Pesqueiro

Pesca em Geral => Questionários / Inquéritos => Tópico iniciado por: ze carlos em 22:29 Sábado, 28 de Abril de 2018

Título: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 22:29 Sábado, 28 de Abril de 2018
Boas

por qual destes sites se costumam guiar?
e como é que fazem a sua interpretação?

desculpem a pergunta básica mas parece-me que ultimamente não bate a bota com a perdigota no que toca nomeadamente ás previsões de vento!!!!!

https://www.ipma.pt/pt/maritima/costeira/index.jsp?selLocal=13&idLocal=13

https://www.windguru.cz/574
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: antoniopereira em 22:34 Sábado, 28 de Abril de 2018
Boas .Eu  para saber a ondulação e a respectiva direção regulo-me pelo Windguru,por norma e mais acertivo que o ipma
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 22:42 Sábado, 28 de Abril de 2018
eu costumo regular-me pelo IPMA e um dos parametros que dou importância para alem da direcção do vento é á escala beaufort o que por exemplo no caso de hoje não me parece que a previsão tenha nada a haver com a realidade pelo menos no que diz respeito há costa de cascais

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Beaufort
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: pereirajp em 23:44 Sábado, 28 de Abril de 2018
https://www.windy.com

Dá para configurar  favoritos, alarmes, etc...
Tb tem um app para o telemóvel..
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: fisherman em 01:44 Domingo, 29 de Abril de 2018
Companheiros, eu no próprio dia ou na noite anterior tento recolher dados de tudo aquilo que existe e tenho acesso. Antes disso, para planear uma pescaria num certo pesqueiro já debaixo de olho, vou vendo o windguru, o IPMA, o FORECA, as beachcams para fazer pontaria para um certo dia, tb com base nas marés e depois faço um apanhado daquilo tudo e tiro as minhas ilações, tudo a apontar a praia que julgo ter melhores condições e pesqueiros. De vez em quando faço a ronda por praias limítrofes para as manter "debaixo de olho" e vendo como nelas se movimentam areias, coroas e fundos e onde se vão criando melhores pesqueiros. Depois consoante as condições do mar, vento, etc.. decido se vou ou não naquele dia ou se dá para adiar até se reunirem as condições que creio q o pesqueiro funciona melhor ou se o mar aumentar optar por uma outra mais sobre o fundo. Todos os sites que falei tem lá velocidade e direção do vento e até as maiores rajadas (mto útil para o Guincho!). No Windguru, se clicarem sobre a vel/vento muda de nós para Km e/ou mts/h, experimentem! Agora, q nem todos dizem a mma coisa, é verdade, mas como as previsões não são feitas por um robot (mas envolvem sistemas computacionais dos mais complexos que há)..cada cabeça... sua sentença. Saudações desportivas.
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 12:47 Domingo, 29 de Abril de 2018
Boas

eu tambem faço mais ao menos a mesma coisa tento reunir um conjunto de informação que ache relevante
deu-me para fazer a pergunta porque já é a 3ª ou 4ª vez que adiu uma pescaria por me fiar nas previsões e depois venho a constatar que estavam totalmente contrarias, já estou como diz o outro previsões só no fim do jogo :D
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Nelson Peres em 14:19 Domingo, 29 de Abril de 2018
Por norma pesquiso no Windguru.
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 14:22 Domingo, 29 de Abril de 2018
qual ou quais os parâmetros que dão mais importância?
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: José Presumido em 14:28 Domingo, 29 de Abril de 2018
Instituto Hidrográfico para ver marés. Windguru para ver tudo o resto. Nunca ultrapassar os três dias de previsão.

http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php
https://www.windguru.cz/
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Nelson Peres em 14:31 Domingo, 29 de Abril de 2018
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
qual ou quais os parâmetros que dão mais importância?

Eu ligo a tudo embora a temperatura apenas influencie na roupa que tenho que levar, não têm haver diretamente com a pesca.
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: rui salmonete em 14:50 Domingo, 29 de Abril de 2018
Sempre pesquiso o Windguru para a minha Zona e nunca mais de três dias. Pesquiso o estado do mar, altura das ondas e período, o vento e pouco mais me interessa.
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 14:55 Domingo, 29 de Abril de 2018
o ponto a que mais ligo é á força do vento e respectiva direcção,a  chuva por motivos de roupa a vestir

pelos sítios onde pesco habitualmente  (linha de cascais) penso que sejam os mais importantes,a ondulação e as correntes são factores que por aqui são relativamente fáceis de definir
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Ernesto Lima em 16:24 Domingo, 29 de Abril de 2018
Boa tarde a todos.

