Pesqueiro

Pesca em Geral => Anúncios, Eventos e Notícias => Tópico iniciado por: dpeneireiro em 09:52 Sexta, 22 de Janeiro de 2016

Título: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 09:52 Sexta, 22 de Janeiro de 2016
Não posso deixar de partilhar o programa Sinais de hoje da TSF. Gosto muito de ouvir este senhor e as suas reflexões, e hoje falou sobre o Tejo, O meu Tejo, O NOSSO Tejo e o que com ele se passa.

http://www.tsf.pt/programa/sinais/emissao/sinais-4993293.HTML

Ontem tínhamos andado a discutir as noticias do Jornal "O Ribatejo" e logo as coisas foram dar ao mesmo (culpa minha mas não consigo evitar): ao que o NOSSO rio está sujeito.

http://www.pesqueiro.pt/index.php/topic,10272.0.html

Por coincidência, hoje ouço este senhor da TSF a tecer considerações sobre a mesma noticia, e curiosamente a narração diverge exatamente pelos mesmos caminhos que o post.

O Tejo está poluído, o Tejo está a morrer e todos os dias são pregados mais pregos num caixão já de si abafado. Ele é barragens a todo o cumprimento, ele é descargas de líquidos vermelhos espumosos, ele é descargas de líquidos azuis espumosos, ele é um cheiro nauseabundo em algumas áreas, ele é peixes mortos a rodos de quando em vez, ele é espuma castanha como presença constante... mas será que este grande rio não merece respeito???  E os responsáveis estão lá... conhecem-se, sabe-se que são. E nada se faz?

Ainda há dias ouvi uns tipos a falar de assuntos semi ocultos e semi secretos (logo não sei se serão verdadeiros ou não, mas tudo indica que sim e que faz bastante sentido) sobre o aquífero do Tejo (o maior armazém de água doce da europa e que vai de Abrantes a quase Alcácer do Sal de forma subterrânea isto é, impregnando a Terra arenosa e que é muito fácil de identificar em forma de lezírias) e do como este está totalmente poluído por químicos cancerígenos maioritariamente derivados da agricultura, especialmente glifosfatos e outros como tais (que muitos afirma a pés juntos que não nos são prejudiciais, e que se podem até consumir, mas ninguém o quer provar de verdade)...

O Tejo aparenta estar melhor que há 30 anos, mas está muito pior qua há 6 ou 7 ou 10... e segundo parece, algumas mais valias que o Tejo nos poderia proporcionar estão derradeiramente perdidas.

Desculpem esta nova divagação sobre assuntos já mais que debatidos por aqui, e que alguns poderão pensar que é mais do mesmo e vira o disco e toca o mesmo... mas se não formos nós a tentar alertar o máximos de pessoas, se todos virarmos as costas e fecharmos os olhos, em pouco tempo arrepender-nos-emos amplamente.

Abraço

Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Rider em 10:00 Sexta, 22 de Janeiro de 2016
Eu acho que está mesmo pior que há 30/40 anos.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 11:31 Sexta, 22 de Janeiro de 2016
Eu acho que é relativo.

Penso que a poluição no estuário do Tejo melhorou bastante com o fim dos esgotos não tratados da grande Lisboa que eram lá despejados. Tanto que já aparecem golfinhos a entrar no estuário.

Em relação às zonas mais a montante acho que o caso é diferente e principalmente acima de Constância(Foz do Zêzere). A água(boa) do rio é desviada pelos espanhóis e substituída por água menos boa de esgotos e outras descargas industriais se bem que tratados não são a mesma coisa. A água que vem de Espanha é de má qualidade e em pouca quantidade diminuindo o caudal do rio e fazendo notar-se mais qualquer descarga lá feita.

http://www.rtp.pt/noticias/pais/tejo-o-rio-perdido_n861987
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: José Seabra em 11:28 Sábado, 23 de Janeiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que a poluição no estuário do Tejo melhorou bastante com o fim dos esgotos não tratados da grande Lisboa que eram lá despejados. Tanto que já aparecem golfinhos a entrar no estuário.

Plenamente de acordo

No troço compreendido entre Alhandra / Alverca / Póvoa de Santa Iria quem como eu conheceu o Tejo nos anos 70 / 80 e o vê agora as melhorias são enormes.
E nota-se no numero e diversidade de espécies capturadas.

Fiquem bem

José Seabra

 
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 13:05 Sábado, 23 de Janeiro de 2016
A ligação que coloquei atrás não estava correcta.

Reportagem RTP em 2015 - "Tejo, o rio perdido": http://www.rtp.pt/play/p1764/e207972/linha-da-frente
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: António Ramos Reis em 14:35 Sábado, 23 de Janeiro de 2016
Não tinha visto esta grande reportagem, parabéns a quem a fez, pois são estas que nos vão abrindo os olhos infelizmente no mau sentido. É das coisas que mais me revolta. Eu sei que nós Portugueses não somos exemplo para ninguém, mas países como Espanha que por vezes na União Europeia são tratados de modo diferente de Portugal em questões económicas não dêem o exemplo no ambiente, e mandem toda a merd....... para Portugal. No fundo as nossas barragens são pequenas filtros da trampa dos Espanhóis que como pais que se dizem tão desenvolvido continuem no fundo a ser uma trampa e a portarem-se como países sub- desenvolvidos. Neste campo Portugal tem vindo a fazer esforços para melhorar, o que também não acontece com certos pescadores que eu vejo que de tal não tem nada, deixando toda a porcaria nos locais de pesca Ex. Garrafas de cerveja embalagens e jornais que envolvem os iscos etc... etc...
Ainda antes de ser operado fui a barragem da Aguieira e perto já de Santa Comba Dão deparei-ma com a água toda da cor do leite . Como me deslocava de barco perguntei ao dono do mesmo o que seria aquilo o que ele me disse que era das suiniculturas existentes a montante. Enfim Teremos espero eu que as gerações vindouras tenham outros comportamentos , mas começo a duvidar. Como se diz ( de pequenino se torce o pepino) e as escolas tem feito muito pouco nesse sentido. Boas pescarias pessoal
Título: poluição
Enviado por: ruisargo em 15:34 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
   Vergonhoso  Portugal
e anda muita gente preocupada com as medidas e  captura de peixes em tempo de desova ... :tiro1: :tiro1: :tiro1:

https://www.facebook.com/edgarpernes/videos/10205815124962276/
Título: Re: poluição
Enviado por: Cabé em 15:46 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
 :o :o :o :o Tens toda a razão Rui!!! Esses morcegões deveriam era preocuparem-se com o que realmente agride o ecosistema  :o :o :o :o :o Andam é todos a nanar.............................. "O Sono do Morcego" vai ser o meu próximo livro. Abraço.
Título: Re: poluição
Enviado por: Nelson Peres em 16:36 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Lamentavel  >:( :no2:
Título: Re: poluição
Enviado por: Pedro Sena em 17:37 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
E quando se junta esta descarga com as descargas da celulose de vila velha de Ródão?
Isto tem que parar obrigatoriamente, porque estes malandros só pensam em euros ,e não pensam que quem vai pagar a fatura final serão os filhos e os netos!
Nós temos uma pequena oficina do ramo automóvel, e somos obrigados a ter um oleão para os óleos usados, depósito para os filtros de óleo, combustíveis etc,etc,etc,são uma data de regras e normas que temos de cumprir, atenção eu não estou em desacordo com todas estas obrigações, eu tento é sempre fazer mais e melhor mas o que é pena são estes graúdos que não cumprem com nada, e fartam-se de encher o baú.
Amigos só para terem uma ideia de quanto custa ter as coisas em ordem, um bidon de 200lts cheio de panos sujos custa-me 35 euros mais Iva, só de virem buscar esse resíduo, agora vejam os outros, por isso estes grandalhões não o fazem porque a fatura é pesada, sabem quanto custa a limpeza da mini etar que temos? só custa 1250 euros por ano, agora :tiro2: :tiro2: :tiro2: :tiro2: :fixe: :fixe: :fixe: :join: :join: :join: :join: façam as contas destes grandalhões.
Título: Re: poluição
Enviado por: VF em 18:55 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
É uma vergonha de facto! [-(
Mais vergonhoso ainda é saber-se quem polui e nada se fazer! >:(
Pouco podemos fazer para combater estas entidades poluidoras mas pelo menos podemos nós mesmos não poluir.
Quantos pescadores lúdicos vão pescar e deixam o pesqueiro nojento? Já vi pesqueiros que mais pareciam autênticas lixeiras!
Trazer o lixo que fazemos durante a pescaria e coloca-lo em local próprio está perfeitamente ao nosso alcance e não custa nada mas infelizmente nem todos o fazem.
Na minha opinião é tão ou mais vergonhoso que as descargas que as empresas fazem.
É que as empresas não pescam mas os pescadores que sujam pescam.
Poluir o local onde pescam é no minimo estúpido!
Cada vez mais me preocupo com os meus actos pois esses são os únicos que consigo controlar.  :sim:
Talvez por isso o mar tem-me recompensado!
O resto é uma questão de educação ou falta dela!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu tento é sempre fazer mais e melhor
É um exelente princípio! ;)
Título: Re: poluição
Enviado por: ruisargo em 19:16 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Pois, escreveste e bem sobre o lixo nos pesqueiros " é uma questão de educação ou falta dela!" e sobre isso ainda muito haverá por fazer para educar essa minoria de porcos que se dedicam á pesca; mas este(s) caso(s) é de puro interesse económico e de total consentimento das identidades oficiais, os mesmos que te multam forte e feio se tu apanhares UM peixe com dois centimetros abaixo da medida legal.
 
Título: Re: poluição
Enviado por: VF em 19:34 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
essa minoria de porcos que se dedicam á pesca
Rui gostava de acreditar que é uma minoria mas constato frequentemente que é uma maioria!
Ninguém é perfeito mas como disse o Pedro e bem  devemos sempre tentar fazer mais e melhor.
Penso que é uma questão cultural intrínseca ao povo Português que ainda não sofreu o devido upgrade educacional.
Falo na generalidade pois existe muito português que faz por cumprir e por ser educado! Ainda bem!


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas este(s) caso(s) é de puro interesse económico e de total consentimento das identidades oficiais
É um problema gravíssimo de facto, comete-se as atrocidades com o maior à vontade e sem um pingo de vergonha.
É com muita pena minha o espelho do nosso país!
Não tem a ver com o poluir um rio mas temos casos como por exemplo o BPN, o BES, a Moderna, os submarinos, o apito dourado, etc, etc
Todos sabemos quem fez o quê mas ninguém fez nada!
É um país desgovernado e sem vergonha!
No caso da poluição visível no video que postaste nada se faz pois os interesses económicos e os lobys são efectivamente mais fortes.
Título: Re: poluição
Enviado por: PedroMrDias em 19:51 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
É lamentável por quem faz e lamentável também por quem devia agir depois do acto.
Não acredito que não consigam analisar a água para saber o que foi despejado e assim apurar qual o culpado.
Título: Re: poluição
Enviado por: Mguima em 19:51 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo...a mim deixa-me triste ver tanta gente que não respeita o mar/natureza....
Para mim é mesmo o cúmulo da estupidez, então sujamos o sitio onde pescamos, para mais tarde estarmos a pescar no meio do lixo? Sujamos o mar que nos dá o peixe que tanto gostamos de comer e apanhar? Sinceramente não entendo.... :(
Título: Re: poluição
Enviado por: ruisargo em 20:08 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Todos sabemos quem fez o quê mas ninguém fez nada!
É um país desgovernado e sem vergonha!


Tudo dito.. :fixe:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sinceramente não entendo.... :(

 Os outros não querem entender, até que alguem lhes enfie com um saco de lixo pelos c..nos abaixo. >:( ;)
Título: Re: poluição
Enviado por: MiguelJAS em 21:34 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Umas coisas destas em certos pesqueiros não era mal pensado!
De qualquer forma a mentalidade de grande parte dos pescadores tem que mudar. Desde caixas de isco e linhas a garrafas e restos de comida fica tudo nos pesqueiros...  :moca:

(http://www.ncwildlife.org/DesktopModules/VivoIndexItem/ImageHandler.ashx?portalId=0&mediaId=55&moduleId=-1&q=1&fullScale=1&s=0&width=640&height=384?)
Título: Re: poluição
Enviado por: VF em 21:41 Domingo, 31 de Janeiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo
Fico contente por saber que não sou o único a fazê-lo!  :fixe:
Título: Re: poluição
Enviado por: rmfr2705 em 01:15 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016
 >:( >:( >:( >:( >:(  isto mesmo so em portugal...
Título: Re: poluição
Enviado por: A Machado em 10:13 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo
Fico contente por saber que não sou o único a fazê-lo!  :fixe:


Pois.... o problema é que, na viagem de regresso, trazemos tanto entulho que parecemos um carro de recolha de sucata...
Quantas vezes, nem há lugar para o peixe...
Título: Re: poluição
Enviado por: De La Hoya em 11:14 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016
Vergonhoso :(
Título: Re: poluição
Enviado por: António Ramos Reis em 11:21 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016
Não se consegue enviar essas imagens para os órgãos de comunicação (TVI,SIC,CM)? valia a pena pois as imagens estão bem elucidativas.
Título: Re: poluição
Enviado por: dpeneireiro em 12:05 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo
Fico contente por saber que não sou o único a fazê-lo!  :fixe:


Pois.... o problema é que, na viagem de regresso, trazemos tanto entulho que parecemos um carro de recolha de sucata...
Quantas vezes, nem há lugar para o peixe...

Pois, eu já por isso não apanho peixe. Para poder trazer ainda mais lixo (boa desculpa para as minhas grades não?).

Quanto ao assunto... nada a dizer. Eles bem tentam despoluir o rio e fazer dele alguma coisa, mas depois pecam no básico.
Se não se pode fazer nada? Se calhar pode, mas talvez não interesse: Tenho um caso perto de casa, em que foi autorizado a largar as lagoas de acumulação de águas sujas com produtos químicos para o Nabão quando o rio vai barrento. E tem uma etar a 300 metros feita quase para esse tipo de resíduos.

Como fica caríssimo o tratamento a empresa diz que não faz a ligação à etar, e se tiver que despender desse montante que fecha as portas. Assim obtém uma autorização especial ao abrigo da teoria que o barro que vai no rio anula quimicamente os compostos das águas poluídas que são libertadas.

Esta versão da história não é muito consensual, mas o que é facto é que muitas pessoas falam do mesmo, e quando o rio vai barrento, muitas pessoas se queixam que fica a cheirar mal. Se é verdade ou não, não sei, mas onde há fumo há fogo, e de facto a etar esteve lá há uma quantidade de anos sem nunca sequer ter sido ligada (acho que agora está ligada aos esgotos das casas lá perto), e as ditas lagoas estão à vista e continuam a encher e vazar... para onde não sei.

Abraço.
Título: Re: poluição
Enviado por: kalvas em 20:13 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016
Lamentável.
O modo como se trata do que é nosso.
Mas os problemas já foram referidos.

As leis, a falta de verbas / vontade ,extinção de postos de trabalho de empresas locais e poderíamos continuar .
Mas até poderia ser feito.

Mas a pura falta de senso e a simples falta de respeito por aquilo que é de todos é que não acredito que mude.

Bom post.
A divulgação é sempre importante.
Abraço.
Título: Re: poluição
Enviado por: ruisargo em 23:46 Quarta, 03 de Fevereiro de 2016
 Continuação  da tourada........ :-\ :-\ :-\

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1025361090854243/
Título: Re: poluição
Enviado por: Santos em 00:31 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016
Estes problemas de descargas existem desde que me conheço e na verdade só continuam porque quem deve a competência de fiscalização está mais preocupado com tachos que com ambiente... é uma vergonha o que as instituições precisem de dossiers e dossiers de burocracia para que possam fazer algo... a legislação é de tal ordem que o prevaricador, até que lhe chegue a coima a casa, já faliu... enfim, belo Portugal em que vivemos e que duvido algum dia ver limpo desta corja de criminosos e de pseudo-fiscais, tudo associado num mesmo conluio de interesses... uma vergonha, há que reclamar e denunciar!

Obrigado pela partilha ;)
Título: Re: poluição
Enviado por: Pedro Sena em 00:54 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016
Como referi estas palavras num outro tópico relacionado com o rio Tejo aqui deixo novamente as minha opinião:
A maior parte de poluição nesta zona parte de VILA VELHA DE RODÂO.
"O primeiro afluente Português do Tejo é o belo rio Sever, quando os dois se unem ainda se pode pescar em condições e dar umas belas banhocas, aí poderei dizer com toda a certeza que poluição é praticamente nula, porque todo o peixe é saudável, após Vila Velha de Ródão,acabou,é triste.
Digo isto porque todos os meses  ando por esses lados, porque é a terra dos meus pais(MONTALVÂO-NISA)Alto Alentejo."
 :( :( :( :( :(
Título: Re: poluição
Enviado por: dpeneireiro em 10:46 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como referi estas palavras num outro tópico relacionado com o rio Tejo aqui deixo novamente as minha opinião:
A maior parte de poluição nesta zona parte de VILA VELHA DE RODÂO.
"O primeiro afluente Português do Tejo é o belo rio Sever, quando os dois se unem ainda se pode pescar em condições e dar umas belas banhocas, aí poderei dizer com toda a certeza que poluição é praticamente nula, porque todo o peixe é saudável, após Vila Velha de Ródão,acabou,é triste.
Digo isto porque todos os meses  ando por esses lados, porque é a terra dos meus pais(MONTALVÂO-NISA)Alto Alentejo."
 :( :( :( :( :(

Hummm não é bem assim, eu não tomava muito balho já nessa zona. A verdade é que ele já trás muita porcaria vinda de Espanha, (e já agora, cada vez menos água) no entanto tens razão que dai para baixo é o descalabro total.

Em Lisboa a malta diz que ah e tal está muito melhor que há uns anos, mas a verdade é que lá, por ser tão largo talvez não se note muito, agora nós aqui na minha zona, é demais. Antigamente não havia tanta ocorrência, ou pelo menos tão à descarada. No último mês (janeiro) já veio água azul, vermelha alaranjada, leitoso esbranquiçado, com espuma castanha... isto num mês. Para não falar que uma empresa o tamponou completamente e que o regular caudal tem só nome, já que está mais baixo do que em muitos meses de verão: a semana passada quase que se podia passar para a ilha do castelo de Almourol a pé sem nos molharmos. Isto numa zona onde há uns anos se faziam lançamentos de uns 60 metros no inverno.

Teremos que ser nós a lutar... o Tejo é nosso.

Abraço
Título: Re: poluição
Enviado por: Pedro Sena em 21:40 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como referi estas palavras num outro tópico relacionado com o rio Tejo aqui deixo novamente as minha opinião:
A maior parte de poluição nesta zona parte de VILA VELHA DE RODÂO.
"O primeiro afluente Português do Tejo é o belo rio Sever, quando os dois se unem ainda se pode pescar em condições e dar umas belas banhocas, aí poderei dizer com toda a certeza que poluição é praticamente nula, porque todo o peixe é saudável, após Vila Velha de Ródão,acabou,é triste.
Digo isto porque todos os meses  ando por esses lados, porque é a terra dos meus pais(MONTALVÂO-NISA)Alto Alentejo."
 :( :( :( :( :(

Hummm não é bem assim, eu não tomava muito balho já nessa zona. A verdade é que ele já trás muita porcaria vinda de Espanha, (e já agora, cada vez menos água) no entanto tens razão que dai para baixo é o descalabro total.

Em Lisboa a malta diz que ah e tal está muito melhor que há uns anos, mas a verdade é que lá, por ser tão largo talvez não se note muito, agora nós aqui na minha zona, é demais. Antigamente não havia tanta ocorrência, ou pelo menos tão à descarada. No último mês (janeiro) já veio água azul, vermelha alaranjada, leitoso esbranquiçado, com espuma castanha... isto num mês. Para não falar que uma empresa o tamponou completamente e que o regular caudal tem só nome, já que está mais baixo do que em muitos meses de verão: a semana passada quase que se podia passar para a ilha do castelo de Almourol a pé sem nos molharmos. Isto numa zona onde há uns anos se faziam lançamentos de uns 60 metros no inverno.

Teremos que ser nós a lutar... o Tejo é nosso.

Abraço
Dizes bem que teremos que ser nós a lutar....mas como?
Quando os cães grandes é que dominam esta porcaria, e enquanto estes animais só virem á frente dos olhos, euros, estaremos sempre desgraçados,(os nossos filhos, netos e bisnetos e por aí fora).
Por muita luta que façamos, eles estaram sempre a cag.... -nos em cima.
Eu costumo dizer que em Portugal fazia falta um ETA como em Espanha, para começar a tombar uns quantos, logo viamos como os outros se endireitavam.
Um abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 10:51 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Mais uma:

https://www.publico.pt/local/noticia/no-rio-tejo-o-peixe-esta-mais-morto-que-vivo-1722227?page=2#/follow

Era bom que os autarcas portugueses participassem nesta iniciativa...
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: ruisargo em 11:04 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Nunca será demais a critica, acusação e a divulgação publica deste tipo de atrocidades ao ambiente e a nós próprios, pelo menos não somos "comidos" como cegos ou tolerantes ao que é suposto ser ilegal.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 11:11 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Ideias há...

http://videos.sapo.pt/tmO6DNcMQCYdT1CqY5JS
Título: Re: poluição
Enviado por: dpeneireiro em 11:23 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu costumo dizer que em Portugal fazia falta um ETA como em Espanha, para começar a tombar uns quantos, logo viamos como os outros se endireitavam.
Um abraço

Não, eu não estou a incitar à violência... o modo de luta que estou a referir é outro. É partilhar estes vídeos para que chegue a mais e mais malta, é ajudar a quem todos os dias anda por lá a averiguar estas bizarrias a passar a palavra... a organizarmo-nos para em caso de necessidade estarmos todos alinhados e do mesmo lado para fazer ver a quem de direito que o rio não é de uns poucos... é de todos.

Vocês não sei se se estão a aperceber, mas estas situações já vêm de há algum tempo a esta parte... e apenas agora está a tomar alguma proporção nos meios de comunicação social. Porquê? Porque a malta que por ali anda "a fiscalizar" está a fazer um trabalho muito bom, não tem deixado escapar uma única situação... partilha de imediato. E com este trabalho e a nossa ajuda estão a chegar longe e a conseguir resultados. Há reportagens nos jornais da região regularmente, há reportagens a nível nacional de quando em vez, já foram conseguidos alguns feitos (veja-se o caso daquele aqueduto do pego no mês passado... logo a seguir à publicação e do passa palavra estavam lá as entidades responsáveis a averiguar), mas vai haver um dia que isso não basta... nessa altura estaremos nós todos disponíveis para dar a cara e tempo a esta causa. Quando formos convocados para manifestações (pacificas), para mostrarmos o nosso repugno e repulsa por estas ações será que estaremos lá? Quando tivermos que fazer ver às grandes entidades que estamos prontos a "Partir Tudo" e que somos muitos será que ele não se vão aperceber do que se está a passar?

Precisamos que os altos dignatários do Pais lutem pelo nosso rio, sozinhos não poderemos fazer nada, mas para isso teremos que os chamar para a nossa causa, e para isso teremos que lhes mostrar que efetivamente em Lisboa parece que o rio está impec, mas isso deve-se apenas à causa de que é enorme e não se vê o lixo todo que nele flutua. Está encapotado: as bocas de esgoto já não desaguam ali no Terreiro do Paço mas sim uns metros valentes mais lá dentro e já não se vê a porcaria, a cor que a água toma cá em cima dispersa-se quando a massa de água alarga, a espuma idem... parece que o rio está melhor, mas a cada dia que passa um novo atentado é cometido e isso é que temos que os fazer ver.

