Pesqueiro

Material => Bricolage / Faça você mesmo => Tópico iniciado por: Beto_Manja em 09:34 Quarta, 17 de Setembro de 2014

Título: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 09:34 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boas,

Como o título indica, chegou aquela altura do ano (de preferência a ocorrer todos os anos) em que temos de desfazer o "trabalho" que o mar tem realizado no casco do nosso barco 24H/DIA todos os dias desde que entrou na água pela última vez, isto como é obrvio, aplica-se a barcos que estão sempre dentro de água.
A minha ideia inicial seria relatar todo o trabalho que tive até o mesmo estar concluido e o barco novamente dentro de água.
Mas, como sou maçarico, é aliás a primeira vez que vou fazer esta operação, optei por lançar o tópico antes do trabalho feito e desta forma tentar obter dicas e ensinamentos gratuitos ;D da malta mais experiente e disposta a contribuir para este tópico, antes de eu fazer asneira...  :P

O primeiro passo foi retirar o barco da água, este processo foi bastante rápido e simples pois já não era a primeira vez que o fazia e já sabia exatamente como proceder.
A partir daqui, tudo será uma nova experiência.

O normal, nestas situações, é deixar o barco encalhado dentro do porto de abrigo, tinha até já combinado com o dono da oficina oficial Honda para me disponibilizar água e luz para fazer a lavagem, mas num segundo pensamento, decidi levar o barco para casa, na Benedita.
Os motivos foram vários, aponto dois:
- a distância cerca de 30km até á Nazaré e o facto de ter de trabalhar durante o dia ía me deixar pouco tempo de luz para trabalhar no barco.
- por ser a primeira vez, não sei ao certo quanto tempo leva esta operação o que ía resultar num numero incerto de deslocações chatas à Nazaré.

No sábado retirei o barco da água, pela enchente do final da tarde e lá fiz a morosa viagem de volta com o barco atrelado.
No Domingo iniciei os trabalhos com uma lavagem a jacto de água.

Ficam umas fotos do antes, com os dois piores sitios, o transdutor de popa (não admira que já andasse com dificuldades em sondar) e a base inferior do trim, que devido às saliencias foram os unicos sitios onde o mexilhão agarrou.
[attachment=1]
[attachment=2]

À passagem do jacto de água, parecia que estava a utilizar um apagador, a "nata" vermelha desaparecia que era um mimo, mas atrás ia saindo também partes do anti-vegetativo e surge a primeira questão;
"Será normal sair tanta tinta na lavagem?!" Deixo a resposta para quem souber mais do que eu...
[attachment=3]

Após esta passagem ía ficando algumas cracas que também saíram facilmente com a ajuda de uma espátula metálica.
[attachment=4]

O pior mesmo, foi arrancar os mexilhões, trabalho que não consegui concluir e será o passo seguinte da minha abordagem.

Deixo ainda um pensamento, a fácil remoção das algas vermelhas, apenas com a passagem do jacto de pressão água, terá algumas coisa a ver com o facto de estarmos no verão e as algas ficarem mais "maduras"?!

Como é natural, a cada desenvolvimento na limpeza, aproveitava para ir inspecionando o casco mais ao pormenor, foi nesta fase e após ler uns artigos sobre manutenção de cascos, nomeadamente este, http://aminhapesca.blogspot.pt/2010/08/manutencao-de-barco-quando-idade-obriga.html , do nosso companheiro Ernesto, que me apercebi e mentalizei que tenho de fazer uma manutenção profunda, ou seja, lixar todas as camadas de tinta anti-vegetativa e primário até chegar ao casco e de seguida fazer o tratamento completo como se fosse a primeira vez.

As aulas teoricas, sucederam-se com a leitura de vários artigos espalhados pela net e com um telefonema ao "stôr" Ernesto, que mais parecia um curso intensivo, tal foi a quantidade de informação técnica e prática que absorvi.
Ao Ernesto, quero aproveitar para agradecer a disponibilidade, é impagável.

Agora é aquela altura em que podem mandar uns "bitaites", quer seja acerca do processo propriamente dito, seja das tintas ou restantes materiais, tudo será tido em consideração.

não percam as cenas dos próximos capitulos  ;)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Joao Rodrigues em 10:44 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boas
Comecei a ler e pensei logo para mim "...ninguém melhor que o Ernesto para dar uma ajuda..."
Mas depois continuei a ler e claro.....não fui só eu que pensei assim.

Caro Roberto, não te posso ajudar porque não percebo nada disso, em todo o caso vou ficar a aguardar pelas fotos do barco já limpinho.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Remador70 em 13:19 Quarta, 17 de Setembro de 2014
O barco tinha sido limpo o ano passado?
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 13:21 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boas

O barco estava na água desde maio do ano passado.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Remador70 em 13:32 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Como vou ter de passar por isso (ou gastar mais umas massas para que o façam por mim), vou aguardar os próximos episódios...
Bom trabalho...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nelson Peres em 13:37 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Vai dar uma trabalheira enorme  :) Vou acompanhar o trabalho, força nisso  :fixe:
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 13:49 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boas,
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Como vou ter de passar por isso (ou gastar mais umas massas para que o façam por mim), vou aguardar os próximos episódios...
Bom trabalho...
Uma opinião do Ernesto e que eu concordo plenamente, é que isto é uma trabalho muito moroso e que custa tantos € fazer bem como mal, a diferença é o tempo que se perde.
Mesmo os melhores profissionais não acredito que façam o trabalho tão bem, entenda-se tão ao pormenor, como quem faz por gosto pessoal, ou seja, nos próprios.
É muito fácil quem está interessado apenas em terminar o trabalho, ver um pequeno defeito no casco e pintar por cima como quem varre para baixo do tapete e depois na próxima manutenção paga se caro por esses desleixos...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Saturno em 14:29 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boas,

Essa sonda devia ser marcações de cardumes a toda a hora  :D os mexilhões não dão tréguas.

Tens um trabalho grande pela frente mas com tempo e vontade faz-se, e nada paga a satisfação de veres o resultado final à tua maneira.

Não tenho "dicas" para te dar, acho que o artigo do Ernesto cobre basicamente tudo.

Coloca depois o resultado final.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 19:13 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boas

Aceitam-se também dicas acerca dos materiais a usar, marcas e valores €.

Já andei a ver os preços da HEMPEL e, não sendo dos mais caros também não são nada baratos.
Alguém tem experiencia nos da Plastimo, são mais em conta mas sem feedback não arrisco...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Quantum em 19:23 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Olá Beto, excelente topico que vou acompanhar com muito interesse! Felizmente não tenho este problema com o meu pois apenas ando em agua doce e dorme sempre fora de agua. Mesmo assim, todos os dias no fim de uma jornada, lavo o casco com agua e umas gotas de lexivia bem diluida...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: kalvas em 20:24 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Beto tens muitas horas de labuta.
O antes e o depois vai ser a melhor parte. ;)

Bom trabalho.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Ernesto Lima em 21:48 Quarta, 17 de Setembro de 2014
Boa noite Roberto.