Sobre esta questão o que mais uso é o Windguru. Muito devido a ser possível ter um conjunto de informação simultâneo que conjugado com as características do local, ou zona, onde pratico a minha pesca, me tem permitido, de forma regular, previsões significativamente correctas e fiáveis.
Por vezes uma determinada previsão adianta ou atrasa, ou, no caso da velocidade do vento e quadrante de onde sopra, pode ser mais ou menos intenso. Isto na zona de Sines.

O que acima afirmo tem por base a comparação entre previsões e constatação das mesmas, no local.

Os parâmetros que mais procuro são:

- Quadrante e velocidade do vento;
- altura e período da vaga;
- percentagem de nebulosidade e coincidência com horas em que as mudanças de velocidade do vento se alteram.

Tem um outro site que, há relativamente pouco tempo consulto - https://www.ventusky.com/?p=53.3;13.9;3&l=rain-3h (https://www.ventusky.com/?p=53.3;13.9;3&l=rain-3h), muito para perceber as razões do que se prevê, baseadas nas deslocações de frentes. Este site parece-me muito pormenorizado, se bem que temos de ir procurando cada factor, em cada hora e dia. Costumo ver 1.º o Windguru e vou depois acompanhando as deslocações e alterações através deste tal de Ventusky.

Para todos os efeitos, quando as previsões tendem a ser muito variáveis (ultimamente tem sido demais...), nenhum me oferece completa segurança a menos de 1 a 2 dias de distância.

Cumprimentos

Ernesto
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 16:54 Domingo, 29 de Abril de 2018
Boas

Ernesto esse não conhecia parece-me mais completo,obrigado pela partilha
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Ernesto Lima em 17:41 Domingo, 29 de Abril de 2018
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Ernesto esse não conhecia parece-me mais completo,obrigado pela partilha

Boa tarde Zé Carlos

Também o conheço há pouco tempo, penso que foi no facebock, ou nem sei se foi por aqui, em algum tópico que não encontro, que alguém o partilhou e achei que tinha muita informação, bastante pormenorizada e de fácil consulta.

Cumprimentos

Ernesto
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Jmiguel em 17:49 Domingo, 29 de Abril de 2018
A minha área profissional é da geofísica, que inclui meteorologia e oceanografia, o que aliado à minha paixão pelo tempo, mar e pesca, me põe à vontade para debater este assunto.

A resposta mais correcta na realidade é que se deve consultar várias fontes, e daí analisar e concluir. Passo a explicar. Existem vários modelos de previsão atmosférica, desenvolvidos por diversos institutos em vários países. Os mais utilizados, e normalmente mais fiáveis, são o modelo americano (GFS) e, principalmente, o modelo Europeu (ECMWF). São modelos fisico-matemáticos que recebem dados meteorológicos (pressão, vento, temperatura, humidade, etc) num dado momento, recolhidos por estações meteorológicas em vários pontos do globo, em terra, barcos, aviões, ou mesmo por satélites. Com base em equações da física, é prevista a evolução desses vários parâmetros no tempo. Um pequeno erro numa medição, numa aproximação qualquer necessária numa equação, o facto de faltarem observações em algumas zonas do planeta, resultam num erro da previsão meteorológica. Que a curto prazo (3 dias) é bastante baixo, mas vai aumentando, tornando praticamente impossível uma previsão fiável a mais de 1 semana ou 10 dias.

Dito isto, os modelos de previsão da ondulação são muito certinhos, há pouco a desenvolver pois a física desse fenómeno (ondas) é muito menos caótico que a atmosfera, e por isso mais facilmente previsto. Acontece que a previsão da ondulação depende a 100% da previsão do vento (intensidade, direcção) dos modelos atmosféricos, esses sim mais falíveis. Uma previsão errada do vento provoca uma previsão da ondulação errada.

Também acontece que a ondulação que chega à nossa costa pode ser gerada em qualquer ponto do Oceano Atlântico. Uma tempestade de vento na Terra Nova (Canadá) gera uma ondulação que, 3 ou 4 dias depois, atingirá a costa portuguesa, por exemplo. Por isso, a previsão da ondulação tem um grau de acerto normalmente maior que a atmosférica, sendo bastante fiável por 5 a 6 dias se a ondulação tiver uma geração bastante distante (indicada por períodos bastante longos, superiores a 13/14 segundos). Justificação com exemplo: a 6 dias de a ondulação cá chegar estamos a 2/3 dias da tempestade se formar na Terra Nova, portanto já no período onde a previsão atmosférica é boa. A partir do 3º dia a tempestade já se formou e ondulação gerada está já a caminho, com os dados meteorológicos muito bem conhecidos pelas observações. Se não houver ondulação gerada de longe, então a sua previsão depende totalmente da previsão do vento local (por exemplo, nortada no verão na Costa Ocidental).

O Windguru baseia-se em previsões armosféricas do modelo americano GFS. O IPMA e o Instituto Hidrográfico baseiam-se mais no centro Europeu (ECMWF). Qualquer um deles é bastante bom, por isso o melhor será utilizar ambos os produtos e cruzar a informação. Verificarão também que a curto prazo (3 a 5 dias), a previsão da ondulação não será muito diferente. Os parâmetros atmosféricos já poderão ser um pouco diferentes a prazos mais longos, mas tenderão a convergir com o aproximar do dia.

Lembrem-se que as previsões também deverão ser adaptadas à geomorfologia da praia, orientação da costa, direcção da ondulação. O Período alto significa que as ondas foram geradas bastante longe no Oceano Atlântico, e por isso terão mais espaçamento entre elas, tornando o mar mais falso e perigoso. Terão também mais energia para contornar cabos e atingir zonas mais abrigadas.

Espero ter ajudado  ;)
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 17:58 Domingo, 29 de Abril de 2018
Boas

Jmiguel

obrigado pelo contributo e explicação mais detalhada
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Ernesto Lima em 12:28 Segunda, 30 de Abril de 2018
Muito obrigado pela explicação fundamentada JMiguel.

Cumprimentos

Ernesto

Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Rider em 12:45 Segunda, 30 de Abril de 2018
Uso basicamente a técnica do Fisherman.
Consulto os sites que conheço, webcam, e vejo as marés no hidrográfico.
Depois conforme as condições e os locais de pesca que conheço, escolho o local.
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ruisas em 13:31 Segunda, 30 de Abril de 2018

Além do Windguru e do Instituto Hidrográfico (http://www.hidrografico.pt/previsao-surf-lisboa.php) , costumo usar o windy (https://www.windy.com/?38.714,-9.139,6) pela sua componente gráfica e variedade de modelos.
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Alentejano em 13:36 Segunda, 30 de Abril de 2018
Esta madrugada estive no meco e ao consultar (IPMA,windfinder,wind(burro), hidrográfico etc) todos erraram.... só acertaram na chuvada das 4 da manhã...
É como a malta diz, é ir fazendo "contas a vida"...

Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: ze carlos em 13:39 Segunda, 30 de Abril de 2018
Boas

dica do mestre Ernesto

https://www.ventusky.com/?p=48.8;12.2;3&l=rain-3h

estou a estuda-lo melhor para melhor saber interpretar

parece-me ser o mais completo e elucidativo até agora
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Abade em 14:57 Segunda, 30 de Abril de 2018
Costumo usar o Windguru, por vezes está mal em relação à altura do mar, mas não foge muito da realidade, mesmo em termos de período da vaga
Outros aspetos que costumo ter atenção e que batem mais ou menos certo no Windguru é a força e direção do vento e a nebulosidade e chuva
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: duas em 15:47 Segunda, 30 de Abril de 2018
www.windy.com
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: pingu em 16:05 Segunda, 30 de Abril de 2018
Deixei de usar o guru faz algum tempo porque aqui para a minha zona falhava muito... passei a usar o http://pt.wisuki.com/
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Tiago M. em 18:05 Segunda, 30 de Abril de 2018
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Deixei de usar o guru faz algum tempo porque aqui para a minha zona falhava muito... passei a usar o http://pt.wisuki.com/

Este tem a vantagem de mostrar a maré por baixo da ondulação, apesar de se basear no mesmo modelo do windguru (GFS)

Obrigado pela partilha
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Ricardo Ramos em 10:40 Quarta, 02 de Maio de 2018
Vejo em várias aplicações especificas, visto que quando uma aplicação quer dar informação de tudo falha sempre em alguma coisa!
Para ondulação vejo o IPMA http://www.ipma.pt/pt/maritima/hs/index.jsp?area=atlantico (http://www.ipma.pt/pt/maritima/hs/index.jsp?area=atlantico) (é só clicar no play ao lado dos dias da semana), para vento WINDY e para marés TIDES! Tirando o IPMA, todas as outras aplicações são de tlf!
Título: Re: IPMA e WINDGURU
Enviado por: Abade em 15:07 Quarta, 02 de Maio de 2018
Estive a dar uma vista de olhos, muito bom esse WINDY
Obrigado pela partilha