collapse

Autor Tópico: Roteiro Especial Robalo  (Lida 14040 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Roteiro Especial Robalo
« em: 21:32 Segunda, 21 de Dezembro de 2015 »
Roteiro


Especial robalo

Rumo ao Norte Robaleiro

No Norte, a maresia, mistura-se com os odores do sargaço exposto ao sol, enquanto a Nortada não chega. O mar, esse, batido, de águas oxigenadas, rabugentas e frias, endurece e muscula o nosso robalo. A sua vivencia pela procura de alimento, torna-o tão rude como as massas graníticas milenares que emolduram o n/litoral e nem as mais intrépidas tempestades e erosão as conseguem desgastar…Capturar um destes robalos, vai deixar os n/leitores exaustos depois de uma luta sem tréguas, onde até á restinga não há vencedores nem vencidos…Eles são os reis do mar do Norte. Por ele dedicamos uma vida inteira, e por isso também lhe dedicamos a si, caro leitor, esta viagem á terra dos nevoeiros, ventos e árvores vergadas ao peso da invencibilidade dos elementos naturais…
Esperar por uma aberta do mar, localizar os pesqueiros onde os robalos, durante toda a sua vida, entram para abeirar á procura de alimento é o modus operandi de qualquer pescador á cana de robalos que se preze.
A minha vida de pescador confina-se ao mundo onde sempre vivi. Seria injusto da minha parte considerar que os pesqueiros que frequento desde a infância são os melhores para pescar robalos no Norte do País. Existirão melhores, muito melhores, pois já percorri ao longo da minha vida este litoral fantástico de pescadores, gentes e locais de pesca fabulosos, mas é impossível numerá-los, aqui, neste pequeno artigo. A todos vós, pescadores lúdicos/desportivos de robalos do Norte, os meus agradecimentos, pelas amizades que criei, pelos ensinamentos técnicos que recebi, pelo conhecimento e modo de viver deste magnifico peixe, que nos une, numa paixão sem limites até ao fim das nossas vidas.

OS PESQUEIROS:

ZONA 1: Paredão Molho Norte Foz do Douro á praia de Matosinhos:

Com o recém molhe construído e inaugurado neste ano de 2009, que entra mar adentro, em zonas até agora batidas somente pelas embarcações desportivas e profissionais, estão criadas condições ao pescador apeado, e permitida a sua utilização para a pesca lúdica, de este vir a ser uma zona “quente” de robalos… A chegada da petinga (sardinha miúda), cavalas e savelhas á barra neste verão que se aproxima, irá trazer e aflorar os robalos á superfície para caçarem a comedia que se espanta perante tamanhos caçadores! A utilização do corrico com buldo e chumbeirinha com os típicos pingalins e amostras de borracha e vinil durante o dia será a técnica mais utilizada quer virados ao mar ou para dentro da barra. A profundidade da nova barra também não esqueceu os pescadores de surf casting que poderão fazer lançamentos longos á espera dos robalotes nos pontos de água de viragem das marés. Os iscos mais utilizados serão sempre os anelídeos, tais como a teagem (bicha kilometro, da areia, na nossa gíria) bicha da pedra (serradela), coreana e casulo e também o caranguejo da muda. Pela noite adentro será uma zona nova também a explorar pelos pescadores de bóia, com camarão vivo e caranguejo pilado vivo.

Até ao Castelo do Queijo que confina com a praia de Matosinhos, é uma zona de fundos de pedra e fundo misto de algum, mas pouco, areão grosso. Zona rica ainda de algum marisco, como navalheiras, sapateiras, camarão -cabra e muito caboz (gueijoulas, macacas, ranhosas na nossa gíria) tornam sempre o local, um sítio de busca e caça pelos robalos. As laminárias começam a crescer na primavera, tornando esta zona, excelente de camuflagem para o peixe.
A técnica mais utilizada nesta zona pedregosa de cabeços submersos á preia-mar, será sempre o spinning e corrico com buldo. O spot mais conhecido e onde dão os cabeçudos pelo alvorecer, entardecer e noite será o em frente ao aquário da Foz, até ao redondo do Castelo do Queijo. A pequena praia de areão grosso do mesmo Castelo ao lado esquerdo, tem uma entrada de caneiro excelente para engodagem e iscagem com sardinha com mar cavado de 2 a 3mtos durante a noite á preia-mar….Grandes robalos, solitários, aparecem neste pesqueiro com este modo de pesca artesanal, chamando-os, nos meses em que a sardinha engorda preparando a desova.