Depois de ver as fotos, e por estranho que pareça, já vi bem pior.

Penso que com algum trabalho dedicado a coisa faz-se.

Sobre a questão das tintas, penso que não haverão grandes diferenças aqui em Portugal, no entanto numa "visita" virtual ao mercado espanhol, pode ser que mesmo as mesmas marcas se consigam com melhores preços.

Importante é usar primário (anti osmose), anti vegetativo e diluentes todos da mesma marca.

Outra questão muito importante é respeitar os tempos de cura (os que devem ser guardados entre aplicações)

Não me vou pôr aqui a papaguear tudo o que já escrevi. De qualquer modo para quaisquer questões estou ao dispor e, caso não tenha a certeza, recorrerei a quem saiba se for necessário.

Bom trabalho

Abraço

Ernesto
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Saturno em 15:31 Quinta, 18 de Setembro de 2014
O manual de pintura da hempel para "ajudar",

http://www.hempel.pt/~/media/Sites/hempel-pt/Files/Yacht/Manual%20de%20Pintura.pdf (http://www.hempel.pt/~/media/Sites/hempel-pt/Files/Yacht/Manual%20de%20Pintura.pdf)

Bom trabalho.

Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 19:57 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Boas,

Tenho ouvido aqui e ali, que o ideal para o meu barco é uma tinta de matriz "mole".
Já sei as principais diferenças entre matriz "mole" e "dura" mas não percebi bem onde estão as principais vantagens da matriz "mole" uma vez que é mais cara, tem de se aplicar mais demãos e gasta-se com maior rapidez.
Alguem me consegue elucidar acerca disto?
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Ernesto Lima em 21:32 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Viva Roberto

A matriz mole tem o que me parece ser a vantagem de ir largando alguma tinta e com ela os organismos vivos que se vão agarrando ao longo do tempo, principalmente com o movimento do barco.

Quando se faz a manutenção anual também se tira a tinta e organismos mais facilmente e tende a deixar menos marcas no casco em caso de incrustações mais profundas.

Pessoalmente, prefiro-a por essas duas razões.

De qualquer modo a matriz rija pode ser aplicada, nomeadamente em barcos rápidos, com boa prestação.

Importa referir que quando falamos em matriz mole e rija, estamos a falar do anti vegetativo ou anti fouling.

Abraço

Ernesto 
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 22:07 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Boas
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Viva Roberto

A matriz mole tem o que me parece ser a vantagem de ir largando alguma tinta e com ela os organismos vivos que se vão agarrando ao longo do tempo, principalmente com o movimento do barco.

Quando se faz a manutenção anual também se tira a tinta e organismos mais facilmente e tende a deixar menos marcas no casco em caso de incrustações mais profundas.

Pessoalmente, prefiro-a por essas duas razões.

De qualquer modo a matriz rija pode ser aplicada, nomeadamente em barcos rápidos, com boa prestação.

Importa referir que quando falamos em matriz mole e rija, estamos a falar do anti vegetativo ou anti fouling.

Abraço

Ernesto 
Obrigado Ernesto, mais uma vez :fixe:

Tudo indica que vou aplicar hempel, à falta de melhor oferta e informação.
Neste momento o que me aconselharam são duas demaos de "high protect" sobre o gelcoat, para tratamento e prevenção da osmose, depois, duas de "light primer" primário de proteção e recepção do anti-incrustante de seu nome "mille dynamic", duas demãos também.
As possíveis falhas de gelcoat (já detectei uma ou duas) serão preenchidas com o betume epoxi também da hempel e será aplicado e polido entre as duas demaos do "high protect".
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Ernesto Lima em 22:23 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Viva Roberto

Esse primeiro produto High Project, deve ser uma evolução relativamente recente. Tudo o resto confere.

Abraço

Ernesto
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Saturno em 17:15 Sexta, 19 de Setembro de 2014
Boas Beto,

Encontrei este site da International, podes ver as etapas e as referências das tintas.

http://www.yachtpaint.com/prt/diy/produtos/padr%C3%A3o.aspx (http://www.yachtpaint.com/prt/diy/produtos/padr%C3%A3o.aspx)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 09:14 Segunda, 22 de Setembro de 2014
Boas,
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Boas Beto,

Encontrei este site da International, podes ver as etapas e as referências das tintas.

http://www.yachtpaint.com/prt/diy/produtos/padr%C3%A3o.aspx (http://www.yachtpaint.com/prt/diy/produtos/padr%C3%A3o.aspx)
Obrigado pela dica mas acabei mesmo por decidir pela hempel. :fixe:
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 09:51 Segunda, 22 de Setembro de 2014
Boas,

"Em primeiro lugar, queria agradecer aos meus pais, irmãos, amigos e restante familia...."

Era este o meu sentimento ontem ao final da tarde, após 3 dias de árduo e infindável trabalho, tal como se tivesse ganho a medalha de ouro olimpica!

Sexta tinha programado iniciar os trabalhos de "desbaste" da tinta de fundo do casco, mas antes, era necessário fazer uns ajustes no atrelado do barco, pois, as tábuas onde este assenta estão muito baixas e não permite trabalhar a parte inferior do casco.
Fiz uns apoios em aluminio (material da casa) e levantei o barco com um empilhador afim de colocar os apoios e assim trabalhar à vontade.
Não correu bem como queria, apesar dos novos apoios aguentarem (e aguentaram toda a noite) não nos dáva a sensação de segurança que se requer quando se anda a "vibrar" um barco horas a fios...
Para safar a jornada de sexta à noite, decidi deixar o empilhador com as cintas como recurso de segurança, entretanto já ia pensado no trabalho a fazer sábado de manhã, antes de continuar com a "tortura"...

Assim foi, fiz uns suportes em tubo ferro galvanizado 40x40, precisamente a medida necessária para entrar no mesmo suporte onde assentam as tábuas originais, fiz também a cabeça dos apoios rotativa para se adaptar à zona do casco onde vai assentar.
Retirei os apoios de aluminio e o empilhador, a estrura é bastante estável, dá até a sensação que se podia transportar assim!
Agora podemos finalmente trabalhar á vontade.
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Sexta á noite.
Acabei a noite a pensar ser impossível fazer o trabalho desta forma...
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Sábado à tarde.
Via-se alguns progressos e tracei o objectivo de acabar com o "azul" no domingo, "...ah e tal, esquece lá isso, lá para terça ou quarta..."
[attachment=3]

Domingo ao final da tarde.
Finalmente conseguia-se vislumbrar a luz ao fundo do túnel!
O trabalho de lixadeira não está ainda concluido, mas posso passar agora para uma lixa mais fina para dar os retoques finais.
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O material usado foram duas lixadeiras, uma de base circular e uma rectangular ambas das pequenas, as lixas foram principalmente de grão 60 e 80.
A dificuldade na camada inicial é que esta "empapa" na lixa muito rapidamente o que faz com que a lixa não corte nada, apesar de estar ainda muito boa.
Cheguei à conclusão que não se pode poupar lixas, se não corta tira e mete outra.
A força extra que temos de fazer quando a lixa ganha "bolinhas" de tinta não compensa o valor das lixas que é praticamente residual comparando com o tempo e energia gastos.

