collapse

Autor Tópico: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning  (Lida 9695 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« em: 19:16 Sexta, 11 de Dezembro de 2015 »
Viva malta,

Vou virar o ship nos próximos tempos para o Spinning (já lá vai uma grade) e quero comprar 3/4 amostras sem comprar amostras demasiado caras.  Não vou passar disto porque a maior parte da malta que usa vai comprando e há sempre aquelas que são as que levam sempre e acabam por admitir que não precisam mais que isso.

Assim o que vos peço é que me ajudem a arranjar aqui uma selecção de amostras (cores e modelos) para ganhar o jeito. Pelo que fui lendo e ouvindo já vou construindo uma opinião. Quero que me sirvam para pescar de noite, ao nascer do dia e ao por do sol.

 Só tenho a Daiwa Tournament Shiner SL-F 145cm Cor:06 Laser Shad, uma Vega Akada que o Zurc tinha-me oferecido no encontro Lisboa/Sul e mais 3 ou 4 muito leves e pequenas da decathlon que um amigo me ofereceu. E vários vinis by Voron  :P
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19670
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #1 em: 23:35 Sexta, 11 de Dezembro de 2015 »

 Ó Nelson, vais virar-te para os plásticos :join:

 Há aí muita malta que percebe disso, eles que se cheguem à frente e contem tudo (como é que os sacam ;))e quais as que a bicharada gosta mais.

 Força neles, um abraço :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sr Domingues

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #2 em: 00:32 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Tens a prova aí ao Sul que as Silent Assassin aprovam, e um deles faz parte do teu grupo de Surfcasting  :fixe:
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #3 em: 09:59 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens a prova aí ao Sul que as Silent Assassin aprovam, e um deles faz parte do teu grupo de Surfcasting  :fixe:

Eu nunca procuro só uma opinião, ou duas...  Sabes que se perguntar a uma pessoa que pesca com 2 amostras, por exemplo, a opinião dele é fundamentada sobre as duas e eu não sabendo disso poderá estar a condicionar a minha opinião. Se perguntar, por exemplo, a um logista qual é a melhor ele vai-me dizer que é a que mais vende ou a que têm interesse em vender. E mais exemplos poderia dar....

Quero abranger o maior numero de opiniões possível para ter uma ideia mais clara para aquilo que quero, opiniões de malta que tem conhecimento de milhentas amostras mas que sabe que algumas funcionam melhor, de dia, de noite, ao amanhecer. No fundo haverá concerteza uma numero reduzido de indispensáveis.

Se eu for comprar qualquer uma que vejo num site ou numa rede social que apanhou um peixe, estou desgraçado que tenho que fazer o que faz a maior parte dos spinners, colecciono amostras. Como não é a minha modalidade preferida, nem de perto nem de longe, não faço a minima intenção de ultrapassar o numero de amostras que referi.
Nelson Peres
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #4 em: 11:35 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Tens razão no que dizes, mas o que por exemplo para mim é melhor nos locais onde pesco para ti não funciona tão bem visto serem pesqueiros com morfologias diferentes. Eu pesco com Savage de 15g, porque faço umas ilhadas e não preciso que a questão do lançamento seja um factor a ter em conta. Tendo em conta que vais para praias com areia, ou para o molhe de Ferragudo já requer outras amostras.
Pergunta aí na zona a quem conheces e já vais tendo umas ideias do que comprar, ou então de pessoas que frequentem o mesmo tipo de pesqueiros que tu
Se os Euros não forem problema: Duo Tideminnow Slim 150/175 cor 01,D03DM
                                                     Daiwa Saltiga Laser Sardine/Black Shiner 170
                                                     Shimano Silent Assassin Ochi Ayu/Hirame Gold
                                                     
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #5 em: 16:19 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Eu acho que os robalos atiram-se a qualquer amostra só tens que ter amostras para as várias condições de mar que encontras. O peso delas vai ser limitado pela cana.

Eu tenho umas zagaias com pingalim, uns vinis, uns jerks mais de superfície e outros que vão mais fundo, e umas passeantes. Nenhuma de mais de 15€ porque perco muitas.

Se tiveres uma destas de cada já consegues pôr uma amostra a trabalhar dentro de água em todas as situações que é o que interessa.  ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #6 em: 19:36 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Das vezes que eu pesquei no molhe de Ferragudo vi muita vez spinarem, mas nunca tive a felicidade de ver apanharem peixe. Nessa costa dá para estar um dia inteiro a pescar à amostra, pelo menos eu consigo e apanha-se diversas variedades de peixe.

No Pintadinho também vi spinarem assim como no Farol.



 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #7 em: 20:17 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que os robalos atiram-se a qualquer amostra só tens que ter amostras para as várias condições de mar que encontras. O peso delas vai ser limitado pela cana.

Eu tenho umas zagaias com pingalim, uns vinis, uns jerks mais de superfície e outros que vão mais fundo, e umas passeantes. Nenhuma de mais de 15€ porque perco muitas.

Se tiveres uma destas de cada já consegues pôr uma amostra a trabalhar dentro de água em todas as situações que é o que interessa.  ;)

Aqui á um problema para aprendizes nesta pesca. Leio o que escrevem e já vou entendendo algumas coisas mas para quem não sabe nada sobre pesca com amostras, ouvir falar em jerks, passeantes, poppers, etc...é um stress !
Nelson Peres
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #8 em: 21:42 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
É verdade NelsonP, nada melhor que começar pelo básico. Primeiro umas amostras rijas só com distorcedor para uns lançamentos em águas menos profundas e, com a prática, já aparecem uns vinis com cabeçotes e outro tanto de variedades com esses nomes...stressantes. Eu pessoalmente também acho, mas enquanto vou tendo os resultados que tenho, apenas vou praticando e capturando com o que tenho, sem ligar a nomes ou grandes especificações ( factores muito importantes são o peso e a profundidade a que as amostras vão trabalhar). Talvez, por não me querer especificar tanto no spinning, esteja a contribuir para o defeso do robalo, porque nós, humanos, afinal....apenas aperfeiçoamos técnicas de matar.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #9 em: 22:58 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que os robalos atiram-se a qualquer amostra só tens que ter amostras para as várias condições de mar que encontras. O peso delas vai ser limitado pela cana.

Eu tenho umas zagaias com pingalim, uns vinis, uns jerks mais de superfície e outros que vão mais fundo, e umas passeantes. Nenhuma de mais de 15€ porque perco muitas.

Se tiveres uma destas de cada já consegues pôr uma amostra a trabalhar dentro de água em todas as situações que é o que interessa.  ;)

Aqui á um problema para aprendizes nesta pesca. Leio o que escrevem e já vou entendendo algumas coisas mas para quem não sabe nada sobre pesca com amostras, ouvir falar em jerks, passeantes, poppers, etc...é um stress !

Um jerk é uma "rapala". São aquelas amostras rígidas com uma pala à frente. Um passeante é basicamente igual mas sem pala e quando puxas vem sempre à superfície.

Não stresses. Vais ver que quando começares vai ser mais fácil do que parece. Não tem grande ciência. Vais lançando, andando, lançando, trocando a amostra...

Para pescar aí no molhe de ferragudo eu levava um vinil para ir pelo fundo, uma rapala x rap para ir a meia água e uma tipo Maria Angel Kiss, rapala Max rap ou Daiwa D'minnow para superfície.

As cores acho que são as que mais fé te derem.

Jerk (Daiwa D'minnow):


Jerk (rapala x rap) que vai mais fundo:


Passeante:
« Última modificação: 23:03 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #10 em: 23:31 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui á um problema para aprendizes nesta pesca. Leio o que escrevem e já vou entendendo algumas coisas mas para quem não sabe nada sobre pesca com amostras, ouvir falar em jerks, passeantes, poppers, etc...é um stress !

Olá Nelson, pelo menos numa parte posso tentar ajudar. Jerk é uma amostra para ser trabalhada aos "sacões/puxões" e é uma amostra parecida com um peixe, geralmente pequeno. Quando sentires que os robalos andam a comer peixe pequeno na zona do pesqueiro (tainha, sardinha, cavala, peixe rei, etc) é para mandar a amostra lá para o meio e dar-lhes uns puxões tipo: puxa;puxa;puxa-pausa: puxa;puxa-pausa e vais variando os tempos das pausas e o nºde sacões conforme a tua "criatividade" mas sempre com o intuito de a tua amostra se diferenciar dos restantes peixes, fazendo-a parecer um peixe doente ou ferido, ou pelo menos com um comportamento diferente dos outros de modo a chamar à atenção do predador.
Passeantes e poppers são amostras de superfície e geralmente usadas nos momentos que referes e em que pretendes pescar, isto é, ao amanhecer, ao entardecer e provavelmente também serão boas para a noite mas aí não posso dizer nada pois a minha maior experiência nessas amostras é na pesca do achigã que não se faz de noite por ser proibido. As passeantes são amostras que se podem animar com o chamado "walk the dog" e, quanto a mim, faz-me parecer o nadar de uma cobra de água. Se já viste uma cobra a nadar o movimento duma passeante parece-se bastante com isso. A técnica é: atiras a amostra e deixas assentar um pouco a ondulação depois dás um sacão e deixas o fio ficar bambo e ela vira para um lado, dás outro sacão e ela vira para o outro lado e assim sucessivamente, o truque é encontrares a cadencia certa de modo a conseguires que ela "ande" de um lado para o outro (tal e qual  uma cobra a nadar) e isso consegue-se permitindo alguma folga à linha. Pelo menos no achigã é uma amostra mortal de manha e ao fim do dia dando sempre bons peixes. A Popper (aqui há que lhe chame beijoqueira) é uma amostra com a "boca aberta", isto é, a sua parte frontal é côncava de modo a que quando avança faz salpicos de água e também um som do tipo blop ... blop.... é também usada nos mesmos momentos das passeantes, de manhã e ao fim do dia. atenção que se podem usar em qualquer momento mas a maioria do pessoal gosta de as utilizar nos momentos que ja referi.
A passeante também se pode usar (pelo menos no achigã gosto de o fazer) para imitar um pássaro ou outro animal que caiu à água e está aflito. Nesta altura não faço o walk the dog mas antes dou uns sacões mais fortes e rápidos de modo a fazer espirrar a água e depois umas pausas. Procuro imitar um animal aflito a debater-se na água.
Uma das melhores passeante que conheço é a Zara spook da marca heddon. Na decathlon há na versão de água salgada. Quanto a cores e e em relação ás outras amostras não digo nada pois tal como tu também estou a dar os primeiros passos no spinning de mar, talvez a minha vantagem seja achar que muitas das técnicas da pesca ao achigã se podem utilizar na pesca ao robalo. Fora isto companheiro, é ir para a borda dágua e dar neles :).
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #11 em: 07:38 Domingo, 13 de Dezembro de 2015 »
Agradeço ao Duas e ao ajrs as explicações, já foi uma belíssima ajuda. :fixe:
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11236
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #12 em: 11:48 Domingo, 13 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva malta,

