Pesqueiro

Pesca em Águas Oceânicas => Truques e Dicas => Tópico iniciado por: Pedro Gonçalves em 17:56 Quarta, 09 de Janeiro de 2019

Título: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 17:56 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Boas pessoal.
Antes demais quero pedir desculpas porque estou todos os dias a pedir conselhos, isto porque estou sempre com problemas. Hoje fui tentar a minha sorte e falhei muitas ferragens o que acho normal pela falta de experiência. Mas o principal problema foi perder material. Estáva a pescar a chumbadinha  e ficava praticamente sempre presa nas rochas. Estava num sítio muito rochoso. Pessoal como faço para evitar que prenda?
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 17:57 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Gastei dinheiro na cana e no carreto....com tantas dificuldades que tenho tido na pesca já penso em desistir :(
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Rider em 18:25 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Inserir Citação (seleção)
Gastei dinheiro na cana e no carreto....com tantas dificuldades que tenho tido na pesca já penso em desistir :(

Isso nunca.

Na pesca á chumbadinha é normal perder material.
Mas o custo do material perdido é muito baixo, relativamente ao prazer que é estar junto á agua.

Quando pesco á chumbadinha tenho sempre uma carteira de anzóis, uma bobine de fio, e as chumbadinhas sempre á mão.

No fio do carreto metes um destorcedor, depois um pequeno estralho com a chumbadinha e anzol. Quando prende, o que perco é o que fica do destorcedor para baixo. Por vezes coloco a chumbadinha antes do destorcedor, e aí é só mesmo o anzol e um bocado de fio.
Uma tarde de pesca custa-me 2/3 euros.
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 18:34 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Obrigado.
É mais ou menos como eu faço mas mesmo assim está sempre a prender é quase cada vez que lanço. Será que é melhor fazer directo, sem destorcedor...?
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Costa em 18:45 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado.
É mais ou menos como eu faço mas mesmo assim está sempre a prender é quase cada vez que lanço. Será que é melhor fazer directo, sem destorcedor...?

Direto podes perder muito fio, à chumbadinha a coisa é complicada não ha grandes segredos se as pedras forem agressivas não ha hiptese nenhuma se for das pedras lisas ai a coisa corre diferente, procura outros sitios   ;) ;)
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 19:07 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Eu gosto daquele sítio mas se calhar vou ter de procurar outro sítio :(
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: carlosfishcarlos em 19:08 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Peço desde já desculpa por possivelmente ir dizer uma barbaridade, mas é como eu faço e aprendi assim à muitos anos atrás com grandes pescadores de chumbica.
Eu nunca lanço, apenas deixo cair, pois apenas pesco a chumbica na prumada, se preciso pescar mais fora pesco ao pião.
Tenta pescar mais leve, pode ajudar.
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 19:15 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Carlos já ouvi mais malta dizer isso. O mar até estava fraco tentei com 10gr será muito peso? Como as com o pião? Não acho que seja barbaridade
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: carlosfishcarlos em 19:18 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Quando e onde foi?
Penso que com omar que tem estado podes descer para as 5/6 gramas.
Se tens mesmo de lançar, tenta não esticar o fio, onde cai fica.
Dedo no fio e quando sentires toque ferra forte e para cima sem parar.
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Ricardo Nunes em 20:22 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Chumbadinha redonda é o melhor. Se estiver a prender muito no local, é colocar um destorcedor depois da chumbadinha e no estralho colocar um fio mais fino, com menos resistência para o anzol, assim só fica lá o anzol e um pouco de fio. Sendo que não pescas á muito não compensa gastar dinheiro em fluocarbono, mais vale um fluocoated ou nylon que sai mais barato e dá no mesmo  ;)
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 20:34 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Costa Vicentina, é onde moro. Se calhar o problema é mesmo ser peso a mais. Caso prenda na mesma coloco o chumbo antes do destorcedor. Eu uso fluorcarbono. No carreto tenho um monofilamento de 0,45 e depois tenho um fluorcarbono de 0,30 e outro de 0,22 por norma uso o 0,30 no estralho
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: PMiranda em 21:38 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
....com tantas dificuldades que tenho tido na pesca já penso em desistir :(

Companheiro, nao desistas nem desesperes, pescar a chumbadinha e uma pesca muito produtiva mas perde-se muito material, tens que te habituar a isso e nao stressar. Eu por exemplo hoje fui a pesca e deixei la 4 chumbinhos de 5g junto com os anzois, e assim mesmo. Se fosse a 1 ano atras passava-me, agora ja estou habituado pois cada vez que sai peixe compensa largamente os chumbos e anzois perdidos.

Eu pessoalmente uso chumbinho junto ao anzol, sem destorcedor, com um estralho em fluor 0.22 com cerca de 50cm (mais que suficiente).

Quanto a dicas para pender menos, o companheiro carlosfishcarlos deu umas bem boas que eu vou repetir pois sao importantes :

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que com omar que tem estado podes descer para as 5/6 gramas.
Se tens mesmo de lançar, tenta não esticar o fio, onde cai fica.
Dedo no fio e quando sentires toque ferra forte e para cima sem parar.

E muito importante nao esticar o fio deixando um pouco de folga depois de lancar e talvez mais importante e fazer uma recolha rapido nao deixando a chumbadinha vir arrastando pelo fundo pois com certeza vai prender.

Se continuar a prender ao recolher mesmo mais rapido, tenta dar um toque de ponteira para a chumbica "subir" e depois recolhe rapido.