Praia de Matosinhos:
Pesqueiro muito apreciado pelos amantes de surf casting. A sua extensão de areia fina que termina no paredão sul do Porto de Leixões, cria condições de protecção aos robalotes dos ventos de Norte. O excesso de assoreamento foi prejudicial á entrada de grandes robalos que durante anos em dias de sudoeste e chuva fortes, faziam tremer as canas mais robustas e os corajosos pescadores que enfrentavam estas noites assim. Os robalos enormes com iscadas generosas de sardinha eram frequentes e algum recorde era batido ano após ano… Aqui os lançamentos são curtos, o peixe come muito á beirada e os melhores locais são em frente ao edifício transparente e a bola de Nívea. Os iscos a teagem por excelência e casulo a seguir e para peixe de mais grosso calibre na altura do Outono, Inverno e período da desova, a navalha fresca e amêijoa também fresca. De noite por preferência, pois durante o dia os surfistas com as suas pranchas preenchem a praia com o seu colorido usual.

Zona 2: Praia de Leça da Palmeira ao Cabo do Mundo (Refinaria da Petrogal)

A praia de Leça da Palmeira foi ao longo da sua vida, após a construção dos Molhes do Porto de Leixões, uma zona excelente de pesca para os robalos. A criação destes molhes artificiais, trouxe a comedoria para a base destes esporões, criando condições naturais de refúgio e alimento para este nobre peixe. Zona de areia fina, abrigada junto ao molhe Norte dos ventos de sudoeste com correntes e fieiros de agua com redemoinhos perigosos para os banhistas, de rebojos contínuos, e vaga constante sobre a base da mesa de areia, cria condições excelentes com mar calmo de vaga de metro para se pescar durante a noite ao surf casting, corrico com buldo e chumbeirinha ao longo de toda a praia. Infelizmente o assoreamento das areias novas de Verão do ano anterior foi demasiado, não retirando o mar no Inverno esta areia a mais. O pesqueiro está modificado, e o peixe, assim como os pescadores, procurou alternativas. Os pontos principais da praia são a pedra da jogadeira quando está desassoreada, a praia das Freiras junto á piscina de Leça, e o bico da mesma piscina, assim como junto ao Molho Norte encostados aos blocos quando o pesqueiro está fundo e desassoreado. O isco sempre de eleição a teagem e casulo, a navalha, amêijoa e se o leitor conseguir arranjar lula de bico, fresca do dia da arte xavega ou do pequeno arrasto, é um isco de eleição, pois os velhos mestres antigamente quando ela abundava só pescavam com esta lulinha aos robalos, não ligando nada a outros iscos alternativos. A partir da piscina de Leça da Palmeira, temos um maciço rochoso que se extende até ao farol da Boa Nova, e aqui a profundidade dos pesqueiros aumenta, tornando o spinning, e o corrico com buldo a técnica de pesca preferida e nos meses de inverno com aguas mais tapadas, a pesca nos caneiros ao fundo com iscadas de ova de ouriço e miolo do caranguejo pilado, fabulosos iscos, os melhores. O spot mais conhecido desta zona para o spinning e buldo é a pedra da Barrosa e em frente ao Farol.

Praia do Aterro (em frente á refinaria da Petrogal):

Um dos melhores spots para o surf no Norte, é também um dos melhores para a pesca do robalo. Infelizmente ao abrigo desta Portaria nº 868/2006 de 29 de Agosto que regulamenta a pesca lúdica apeada com base no artigo 6º no ponto 2 sobre as restrições à pesca lúdica por motivos de segurança na área limítrofe á Refinaria, o Sr. Comandante da Capitania de Leixões decidiu proibir a pesca neste local, mantendo a concessão da praia para os banhistas, os surfistas e todas as estruturas hoteleiras em cima da base dunar…Não há avisos de placas assinaladas com a proibição pelo que a Policia Marítima adverte o pescador, fica com a identificação e nº da licença e ameaça multar á segunda vez que os encontrarem a pescar por lá. Advertem para a prática da pesca lúdica neste local dada a sua perigosidade e proibição enquanto em toda a zona envolvente estão a ser criadas infra-estruturas com parqueamentos, passeios pedonais e futuros apoios para escolas de surf em cima das tubagens da Petrogal! Bem…de facto lamentável….
Dada a proibição não irei comentar o pesqueiro ficando a ressalva e aviso aos pescadores lúdicos menos informados.

