Pesqueiro

Pesca em Geral => Histórias & Escritos => Tópico iniciado por: fisherman em 20:45 Terça, 31 de Julho de 2018

Título: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: fisherman em 20:45 Terça, 31 de Julho de 2018
Aurora de pesca em Sagres

Inspiro um céu de altas gaivotas
Num horizonte azul, laranja e rosa
Belo, terno e mágico
No desenlance do crespúsculo da noite
O dia a querer nascer tímido, de mansinho
Com cheirinho doce a urzes frescas
Olho minha cana de pesca
Com borboletas no estômago
A voarem na ansiedade da esperança
Mas logo esqueço o peixe desejado
Perco-me nessa beleza agreste
Nos xistos talhados no frio das pedras
Nas ondas branquinhas, a bailarem
Nesse vai e vem contínuo e dormente
Os pés afagados na areia brilhante
Água tépida a beijarem-nos por instantes
Minha alma funde-se, entranha-se
Naquela tanta e tanta beleza
De tão pura e suave Natureza
Mas logo acordo que a cana mexe
É um peixe.
Finalmente!
Uma Dourada linda e grande
Resplandece em cores daquele céu
Dourado, prata e rosa metalizado
Muito lutou e como lho agradeço
Mas sua valentia teve um preço
Lá vai liberta, ágil mas aflita
Para, talvez um dia
Nos reencontrarmos de novo
Com paciente e meiga esperança
De mais uma aurora assim mansa
Mas tão fantástica e desportiva
Rui de Castro – 2018-07-31
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: carlosfishcarlos em 20:48 Terça, 31 de Julho de 2018
Excelente.
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: b.nunes em 20:58 Terça, 31 de Julho de 2018
 :aplau:
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: antoniopereira em 22:34 Terça, 31 de Julho de 2018
Há uns tempos atrás critiquei-o por ter uma personalidade forte,e de não saber aceitar as opiniões das outras pessoas. Hoje quero dar-lhe os parabéns pelo texto que aqui pôs.  Também reconheço o que tem de ser reconhecido.Muitos parabéns  :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: Um Abraço. JÁ agora uma pergunta: Sabe declamar?Vou-lhe fazer um desafio. Quando houver um convivio entre  nós declame este  texto .Mais uma vez obrigado

                                           António Pereira
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: fisherman em 01:32 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Caro António Pereira, companheiro, ainda bem q me criticou (mas não me lembro), sentiu isso e disse-mo direto, é assim mmo entre pessoas q libertas e verdadeiras, nada demais e aceitei isso plenamente. Eu tb escutei, reconsiderei e creio q mudei, reconheço humildemente q não estive bem em certos textos, há alturas mais difíceis da vida em q estamos híper-sensíveis e algo "chatinhos", peço mil desculpas por isso. O ensaio desta singela "poesia" estava cá bem "dentro" há mto,  sou todo "eu" ali e minha paixão eterna pelo surfcasting, mas tb pela Natureza. Tinha q o exprimir pois foram momentos nas praias lindas de Sagres tão belos, puros, mágicos, de tão sã amizade e camaradagem e tão desportivos ( com mtos peixes e tudo!LOL) que teve mmo que sair. Ainda bem q gostou. Tb já consta do livro sobre surfcasting q estou a finalizar, tinha que ser! (risos). Agora declamar, companheiro, não será mmo o meu forte, eu gosto é mmo de escrever e o q sinto. Com isto não estou a desdenhar o  convite, aliás até me sinto mto honrado com ele, mas não o mereço porque não serei a pessoa mais indicada para o fazer, não tenho mmo jeito, desculpe-me, ok? P.S. - No poema a Dourada foi liberta e viveu feliz… mas na vida real não será bem a mma coisa..certo q me compreende (risos!). Um forte abraço e saudações desportivas. Ah, nunca mais chega a época para se pôr a "poita de molho...já desepero!!!
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: antoniopereira em 08:30 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Boas. Eu se calhar também o critiquei num momento menos bom. Mas já lá vai. Se está a finalizar um livro,  e o mesmo se enquadra neste género  agradecia que quando isso acontecesse que me vende-se um. Desde já um forte abraço e mais uma vez os meus parabéns