Eu sim, farei todos os esforços. Este Tejo aqui na minha zona é lindíssimo: Almourol, Constância, as portas de Rodão, a foz do Zêzere, as atividades que nele se fazem, algumas em dadas alturas com muito risco para a nossa saúde (canoagem da foz do Zêzere a Almourol em água branca com espuminha castanha como eu já vi fazerem), a pesca comercial de peixe... será que tudo isso não compensa colocar as entidades poluentes na linha... até porque nem são assim tantas.

Para mim há duas coisas essenciais:

1º Lutar por um caudal ecológico maior vindo de Espanha e muito mais estabilizado (no domingo passado passava-se a pé para o castelo de Almourol, e ontem à noite o caudal subiu de repente uns 4 metros) para hoje de manhã voltar a descer para os mínimos.

2º Fazer ver às empresas poluidoras (e que estão bem identificadas) que não se pode fazer o que se quer, nem que para isso se tenha que ter uma posição de força e fazer-lhes frente... Se uma Celtejo fechar é mau... muito desemprego, muito valor que se perde para a economia nacional, mas será que o Tejo Limpo não acabará por compensar isso a longo prazo?

Deixo uma lista de links para que vejam que a luta está a dar frutos, e mais dia menos dia alguém acabará por se sentir incomodado demais para não fazer nada. Bata partilharem e estarem prontos a manifestar-se.

Aconselho vivamente a leitura do primeiro (este é imperdível, está tudo lá) e segundo links e também do último:

http://expresso.sapo.pt/multimedia/2016-01-26-O-maior-rio-da-peninsula-iberica-esta-a-morrer-

http://observador.pt/2016/01/14/governo-confirma-agravamento-dos-problemas-no-tejo-identifica-fontes-poluidoras/

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=785062

http://movimentoprotejo.blogspot.pt/

http://www.esquerda.net/artigo/rio-tejo-e-vitima-de-mais-um-crime-inqualificavel/40404 (partidarismos à parte... foi para verem que a nossa luta está a gerar resultados onde se pretende)

http://www.noticiasaominuto.com/pais/533119/poluicao-no-rio-tejo-e-abordagem-do-problema-preocupam-autarca (alguns que ainda não perceberam o quanto podem ganhar ou perder)

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=4955467

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/poluicao_no_rio_tejo_ameaca_ecossistema.html

Como podemos lutar? Estejam atentos a estes eventos... unidos seremos mais vistosos.
http://www.sol.pt/noticia/411549/rio-tejo--convocada-manifesta%C3%A7%C3%A3o-contra-polui%C3%A7%C3%A3o-que-%E2%80%98envenena-ambiente-e-pessoas%E2%80%99

Desculpem o testamento... e desculpem a pressão que faço para tentar consciencializar a malta que isto está mesmo mau apesar de muitos não se aperceberem... mas o rio é-me muito querido, e se vierem à minha zona perceberão o porquê de dizer isto.

Abraço



Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 11:52 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Estes dois tópicos podiam-se anexar... falam do mesmo. Se calhar até fui eu que tive a culpa. Sorry :P

http://www.pesqueiro.pt/index.php/topic,10397.msg167678/topicseen.html#new

http://www.pesqueiro.pt/index.php?action=post;topic=10286.0;last_msg=167677

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Nelson Peres em 12:09 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Fantástica reportagem. As problemas e suas origens estão identificados, alguns MAL. Gostei particularmente da diferença de opinião entre o homem do terreno, o pescador, e a senhora da secretária ! Opiniões diferentes para o mesmo assunto, mas não há volta a dar. Quem decide estuda pelos livros que escreveu.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Marauder em 15:20 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Quando 80% do caudal do Rio Tejo é desviado do seu curso natural logo no início enquanto as águas são limpas....está tudo dito.

É inacreditável como é que um país pode desviar 80% do caudal de um rio internacional, sem que o país vizinho não possa ou não queira reclamar da situação. Será que não há leis na comunidade europeia que regulem esta matéria?
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Zé Maria em 19:44 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estes dois tópicos podiam-se anexar... falam do mesmo. Se calhar até fui eu que tive a culpa. Sorry :P

http://www.pesqueiro.pt/index.php/topic,10397.msg167678/topicseen.html#new

http://www.pesqueiro.pt/index.php?action=post;topic=10286.0;last_msg=167677

Abraço

Feito ;)
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 15:17 Quinta, 11 de Fevereiro de 2016
http://rr.sapo.pt/noticia/46599/que_espuma_e_esta_que_turva_o_tejo?utm_source=rss

E mais uma só para  animar a malta... partilhemos que é isso que é preciso para já. Os efeitos estão a tomar alguma proporção.

Se um falar ninguém liga, se dois falarem ninguém liga mas começa-se a tomar atenção ao assunto, se três falarem teremos que nos inteirar do assunto, se quatro falarem teremos que estudar o assunto... se muitos falarem teremos que tomar alguma atitude em relação ao assunto.

Demora mas vai... já se começa a ver alguma abertura à mudança, pelo menos dialogo já há e não um monologo de surdos.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 15:59 Quinta, 11 de Fevereiro de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando 80% do caudal do Rio Tejo é desviado do seu curso natural logo no início enquanto as águas são limpas....está tudo dito.

É inacreditável como é que um país pode desviar 80% do caudal de um rio internacional, sem que o país vizinho não possa ou não queira reclamar da situação. Será que não há leis na comunidade europeia que regulem esta matéria?

E creio que em tempos de seca eles têm autorização para fechar a torneira toda ou seja desviam 100% da água.

O mesmo deve acontecer ao Douro e Guadiana...
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 11:48 Quarta, 06 de Abril de 2016
https://www.youtube.com/watch?v=f0VS7AOQYwM&nohtml5=False

Não sei se vai dar para ver a indignação deste pescador (é um vídeo do facebook que não encontrei no youtube), mas ele põe os pontos nos is e faz as acusações sem medo. Não é a única empresa poluidora, mas é sem dúvida uma das maiores e isto já depois de muita água correr e de estarem sob fortíssima pressão. Mesmo assim continuam a fazer gato sapato do Tejo impunemente. Será que depois de alguma coisa grave acontecer é que se irão colocar as trancas à porta. Sim porque o que eles deitam na água é veneno e as corvinas que se apanham, as fataças que se comem, tudo o que sai do Tejo irá ficar indubitavelmente envenenado e irá envenenando que de lá come.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Marauder em 12:26 Quarta, 06 de Abril de 2016
Cum caneco, este video é bem estranho....ao minuto 2:20 por exemplo vê-se CLARAMENTE a vir ao de cima manchas castanhas do fundo do rio!! :o :o

https://www.youtube.com/watch?v=9IBZrqWYlZ8 (https://www.youtube.com/watch?v=9IBZrqWYlZ8)

Não acredito que sejam libertação de gases das lamas do rio, vai na volta é uma saída clandestina de m***a de uma das fábricas.
Mas deixa-me estar calado antes que leve com um processo nos queixos de uma das fábricas. C:-)
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Costa em 12:38 Quarta, 06 de Abril de 2016
É o nosso Portugal e os seus governantes  :-# :-#
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Costa em 10:23 Quinta, 21 de Abril de 2016
Vergonhoso, com esta atitude vesse bem quem são os culpados

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1076963849027300/
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Marauder em 11:07 Quinta, 21 de Abril de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vergonhoso, com esta atitude vesse bem quem são os culpados

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1076963849027300/

Os cartazes aparentemente só diziam "POR UM TEJO VIVO / NÃO À POLUIÇÃO" . Que mal é que estas 2 frases tem para fazerem a CM VVRodão mandar retirá-las ?? (apesar de estar no seu direito).
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dord em 12:47 Quinta, 21 de Abril de 2016
Vergonha, nojo, raiva e sei lá mais o quê..
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 16:14 Quinta, 21 de Abril de 2016
Bem, se num local publico como se diz não podemos ter um cartaz que não tem dizer nenhum provocatório nem difamatório nem nada de mal apenas constatando algo obvio, temos que começar a ter cuidado com algumas t-shirts com dizeres bem mais maliciosos e provocadores que por ai grassam.

Enfim, também não sei a história toda e podem os senhores (a quem respeito muito pelo trabalho que têm realizado pelo nosso Tejo e por todos nós) estarem a fazer algo mais... mas todas as ações pacificas e educadas que visam proteger um bem de todos deviam ser apoiadas e não rechaçadas.

Afinal as policias servem para defender a população ou para defender poderes obscuros (sejam quem forem... camaras, empresas, particulares)? É que estes senhores estão a defender a população, a nossa saúde, o nosso bem estar e um bem que nos pertence a todos com este cartaz e com as ações que fazem e lutas que empreendem, no meu ver a policia tem o dever de fazer o mesmo e assim deveriam apoiar estas iniciativas e não amedrontar.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: kalvas em 21:26 Quinta, 21 de Abril de 2016
Quanto á situação concordo que cada um está a fazer o seu trabalho.
Mas estes senhores estão a defender até o que é dos senhores da autoridade também .
Uma vez que estão a proteger -ou a tentar defender o que é do interesse público só a CM de vila Velha ficou mal no retrato.

Fora de brincadeira , um merchandasing dessas  t-shirts bem feito angariava uns cobres para a nobre causa.

E bem que mereciam estes solidários lutadores.
Só lamento não serem mais apoiados .
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 16:13 Sexta, 17 de Junho de 2016
Os ambientalistas portugueses estão preocupados com o mais recente transvase do rio Tejo autorizado ontem pelo governo de Espanha. Trata-se do maior desvio de água do último ano e meio do rio que atravessa Portugal e desagua em Lisboa. O ministério do Ambiente garante contudo que a decisão espanhola não terá implicações negativas em Portugal.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-06-04-Ambientalistas-portugueses-preocupados-com-transvase-do-rio-Tejo-autorizado-pelo-governo-espanhol
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 18:13 Terça, 26 de Julho de 2016
Eu sei que é um site de um partido, mas considero que não viola as regras dado que o conteúdo da noticia é que interessa.

http://www.esquerda.net//artigo/ambientalista-e-filho-atacados-violentamente-em-torres-novas/43836?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Lembra-se de um dos tipos dos vídeos? Felizmente não fi desta, mas isto ainda vai dar molho.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dord em 18:58 Terça, 26 de Julho de 2016
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu sei que é um site de um partido, mas considero que não viola as regras dado que o conteúdo da noticia é que interessa.

http://www.esquerda.net//artigo/ambientalista-e-filho-atacados-violentamente-em-torres-novas/43836?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Lembra-se de um dos tipos dos vídeos? Felizmente não fi desta, mas isto ainda vai dar molho.

Abraço


WTF !!! filhos de uma grande..... que revolta!!!!!!!
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Zé Maria em 11:16 Quarta, 27 de Julho de 2016
Parece-me uma  boa demonstração do respeito que os responsáveis por essa fábrica têm pelas pessoas e pela vida.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: JoaoSantos em 13:09 Sábado, 26 de Novembro de 2016
Após muitos protestos parece-me que vão fazer alguma coisa.

http://omirante.pt/semanario/2016-11-24/sociedade/2016-11-23-Limpeza-da-ribeira-da-Boa-Agua-vai-facilitar-a-fiscalizacao
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 15:24 Segunda, 28 de Novembro de 2016
Pois, limpar para facilitar  fiscalização... já é melhor que nada, mas gostava é que as entidades fossem fiscalizar num dos dias D.

E depois não deixar a culpa morrer solteira.

É um começo, louvo a atitude.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 12:41 Sexta, 27 de Janeiro de 2017

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1317779294945753/

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1321402181250131/

Este mês tem sido quase dia sim dia não :(

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Marauder em 14:31 Sexta, 27 de Janeiro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1317779294945753/

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1321402181250131/

Este mês tem sido quase dia sim dia não :(

Abraço

É impressionante a cor das águas do rio Zêzere e do Tejo. Como é que é possível ainda haver peixes no Tejo????
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 10:58 Quinta, 09 de Fevereiro de 2017
Eu sei, eu sei... sou um chato sempre com o mesmo assunto e está tudo farto de ver mais do mesmo...
Mas acreditem, eu apenas escolho alguns dos piores videos e calar é consentir e esquecer é dar liberdade para estas atrocidades.

https://www.youtube.com/watch?v=aCKUy6gsmYg

E ATENÇÃO QUE ESTA M3RDA VAI TODA PARA LISBOA... Um dia destes alguém vai associar isto a algumas causas de doenças e afins.

Só quando por ai se aperceberem que as suas praias de bandeira azul estão a causar doenças de pele, ou que se perdeu a bandeirinha porque a água não presta é que alguém vai talvez abrir os olhos.

Incomoda-me ver isto assim. Incomoda-me que se fale muito disto mas que ninguém faça nada. Incomoda-me que alguns digam que sempre assim foi, mas estava mais diluído porque o Tejo agora traz menos água porque os espanhóis a roubam. Incomoda-me que se venda peixe apanhado nestas águas, incomoda-me que um rio que já foi tão mau, já teve quase medianamente recuperado volte a este degredo...

Ai tanta coisa que me incomoda, e por isso não calo.

E se nos juntássemos, um povo inteiro isto teria que mudar. Se é verdade que a industria dá lucro ao país, também é verdade que um rio morto leva esse lucro e muito outro. Se é verdade que algumas câmaras poupam muito por mandar os dejetos não tratados para o rio, também é verdade que um rio com bosta a flutuar não atrai turistas.

Em Lisboa está muito diluído não se vê... mas algum dia vai começar a sentir-se. A ver vamos se nesse dia não gastaremos este mundo e o outro para recuperarmos o que provavelmente nunca poderá ser totalmente recuperado.

Abraço

P.S. - Nada contra os lisboetas nem contra vós em geral... falo em Lisboa e as pessoas de lá, porque é lá que estão as pessoas que têm poder de decisão. Sentados nas suas cadeiras anafadas na assembleia da republica, muito entusiasmados a defender o que lhes dá lucro, e o que lhes parece bem... mas mexer em assuntos deste calibre. Alguns tentam, mas as decisões são sempre proteladas: mexe com muita coisa e com muitos interesses.  :-\
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Marauder em 11:07 Quinta, 09 de Fevereiro de 2017
É muito triste o que se vê nas imagens desse senhor. Os políticos e os autarcas estão-se a cagar, até porque para eles a única coisa que realmente é importante são os empregos que as fábricas dão e os impostos que as fábricas pagam do que o Tejo ter vida ou estar preto.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 15:23 Sexta, 10 de Fevereiro de 2017
É lá... desta vez afetou mais malta... novamente muito alarido, até a sic lá foi:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-02-09-PSD-quer-ouvir-ministro-do-Ambiente-sobre-poluicao-no-Tejo

Está espalhado em diversos canais de internet (ainanas, táengrassado, quebonito...) a ver vamos se não é mais fumo sem fogo...

Aproveito para convidar todos os que se identifiquem com este rio e quer fazer alguma coisa:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-02-09-Ambientalistas-anunciam-manifestacao-popular-contra-poluicao-no-Tejo-a-4-de-marco

É a 4 de Março, dia de MoraPesca... fazem um desvio (grande) e venham mostrar a vossa indignação. O Tejo merece e não nos podemos calar. Calar é consentir.
Eu espero não faltar.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 17:46 Segunda, 13 de Fevereiro de 2017
https://vimeo.com/Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Noticias há... e ainda bem. A luta está a gerar frutos: a ver vamos se não cai em saco roto como das ultimas vezes.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 19:07 Segunda, 13 de Fevereiro de 2017
Pelo menos já falam mais disto. Tenho visto nas noticias e no Facebook informação sobre isto.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: pereirajp em 15:46 Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-reconhece-acidente-com-pasta-de-papel-e-garante-que-vai-limpar-o-rio/
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: António Ramos Reis em 16:51 Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Isto só lá ia a tiro  :tiro1: :tiro1: :tiro1: :tiro1:
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 18:18 Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-reconhece-acidente-com-pasta-de-papel-e-garante-que-vai-limpar-o-rio/

Ainda pensei em colocar esta... mas como me diz respeito diretamente ainda não o tinha feito... Mas vou ditar a minha opinião com risco que alguns me interpretem como hipócrita.

