Pesqueiro

Pesca em Águas Interiores => Legislação => Tópico iniciado por: joao93 em 23:34 Segunda, 21 de Novembro de 2016

Título: Alteração da lei
Enviado por: joao93 em 23:34 Segunda, 21 de Novembro de 2016
Boa noite

Está a ser planeada uma alteração da lei em água doce que visa a obrigatoriedade de matança geral de carpas e achigã, quer a nível desportivo como em competição.
De modo a tentar fazer alguma oposição a esta lei, está a decorrer uma petição organizada pela BASS NATION PORTUGAL em conjunto com a APCF (Associação Portuguesa de Carp Fishing).
A todos, agradecia que perdessem 3 ou 5 minutos a assinar a mesma....

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83657

desde já obrigada.... 
Título: Re: Alteração da lei
Enviado por: commandxr em 23:37 Segunda, 21 de Novembro de 2016
E o lucio não poe pk? Não percebo esta lei
Título: Re: Alteração da lei
Enviado por: commandxr em 23:48 Segunda, 21 de Novembro de 2016
Já vi que o lúcio tb conta ;D
Título: Re: Alteração da lei
Enviado por: joao93 em 23:52 Segunda, 21 de Novembro de 2016
sim o lucio o lucio perca e o siluro.... o "problema" do achigã e carpa estarem nessa lista é aos anos que essas espécies estão em portugal... se até agora tem sido protegidos (defeso) porque é que agora são os maus da fita?
por outro lado temos o aspecto desportivo, sendo estes dois dos mais procurados, quer a nível nacional quer internacional...
Título: Re: Alteração da lei
Enviado por: JVieira em 23:57 Segunda, 21 de Novembro de 2016
Já existe um tópico sobre o assunto, aqui (http://www.pesqueiro.pt/index.php/topic,13634.msg205618.html#msg205618).
Título: Re: Alteração da lei
Enviado por: quink644 em 08:42 Terça, 22 de Novembro de 2016
Pessoalmente, responderei a este tópico com algum cuidado para não infringir as regras do fórum...
Não sei qual será o interesse que está por trás desta tentativa de alteração da lei... Contudo, mais do que aberrante, parece-me estúpida. As carpas e os achigãs foram introduzidos nas águas europeias há muitas centenas de anos, as carpas terão vindo da Ásia e os achigãs da América... Se levássemos à letra a ideia de erradicar o que não é de cá (aqui o assunto começa a ser perigoso para mim e vou fugir dele) deveríamos começar por outro lado que não nos peixes... Por exemplo, a maioria das nossas plantas também o não são, as oliveiras, as figueiras, os pinheiros bravos, os limoeiros, etc,etc,etc, todas elas são espécies invasoras; tendo a vantagem de que não só não fogem como não se escondem... Porque não começar por aí? Ou então, pelos animais que não são originários de cá, sei lá, o peru, por exemplo... Aqui paro a divagação pelo motivo atrás invocado... Se esses decisores não querem cá certas espécies que tenham cuidado, não vá acabar por o feitiço se voltar contra o feiticeiro...
Pessoalmente, só mato o que quero e não me importava nada de ir a tribunal defender-me de ser punido por ter deixado um peixe escorregar-me da mão... Deixem os pescas a sério, aqueles que têm destruído tudo e a quem não se aplica a maior parte das leis de protecção da natureza, dizimar à vontade tudo o que existe e, quando só tivermos gambuzinos nas nossas águas, talvez os decisores se interessem por ir para lá com um saco a chamá-los ao saco... :dificil: