Pesqueiro

Pesca em Geral => Totós => Tópico iniciado por: André R em 23:08 Domingo, 10 de Junho de 2018

Título: Iniciação à Carpa
Enviado por: André R em 23:08 Domingo, 10 de Junho de 2018
Boas, comecei há muito pouco tempo na pesca, e tenho-me "dedicado" à carpa, mas não percebo nada, gostava de saber algumas dicas,
Pesca ao fundo ou Pesca de boia?
que fio usar? porque já deixei uns poucos anzois e um feeder lá dentro xD
Milho, boiles? outra coisa?
tamanho de anzois?
e como fazer a montagem do feeder (com uma imagem ou como se fosse explicado a um cego surdo e mudo, porque não sei nomes de quase nada, só sei o que sao destorcedores o resto é nomes como"borrachinha para bloquear a boia" xD

agradeço imenso a ajuda que conseguirem dar-me

alias, hoje apanhei uma carpa, mas no 2 lançamento quando ia tirar o dito "estojo" prendeu e partiu o fio
Título: Re: Iniciação à Carpa
Enviado por: antoniopereira em 11:02 Segunda, 11 de Junho de 2018
Boas André Cana de 4 metros para  fundo dá. Para a  bóia    convém ser uma cana grande estilo 6 metros ou 7.. Para pescar ao fundo fazes uma coisa . Compras chumbadas ovais. São chumbadas que tem chumbo no meio e  esse chumbo é envolvido por uma rede.Compras engodo  de fudo ou meio fundo fazes uma espécie de massa de maneira que fique rija. Enches isso com essa massa. Entretanto fazes um estralho mais ou menos com 60 cms com um anzol nº6 (neste momento não sei a ref.) mas dizes na loja que é para pescar há carpa e ao barbo. Enrolas esse estralho a essa rede e pões milho com aroma a morango ou baunilha, espetado no anzol, com este metido na massa. Para a bóia como disse  tem que ser uma cana grande Para pescares há boia, tanto pode ser com asticot ou minhoca . Independentemente do isco que usares ,convém de vez em quando lançar uns poucos de asticot para a água misturado com a massa que fizeste. O resto vem com o tempo. UM ABRAÇO. Depois diz alguma coisa Atenção que o fio para pescar há bóia tem que ser um fio fino .Equanto ao fundo podes usar um 0.25 com  :fixe: de 0.20
Título: Re: Iniciação à Carpa
Enviado por: Rider em 12:30 Segunda, 11 de Junho de 2018
Que tipo de material tens??

Podes pescar á francesa ou inglesa ( pesca com boias ) ou fundo e feeder. Depende do material.
Título: Re: Iniciação à Carpa
Enviado por: André R em 13:14 Segunda, 11 de Junho de 2018
A carpa que apanhei, eu estava a pescar com linha da Decathlon caperlan line dark brown, para 9kg e de 0,35, com feeder de mola e com milho no anzol que acabei por descobrir que são muito grandes, isto já perto da hora de vir embora, entretanto lancei novamente, e quando ia recolher pra ir embora, partiu-se ficou lá o feeder
Título: Re: Iniciação à Carpa
Enviado por: joaop em 13:22 Segunda, 11 de Junho de 2018
Boas ,

Para qualquer pessoa que queira experimentar a pesca à carpa pela primeira vez, aconselho:

1) pescar ao fundo

- num local profundo junto à margem (5 a 15 metros da margem), com um chumbinho furado, tipo olivete (5 a 10 g é suficiente) e um anzol 12 iscado com asticot ou milho (pondendo experimentar engodar com trigo ou milho cozido para as atrair, ou mesmo pequenas bolas de engodo), e pode-se usar uma cana curta e sensível com fio que pode ir na ordem do 0,16 ou 0,18.
- Se as margens tiverem declive suave, pode-se então usar uma cana mais comprida (3 a 4 metros, com chumbo de 10 a 30 gramas por exemplo, dependendo da cana, usar idealmente bola furada ou olivete e estralho mais comprido (1 m é suficiente), com madre 0,20/0,25 e estralhos 0,16 ou 0,18).


2) Pescar à bóia


Aqui é obrigatório procurar locais com profundidade junto à margem. Utilizar uma cana de pesca à bóia com 5 metros. Linha 0,16 ou 0,18 na madre e 0,14 nos estralhos, ou no limite 0,18 se a àgua for turva ou os peixes de 2 ou 3 quilos para cima. As bóias, finas para dias sem vento ou arredondadas para dias com vento, que poderão oscilar entre a 1 g e as 2,5 g. Deve-se utilizar sempre a mais leve bóia possível. Os anzóis, números 12 ou 14. Havia uns excelentes da gamakatsu, salvo erro os 1100b. Estes são um clássico na pesca à carpa. Finíssimos e resistentes como nunca vi. Cuidado ao manuseá-los, se cravarem nas mãos, são terríveis para tirar! Imaginem na boca dos peixes, ter um desembuchador sempre à mão. Quanto aos iscos, para peixes pequenos a médios, trigo cozido, para os maiores milho cozido. O asticot também resulta. Iscar 2 ou 3 duma vez, presos só pela pontinha da cauda, mantendo-os vivos. Lançar sementes para as imediações da bóia. Poucas de cada vez mas constantemente. Se ao fim de uma hora e tal não sentir toques, vale mais procurar outro local.

É a minha experiência amadora, nunca senti necessidade procurar outras técnicas, sendo estas perfeitamente adequadas à grande maioria das barragens portuguesas. Agora é impreterível conhecer os locais. Pois também as carpas são manhosas, e têm os seus locais preferenciais, isto é tendem a circular em zonas restritas, surgindo ocasionalmente noutras áreas menos habituais, mas de passagem , sem demoras. E há alturas em que circulam todas muito perto da margem e outras que não arredam "barbatana" de várias dezenas de metros da margem, situando-se à superfície ou mais abaixo, rente ao fundo até.

Esqueci-me de referir que é um peixe que quase sempre se aproxima da margem junto ao fundo, logo na pesca à bóia convém pescar a uma profundidade perto deste, senão mesmo com os últimos centímetros de fio apoiados sobre o fundo. Com a engodagem constante elas tendem a procurar a comida mais acima. É uma questão de ir experimentando variar a altura da bóia.


Por último aconselho a maior discrição possível. Nada de aparatos, movimentos bruscos, etc. Em águas límpidas, elas aproximam-se muito desconfiadamente da margem a atentas. (um peixe um metro abaixo da superfície a 4 ou 5 metros da margem suponhamos, vê-nos com perfeição, ao contrário, é-nos impossível vê-lo a ele!).


Fica o meu contributo, que espero ter dado uma boa ajuda ;)

A abertura é dia 15 de junho, está quase! :)

Título: Re: Iniciação à Carpa
Enviado por: joaop em 13:28 Segunda, 11 de Junho de 2018
Aliás, o período de defeso agora é inexistente

15 de junho é para o barbo, achigã, etc..