Chamo a atenção para alguns fatores que diferenciam as ações das empresas... as que respeitam e as que não respeitam:

- A Renova teve um acidente... Não foi uma descarga intencional. Resultou de um processo cuja proteção atuou deficientemente. Derivado a isto deverá ter sido aberto um incidente (foi de certeza) que certamente levará a ações corretivas para tentar minimizar ao máximo riscos de acidentes deste tipo.
http://omirante.pt/sociedade/2017-02-21-Descarga-poluente-no-Almonda-com-origem-em-problema-tecnico-da-Renova

- O que foi libertado para a água não foi lixo nem restos nem produtos finais do processo ou afins... foi pasta de papel (matéria prima) que poderia (e iria) ser utilizada para fazer papel. Acaba por ser prejudicial e grave, trata-se de pasta de papel tissue (para uso humano: higiénico e alimentar...), o que significa que  tem alguns químicos branqueadores mas não podem ser muitos nem muito nocivos. O perigo principal desta descarga é que os peixes poderão comer essa pasta, e a diminuição de oxigenação do rio porque a pasta na água fica densa e espessa.
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-da-por-concluidas-limpezas-do-rio-almonda/

- A Renova, mal detetou o problema mandou limpar o rio... Se fossem lá algum tempo depois veriam poucos vestígios do derrame tanto à saída da fábrica como ao longo de todo o rio. Obviamente, sendo pasta de papel algum dissolveu-se na água e foi rio abaixo... é inevitável, mas o esforço de limpar e restringir ao mínimo o impacto do derrame no rio foi imenso.


Esta empresa é uma empresa tipo... quem quiser pode vir visitar a fábrica em datas estipuladas e verificar como as coisas se processam.
É uma empresa com forte responsabilidade ambiental e cujo compromisso com o rio e sua envolvente é uma das suas bandeiras.
Diz-se muitas vezes que a água que sai das etar's é mais limpa que a do rio... não chego a tanto, mas um facto é que de há uns anos a esta parte se tem verificado que o rio Almonda tem ganho vida nesta zona.

Não estou a ser advogado do diabo (nem quero e nem sou mandatado para tal) e a Renova poderá ter sido um potencial foco de poluição há algumas décadas, mas há muito que se virou para o futuro e faz avultados investimentos para cumprir com a sua politica ambiental.

Dito isto, realço: se a Celtejo, ou outras bem identificadas incluindo algumas câmara municipais tratassem regularmente os seus efluente e por acaso tivessem um acidente... era grave sim mas poderia ser desculpável. Ter acidentes repetidamente ou nem sequer tratar os seus efluentes de todo é que para mim é repugnante e por isso luto e irei lutar.

Vejam quantas vezes o nome Renova foi associado a poluição no Almonda nos últimos anos... 

A Renova falhou? Sim.
É criticável? Sim e muito.
Não devia acontecer? Não.
É desculpável? Não: se Almaraz tiver um acidente ninguém irá desculpar um erro no processo, aqui é igual, a dimensão é menor, o estrago é menor... mas a responsabilidade deve manter-se.
Vai voltar a acontecer? Espero mesmo que não, e espero que se tirem ilações desta situação para evitar ocorrências futuras.
É equiparável às outras situações? Para mim, e na minha opinião mais sincera e sem constrangimentos de nenhum tipo Não: um erro é um erro, um acidente é um acidente... tenta-se evitar ao máximo mas nada é perfeito.

Abraço

P.S. - Dia 4 vamos manifestar-nos em vila velha de rodão...





Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Zé Maria em 11:37 Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Sendo a situação como descreves (e não tenho razões que me levantem dúvidas), a atitude pós acidente é de louvar.

Sim, houve um erro mas deu a cara e está a fazer para que não volte a acontecer. Se todas as empresas se comportassem da mesma forma de certeza que estávamos todos bem melhor.
E devia ser usada como exemplo de como proceder.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 16:23 Sexta, 03 de Março de 2017
Malta é já amanhã...

[attachment=1]

Eu, infelizmente e com muita pena minha não vou poder ir nem à manifestação nem a Mora como estava planeado...

A vida dá muitas voltas e por vezes o que se planeia nem sempre corre bem, mas era bom que esta manifestação tivesse expressão.
Lutemos pelo que é nosso.

Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Costa em 16:43 Sexta, 03 de Março de 2017
Deu hoje no noticiario das 13:00h no canal 1, penso que ira la estar muita malta  8) 8)

Força nisso pessoal que la poder estar a fazer barulho é ir e mais nada  ;)
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 18:12 Quarta, 12 de Abril de 2017
Abrantes: Açude insuflável é motivo de estudo / Investigador avança que “ o rio e as comunidades piscícolas não estão de boa saúde”.
http://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-acude-insuflavel-e-motivo-de-estudo-investigador-avanca-que-comunidades-piscicolas-e-o-rio-nao-estao-de-boa-saude/#lightbox[group]/0/


Transcrevo os seguintes parágrafos:
O investigador Bernardo Quintella começou por afirmar que a equipa já identificou “alguns problemas na comunidade piscícola no rio Tejo que não tem nada a ver com o açude. Detetámos a presença de espécies exóticas e também detetámos a ausência de determinadas classes dimensionais de algumas espécies que são nossas, nomeadamente o barbo, a boga, e isso indicia que o rio Tejo tem problemas”.

“Não sabemos ao certo as causas desses problemas. Poderá ser eventualmente a poluição, os reduzidos caudais, poderão ser as duas coisas em conjunto. Mas de facto uma coisa é certa, as comunidades piscícolas e o rio Tejo não estão de boa saúde e de facto é importante começar a tomar conta dessa situação”, salientou.

 :( :( :( :(
Abraço
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: ze carlos em 18:24 Quarta, 12 de Abril de 2017
 :'(
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Pedro Tordo em 23:29 Terça, 25 de Abril de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-reconhece-acidente-com-pasta-de-papel-e-garante-que-vai-limpar-o-rio/

Ainda pensei em colocar esta... mas como me diz respeito diretamente ainda não o tinha feito... Mas vou ditar a minha opinião com risco que alguns me interpretem como hipócrita.

Chamo a atenção para alguns fatores que diferenciam as ações das empresas... as que respeitam e as que não respeitam:

- A Renova teve um acidente... Não foi uma descarga intencional. Resultou de um processo cuja proteção atuou deficientemente. Derivado a isto deverá ter sido aberto um incidente (foi de certeza) que certamente levará a ações corretivas para tentar minimizar ao máximo riscos de acidentes deste tipo.
http://omirante.pt/sociedade/2017-02-21-Descarga-poluente-no-Almonda-com-origem-em-problema-tecnico-da-Renova

- O que foi libertado para a água não foi lixo nem restos nem produtos finais do processo ou afins... foi pasta de papel (matéria prima) que poderia (e iria) ser utilizada para fazer papel. Acaba por ser prejudicial e grave, trata-se de pasta de papel tissue (para uso humano: higiénico e alimentar...), o que significa que  tem alguns químicos branqueadores mas não podem ser muitos nem muito nocivos. O perigo principal desta descarga é que os peixes poderão comer essa pasta, e a diminuição de oxigenação do rio porque a pasta na água fica densa e espessa.
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-da-por-concluidas-limpezas-do-rio-almonda/

- A Renova, mal detetou o problema mandou limpar o rio... Se fossem lá algum tempo depois veriam poucos vestígios do derrame tanto à saída da fábrica como ao longo de todo o rio. Obviamente, sendo pasta de papel algum dissolveu-se na água e foi rio abaixo... é inevitável, mas o esforço de limpar e restringir ao mínimo o impacto do derrame no rio foi imenso.