Cabo do Mundo:

A partir da saída das águas pluviais e tratamento de águas residuais da refinaria, já se pode pescar e aí encontramos talvez um dos melhores pesqueiros de robalos do Norte do País. A sua configuração, o relevo, as areias novas, a enorme quantidade de teagem que ali existe, comedoria, o rebojo permanente, a alternância de laminarias e fundos de areia fina, rodeadas por pedras ilhadas, a riqueza de marisco, outrora abundante, polvos, cabozes, a quantidade de caranguejo, que muda a casca por ali, criaram de facto uma zona de caça excelente para os robalos. Gerações de pescadores, de peixes, afluem, décadas após décadas, cumprindo o seu ritual de vida. Corricadores, spinninguistas, pescadores de surf casting, praticantes da pesca submarina, profissionais da embarcada, todos procuram a sua parte desta prata fugidia que teima em sobreviver, nesta luta pela vida constante e difícil que é a de um robalo.
Toda a zona é excelente, tendo como ponto de referência o Bico do Júlio Marinho, o melhor para o corrico e spinning, dada a sua base lajeada de pouca profundidade mesmo á preia – mar, criando um rebojo e oxigenação constante mesmo em dias de mar chão ou senhora em outros locais da costa. O robalo não gosta de águas paradas, pelo que aqui encontra de dia e de noite a agitação necessária á sua mobilidade e instinto de predador nato!


Praia do Corgo:
Subimos já um pouco 8 kms mais a Norte já á vista do lugar de Angeiras, comunidade piscatória de pesca artesanal, temos por fim a minha ultima visita aos inúmeros pesqueiros que ficaram por citar ao longo desta orla de litoral tão pequena onde vivo, mas tão imensa na variedade e relevo de costa para procurarmos o peixe das n/vidas.
Aqui o relevo dos fundos marinhos e da zona intermareal começa a mudar dando lugar á pedra xistosa revestida pelos barros criados pelos poliquetos marinhos em colónias extensas. As águas são mais barrentas por isso mesmo, em dias de chuvadas e mares fortes, ou noroestes fortes ficando turva bastante mais tempo do que noutros locais. Os robalos neste pesqueiro quando aparecem em cardume costumam encostar na beirada entre ambos os lados da pedra angular que entra mar adentro e o spinning e o corrico com buldo levam vantagem neste local á preia-mar. Ao longo de toda a praia para o surf casting durante todo o ano é muito bom. Os iscos utilizados em aguas mais turvas são os iscos brancos (navalha, amêijoa, lula fresca) e de cheiro (miolo do pilado e ova de ouriço) e também o caranguejo da muda. Em dias de aguas claras durante a noite os tradicionais anelídeos (teagem, casulo, coreana, etc.).

Dicas: Se não for pescador local, deve sempre fazer o reconhecimento do pesqueiro na baixa-mar. Umas simples perguntas numa casa de pesca lhe poderão dar sobre os acontecimentos dos últimos dias de faina….Qualquer pescador sabe que se os pesqueiros são bons mas não havendo peixe, não há técnica ou isco milagroso que resulte.
A leitura do mar, temperatura do mesmo, os ventos, o período lunar, verificação do movimento das areias novas e sua deslocação, a observação das poças que rodeiam o pesqueiro, se tem camarão, cabozes, marisco etc. O período do ano, o que anda o robalo a comer, ir á lota artesanal mais próxima em passeio e verificar se houve muito robalo por fora, nos aparelhos, nas redes, verificar se anda gaivilho a atirar-se á comedia, petinga etc. São factores muito importantes para a escolha do pesqueiro desse dia. A espera e paciência, são os seus trunfos, eles andam por lá,.. Cansado desta viagem? Eu também, faça como eu, relaxe e pesque, por prazer, pela preservação dos recursos marinhos, pelo bem-estar, observando o pôr-do-sol em comunhão com o mar, com os amigos, com a família.
Os robalos podem esperar…Um pouco!

Boa viagem!

António Simões



 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: IlhaFarol, Hugostone, Caseiro, pedrinhocr500

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #1 em: 21:43 Segunda, 21 de Dezembro de 2015 »
Mais uma excelente aula de sabedoria!!! Obrigado Simões.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes, Pedro Matos Trigo

Offline Tomás Monteiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 186
  • Agradecido: 12 vezes
  • Gradeiro Profissional
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:16 Segunda, 13 de Julho de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #2 em: 21:54 Segunda, 21 de Dezembro de 2015 »
Muito bom ;D
+1 ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #3 em: 22:13 Segunda, 21 de Dezembro de 2015 »
BOAS,gostei muito de ler,parabens pelo artigo e obrigado pela partilha.
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #4 em: 22:26 Segunda, 21 de Dezembro de 2015 »
Excelente roteiro.
Mais 1 crédito :fixe:
Hasta la próxima marea !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline Miguel Pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 384
  • Agradecido: 4 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:23 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #5 em: 22:34 Segunda, 21 de Dezembro de 2015 »
Não há que enganar... é só escolher o pesqueiro...
Com esse roteiro, até eu que sou do sul me apetece ir aí...