Foram aparecendo aqui e ali falhas de gelcoat no casco, tenho uma zona bastante picada, com dezenas de pequenos furos talvez de  2 ou 3mm de diâmetro e uma pancada maior numa quilha onde ficou mesmo fibras soltas.
Osmose creio não ter visto, pelo menos com as caracteristicas e aspecto que me disseram ter, pois pessoalmente nunca vi...
Depois da lavagem, deixo aqui umas fotos destes defeitos.

Quero deixar aqui um agradecimento muito especial aos meus amigos, Gil, Henrique e Manel e também ao meu irmão mais novo, que foram incansáveis na ajuda apesar de não lhes ter pedido nada, sabiam que  eu andava com estes trabalhos e foram aparecendo para dar uma força.
Pelo meio foram-me pedindo pargos grande e tal... a ver vamos...

Acabo por dizer que este foi sem dúvida o trabalho mais desgastante que alguma vez fiz, posições desconfortáveis, trabalho árduo e cansativo para as costa e braços, enfim, se não é pior que parir anda lá perto...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Mário Leão em 11:32 Segunda, 22 de Setembro de 2014
Beto, estás a escrever um compêdio de Limpeza e Manutenção de Cascos. Eu tenho a mania das bricolages e diy, se alguma vez tiver um barco não sei se me meto nesses trabalhos.
Que corra tudo bem, e um pouco menos trabalhoso.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Saturno em 12:38 Segunda, 22 de Setembro de 2014
Boas,

Podias ter começado com um grão maior, evitavas que "empapa-se" tanto.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 14:43 Segunda, 22 de Setembro de 2014
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Podias ter começado com um grão maior, evitavas que "empapa-se" tanto.
Não escrevi porque não é recomendável e valeu-me alguns riscos no gelcoat, mas de facto houve zonas em que meti uma lixadeira de rolo com grão 40.
É muito agressivo, tem se fazer com a rotação na velocidade mais baixa possível, e com extremo cuidado!
Não recomendo a não ser em zonas do cascos com área grande e planas.

Ainda experimentei também uma rebarbadora pequena com base de esponja própria e lixa grão 80 mas não resultou, é muito difícil de controlar e fácilmente danifica o gelcoat, valeu-me ainda também um corte num dedo...

Não vale a pena tentar "atalhar", é trabalhoso mas tem de levar o tempo necessário... ;)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: kalvas em 22:18 Segunda, 22 de Setembro de 2014
Mas que bela dôr de costas. :P
O que não se faz pela pesca.

Forca Beto. Vai ficar porreiro.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Ernesto Lima em 15:22 Domingo, 28 de Setembro de 2014
Viva Roberto

Leva o seu tempo, é duro..., mas no final compensa, pelo barco, pelas novas capacidades que descobrimos ter e/ou adquirimos e até pelo nosso ego.

Continuação do bom trabalho.

Daqui a nada está pronto.

Abraço

Ernesto

Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 15:03 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Boas,

Mais umas etapas que foram passando e agora, finalmente, já se vê a luz ao fundo do túnel!
Durante a semana, é pouco o tempo disponível, sempre à noite e depois de um dia de trabalho, a vontade também não é muita...
Mas a "coisa" foi-se fazendo e o resultado, até ao momento, não me poderia agradar mais.

Após todos os trabalhos de remoção de tintas e incrustações no casco, relatados nas entradas anteriores, seguiu-se uma lavagem a alta pressão, com principal incidência sobre os locais mais afectados do "gelcoat" (camada que sobrepõe e finaliza um casco em fibras de vidro).
Foram saltado algumas lascas deste material, sinal que as proteções de tinta e primário já estavam comprometidas e não poderia ter existido melhor altura para fazer esta intervenção profunda.
Não encontrei nenhuns vestigios de osmose, ou "cancro da fibra" como se diz na gíria e ainda bem.
Ainda assim, foram detectados muitos locais a necessitar de cuidados extra no tratamento, além de um enchimento de betume epoxi apropriado.

Era agora a hora de inciar uma nova fase neste processo, com a aplicação da primeira demão de primário "HIGH PROTECT" especifico para tratamento e prevenção de problemas da fibra.
Sendo um bi-componente, foi feita a mistura, num recipiente graduado, seguindo a relação de 3:2 indicada.
A quantidade total deste aparelho era 2,5L, sendo 1,5L o componente base e 1L o endurecedor.
A ideia era aplicar duas demãos deste primário mas, tinha um problema, não fazia a mais pequena ideia de quanto seria necessário para uma demão...
Comecei, com uma matemática fácil, de 500ml + 250ml, pensado que assim, mesmo que não chegasse para tudo, ainda tinha tinta suficiente para a segunda demão e evitava fazer tinta a mais, nada mais errado...
Apesar do tempo de vvida da mistura ser de 1H, passado uns escassos 40min, já não se conseguia aplicar a tinta em condições, a mistura foi aquecendo e por estas altura estava já transformada numa pasta espessa, praticamente impossível de esticar.
Foi cerca de 300ml para o lixo e tive de fazer mais 300ml (200+100ml) para terminar a demão...
A única coisa positiva foi ficar com uma ideia da quantidade necessária para uma demão e percebi também que a tinta ía chegar e sobrar para fazer o trabalho.

A tarefa seguinte, não esperava que fosse tão morosa, mas efectivamente, levou uma tarde de trabalho.
Betumar todas as zonas identificadas com danos no gelcoat.
Com a aplicação da primeira demão de primário, já não se conseguia identificar muitas das zonas pela diferença de cor e era necessário uma análise muito próxima e pormenorizada das zonas a tratar.
A aplicação do betume em si, também não foi fácil pois não sabia se o corte a lixa de mão seria fácil ou não, pelo que, tinha de tentar deixar o minimo de excessos possível, o que se verificou se extremamente dificil...