Esta empresa é uma empresa tipo... quem quiser pode vir visitar a fábrica em datas estipuladas e verificar como as coisas se processam.
É uma empresa com forte responsabilidade ambiental e cujo compromisso com o rio e sua envolvente é uma das suas bandeiras.
Diz-se muitas vezes que a água que sai das etar's é mais limpa que a do rio... não chego a tanto, mas um facto é que de há uns anos a esta parte se tem verificado que o rio Almonda tem ganho vida nesta zona.

Não estou a ser advogado do diabo (nem quero e nem sou mandatado para tal) e a Renova poderá ter sido um potencial foco de poluição há algumas décadas, mas há muito que se virou para o futuro e faz avultados investimentos para cumprir com a sua politica ambiental.

Dito isto, realço: se a Celtejo, ou outras bem identificadas incluindo algumas câmara municipais tratassem regularmente os seus efluente e por acaso tivessem um acidente... era grave sim mas poderia ser desculpável. Ter acidentes repetidamente ou nem sequer tratar os seus efluentes de todo é que para mim é repugnante e por isso luto e irei lutar.

Vejam quantas vezes o nome Renova foi associado a poluição no Almonda nos últimos anos... 

A Renova falhou? Sim.
É criticável? Sim e muito.
Não devia acontecer? Não.
É desculpável? Não: se Almaraz tiver um acidente ninguém irá desculpar um erro no processo, aqui é igual, a dimensão é menor, o estrago é menor... mas a responsabilidade deve manter-se.
Vai voltar a acontecer? Espero mesmo que não, e espero que se tirem ilações desta situação para evitar ocorrências futuras.
É equiparável às outras situações? Para mim, e na minha opinião mais sincera e sem constrangimentos de nenhum tipo Não: um erro é um erro, um acidente é um acidente... tenta-se evitar ao máximo mas nada é perfeito.

Abraço

P.S. - Dia 4 vamos manifestar-nos em vila velha de rodão...







Eu já lá trabalhei á cerca de 15 anos e já naquela altura, na fabrica velha que é junto á nascente do Rio Almonda podia-se ver a água limpa com peixe.
Por isso acredito que hoje não seja diferente, e que não passou de um acidente.

Nas questões ambientais 5*.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Hermano em 00:41 Quarta, 26 de Abril de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-reconhece-acidente-com-pasta-de-papel-e-garante-que-vai-limpar-o-rio/

Ainda pensei em colocar esta... mas como me diz respeito diretamente ainda não o tinha feito... Mas vou ditar a minha opinião com risco que alguns me interpretem como hipócrita.

Chamo a atenção para alguns fatores que diferenciam as ações das empresas... as que respeitam e as que não respeitam:

- A Renova teve um acidente... Não foi uma descarga intencional. Resultou de um processo cuja proteção atuou deficientemente. Derivado a isto deverá ter sido aberto um incidente (foi de certeza) que certamente levará a ações corretivas para tentar minimizar ao máximo riscos de acidentes deste tipo.
http://omirante.pt/sociedade/2017-02-21-Descarga-poluente-no-Almonda-com-origem-em-problema-tecnico-da-Renova

- O que foi libertado para a água não foi lixo nem restos nem produtos finais do processo ou afins... foi pasta de papel (matéria prima) que poderia (e iria) ser utilizada para fazer papel. Acaba por ser prejudicial e grave, trata-se de pasta de papel tissue (para uso humano: higiénico e alimentar...), o que significa que  tem alguns químicos branqueadores mas não podem ser muitos nem muito nocivos. O perigo principal desta descarga é que os peixes poderão comer essa pasta, e a diminuição de oxigenação do rio porque a pasta na água fica densa e espessa.
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-da-por-concluidas-limpezas-do-rio-almonda/

- A Renova, mal detetou o problema mandou limpar o rio... Se fossem lá algum tempo depois veriam poucos vestígios do derrame tanto à saída da fábrica como ao longo de todo o rio. Obviamente, sendo pasta de papel algum dissolveu-se na água e foi rio abaixo... é inevitável, mas o esforço de limpar e restringir ao mínimo o impacto do derrame no rio foi imenso.


Esta empresa é uma empresa tipo... quem quiser pode vir visitar a fábrica em datas estipuladas e verificar como as coisas se processam.
É uma empresa com forte responsabilidade ambiental e cujo compromisso com o rio e sua envolvente é uma das suas bandeiras.
Diz-se muitas vezes que a água que sai das etar's é mais limpa que a do rio... não chego a tanto, mas um facto é que de há uns anos a esta parte se tem verificado que o rio Almonda tem ganho vida nesta zona.

Não estou a ser advogado do diabo (nem quero e nem sou mandatado para tal) e a Renova poderá ter sido um potencial foco de poluição há algumas décadas, mas há muito que se virou para o futuro e faz avultados investimentos para cumprir com a sua politica ambiental.

Dito isto, realço: se a Celtejo, ou outras bem identificadas incluindo algumas câmara municipais tratassem regularmente os seus efluente e por acaso tivessem um acidente... era grave sim mas poderia ser desculpável. Ter acidentes repetidamente ou nem sequer tratar os seus efluentes de todo é que para mim é repugnante e por isso luto e irei lutar.

Vejam quantas vezes o nome Renova foi associado a poluição no Almonda nos últimos anos... 

A Renova falhou? Sim.
É criticável? Sim e muito.
Não devia acontecer? Não.
É desculpável? Não: se Almaraz tiver um acidente ninguém irá desculpar um erro no processo, aqui é igual, a dimensão é menor, o estrago é menor... mas a responsabilidade deve manter-se.
Vai voltar a acontecer? Espero mesmo que não, e espero que se tirem ilações desta situação para evitar ocorrências futuras.
É equiparável às outras situações? Para mim, e na minha opinião mais sincera e sem constrangimentos de nenhum tipo Não: um erro é um erro, um acidente é um acidente... tenta-se evitar ao máximo mas nada é perfeito.

Abraço

P.S. - Dia 4 vamos manifestar-nos em vila velha de rodão...







Eu já lá trabalhei á cerca de 15 anos e já naquela altura, na fabrica velha que é junto á nascente do Rio Almonda podia-se ver a água limpa com peixe.
Por isso acredito que hoje não seja diferente, e que não passou de um acidente.

Nas questões ambientais 5*.

A questão é que um "acidente" pode causar danos imensos ao ecossistema
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 10:26 Quarta, 26 de Abril de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-reconhece-acidente-com-pasta-de-papel-e-garante-que-vai-limpar-o-rio/

Ainda pensei em colocar esta... mas como me diz respeito diretamente ainda não o tinha feito... Mas vou ditar a minha opinião com risco que alguns me interpretem como hipócrita.

Chamo a atenção para alguns fatores que diferenciam as ações das empresas... as que respeitam e as que não respeitam:

- A Renova teve um acidente... Não foi uma descarga intencional. Resultou de um processo cuja proteção atuou deficientemente. Derivado a isto deverá ter sido aberto um incidente (foi de certeza) que certamente levará a ações corretivas para tentar minimizar ao máximo riscos de acidentes deste tipo.
http://omirante.pt/sociedade/2017-02-21-Descarga-poluente-no-Almonda-com-origem-em-problema-tecnico-da-Renova

- O que foi libertado para a água não foi lixo nem restos nem produtos finais do processo ou afins... foi pasta de papel (matéria prima) que poderia (e iria) ser utilizada para fazer papel. Acaba por ser prejudicial e grave, trata-se de pasta de papel tissue (para uso humano: higiénico e alimentar...), o que significa que  tem alguns químicos branqueadores mas não podem ser muitos nem muito nocivos. O perigo principal desta descarga é que os peixes poderão comer essa pasta, e a diminuição de oxigenação do rio porque a pasta na água fica densa e espessa.
http://www.mediotejo.net/torres-novas-renova-da-por-concluidas-limpezas-do-rio-almonda/

- A Renova, mal detetou o problema mandou limpar o rio... Se fossem lá algum tempo depois veriam poucos vestígios do derrame tanto à saída da fábrica como ao longo de todo o rio. Obviamente, sendo pasta de papel algum dissolveu-se na água e foi rio abaixo... é inevitável, mas o esforço de limpar e restringir ao mínimo o impacto do derrame no rio foi imenso.


Esta empresa é uma empresa tipo... quem quiser pode vir visitar a fábrica em datas estipuladas e verificar como as coisas se processam.
É uma empresa com forte responsabilidade ambiental e cujo compromisso com o rio e sua envolvente é uma das suas bandeiras.
Diz-se muitas vezes que a água que sai das etar's é mais limpa que a do rio... não chego a tanto, mas um facto é que de há uns anos a esta parte se tem verificado que o rio Almonda tem ganho vida nesta zona.

Não estou a ser advogado do diabo (nem quero e nem sou mandatado para tal) e a Renova poderá ter sido um potencial foco de poluição há algumas décadas, mas há muito que se virou para o futuro e faz avultados investimentos para cumprir com a sua politica ambiental.

Dito isto, realço: se a Celtejo, ou outras bem identificadas incluindo algumas câmara municipais tratassem regularmente os seus efluente e por acaso tivessem um acidente... era grave sim mas poderia ser desculpável. Ter acidentes repetidamente ou nem sequer tratar os seus efluentes de todo é que para mim é repugnante e por isso luto e irei lutar.

Vejam quantas vezes o nome Renova foi associado a poluição no Almonda nos últimos anos... 

A Renova falhou? Sim.
É criticável? Sim e muito.
Não devia acontecer? Não.
É desculpável? Não: se Almaraz tiver um acidente ninguém irá desculpar um erro no processo, aqui é igual, a dimensão é menor, o estrago é menor... mas a responsabilidade deve manter-se.
Vai voltar a acontecer? Espero mesmo que não, e espero que se tirem ilações desta situação para evitar ocorrências futuras.
É equiparável às outras situações? Para mim, e na minha opinião mais sincera e sem constrangimentos de nenhum tipo Não: um erro é um erro, um acidente é um acidente... tenta-se evitar ao máximo mas nada é perfeito.

Abraço

P.S. - Dia 4 vamos manifestar-nos em vila velha de rodão...







Eu já lá trabalhei á cerca de 15 anos e já naquela altura, na fabrica velha que é junto á nascente do Rio Almonda podia-se ver a água limpa com peixe.
Por isso acredito que hoje não seja diferente, e que não passou de um acidente.

Nas questões ambientais 5*.

A questão é que um "acidente" pode causar danos imensos ao ecossistema

Os peixes do rio não têm para onde fugir...
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: dpeneireiro em 16:06 Sexta, 03 de Novembro de 2017
https://www.youtube.com/watch?v=fcAhT9LlHig

https://www.youtube.com/watch?v=e4yGex6oNcQ

Não tenho colocado mais para não maçar... mas estes tinha que publicitar e espalhar.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: ze carlos em 16:27 Sábado, 04 de Novembro de 2017
https://youtu.be/8qQ58whf-gE

sempre a somar :huuum:
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: casaca1995 em 17:49 Sábado, 04 de Novembro de 2017
Fogo, dói e bem ver estas coisas, isto é uma tristeza
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Cafunfo em 19:38 Sábado, 04 de Novembro de 2017
Miseria do c******o...
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: PedroMrDias em 10:39 Domingo, 05 de Novembro de 2017
Falta a punição dos responsáveis, bem como a limpeza do rio. A degradação do peixe morto apenas provoca a degradação da água e consequente agravamento dessa situação. O rio ai não tem corrente suficiente para a renovação da água.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 12:16 Terça, 21 de Novembro de 2017
Mais uma excelente reportagem sobre as atrocidades que são feitas a este rio.

"O Tejo nasce em Albarracin e desagua em Murcia."

https://www.publico.pt/2017/11/19/video/agora-nao-ha-nada-assim-que-a-agua-desaparece-nao-ha-nada-20171118-235616

Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: jp em 16:39 Terça, 21 de Novembro de 2017
a fazerem transvases desta maneira é o que se espera
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: jp em 16:46 Terça, 21 de Novembro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mais uma excelente reportagem sobre as atrocidades que são feitas a este rio.

se os espanhois andam a roubar água do tejo uns aos outros podemos ter a certeza que mais tarde ou mais cedo vamos ficar sem o tejo
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: jp em 22:25 Terça, 21 de Novembro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"O Tejo nasce em Albarracin e desagua em Murcia."

pelo numero de respostas parece que ninguém quer saber que o tejo seque ou deixe de secar,o pessoal quer é saber onde é que dá robalos douradas e o tamanho das canas e carretos,iscos e monofilamentos  e videos no youtube das pescarias e etc..continuem que vão o bom caminho
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: Zé Maria em 09:08 Quarta, 22 de Novembro de 2017
Esse comentário parece-me bastante despropositado, afinal de contas isto é um fórum de pesca e muita gente vem cá para... falar de pesca(!!!!) e desanuviar.
Mas não faltam na net comunidades onde consegues o tipo de resposta que procuras.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: duas em 14:22 Quarta, 22 de Novembro de 2017
Este tópico já existe há quase 2 anos e infelizmente é desenterrado de vez em quando. Não é nada de protesto mas mais de informação que os membros vão recolhendo sobre o nosso rio.

Só para alegrar isto, tomem lá uma imagem do Tejo a montante dos problemas que aqui falamos (https://encrypted.google.com/maps/@40.650054,-1.9790414,3a,75y,76.7h,84.2t/data=!3m8!1e1!3m6!1sAF1QipNr1dSlWCYSBOnrOZ_OApv2QwpAb82iwDX3kxwi!2e10!3e11!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipNr1dSlWCYSBOnrOZ_OApv2QwpAb82iwDX3kxwi%3Dw203-h100-k-no-pi0-ya317.3188-ro-0-fo100!7i8704!8i4352).
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: kalvas em 15:14 Quarta, 22 de Novembro de 2017
A montante dos problemas parece o paraiso...
Bela foto Duas.

Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: JoaoSantos em 15:18 Quarta, 22 de Novembro de 2017
Boas,

Dá a idéia que já estão a fazer alguma coisa. Será que começaram pelo mais pequeno ? Quem souber que responda.

https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/descarga-de-aguas-pluviais-contaminadas-centroliva-parcialmente-encerrada-8934902.html?

Cumpts.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: jp em 16:00 Quarta, 22 de Novembro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse comentário parece-me bastante despropositado, afinal de contas isto é um fórum de pesca e muita gente vem cá para... falar de pesca(!!!!)

posso ter sido um pouco duro,é certo,mas em alguns casos não deve andar muito longe da verdade.

é um fórum de pesca correto,mas sem água não podes pescar.Os pescadores deverão estar na primeira linha de defesa de situações como a que vimos acima,ou estão há espera que os outros façam o trabalho por eles?
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: jp em 16:02 Quarta, 22 de Novembro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só para alegrar isto, tomem lá uma imagem do Tejo a montante dos problemas que aqui falamos.

linda sem duvida,mas é de maio de 2016,sabe-se-lá como estará agora.
Título: Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
Enviado por: jp em 16:09 Quarta, 22 de Novembro de 2017
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dá a idéia que já estão a fazer alguma coisa. Será que começaram pelo mais pequeno ? Quem souber que responda

com o caudal mais reduzido é muito mas fácil saber de onde vêm as descargas,agora é começar a atuar.
Espero é que não hajam pagamentos por fora para os fiscais olharem para o lado.A nossa sociedade está completamente envolta em corrupção,portanto não me admira que tal acontecesse,para mais os valores envolvidos devem ser apeteciveís a muita gente