Vou virar o ship nos próximos tempos para o Spinning (já lá vai uma grade) e quero comprar 3/4 amostras sem comprar amostras demasiado caras.  Não vou passar disto porque a maior parte da malta que usa vai comprando e há sempre aquelas que são as que levam sempre e acabam por admitir que não precisam mais que isso.

Assim o que vos peço é que me ajudem a arranjar aqui uma selecção de amostras (cores e modelos) para ganhar o jeito. Pelo que fui lendo e ouvindo já vou construindo uma opinião. Quero que me sirvam para pescar de noite, ao nascer do dia e ao por do sol.

 Só tenho a Daiwa Tournament Shiner SL-F 145cm Cor:06 Laser Shad, uma Vega Akada que o Zurc tinha-me oferecido no encontro Lisboa/Sul e mais 3 ou 4 muito leves e pequenas da decathlon que um amigo me ofereceu. E vários vinis by Voron 



Nélson a escolha não pode se restringir as boas amostras, mas as que possam ser efecticas onde pescas. Tem a ver com um misto de necessidades, morfologias, comedia, correntes, se a pesca é diura ou noturna, entre outras variantes.
Mesmo na minha zona variam me as capturas consoante o local. Isto tem para mim a ver não só com os fundos mas com a cota de água de cada local.
Por isso deves ter concentrar na zona onde pensas pescar e tentar perceber o que lá pode funcionar. Não gastes demasiado de início. Tenta sim absorver o que pode resultar.

Claro que te posso dizer o que uso e o que mais peixe me deu até hoje, mas isso pode ser muito pouco efectivo na tua zona e nesses fundos.

Apesar disso, tal como na pesca em geral eu tento não complicar.

De dia quase sempre uso cores claras e naturais. Ou seja, dentro da comedia deles, como a cor de galiotas, sardinha, peixe rei e garrentos. De noite praticamente so uso amarelos e laranjas, embora já tenha tirado peixe com brancos e até azuis.

Essa Daiwa que tens é uma das melhores nadadoras que existem em jerks. Aguenta pouca água, mas tem um trabalhar único e muito superior as silent caso não precises de amostras que aguentem mares mais batidos. Já essas silent são lançadoras impressionantes e aguentas muita água. Requerem mais e melhor animação do pescador para se tirar partido delas.

Centra te no conhecimento do local onde vais pescar e compra o que apanha aí, esquece o resto.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #13 em: 21:30 Domingo, 13 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens razão no que dizes, mas o que por exemplo para mim é melhor nos locais onde pesco para ti não funciona tão bem visto serem pesqueiros com morfologias diferentes. Eu pesco com Savage de 15g, porque faço umas ilhadas e não preciso que a questão do lançamento seja um factor a ter em conta. Tendo em conta que vais para praias com areia, ou para o molhe de Ferragudo já requer outras amostras.
Pergunta aí na zona a quem conheces e já vais tendo umas ideias do que comprar, ou então de pessoas que frequentem o mesmo tipo de pesqueiros que tu
Se os Euros não forem problema: Duo Tideminnow Slim 150/175 cor 01,D03DM
                                                     Daiwa Saltiga Laser Sardine/Black Shiner 170
                                                     Shimano Silent Assassin Ochi Ayu/Hirame Gold
                                                     

Eu só digo uma coisa, este rapaz sabe muito mas muito mesmo, quem quer aprender que leia o que ele escreve e aponte bem pois futuramente não se vai arrepende, este King é qq coisa  ;)

E mais não digo  O:-)
"born to fish forced to work"
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na selecção 3/4 amostras Spinning
« Responder #14 em: 11:29 Segunda, 14 de Dezembro de 2015 »
heheh Nelson não te posso ajudar, pq nada entendo, mas desejo te boa sorte :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 20:02]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 19:33]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 19:23]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]