho quando os ouvidos começam a doer.
Título: Re: dificuldade desconpreção.
Enviado por: Rprata em 09:36 Segunda, 27 de Abril de 2015
O amigo BRibeiro ja disse a melhor maneira, pelo menos a que uso e a que funciona melhor , mas como ele referiu e bem vai depender do tipo de forro que tens no fato .

Abraços
Título: Re: dificuldade desconpreção.
Enviado por: Galanducho em 09:44 Segunda, 27 de Abril de 2015
E como sei se o meu forro é como o vosso?
O fato é mesmo de caça submarina, é em borracha por dentro.
Um a parte, quando meto o capuz deixo de ouvir praticamente.
Não consegui mergolhar mais de 2..5m/3m
Título: Re: dificuldade desconpreção.
Enviado por: Pedroko em 10:31 Segunda, 27 de Abril de 2015
Olá bom dia.

Descompressão e compensação são técnicas totalmente distintas, têm também objectivos diferentes.

 A descompressão é uma técnica utilizada pelos mergulhadores de garrafa para expulsar a acumulação de gases venenosos do seu organismo. A compensação ou equalização é a manobra executada pelo mergulhador para equilibrar as mudanças bruscas de pressão causadas durante o mergulho.

É uma manobra que requer alguma sensibilidade e técnica pois a sua má execução pode causar danos graves nos ouvidos. Esta manobra deve ser executada antes de doerem os ouvidos e nunca quando começam a doer, isto reduz o risco de lesões e aumenta o conforto durante o mergulho. Existem várias formas de fazer a compensação do ouvido, eu uso estas duas embora seja a primeira aquela que mais me convence:


-Tapar as narinas e forçar ar pelo nariz,  este é o método mais comum ensinado nos cursos de mergulho. É um método bastante eficaz para a maioria dos mergulhadores, porém, deve-se evitar soprar com muita força para evitar danos.

-Fechar as narinas e engolir, o ato de engolir movimenta os músculos que ajudam a abrir o tubo auditivo.

Para mim a compensação inicia-se automaticamente quando eu faço inicio a descida, com um indicador e um polegar aperto o nariz ( fechar as narinas mesmo) e começo a forçar ar no nariz duma forma lenta e suave, deve haver progressividade neste esforço e nunca se deve forçar à bruta nem duma vez. É natural que a partir dos 2 a 3 metros já sintas a pressão nos ouvidos, também é natural quanto mais mergulhares mais os teus ouvidos se vão habituando às variações de pressão a que são submetidos por isso vai praticando e de preferência acompanhado !

Em relação ao tipo de forro do fato não vejo relação nenhuma com as dores. Já mergulhei com todo o tipo de fatos habitualmente usados para andar na água e foi sempre igual... é preciso é saber compensar  ::)

Alerto par ao facto de evitar mergulhar quando estás doente ou constipado, se tiveres entupido fica tudo mais difícil de fazer, é desconfortavel e perigoso pois aumenta o risco de lesões no ouvido interno e isso é coisa que tu não queres.