Pesqueiro
Material => Outro => Tópico iniciado por: Afons0 em 19:56 Terça, 31 de Dezembro de 2019
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Viva malta
Uma ajudinha... como limpam os vossos carretos - resto de massa consistente velha, salitre, blablabla???
Na vossa opinião quais os melhores lubrificantes para os nossos rebocadores?
Já ouvi falar dos lubrificantes da Penn!!! Que tal são?
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Se queres fazer trabalho a sério, primeiro lavas com petróleo e depois com sprey de limpeza de discos dos travões. Massas já se falou muito aqui. Da penn eu uso, mas .. é como óleo de continente para os carros. Para qualquer motor, potencia etc. A questão é qual fica prestação do motor e como reage com tempo.
As próprias para carretos
Shimano dg01, dg06, dg13,
dg18
Da daiwa 104
Eu encomendei e estou a espera das massas a base sintética da Redlab. Mas cada um escolha. Há quem mete a massa consistente e fica contente..
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Hoje recebi massas novas para os meus carretos. Desta vez vou experimentar massas sintéticas dá uma marca especializada RedLub. Há quem fala muito bem deles.. tenho ver.
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Hoje recebi massas novas para os meus carretos. Desta vez vou experimentar massas sintéticas dá uma marca especializada RedLub. Há quem fala muito bem deles.. tenho ver.
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Voron onde adquiriste as massas também oferecem garrafinhas. Estou a ver o fundo de uma ;D
Agora deixando de brincadeiras onde adquiriste essa massa. Eu costumo usar oleo sofi , ou então óleo da máquina de costura
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Voron onde adquiriste as massas também oferecem garrafinhas. Estou a ver o fundo de uma ;D
Agora deixando de brincadeiras onde adquiriste essa massa. Eu costumo usar oleo sofi , ou então óleo da máquina de costura
Mandei vir do site Redlub.ru
Não quero criar discussão, mas óleo das máquinas costura não serve para lubrificar carretos.
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Eu também não uso muito. Mas obrigado pela opinião. Para mim todas as opiniões são válidas :fixe:
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Eu não sou exemplo para ninguém, não limpo o material a cada pesca. E quando limpo faço apenas o básico, que é retirar a areia e a sujidade exterior com um pincel e depois com um pano molhado. Lubrifico, o rodízio, a manivela, dou-lhe spray de silicone e pronto. Para intervenções maiores dou a alguém que perceba do assunto, tenho que arranjar alguém da minha confiança para começar a tratar dos meus carretos.
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Voron, tens de aceitar, aquelas tuas massas e óleo parecem ser todas diferentes; parece uma babel, como é que sabes qual é a para qual parte e qual é para a outra??? :loool:
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Alguém já usou o óleo K22 que se vende em casas de pesca? O que acham dele?
Com tanto óleo, massa lubrificante... até ficamos baralhados!!! :o ??? ::) ...
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Óleo e lubrificação (carretos e não só) é daqueles temas que dá para grandes discussões e raramente se chega a uma conclusão.
Já fui mais fundamentalista que sou hoje: o principal é garantir que é feita uma manutenção regular, e que quando surge uma situação anormal (tipo cair o carreto na água), dar uma limpeza e lubrificação geral para não ficar água ou areia no interior a corroer.
Se formos analisar os carretos que avariam (sem ser por defeito), aposto que encontramos nunca é porque se usou o óleo e massa da marca X em vez do de marca Y, mas sim porque não foi feita uma manutenção regular. Claro está, tem é de se usar produtos minimamente apropriados, não é meter WD40 em tudo e dizer que está feita a revisão.
É como nos carros: mais vale usar óleo continente e trocar todos os anos, que meter Castrol XPTO 100% Sintético 0W60 e andar com ele 5 anos. O Castrol é melhor? É, dura mais e causa menos desgaste, para as mesmas condições (neste caso se for trocado todos os anos), mas não vai fazer milagres (durar 5x mais sem se degradar).
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Voron, tens de aceitar, aquelas tuas massas e óleo parecem ser todas diferentes; parece uma babel, como é que sabes qual é a para qual parte e qual é para a outra??? :loool:
Amigo, obvio que ninguém nasce sábio. Existe um grupo que partilham suas experiências e tem apoio dos representantes da marca. Está tudo em russo, mas para mim não há stress hehe..
https://m.vk.com/redlub.official
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Afinal o óleo que falo é o K21... >:D... Fui ver agora! Que dizem? Para umas gotas no veio... De vez em quando. ;)
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Não conheço óleo que fala. Única coisa que posso dizer que óleo mineral reage mal em contato com água salgada. Isso é da minha experiência.
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Não conheço óleo que fala. Única coisa que posso dizer que óleo mineral reage mal em contato com água salgada. Isso é da minha experiência.
Acho que é um óleo sintético ...
Segundo informação recolhida...
É um óleo com um composto antifricção que provoca nos mecanismos, um perfeito desempenho.
NATUREZA:
- Sintectico
- alifáticos,
- oleaginas e parafínicos náfticos.
Propriedades:
Ponto de Inflamação e Combustão: 478˚C. / 734˚C
Densidade: 0’876 Gr./Cm/3 a 15˚C
Aspecto: Líquido verde amarelado.
Solubilidade: Totalmente solúvel
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Eu há uns tempos decidi fazer a manutenção dos meus carretos.
Comecei por um carreto baratucho da decatlon. Resultado, abri o carreto e nem sequer consegui monta-lo de volta.
Não desisti e posteriormente arrisquei fazer a manutenção de um Daiwa Emcast Surf 4500, sendo que este está agora a funcionar na perfeição. Na altura coloquei a massa da Penn.
Na manutenção do meu Daiwa Teory já usei a seguinte massa que mandei vir da net.
https://subsea-supplies.co.uk/aquashield-grease-5-5oz-tubes
https://subsea-supplies.co.uk/aquashield-grease-cartridge-14-oz
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boas
eu costumo fazer assim
https://youtu.be/ZfMb6EaImnw
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Não quero criar discussão, mas óleo das máquinas costura não serve para lubrificar carretos.
pois, pois, mas foi o que me aconselharam numa loja de pesca....
e já agora a vaselina liquida tem muita utilização..... serve para mais que limpar o material?
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Amigo, obvio que ninguém nasce sábio. Existe um grupo que partilham suas experiências e tem apoio dos representantes da marca. Está tudo em russo, mas para mim não há stress hehe..https://m.vk.com/redlub.official
Pois, poderás trocar isso por miúdos… Cada um é diferente do outro…
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boas
Alguem usa vaselina solida para lubrificação de carretos?
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boas
eu costumo fazer assim
https://youtu.be/ZfMb6EaImn
O que gostei mais é : " .. quando carreto pede..."
Se vocês ver como um carreto, todo lavado, montado sem qualquer lubrificante, anda todo solto e suave.. uiii!!!! Não sei para que metem essas massas no carreto..
Anda aqui no fórum um amigo de Algarve, que uns anos atrás pediu me para resolver um problema de um biomaster sw4000. Depois de eu abrir carreto e enviar fotos para ele ver, respondeu que costuma por umas pingas de óleo dentro.. Acho que conseguiu trocar carreto por que Shimano tinha assumir o defeito. Pois, foi pior ideia desde sempre, fazer aquele furo no corpo com parafuso de plástico e por uma bisnaga de óleo na caixa.. Imagino o prejuízo que deu essa invenção a marca..
Mais um pormenor. Os carretos não tem desgaste igual. Uma carreto do fundo com ratio 4.4 faz um trabalho durante uma pesca, já um de spinning faz outro. Enquanto no surfcastig fazemos 1-5 lançamentos por hora , no spinning 20-30.