1º primário + betume
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pormenor de zona com betume
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Trabalho feito, o que se seguiu foi talvez o trabalho que me deu mais gozo de fazer, com uma lixa de mão, grão 120, rectificar todas as zonas do casco com irregularidades, nomeadamente, onde foi aplicado o betume, parecia um "shaper" das pranchas de surf  8)

Após esta "lixadela" geral, o resultado não podia ser melhor, o casco todo lisinho, parecia a pele de um bebé!
O cuidado seguinte requeria responsabilidade extra pois, com a lixa fina, é muito o pó que fica no poros e não era aconselhável lavar a jacto de água pois já tinha aplicado uma demão de primário...
A solução foi passar com panos húmidos, completamente escorridos, optei por água destilada, para evitar mais calcários da água da rede, que na minha zona é terrível e foram passados vários panos, várias vezes, cada vez com panos mais secos e foi deixado a secar por um dia.
No dia seguinte, foi ainda passado com aqueles panos de micro-fibras próprios para apanhar o pó e estava pronto para a segunda demão do primário.
Surge o primeiro desvio do plano inicial, o primário iria chegar para uma terceira demão e porque não?
Nunca mais me iria servir para nada, a primeira demão sofreu ainda uma lixadela de alisamento, decidi então aplicar mais uma demão deste primário de protecção, reservando aunda um bocadinho para a zona onde actualmente estão os suporte do atrelado.

resultado final do 1º primário
[attachment=4]


Entre primários, decidi também aplicar a nova placa de suporte do motor, visto que a anterior (contraplacado marítimo) estava completamente podre.
Fiquei surpreso por ver que a parte do casco atrás da placa nunca tinha sido pintada e estava com um aspecto fantástico, mesmo na zona abaixo da linha de água.
A nova placa, após alguns aconselhamentos, optei por utilizar uma em polietileno vulgo PE, que se usa nas bancadas de corte de carnes e também nos balancés das cutelarias, ou não estivesse eu na terra das facas, pois foi mesmo assim que arranjei uma a bom preço  ;)
[attachment=3]


Os trabalhos seguintes foram de aplicação de tintas, respeitando os tempos entre recobrimentos.
O segundo primário "LIGHT PRIMER", tem uma relação 2:1.
Foi um pouco mais dificil de aplicar, não permitia grandes correções mesmo sobre tinta acabada de aplicar, o que resultava logo numa camada mais espessa, rapidamente nos tivemos de adaptar à tinta e seguir com a aplicação.
Foram aplicadas duas demãos, sendo que na segunda já se conseguiu a homogeniedade que se pretende.

resultado final do 2º primário
[attachment=2]


Entre as demãos de primários, com uma espátula, fui retirando alguns "grumos" que ficam sempre.

Finalmente chegámos ao anti-foulling "MILLE DYNAMIC", anti-vegetativo na lingua do Camões.
Este dispensa misturas, é de aplicação directa, sendo que, a única e legítima preocupação, é agitar bem antes de aplicar.
Muito fácil de aplicar, comporta-se como uma tinta normal, ao contrário das anteriores e ontem foi o dia.
Uma de manhã, o periodo de recobrimento era de 5H a 20º, como a temperatura não estava bem nos 20º, decido esperar um pouco mais cerca de 8H e foi aplicada a segunda demão.

resultado ontem à noite
[attachment=1]


A minha questão agora é:
- A tinta chega para outra demão, dou ou não?
Se soubesse que a tinta aguenta um ano guardada dentro da lata, guardo para a manutenção do ano que vem.
Caso contrário, vou aplicar uma terceira demão, sempre significa mais protecção...

O passo seguinte é deslocar o barco um pouco sobre os suporte para dar o tratamento nessas zonas e depois...  :300: :205:
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rider em 15:15 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Parabéns pelo trabalho e obrigado pela partilha.
Vai ficar mesmo novo.
Assim mesmo é que é, tratar bem do brinquedo.
Tens todo o tempo do mundo, uma vez que não o vais por na agua tão depressa :grrr:

Ficas já contratado para quando tiver o meu....
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: rasta em 15:32 Segunda, 13 de Outubro de 2014
parabens ta a ficar um trabalho 5 estrelas ;)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 18:48 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Boas,
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Ficas já contratado para quando tiver o meu....
Nem pensar!
Já disse aos gajos que me andam a ajudar, que se algum dia comprarem um barco, deixo de ser amigo deles... ;D
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 11:22 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
Boas,

Só para finalizar este tópico, deixo aqui as últimas etapas.

Após as duas demãos do anti-vegetativo, retirei as fitas da linha de água e com a ajuda dum empilhador desloquei o barco sobre os suporte cerca de 20cm para a frente de modo a expor as zonas dos apoios que ficaram por tratar.

Aqui surgiu uma dificuldade inesperada, tenho desculpa por ser a primeira vez mas deixo aqui o testemunho para que sirva de exemplo a outros.
Ao aplicar as várias demãos de primários e tinta, fui sempre até ao limite do apoio, erro crasso.
Todo esse bordo ficou irregular e sem os limites das várias camadas definidos.
Agora ao aplicar as camadas todas naquele local vou estar a sobrepor as tintas já aplicadas nalgumas zonas o que não me deixa de todo descansado, além de que, vamos ter sobreposição de camadas o que vai criar irregularidades na capa.
Optei por passar a lixa fina o bordo das camadas já aplicadas, colocar fita pintor a delinear a zona a tratar e só depois aplicar as várias demãos respeitando as proporções de mistura dos componentes e tempos de cura já abordados.
Deixo então uma sugestão, que servirá para mim também, na próxima vez.
-> Não levem as todas camadas até ao limite dos apoios e deixem sempre uma margem de segurança, basta 2 ou 3cm, entre os diferentes produtos, podem até aplicar uma fita mais estreita para controlar esses traços, de forma a que, quando se for tratar as zonas dos apoios, se consiga aplicar as várias camadas sem sobrepor os diferentes primários e tintas.

Depois de tratar as zonas dos apoios, subi de novo a embarcação e coloquei os apoios originais em tábua com alcatifa.
Tinha mais umas operações em mente e as ideias foram surgindo, idealizei suportes de canas com 3 caneiros em tubular alumínio.
[attachment=1]

E a engenhoca que precisava para poupar o transdutor de popa, ao ataque dos mexilhões ;D
Desenvolvi um braço articulado que posso subir quando não estou a utilizar a sonda e desta forma fica o transdutor fora de água.
[attachment=2]

Depois da limpeza geral, mais uns retoques e umas bricos, principalmente no braço de direcção que foi completamente limpo e lubrificado e foi o dia de o levar a "casa".
Uma voltinha dentro da marina para ver como se comportava, se não metia água na zona dos parafusos do apoio do motor que foram mexidos, a direcção e também a resposta do motor.
Ainda não foi o dia de o levar à pesca mas já não tarda ;)

Sou uma miséria no que diz respeito a fotografia e como tal, todo o processo não ficou documentado como pretendia e por esse motivo apresento as minhas desculpas...  :-[

Por fim, quero dizer que de um modo geral, o resultado final deixou-me bastante satisfeito e espero sinceramente que todo este esforço se traduza no prolongamento da vida útil deste casco, pois foi um trabalho árduo e bastante dispendioso, quer em euros quer em horas...

Espero que tenham gostado e boas "bricos" ;)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Joao Rodrigues em 11:27 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
Boas
Adorei ler este tópico. Sem duvida que foi um trabalho bem feito e a recompensa não tardará.
Obrigado pela partilha e isso agora quer é mar com ele.
(e ainda não perdi a esperança de ser convidado para uma pesca  :music: )
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: NunoC em 11:33 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
Finalmente está concluído. Isso agora quer é pesca, depois da trabalheira que deu.

Muito bom trabalho.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 11:38 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
Boas,
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Boas
Adorei ler este tópico. Sem duvida que foi um trabalho bem feito e a recompensa não tardará.
Obrigado pela partilha e isso agora quer é mar com ele.
(e ainda não perdi a esperança de ser convidado para uma pesca  :music: )


Os planos para esta temporada para por fazer apenas meia dúzia de saídas aos diversos, quando souber que andam safias ou besugos bons nos pesqueiros.
Tirando isso, a minha ideia é dedicar-me inteiramente aos pargos, não é facil nesta zona mas tenho andado a falar com algum pessoal que me tem dado umas dicas e por aqui também há bichos grandes, é preciso é saber onde e como...

Faço intenções de convidar a malta daqui, já ando a prometer à algum tempo, este ano tem de ser... :fixe:

Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: NunoC em 11:42 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
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Adorei ler este tópico. Sem duvida que foi um trabalho bem feito e a recompensa não tardará.
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Os planos para esta temporada para por fazer apenas meia dúzia de saídas aos diversos, quando souber que andam safias ou besugos bons nos pesqueiros.
Tirando isso, a minha ideia é dedicar-me inteiramente aos pargos, não é facil nesta zona mas tenho andado a falar com algum pessoal que me tem dado umas dicas e por aqui também há bichos grandes, é preciso é saber onde e como...

Faço intenções de convidar a malta daqui, já ando a prometer à algum tempo, este ano tem de ser... :fixe:



Eu costumo estar em Peniche ao fim de semana  :-" :-" :-"
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Joao Rodrigues em 11:58 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
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Obrigado pela partilha e isso agora quer é mar com ele.
(e ainda não perdi a esperança de ser convidado para uma pesca  :music: )


Os planos para esta temporada para por fazer apenas meia dúzia de saídas aos diversos, quando souber que andam safias ou besugos bons nos pesqueiros.
Tirando isso, a minha ideia é dedicar-me inteiramente aos pargos, não é facil nesta zona mas tenho andado a falar com algum pessoal que me tem dado umas dicas e por aqui também há bichos grandes, é preciso é saber onde e como...

Faço intenções de convidar a malta daqui, já ando a prometer à algum tempo, este ano tem de ser... :fixe:


Fica registado.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rider em 12:06 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
E pronto é Cetus voltou ao lugar dele, e como novo.
Agora é dar-lhe que fazer, por a sonda a trabalhar e os carretos a ganir.
Bom trabalho.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: kalvas em 21:12 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
Beto já falta pouco.
Mas se queres levar o pessoal do Pesqueiro é melhor o cacilheiro. ;D
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 21:38 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
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Beto já falta pouco.
Mas se queres levar o pessoal do Pesqueiro é melhor o cacilheiro. ;D
Eheh
Para esta malta toda acho que só o tiranic, mas sem afundanços que isto é só malta boa :join:
A lotação é de 6 mas para uma pesca confortável o máximo 4 e o ideal são 3...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: kalvas em 00:22 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015
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Beto já falta pouco.
Mas se queres levar o pessoal do Pesqueiro é melhor o cacilheiro. ;D
Eheh
Para esta malta toda acho que só o tiranic, mas sem afundanços que isto é só malta boa :join:
A lotação é de 6 mas para uma pesca confortável o máximo 4 e o ideal são 3...




Então vai mas é tu e mais 2 malucas...  8)

Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: tiagopacheco em 21:42 Quarta, 25 de Março de 2015
EU JA VOMITEI NO CETUS :D  ;D ;D ;D ;D ;D ;D >:D
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 08:03 Quinta, 26 de Março de 2015
Boas,
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EU JA VOMITEI NO CETUS :D  ;D ;D ;D ;D ;D ;D >:D
E também perdeste um boné... do pesqueiro ;D :fixe:
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: ki_ko em 15:15 Quinta, 26 de Março de 2015
posso levar a chouriça, 20€ pá gasosa e boa disposição, o resto não prometo que nunca fiz uma embarcada.  se for preciso vomitar e perder um boné já fico em duvida! LOL
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Pedroko em 16:55 Quinta, 26 de Março de 2015
Bom trabalho!
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: tiagopacheco em 18:14 Quinta, 26 de Março de 2015
Pois perdi Beto :(

Até hoje o choro!!!
Aqui o nosso amigo Beto meteu o Cetus, a fundo com o seu Honda e o boné abalou :D quando meti a cabeça de fora do vidro :D
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: amaromar em 19:50 Quinta, 26 de Março de 2015
Parabéns pelo trabalho,quando se gosta de uma coisa,e como diz o ditado "quem corre por gosto não cansa"por muito difícil que obstáculo pareça ser,consegue-se sempre lá chegar.

Agora a lotação do barco não tem problema para a malta do pesqueiro que já conta com 1285 membros,vamos todos á pesca neste:

Boas pescarias >º((((><
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: NunoC em 23:15 Quinta, 26 de Março de 2015
Esse ai é muito alto, este aqui chegava.

[attachment=1]
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: amaromar em 18:55 Sexta, 27 de Março de 2015
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Esse ai é muito alto, este aqui chegava.

[attachment=1]
não tem lotação suficiente.
Boas pescarias <º((((><
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 06:50 Sábado, 28 de Março de 2015
Boas,

A todos agradeço os comentários :fixe:

Este ano ainda não saí, mas quando chegar a pt tenho de tirar uns dias para matar saudades desse mar...
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: David Vale em 01:20 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Grande trabalheira, mas no final compensa e fica um trabalho impec :D

O topico ja nao é moderno, mas estas questões sao sempre pertinentes, á malta que pinta o trim ou parte dele, atenção para não pintarem o zinco existente nesta zona (se existir claro)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 18:16 Segunda, 01 de Agosto de 2016
Boas,

Um ano e meio depois, volta à doca seca para limpeza e manutenção e eis a recompensa por todo o anterior trabalho.
O estado do casco está impecável, apenas a tinta azul das camadas de desgaste saem à medida que vou passando com o jacto de água à pressão, expondo a camada de primário branco e nem se vê vestígios da primeira camada de cinzento.
Praticamente zero incrustações de cracas e mexilhão e a nata sai que é uma maravilha ;)
Sinal que o trabalho anterior foi bem executado o que facilita também esta limpeza e manutenção.

[attachment=1]

[attachment=2]


Para esta manutenção estou a prever os seguintes passos:
1- Limpeza com jacto de agua à pressão (imediatamente após a retirada da água, já executado);
2- Esfregão verde em algumas zonas onde ficam ainda vestígios de algas;
3- Lixa fina (grao 120) muito ao de leve, numa ou outra zona onde fiquem rugosidades das camadas de tinta anteriores.
3- Nova passagem a jacto de água;
4- Secagem pelo menos 2 dias ao sol;
5- Limpeza com panos de agarrar pó mesmo antes de iniciar a pintura;
6- Duas demãos de "Mille Dynamic" da "Hempel", que ainda sobrou da manutenção anterior.

Fica pronto para mais um ano a nadar :fixe:
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rider em 18:45 Segunda, 01 de Agosto de 2016
Trata bem do menino.
Um Abraço.
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 14:53 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018
Olá a todos e parabens pelo tópico, pois fartei-me de procurar topicos como este pela net e nada...

Encontro-me actualmente a remodelar uma embarcação na sua totalidade, um casco bem antigo mas que por ter o primeiro registo de 82 vai-me facilitar no que diz respeito ao não pagamento do IUC...e eu sou o 3º proprietário.

Muita malta diz: "vais ter um trabalhão do caraças :o!" ... mas já me vou habituando ;D, então à quase um ano retirei-o da agua e comecei o "desmantelamento" O0... quando tiver mais tempo colocarei um post novo com fotos para que a coisa seja debatida..lol

A minha questão para já e falando de tintas, selantes e etc, é a seguinte:

- No caso de um casco como o meu que foi construído em PRFV (plastico reforçado com fibra de vidro) e assumindo que a resina utilizada terá sido Polyester, é viável a utilização de outros produtos à base de resina Epoxy (ou epoxídica)  ? ??

A malta com quem tenho falado e os videos que tenho assistido fala-se muito de que polyester (PL) é uma coisa e epoxy(EP) é outra, sendo que a PL é mais porosa e a EP é muito mais resistente à agua...e que as duas não aderem muito bem entre elas...(por exemplo: há pessoal que tem cascos com alguma osmose e que descascam tudo até ficar a fibra à mostra e depois aplicam 4 camadas de resina epoxy para selar o casco e por cima um primário e depois o antivegetativo...) isto porque eu tenho um pequeno rombo no casco e quando o for reparar estou a ponderar qual a resina que uso...e porque quero selar o casco o mais possivel..

[/img]
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rodolfo Rocha em 15:28 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá a todos e parabens pelo tópico, pois fartei-me de procurar topicos como este pela net e nada...

Encontro-me actualmente a remodelar uma embarcação na sua totalidade, um casco bem antigo mas que por ter o primeiro registo de 82 vai-me facilitar no que diz respeito ao não pagamento do IUC...e eu sou o 3º proprietário.

Muita malta diz: "vais ter um trabalhão do caraças :o!" ... mas já me vou habituando ;D, então à quase um ano retirei-o da agua e comecei o "desmantelamento" O0... quando tiver mais tempo colocarei um post novo com fotos para que a coisa seja debatida..lol

A minha questão para já e falando de tintas, selantes e etc, é a seguinte:

- No caso de um casco como o meu que foi construído em PRFV (plastico reforçado com fibra de vidro) e assumindo que a resina utilizada terá sido Polyester, é viável a utilização de outros produtos à base de resina Epoxy (ou epoxídica)  ? ??

A malta com quem tenho falado e os videos que tenho assistido fala-se muito de que polyester (PL) é uma coisa e epoxy(EP) é outra, sendo que a PL é mais porosa e a EP é muito mais resistente à agua...e que as duas não aderem muito bem entre elas...(por exemplo: há pessoal que tem cascos com alguma osmose e que descascam tudo até ficar a fibra à mostra e depois aplicam 4 camadas de resina epoxy para selar o casco e por cima um primário e depois o antivegetativo...) isto porque eu tenho um pequeno rombo no casco e quando o for reparar estou a ponderar qual a resina que uso...e porque quero selar o casco o mais possivel..

[/img]

Boas,


Falando assim por alto o que deverás de ir a uma loja especializada pois é muita informação para debitar por escrito.

Inicialmente deverás aplicar um decapante de patentes a atuar 24h - dá 1 demao no fundo todo e depois ao fim de 4 horas outra por cima da que foi dada e atuar 24h , ao fim lavar com jato de pressão .

SUPERFÍCIES NÃO PREPARADAS:
Poliéster: para tratamento de Osmoses devemos eliminar o gel-coat, proporcionando rugosidade à superfície,
lavar com água doce e deixar secar a fundo. Aplicar 1 camada de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa diluída com 15% de Diluente TITAN Yate. Deixar secar 24 horas, betumar se for necessário com
Massa Epoxi TITAN Yate, e terminar com 3 - 4 camadas de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa. M-150 significa a micragem por demão , para um procedimento mesmo a 200% se o barco justificar após estas micragens todas destes produtos mencionados , acabar com a ultima demão de primário de alumínio , isto porque a molécula do epoxi são varios pontos ou bolas "...../oooo" como queiram chamar, e a ultima do alumínio a molécula são tipo rectângulos "____" o que torna ainda mais dificil a agua/ar chegar em profundidade, há que respeitar as secagens caso contrario nem vale a pena. 
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 16:39 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018
Boas Edgar,

Curioso estares a levantar este tópico precisamente quando estou novamente com o barco encalhado para tratar da manutenção anual ;)
Estou, uma vez mais, bastante satisfeito com o estado do casco, esteve ano e meio a nado sem interrupção e 99% das incrustações saíram com a primeira lavagem de pressão, muita tinta azul ainda a saltar também com a lavagem :fixe:


Acho que deverias mencionar mais algumas características do barco, pois, este tipo de tratamentos ao casco podem sair caríssimos só em produtos e pode não compensar, consoante o estado geral do casco...
No meu caso e atenção porque não tirei nenhum gelcoat, foi uma lata (2 componentes 500ml cada) de betume epoxi para tapar alguns danos no casco, uma lata de primario (2,5L) prevenção de osmose (2 demãos), uma lata de primário (2,5L) para receber o anti-vegetativo (2 demãos) e uma lata (2,5L) de anti-vegetativo (2 demãos), só nestes produtos, mais material para pintar, diluentes e etc. gastei cerca de 500€.

Não tenho conhecimentos técnicos para te ajudar nessa compatibilidade (ou não) dos materiais que falas, mas pode ser que alguém entretanto apareça com mais conhecimentos que eu.

Boa sorte e bom trabalho :fixe:
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rodolfo Rocha em 17:25 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018
Boas,


Deixo a F.T. dos produtos em anexo para leres.
O que interessa é o valor final muita das vezes a pagar porque a ciência é semelhante de marca para marca , isto para resolver o problema da osmose, quanto as tintas de fundo depois explicas na loja se está sempre dentro de agua , se estiver , a que velocidade anda barco normalmente, se só está dentro de agua 6 meses por ano, se anda a velocidades superiores a 32 nós , se sai e entra sempre que seja utilizado , existe muitos tipos de patentes que tem de se perceber qual a finalidade de cada um .
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 23:36 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018

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só nestes produtos, mais material para pintar, diluentes e etc. gastei cerca de 500€.

Pois é Manja, relativamente aos valores a gastar já estou à espera de uma "quinhentola" ou pouco mais...mas o trabalho será feito por mim portanto não espero gastar dinheiro em mão de obra (para além de uma petiscada e umas grades de Sagres fresquinhas para a malta amiga que aparece sempre por cá para ajudar)
O problema no meu casco penso que será mesmo a osmose...aquela segunda foto que partilhei em que pinga liquido de uma pequena ranhura é de Agosto do ano passado e neste momento já não existem mais "babadelas" daquele género. O interior do Deck estava cheio de espuma de poliuretano totalmente ensopada em agua o que nao facilita o processo de secagem.. Em breve irei proceder à remoção de tudo o que é tinta aplicando o decapante liquido abaixo da linha de agua e depois logo vejo como é que ele se apresenta..
A minha ideia inicial era mais ou menos isto:
1- remoção total do gelcoat com a rebarbadora e o disco abrasivo de lixa 40 grit
2- deixar secar o casco no verão durante pelo menos dois meses
3- aplicar 4 camadas de resina Epoxy de modo a criar uma barreira impermiavel (usando tambem silica ou algum tipo de carga para tornar a resina em betume e tapar as irregularidades)
4- aplicar um primário epoxy
5- aplicar antifouling (antivegetativo)

Algumas ideias foram tiradas daqui:
https://www.youtube.com/watch?v=CV5qGhIjSIM&t=623s
https://www.youtube.com/watch?v=-Q4_NZRR6-o

(está em inglês mas mesmo quem não percebe basta ver e compreenderá um pouco do trabalho)


Disseram-me que por vezes a resina Epoxy estala e poderá ocorrer rachadelas na pintura..não sei se é verdade ou não...

Quanto ás medidas, o casco tem 5,78 de comprimento e 2,13 de boca.



Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 00:00 Terça, 13 de Fevereiro de 2018
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Inicialmente deverás aplicar um decapante de patentes a atuar 24h - dá 1 demao no fundo todo e depois ao fim de 4 horas outra por cima da que foi dada e atuar 24h , ao fim lavar com jato de pressão .

SUPERFÍCIES NÃO PREPARADAS:
Poliéster: para tratamento de Osmoses devemos eliminar o gel-coat, proporcionando rugosidade à superfície,
lavar com água doce e deixar secar a fundo. Aplicar 1 camada de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa diluída com 15% de Diluente TITAN Yate. Deixar secar 24 horas, betumar se for necessário com
Massa Epoxi TITAN Yate, e terminar com 3 - 4 camadas de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa. M-150 significa a micragem por demão , para um procedimento mesmo a 200% se o barco justificar após estas micragens todas destes produtos mencionados , acabar com a ultima demão de primário de alumínio , isto porque a molécula do epoxi são varios pontos ou bolas "...../oooo" como queiram chamar, e a ultima do alumínio a molécula são tipo rectângulos "____" o que torna ainda mais dificil a agua/ar chegar em profundidade, há que respeitar as secagens caso contrario nem vale a pena. 

Agradeço desde já a quantidade de informação fornecida Rocha! Produtos da Titan são faceis de arranjar pois aqui perto tenho um representante e já tenho ouvido falar bem dessa marca... Já alguem aqui fez esse tipo de tratamento epoxy  completo? (ou mesmo que seja de outra marca qualquer...)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 00:35 Terça, 13 de Fevereiro de 2018
Boas

Bons vídeos ;)

Já vi que estás empenhado, só posso desejar bom trabalho!

O barco é do tamanho do meu, mas não sei o resto das características, se é cabinado ou boca aberta, mono casco ou duplo, etc. por isso vou perguntar, consegues virá-lo ao contrário?
Ia ajudar imenso se vais fazer esse trabalho.
Se não puderes virá-lo, procura elevar o suficiente para trabalhares por baixo (à semelhança do veleiro do primeiro vídeo).
Os pontos de apoio também são um grande impecilho e se leste o meu tópico, chamo a atenção para aquela parte em que pintei sempre até aos apoios e depois arrependi-me.
Mais um conselho é usares todos os materiais da mesma marca, é muito importante em termos de ligação dos materiais.
Quanto à decapagem, pelo que li e opiniões que ouvi, desaconselho usar decapantes químicos, o melhor é mesmo lixar, ainda para mais se estás a pensar ir até à fibra, ficas mais à vontade para usar um grão mais grosso e assim poupar algum esforço. Lixar é a parte pior do trabalho, protege-te bem das poeiras e procura sempre a melhor posição para os braços se não ficas todo rebentado nas primeiras horas!

Nunca tirei o gelcoat por isso não tenho essa experiência de aplicar a resina epoxi e aqueles remendos nas bolhas da osmose, por isso aí não te posso ajudar grande coisa.
O máximo que fiz foi aplicar pequenas partes de betume epoxi e depois lixar e foi bastante fácil, agora, num casco todo, assusta-me pensar nisso ;D mas pronto, boa sorte e bom trabalho :fixe:

Ps.
Vai escrevendo aqui ou abre um tópico na próprio para que possamos ir seguindo os desenvolvimentos ;)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rodolfo Rocha em 09:34 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
Boas,

Posso dizer que normalmente a malta evita estes processos e passa a bola a outro e opta por vender o barco, já vendi varias vezes aqui por Setúbal mas cliente pontuais.

O conselho que te dou como é um processo caro e funcional , não tenho nada contra os revendedores mas para receberes as explicações corretas tenta ir mesmo a marca e ouvir o que te tem para dizer, pois no revendedor é mais em conta por vezes alguns produtos, mas metade dos produtos não tem pois são muito específicos e caros , e por norma eles vão querer inventar para vender,  e depois na reclamação "nós" marca temos leitores para analisar as camadas se foram suficientes , se meteste diluente a mais etc , descobre se tudo e a garantia vai pelo cano a baixo , depois de saberes o necessário já sabes o que procurar, como o Beto_Manja indicou sempre esquemas completos de uma só marca nada de misturas.