Agora, mesmo com esses truques todos, tens que te preparar mentalmente para perder material pescando a chumbadinha. Como um outro companheiro ja referiu, o custo de chumbinhos e anzois e irrisorio comparado com o prazer que tiramos de umas horas de pesca.
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 01:13 Quinta, 10 de Janeiro de 2019
Obrigado Miranda. Eu fiz Exactamente como tu. Mas já percebi o meu problema, foi a chumbadinha pesada demais. Para a próxima corre melhor. Eu dei toques de ponteira, deixei folga.... Mas prendeu foi por peso a mais acho eu
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Rprata em 09:33 Quinta, 10 de Janeiro de 2019
Boas amigo Pedro Gonçalves
Desistir não existe na pesca , se assim fosse já nenhum de nós aqui do forum pescava  ;D ;D
Vais passar muita raiva, vais pensar em desistir muitas vezes , vais te culpar por não ter feito algo correto , vais culpar o material , vais sair do pesqueiro furioso , vais chegar em casa e dizer que não vais mais a pesca , mas ... no dia seguinte não te vais lembrar disso e vais querer voltar a pescar o mais rapido possivel .. a Estas reacções damos o nome de : " PESCA" ...

Cada erro, cada falha, só te irão ensinar mais coisas neste mundo maravilhoso que nos faz passar horas a olhar para o vazio daquele mar azul.
Importante é nunca desistir, todos aprendemos com os erros  e isso obriga-nos a mudar , as vezes um simples anzol 5 centimetros acima faz toda a diferença .

Abraço e esquece essa palavra " Desistir" , pois na pesca Desistir não pode existir .
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Joaol em 12:12 Quinta, 10 de Janeiro de 2019
De tudo aquilo que já foi dito acrescente ainda mais uma coisa, ao fim de 2 ou 3 toques e não conseguires ferrar mais vale recolheres logo e de forma rápida, porque muito provavelmente vais continuar a sentir pequenos toques e o mais certo é ser peixe miúdo, e ao ires dando esticoes na linha a tentar ferra o peixe vais acabar por cravar o anzol ou mesmo a chumbadinha nas pedras, a tendência é deixar lá porque estás a sentir peixe mas a maioria das vezes são peixes tão miúdos (bodiões e afins) que por isso é que não os consegues ferrar e depois acabas por perder tudo, por norma os peixes já de um porte interessante podem estar manhosos a comer mas vais te aperceber claramente com a experiência de quando é que são toques de peixe pequeno ou de peixe mais jeitoso
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 14:15 Quinta, 10 de Janeiro de 2019
Naquele sítio a maioria dos toques eram mesmo peixe miúdo. Eu moro numa zona fixe para a pesca mas ainda não conheço os pesqueiros por isso insisto no mesmo se vir que tem as mínimas condições.
Por enquanto não vou desistir, mas acho que agora durante uma semana não devo ir muitas vezes a pesca acho que o mar não vai tar bom
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Nelson Peres em 21:19 Quinta, 10 de Janeiro de 2019
O ideal é receberes estas dicas e depois testares a ver se tens melhores resultados. Lembra-te que a maior parte da malta não conhece o pesqueiro onde vais nem o mar que apanhaste, as ajudas são boas mas terás que ser tu a experimentar diferentes formas até a coisa correr melhor. O fundamental é não desistir, isso nunca !!
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 21:35 Quinta, 10 de Janeiro de 2019
Tens toda a razão Nelson. A experiência é que faz a diferença nestes casos. Quando o mar deixar vou tentar novamente. O mar nos próximos dias acho que vai estar parado
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: ffgsoares em 18:50 Quinta, 31 de Janeiro de 2019

 Só um pormenor companheiro, acho esse 0.45 na madre demasiado grosso para chumbadinha, experimenta baixar para 0.35, chumbada de bola furada ou oliva entre as 5 e 10 g, linha folgada a deixar a pesca andar na aguagem (dedo na linha) assim que sentes o toque fazes a ferragem e recuperas sem parar, quando não há toque, levantas a pesca coma cana e começas a recuperar sem parar.

 Acaba sempre por se perder o material algumas vezes nessa técnica de pesca mas com calma e com o ires acabas por te habituar e começas a perder menos (tem dias  :join:), essa pesca é mesmo assim.

 Já agora, se der mete o estralho aí de 0.25 e curto, dois palmos mais ou menos.

 Força :fixe:
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Pedro Gonçalves em 21:01 Quinta, 31 de Janeiro de 2019
Obrigado pela dica Soares. A última vez que fui utilizei 0,30 e chumbadinha directa, depois experimentei com boia. Se o mar tiver calmo tenho uma linha 0,22 para meter no estralho. Acho que tenho é de trocar de pesqueiro porque aquele não é muito fundo e tem o fundo praticamente todo em rocha. Mas o principal problema tem sido as rochas maiores que rodeiam o pesqueiro faz prender muitas vezes. Vamos ver como corre nas próximas vezes.
Mas estou desiludido, queria apanhar um sargo pelo menos antes do defeso e não consegui :(
Eles que se cuidem que eu não desisto
Título: Re: Dificuldade
Enviado por: Rprata em 10:04 Sexta, 01 de Fevereiro de 2019
Por norma onde tem pedra tem peixe  8)
Insiste , muda a montagem, anda mais uns metros para a direita e para a esquerda , muda o chumbo , tenta varias maneiras pois vais acabar por acertar .  Quanto mais insistes num pesqueiro melhor o ficas a conhecer, e quando chegas a esse ponto dificilmente perdes material  ;)