Os senhores que aconselham lubrificar rodízio com óleo e fazem videos com como o carreto fica suave e etc. talvez não sabem que um rotor de carreto podemos comparar com tambor da máquina lavar a roupa. Quando mais um elemento (rolamento) fica distante do centro, mais força centrífuga é aplicada nele. E como rolamento é impossível deslocar para fora, vai fora tudo o que está dentro dele. Quanto mais líquido, mais rápido. Os fabricantes dos carretos metem massa dentro e nunca óleo. Não sei se dá para perceber meu chinês, mas sei que temos aqui pessoas quem percebem o que quero dizer e podem fazer tradução ( se tiver vontade..
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Boas
Voron
essa do buraco ou porta de manutenção com o tal parafuso de plastico nos carretos shimano tambem é um assunto que que me faz alguma confusão e causa duvidas
se não serve para nada e a marca já teve problemas com isso porque é que continua a fabricar carretos com o dito buraco???
a questão que coloquei em relação á vaselina solida é porque costuma ser usada como lubrificante e vedante por ser não soluvel em agua ou seja totalmente impermeavel seja agua salgada ou doce
hoje em dia grande maioria de rolamentos de carretos de pesca usam rolamentos com guarda pós (blindados) o que faz que em muito pouco ou nada adianta colocar-lhes massa ou oleo
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Pois eu tenho a sensação que sempre que vou à pesca que no fim da jornada todo o óleo que coloquei no rodízio desaparece de lá, ou melhor desaparece de onde deveria estar, e por isso coloco sempre no fim de cada pesca. Comecei a deparar-me com isto quando mandei um ultegra para uma loja porque caiu ao mar, nem um 1 mês de uso tinha mas fui lá leva-lo umas horas depois para minimizar o estrago ao máximo, e no lugar do casquilho do rodízio colocaram um rolamento, no entanto aquilo ficou certamente mal feito, o carreto após cada pesca e as vezes mesmo durante a jornada começa a fazer bastante barulho no rolamento do rodízio e tenho de desmontar aquela zona toda voltar a meter oleo e volta a ficar "bom", ou melhor menos mau. Vou experimentar colocar em vez de oleo uma massa um pouco mais espessa de silicone que tenho para ver se aguenta lá mais um tempo, o que é certo é que aquilo não ficou um serviço bem feito a esse nível e a outros.
Já para não falar que não faço ideia da massa que foi usada dentro do carreto, é uma massa verde, parece aquela que os canalizadores usam para vedar os canos de cobre o cheiro é muito idêntico ou igual até.
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Eu há uns tempos decidi fazer a manutenção dos meus carretos.
Comecei por um carreto baratucho da decatlon. Resultado, abri o carreto e nem sequer consegui monta-lo de volta.
Não desisti e posteriormente arrisquei fazer a manutenção de um Daiwa Emcast Surf 4500, sendo que este está agora a funcionar na perfeição. Na altura coloquei a massa da Penn.
Na manutenção do meu Daiwa Teory já usei a seguinte massa que mandei vir da net.
https://subsea-supplies.co.uk/aquashield-grease-5-5oz-tubes
https://subsea-supplies.co.uk/aquashield-grease-cartridge-14-oz
Ando para comprar dessa massa, pelo que tenho visto é mesmo de combate. Só não comprei porque tenho receio que a sua viscosidade excessiva prenda muito o mecanismo... Qual é o feedback? Suave ou nota se alguma prisão?
Cumprimentos
Sérgio
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Pois eu tenho a sensação que sempre que vou à pesca que no fim da jornada todo o óleo que coloquei no rodízio desaparece de lá, ou melhor desaparece de onde deveria estar, e por isso coloco sempre no fim de cada pesca. Comecei a deparar-me com isto quando mandei um ultegra para uma loja porque caiu ao mar, nem um 1 mês de uso tinha mas fui lá leva-lo umas horas depois para minimizar o estrago ao máximo, e no lugar do casquilho do rodízio colocaram um rolamento, no entanto aquilo ficou certamente mal feito, o carreto após cada pesca e as vezes mesmo durante a jornada começa a fazer bastante barulho no rolamento do rodízio e tenho de desmontar aquela zona toda voltar a meter oleo e volta a ficar "bom", ou melhor menos mau. Vou experimentar colocar em vez de oleo uma massa um pouco mais espessa de silicone que tenho para ver se aguenta lá mais um tempo, o que é certo é que aquilo não ficou um serviço bem feito a esse nível e a outros.
Já para não falar que não faço ideia da massa que foi usada dentro do carreto, é uma massa verde, parece aquela que os canalizadores usam para vedar os canos de cobre o cheiro é muito idêntico ou igual até.
Este rolamento de rodízio melhor trocar por um novo. Enquanto não ficou com rodízio cortado. Ficara mais caro arejo. + Linha lixada..e pior um troféu perdido.
P.S. quando rolamento de rodízio começa fazer barulho, não tem forma de prolongar a vida dele. Pode por óleo se tem ir a pesca e não tem um carreto de substituição. Mas se quando chegar - trocar imediatamente.
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Pois não percebo que serviço foi feito, na primeira pesca a seguir a ter levado o rolamento já estava a fazer barulho ao fim de umas horas, quero ver se mando o carreto para alguém como deve ser
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boas
vê se o rolo onde acenta a linha não está montado na posição inversa
https://www.pescaracing.com/1876-thickbox_default/gu%C3%ADa-hilos-de-titanio-para-carretes-shimano.jpg
a peça tem posiçao de montagem
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Já tinha pensado nisso, qual é a posição certa?
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boas
as abas do rolo são iguais?
o rolamento e a peça de encaixe do mesmo só entram de um lado do rolo?
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Só desmontando para ver, assim de cabeça não sei, mas esse pequeno rolo que serve de encosto ao rolamento já não me parece novo parece estar "mordido" naquele pequeno socalco que tem ao meio e a própria blindagem do rolamento tem uma marca tipo cacetada, apesar do rolamento parecer girar livremente sem problemas aquilo dá me ideia de ter sido tirado de outro lado qualquer para por ali e mesmo junto à assa de cesto onde apertar todo o corpo do rodízio aquilo tem lá umas mazelas que não sei bem como foram feitas nem porque.
Enfim tenho à vontade para montar e desmontar aquilo mas não tenho grande conhecimento para detectar problemas e a origem dos mesmos, mas que aquilo nao foi bem feito não foi, e na verdade nem sei bem o porque de me terem lá posto o rolamento, é certamente melhor que o casquilho de metal que lá estava mas paguei por aquilo e nem pedi para ser posto.
Assim que conseguir coloco umas fotos e de como vou por a massa de silicone para tentar ver se aquilo aguenta até conseguir por o carreto a arranjar
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Só desmontando para ver, assim de cabeça não sei, mas esse pequeno rolo que serve de encosto ao rolamento já não me parece novo parece estar "mordido" naquele pequeno socalco que tem ao meio e a própria blindagem do rolamento tem uma marca tipo cacetada, apesar do rolamento parecer girar livremente sem problemas aquilo dá me ideia de ter sido tirado de outro lado qualquer para por ali e mesmo junto à assa de cesto onde apertar todo o corpo do rodízio aquilo tem lá umas mazelas que não sei bem como foram feitas nem porque.
Enfim tenho à vontade para montar e desmontar aquilo mas não tenho grande conhecimento para detectar problemas e a origem dos mesmos, mas que aquilo nao foi bem feito não foi, e na verdade nem sei bem o porque de me terem lá posto o rolamento, é certamente melhor que o casquilho de metal que lá estava mas paguei por aquilo e nem pedi para ser posto.
Assim que conseguir coloco umas fotos e de como vou por a massa de silicone para tentar ver se aquilo aguenta até conseguir por o carreto a arranjar
O rodízio rodar não quer dizer que rolamento não está preso.
Se tem rodízio já cortado é por que o rolamento já alguma vez foi preso.
Massa de silicone em cima da massa mineral faz boa papinha.. O seu carreto tem ir ao um especialista já que pelos vistos tem trocar o rodízio completo.. E porque não foi a loja com reclamação quando começou dar problema?
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O rodízio em si onde passa a linha não tem qualquer tipo de corte atenção
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João experimenta tirar o rodízio e coloca-lo ao contrário 🤔
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O rodízio em si só tem uma posição correcta, eu dá-me ideia é que a anilha que encosta ao rodízio tem um vedante que não está lá, eu tenho dois carretes iguais e no que não foi mexido e está original esse vedante está lá, no que nao foi mexido não está e penso que possa ser isso, que entrem lá pequenas areias durante a jornada e depois se ouça esse barulho de areia a raspar, porque depois de limpar tudo deixa de fazer barulho e o rolamento não me parece estar gripado nem nada do género, por isso vou desengordurar tudo lubrificar talvez com essa massa de silicone para ver se forma ali uma "barreira" para evitar que entre para la lixo.
Vamos ver, mas o objectivo é mesmo mandar para alguém especializado, estava só a tentar arranjar maneira de conseguir por lá o carreto sem ter de deixar de pescar.
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Massa consistente com o tempo fica como pedra… Depois dá um trabalhão a tirar, faz crostas e agarra-se às peças...
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Óleo e lubrificação (carretos e não só) é daqueles temas que dá para grandes discussões e raramente se chega a uma conclusão.
Já fui mais fundamentalista que sou hoje: o principal é garantir que é feita uma manutenção regular, e que quando surge uma situação anormal (tipo cair o carreto na água), dar uma limpeza e lubrificação geral para não ficar água ou areia no interior a corroer.
Se formos analisar os carretos que avariam (sem ser por defeito), aposto que encontramos nunca é porque se usou o óleo e massa da marca X em vez do de marca Y, mas sim porque não foi feita uma manutenção regular. Claro está, tem é de se usar produtos minimamente apropriados, não é meter WD40 em tudo e dizer que está feita a revisão.
É como nos carros: mais vale usar óleo continente e trocar todos os anos, que meter Castrol XPTO 100% Sintético 0W60 e andar com ele 5 anos. O Castrol é melhor? É, dura mais e causa menos desgaste, para as mesmas condições (neste caso se for trocado todos os anos), mas não vai fazer milagres (durar 5x mais sem se degradar).
Zé Maria, continuo a usar para o interior massa de cardans e, no rodízio, óleo de lubrificar as máquinas de costura. ZERO problemas...
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Zé Maria, continuo a usar para o interior massa de cardans e, no rodízio, óleo de lubrificar as máquinas de costura. ZERO problemas...
O Machado, esse carreto, que passou pelos minhas mãos, não era da tua coleção?😁😁
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Basta ver a cor da massa dos dentos da roda e claro que essa massa só faz bem ..
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Zé Maria, continuo a usar para o interior massa de cardans e, no rodízio, óleo de lubrificar as máquinas de costura. ZERO problemas...
O Machado, esse carreto, que passou pelos minhas mãos, não era da tua coleção?😁😁
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Basta ver a cor da massa dos dentos da roda e claro que essa massa só faz bem ..
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Zé Maria, continuo a usar para o interior massa de cardans e, no rodízio, óleo de lubrificar as máquinas de costura. ZERO problemas...
O Machado, esse carreto, que passou pelos minhas mãos, não era da tua coleção?😁😁
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Basta ver a cor da massa dos dentos da roda e claro que essa massa só faz bem ..
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Isso é massa de que ? Kkkkk
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O Machado, esse carreto, que passou pelos minhas mãos, não era da tua coleção?😁😁
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Basta ver a cor da massa dos dentos da roda e claro que essa massa só faz bem ..
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Não Voron, o meu ainda cá está. Não é o principal jogador, mas é um suplente de luxo.