Quanto a remoção do gel coat , eu inicialmente aplicava o decapante de patentes pois não ataca o gel coat e torna se mais fácil perceber onde existe o problema , não é necessário rectificar tudo, e é só mesmo onde estão as tais bolhas nas zonas em mau estado do antigo gel coat .

O conselho que te dou mais fácil, como já referi é muita informação para poder dizer tudo por escrito, como vi que és do Algarve vai ter com o meu colega se possível a nacional 125 logo após a cin que temos ai uma loja e ele dá te cotação e os produtos que são necessários .
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 16:01 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Posso dizer que normalmente a malta evita estes processos e passa a bola a outro e opta por vender o barco, já vendi varias vezes aqui por Setúbal mas cliente pontuais.

O conselho que te dou como é um processo caro e funcional , não tenho nada contra os revendedores mas para receberes as explicações corretas tenta ir mesmo a marca e ouvir o que te tem para dizer, pois no revendedor é mais em conta por vezes alguns produtos, mas metade dos produtos não tem pois são muito específicos e caros , e por norma eles vão querer inventar para vender,  e depois na reclamação "nós" marca temos leitores para analisar as camadas se foram suficientes , se meteste diluente a mais etc , descobre se tudo e a garantia vai pelo cano a baixo , depois de saberes o necessário já sabes o que procurar, como o Beto_Manja indicou sempre esquemas completos de uma só marca nada de misturas.

Quanto a remoção do gel coat , eu inicialmente aplicava o decapante de patentes pois não ataca o gel coat e torna se mais fácil perceber onde existe o problema , não é necessário rectificar tudo, e é só mesmo onde estão as tais bolhas nas zonas em mau estado do antigo gel coat .

O conselho que te dou mais fácil, como já referi é muita informação para poder dizer tudo por escrito, como vi que és do Algarve vai ter com o meu colega se possível a nacional 125 logo após a cin que temos ai uma loja e ele dá te cotação e os produtos que são necessários .

Obrigado pela ajuda Rocha, a Loja a que te referes fica no Algarve mas em que cidade?
Eu já assisti a uma venda dessas... gajos que acham o processo muito caro e demorado e não querem dar ao cabedal para tratar do casco mas depois vendem e arrependeram-se quando mais tarde vêem novamente o casco arranjado que o novo dono se aprimorou no trabalho de reconstrução e choram de inveja de não terem feito o mesmo.. :-\(lol espero não ser mais um...) 

Uma questão já agora, para limpar convenientemente o local (nomeadamente a fibra de vidro exposta) onde vai ser aplicado o tratamento, posso fazer a limpeza com Acetona ou existe algum produto desse género tambem da Titan?
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 16:09 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
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O barco é do tamanho do meu, mas não sei o resto das características, se é cabinado ou boca aberta, mono casco ou duplo, etc. por isso vou perguntar, consegues virá-lo ao contrário?
Ia ajudar imenso se vais fazer esse trabalho.

 (http://)
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Rodolfo Rocha em 17:01 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
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Posso dizer que normalmente a malta evita estes processos e passa a bola a outro e opta por vender o barco, já vendi varias vezes aqui por Setúbal mas cliente pontuais.

O conselho que te dou como é um processo caro e funcional , não tenho nada contra os revendedores mas para receberes as explicações corretas tenta ir mesmo a marca e ouvir o que te tem para dizer, pois no revendedor é mais em conta por vezes alguns produtos, mas metade dos produtos não tem pois são muito específicos e caros , e por norma eles vão querer inventar para vender,  e depois na reclamação "nós" marca temos leitores para analisar as camadas se foram suficientes , se meteste diluente a mais etc , descobre se tudo e a garantia vai pelo cano a baixo , depois de saberes o necessário já sabes o que procurar, como o Beto_Manja indicou sempre esquemas completos de uma só marca nada de misturas.

Quanto a remoção do gel coat , eu inicialmente aplicava o decapante de patentes pois não ataca o gel coat e torna se mais fácil perceber onde existe o problema , não é necessário rectificar tudo, e é só mesmo onde estão as tais bolhas nas zonas em mau estado do antigo gel coat .

O conselho que te dou mais fácil, como já referi é muita informação para poder dizer tudo por escrito, como vi que és do Algarve vai ter com o meu colega se possível a nacional 125 logo após a cin que temos ai uma loja e ele dá te cotação e os produtos que são necessários .

Obrigado pela ajuda Rocha, a Loja a que te referes fica no Algarve mas em que cidade?
Eu já assisti a uma venda dessas... gajos que acham o processo muito caro e demorado e não querem dar ao cabedal para tratar do casco mas depois vendem e arrependeram-se quando mais tarde vêem novamente o casco arranjado que o novo dono se aprimorou no trabalho de reconstrução e choram de inveja de não terem feito o mesmo.. :-\(lol espero não ser mais um...) 

Uma questão já agora, para limpar convenientemente o local (nomeadamente a fibra de vidro exposta) onde vai ser aplicado o tratamento, posso fazer a limpeza com Acetona ou existe algum produto desse género tambem da Titan?

Boas,


Para limpeza ou desengorduramento, o diluente que dilui os produtos é o mesmo para esse efeito e o único eficaz, os Celulosos e as acetonas apesar de pouco são gordurosos e menos eficazes que o que indiquei .

A Morada - ESTRADA NACIONAL 125 - TERRAS RUIVAS 334A
8100-300 Loulé
Faro - Portugal

Diz que vens da minha parte caso passes lá .
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Beto_Manja em 17:52 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
Boas,

Não me parece muito viável virares ao contrário, tens a zona da consola com o pára-brisas, tinhas de arranjar uns suportes mais altos que essa zona para não danificares nada, não é fácil mas, se conseguires acredita que te vai ajudar muito!

Se fizeres na posição em que está, tens de arranjar uns apoios bastante mais altos mas bem fixes e no menor numero possível (4 será o ideal).
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 22:28 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
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tinhas de arranjar uns suportes mais altos que essa zona para não danificares nada, não é fácil mas, se conseguires acredita que te vai ajudar muito!

Já andei a tratar disso... ter aparelho de soldar ajuda..lol  8) (http://)


Para o elevar, foi à "maneira antiga" com recurso a um mini macaco hidraulico do Jumbo por 16,40 Euros. um pouco de cada lado de cada vez e vai de tijoleira por baixo! >:D
Título: Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
Enviado por: Nel.edgar em 22:43 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018
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Diz que vens da minha parte caso passes lá .

Rocha, obrigado pela partilha! :fixe: se lá for assim o farei!