Para quando um roteiro de pesqueiros mais a sul mestre António Simões?

Obrigado pelo post/roteiro
Abraço
O mar é Grande...
mas Maior é a Vida que ele nos dá...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline pantao

Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #6 em: 17:08 Terça, 22 de Dezembro de 2015 »
Bota ai umas fotos dos bichos ;)
Bom post então acompanhado de umas fotos seria mt bom.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #7 em: 23:23 Terça, 22 de Dezembro de 2015 »
Excelente informação e com detalhe.
Aguardo roteiros mais para sul.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #8 em: 11:19 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Boas Caros Amigos,

As minhas palavras a todos de agradecimento por terem gostado e por este tema vos ser util.
Nunca fui muito apologista de fotos, essas fotos que o Pantão me pede, apenas estão e foram tiradas ao longo dos meus 40 anos de pesca , para trabalhos da revista o Pescador e Mundo da Pesca e da Efsa onde fui delegado de costa.
Tirei muitos robalos grandes, ao corrico, ao fundo com engodagem de sardinha, ao pião mas sao poucas muito poucas,.Chegava a corricar uma noite toda , por o cardume de robalos na banca da mulher , colocar a gravata e ir trabalhar...
O tema é interessante , eu fiz este trabalho para a revista Munda da Pesca, com fotografo incluido a custo zero.
Fazer toda a costa seria um excelente tema para o Forum e cada um colocar a sua zona num mapa , melhores spots, marés, pontos de agua etc..
Só poderei fazer esse rooting um dia que me reformar, hehe, ir por zona e ficar uns dias em cada Amigo que fiz por este lindissimo Portugal e passar para a minha escrita e fazer disso um livro muito muito interessante.

Quem sabe???

Grande Abraço para todos e um Feliz natal

Obrigado

Atsimoes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreMatos

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #9 em: 11:26 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Mais uma excelente!

Atsimoes, ainda vais ser o primeiro do fórum a ter mais méritos que mensagens.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #10 em: 11:39 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Parabéns pelo artigo António.
Um Feliz Natal e um ano de 2016 cheio de sucessos profissionais e pessoais.
Um Abraço.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline Miguel Pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 384
  • Agradecido: 4 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:23 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #11 em: 13:19 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só poderei fazer esse rooting um dia que me reformar, hehe, ir por zona e ficar uns dias em cada Amigo que fiz por este lindissimo Portugal e passar para a minha escrita e fazer disso um livro muito muito interessante.

Quem sabe???

E falta muito para a reforma?...
O mar é Grande...
mas Maior é a Vida que ele nos dá...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #12 em: 16:26 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Espectacular ... Obrigado  :aplau:

"Fazer toda a costa seria um excelente tema para o Forum e cada um colocar a sua zona num mapa , melhores spots, marés, pontos de agua etc.."
Exelente ideia ... podiamos começar pela zona de Aveiro... Pantão? :)

Malta ... a todos um Feliz Natal na companhia de quem gostam e rodeados de alegria!
E que o Gordo traga todos os presentes que merecemos  \:D/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #13 em: 21:56 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só poderei fazer esse rooting um dia que me reformar, hehe, ir por zona e ficar uns dias em cada Amigo que fiz por este lindissimo Portugal e passar para a minha escrita e fazer disso um livro muito muito interessante.

Quem sabe???

E falta muito para a reforma?...


Alguns anos😆...hehe,ainda so tenho 53 e um dia porque amanha faço 54,hehe,mas nao pondero pelas minhas contas trabalhar mais que os 62 se a vida e saude permitirem. ..foram 32 anos de sacrificios e faltam-me ainda 8 para os 40 de serviço e pre-reforma com penalização...se ainda houver reforma....

Abraço e obrigado pela vossa dedicação ao forum

Antonio Simões

 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #14 em: 22:33 Quarta, 23 de Dezembro de 2015 »
Comprarei um dia o livro, seja que preço for !  Obrigado  :aplau: :aplau:
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: atsimoes

Offline Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 1 vezes
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:10 Quarta, 16 de Setembro de 2015
Re: Roteiro Especial Robalo
« Responder #15 em: 09:35 Quinta, 24 de Dezembro de 2015 »
Muito bom mesmo :D.
+1
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]