                                                                                                       António Pereira


                                                                        (Mais conhecido no mundo do Escutismo como Águia Pesqueira)                   
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: fisherman em 15:22 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Boas, companheiro António.
Claro, o q lá vai lá vai, percebi bem porquê, dei-lhe razão, afigura-se-me q corrigi e já nem penso nisso. Meu caro, na realidade estou a finalizar esse livro sobre Surfcasting mas só em Portugal (minha Pátria e local da prática), sonho de mtos anos mas agora quase concretizado, nem sei se vale alguma coisa, dizem-me q sim, mas quem sou eu para ter sequer a ousadia de o avaliar? Trabalhinho e pesquisa foi imensa, corta e recorta, mete mais isto ali (vai-se descobrindo e aplicando na prática p dp poder opinar) e melhora-se um pouco o texto acolá, mas está para mto breve. Sobre publicação nem sei bem ainda q fazer, para já irei regista-lo para evitar ser copiado e alguém vir a ganhar algum com tanto trabalho, dedicação, amor e paixão. Ainda nem ponderei bem, não me preocupam mto ganhos, não q seja rico, nem por sombras (mas não me importava! - risos) talvez até q o publique em E-book na Net para q todos o possam aproveitar, isto se acharem q vale a pena. De qq forma, dependendo do q eu decidir, não me esquecerei de si nesse âmbito. Abraço grande e saudações desportivas.
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: antoniopereira em 15:51 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Obrigado :fixe:
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: LeviCarlos em 16:15 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Muito bem companheiro, gostei de ler!

Se tem esse desejo de publicar o livro, não é tão complicado quanto se possa pensar. Força nisso!
Tenho uma ideia do que terá de fazer, não que alguma vez tenha publicado algum, mas acompanhei de perto um processo idêntico.

Este link que anexo vai lhe esclarecer certamente.
Espero que seja útil.

https://www.spautores.pt/perguntas-frequentes/apoio-aos-autores
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: fisherman em 18:57 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Ah, companheiro, mto obrigado, eram maravilhas na alma q me estavam "atravessadas" nessas vivências mágicas em Sagres, foram mto boas pescas (com peixes dos grandes e.. tudo-risos!) mas principalmente aventura, descoberta daquelas bonitas paragens, companheirismo e amizade, paixão eterna pelo surfcasting, tive que as exprimir! Já está no livro (só podia!) mas um pouco melhorado. E também pela sua atenção e dica sobre eventual publicação do livro, evidente q muito gostaria de deixar por cá esse legado (minha principal intenção) e claro q irei conhecer esse link q tão amavelmente me enviou. Mais uma vez mto grato pela sua sensibilidade e atenção. Entre pescadores não lhe posso desejar mais nada, dizem q dá azar! LOL...Mas olhe,...divirta-se à beira de água e.... mto!
Saudações desportivas - Fisherman
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: Nelson Peres em 20:55 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Também terei curiosidade em ler o seu livro  :fixe: :fixe: :aplau: :aplau:
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: Robaleiro em 23:47 Quarta, 01 de Agosto de 2018
Seria um prazer poder apreciar esse seu trabalho, é de louvar a passagem de toda essa paixão para palavras.

Quanto à publicação da obra, nada como tentar a sorte junto de algumas editoras. Mas digo-lhe já que dificilmente tirará retorno financeiro da publicação, já que a percentagem que fica à disposição do autor é bastante reduzida, com a agravante de os custos de edição serem muitas das vezes compartilhados (as livrarias ficam com cerca de 50%, sendo os restantes divididos entre autor e editora - só autores com poder negocial conseguem melhores condições). Diria que a publicação de obras, hoje em dia, se faz mais para deixar legado e fazer nome, do que por motivos económicos, isto não perspetiva do autor.

Mas lá está, nem todo o mundo é movido a cifrões, portanto, sendo a pesca uma paixão sua, não deve desistir dessa ideia!
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: fisherman em 03:18 Quinta, 02 de Agosto de 2018
Companheiro, por acaso já sei disso, normalmente ficam com 50% e mais os gastos das edições, etc.. Não tenho por hábito dar dinheiro a gulosos, até porque querem logo um balúrdio para editarem os 50 primeiros livros. Vão-se catar! O registo na SPA de 150 Euros, devem estar a gozar! É o q eu digo, companheiro, vou regista-lo primeiro...just in case of.. já sei onde é mais barato, uma amiga q publicou já 4 livros (gastou horrores e lucros nikles!) já me explicou hoje como fazer. Depois vou publicar em e-Book na Net para quem estiver interessado e...acabou-se! Qto a ganhar nome pouco me importa, não faço competição, não represento marcas (pena, tinha material à borla!), apenas quero deixar esse legado, afinal sempre foi esse o meu fito. Não sou rico (mas não me importava de o ser - risos) e lucros não estão no meu horizonte, p'los vistos em Portugal isso é um mito, um engano, grande ajuda para jovens talentos da escrita…... está-se mmo a ver..gananciosos que nada querem arriscar ...só lucrar.. Obrigado pelas suas palavras de apoio. Mas claro que irei o publicar ..e mais certo grátis para quem lhe ache algum valor, se é que o terá. Abraço e saudações desportivas.
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: De La Hoya em 10:08 Quinta, 02 de Agosto de 2018
 :aplau: :aplau:
Título: Re: Ah, Sagres onde a terra caba e o mar começa!
Enviado por: ze carlos em 11:37 Quinta, 02 de Agosto de 2018
 :aplau: