collapse

Autor Tópico: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016  (Lida 24656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #75 em: 14:00 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
E a pesca em Portugal não têm outro João Borges ?!
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5109
  • Agradecido: 395 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #76 em: 15:23 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Um à parte...

A minha irmã esteve na Alemanha a semana passada. Adivinhem o preço do tamboril fresco lá... 140€ o kilo!!!! E o percebe... 170€ o kilo!!! Agora imaginem o robalo do mar...

Onde irão buscá-lo? A Marrocos? Peixe move muito dinheiro e isto não vai parar até os recursos marinhos estarem todos consumidos.

Nós dizemos mal dos nossos pescadores artesanais mas há barcos fábrica nas costas de África e outras zonas sub-desenvolvidas a dizimar toda a fauna marítima com pesca ilegal(não autorizada). A maioria deve ser de bandeira europeia e muitos deles devem ser portugueses.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #77 em: 22:11 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E a pesca em Portugal não têm outro João Borges ?!


Não conheço. Se ele existir que se apresente. Terei todo o gosto em o ajudar.
Trabalhar para o boneco, não ser reconhecido, ser ainda criticado, andar com algo que devia ser de todos as costas praticamente sozinho e ainda gastar do próprio bolso. Se alguém souber, a sério que traga a pessoa. Trabalharei para uma pessoa assim sem olhar a quem.

Não quer dizer que não existam pessoas com vontade, qualidade e que podiam ser úteis. Mas juntar N aspectos não vai ser fácil.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #78 em: 22:16 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um à parte...

A minha irmã esteve na Alemanha a semana passada. Adivinhem o preço do tamboril fresco lá... 140€ o kilo!!!! E o percebe... 170€ o kilo!!! Agora imaginem o robalo do mar...

Onde irão buscá-lo? A Marrocos? Peixe move muito dinheiro e isto não vai parar até os recursos marinhos estarem todos consumidos.

Nós dizemos mal dos nossos pescadores artesanais mas há barcos fábrica nas costas de África e outras zonas sub-desenvolvidas a dizimar toda a fauna marítima com pesca ilegal(não autorizada). A maioria deve ser de bandeira europeia e muitos deles devem ser portugueses.


Falas do país que tem um salário mínimo acima de 3x o nosso. Lembra te que a vida é proporcional aos gastos. Tenho família na Alemanha, a vida lá é muito, mas muito melhor que a de cá desse ponto de vista. Não são exemplos que me digam muito se queres que te diga.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #79 em: 22:24 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Ah Nélson, com base no que te disse a pouco sobre o poder económico, hoje dei por mim a ler algumas das revistas Europeias de pesca. Uma das melhores em termos de conteúdo, talvez a melhor, é a pesca Leurre. E já se começa a ver alguns ecos do que te falei. O director da revista faz uam introdução porreira e fala do que movimenta este desporto.

São só 7.5 milhões de praticantes em França, que no total movimentam 900 milhões de euros por ano  ;).

Países maiores, vão concerteza se mexer, disso não tenhas dúvidas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #80 em: 22:49 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E a pesca em Portugal não têm outro João Borges ?!


Não conheço. Se ele existir que se apresente. Terei todo o gosto em o ajudar.
Trabalhar para o boneco, não ser reconhecido, ser ainda criticado, andar com algo que devia ser de todos as costas praticamente sozinho e ainda gastar do próprio bolso. Se alguém souber, a sério que traga a pessoa. Trabalharei para uma pessoa assim sem olhar a quem.

Não quer dizer que não existam pessoas com vontade, qualidade e que podiam ser úteis. Mas juntar N aspectos não vai ser fácil.

Pois... Vou tendo uma breve ideia daquilo que o João Borges representava para a pesca lúdica nacional, confesso que não estou por dentro desse assunto. Aqui e ali percebo que era uma homem como não há outro igual.
Por acaso estava a pensar num e que tu sabes bem quem é ! Mas assim sendo, aguentar todo esse peso apenas por amor á causa, nos dias de hoje, não dá. Sozinho não dá. Talvez uma estrutura montada desse, não sei, como disse anteriormente não estou minimamente por dentro das dificuldades que se encontra nesse meio. Vamos continuar a ser levados pelo vento...
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5109
  • Agradecido: 395 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #81 em: 22:59 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um à parte...

A minha irmã esteve na Alemanha a semana passada. Adivinhem o preço do tamboril fresco lá... 140€ o kilo!!!! E o percebe... 170€ o kilo!!! Agora imaginem o robalo do mar...

Onde irão buscá-lo? A Marrocos? Peixe move muito dinheiro e isto não vai parar até os recursos marinhos estarem todos consumidos.

Nós dizemos mal dos nossos pescadores artesanais mas há barcos fábrica nas costas de África e outras zonas sub-desenvolvidas a dizimar toda a fauna marítima com pesca ilegal(não autorizada). A maioria deve ser de bandeira europeia e muitos deles devem ser portugueses.


Falas do país que tem um salário mínimo acima de 3x o nosso. Lembra te que a vida é proporcional aos gastos. Tenho família na Alemanha, a vida lá é muito, mas muito melhor que a de cá desse ponto de vista. Não são exemplos que me digam muito se queres que te diga.



Por isso é que escrevi "Um aparte...".

Desculpa as minhas palavras às vezes sem nexo mas este assunto transtorna-me.

Aqui há dias encontrei um amigo que é pescador e tem um barco de pesca profissional. Eu falei-lhe nisto e ele respondeu logo - "Eu acho bem... não há peixe." Esperava que a resposta dele fosse o oposto.

Fiquei a pensar naquilo... para ele dizer aquilo é porque isto deve estar mesmo mau.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #82 em: 23:35 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
São só 7.5 milhões de praticantes em França, que no total movimentam 900 milhões de euros por ano  ;).
Países maiores, vão concerteza se mexer, disso não tenhas dúvidas.

Cá nem tenho ideia de quantos somos, mas de certeza que para o estado valemos o nº de licenças emitidas por ano.
Qualquer que seja esse nº é o único que há para contabilizar o nº de lúdicos.

Nesta altura do andamento da crise não acredito que seja muito elevado, renovei a licença em Junho e ficou abaixo do 65000 tirada no multibanco. E se este nº corresponder ao nº de licenças emitidas até essa data estaremos a falar de um valor muito baixo, que não tem capacidade de gerar receitas muito grandes. Mas nem por isso é mau, porque poucos lúdicos, 100.000 ou 150.000, também não têm o impacto de 1 milhão, também por aí se deve apontar para a pouca eficácia desta medida nos lúdicos.

No entanto a mesma, se aplicada aos lúdicos, vai ter um impacto enorme nas empresas e comércios do sector da pesca desportiva e recreativa.
Ao que parece a Irlanda resolveu o problema deles com a proibição aos profissionais e a moderação aos lúdicos.

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #83 em: 23:59 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
O NÚMERO não sei ao certo, mas tenho dados, continuo a apontar a cerde de 250-300 mil praticantes. Não confundas o praticante regular com ocasional. As licenças anuais de água salgada tem rondado as 170 mil licenças. Tem que se juntar crianças, praticantes que não pagam... E são muitos mais do que as pessoas imaginam. Conheço bastantes que não tiram.

Naquilo que é um desporto é certamente dos mais praticados do país. Os números devem ser pensados num todo e não apenas dos pagantes. Isso é a vertente económica e mesmo assim, os não pagantes gastam material o que leva a aumentar os valores gastos da pesca em Portugal.

Longe obviamente de França. Não tenho noção do poder da pesca de lá, mas 7.5 milhões, mesmo sendo regulares e ocasionais é muito num país com 65 milhões de habitantes. Seria o mesmo que cá haver mais de 1 milhão pensando em %.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #84 em: 00:10 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que escrevi "Um aparte...".

Desculpa as minhas palavras às vezes sem nexo mas este assunto transtorna-me.

Aqui há dias encontrei um amigo que é pescador e tem um barco de pesca profissional. Eu falei-lhe nisto e ele respondeu logo - "Eu acho bem... não há peixe." Esperava que a resposta dele fosse o oposto.

Fiquei a pensar naquilo... para ele dizer aquilo é porque isto deve estar mesmo mau.


Gostava de falar com esse tal pescador. Deve ser um caso raro. O dizer não há peixe, não é igual a no momento das restrições ele as aceitar. Ou então tem o pensamento do lúdico comum... " Desde que não seja com o meu peixe ou na minha zona... que se lixe, acho bem". Pensar um problema numa comunidade deve ser feito em conjunto e com clareza. Para mim também podiam proibir ao carapau, ou as carpas, ou aos alcorrazes, besugos, etc...quero lá saber não são peixes que eu de importância...
Mas este pensamento é que está errado. Não vivemos todos sobre os mesmos gostos e vontades, temos no momento da escolha que saber ser justos connosco e com os outros. E até com a espécie em si. A menos que aceitemos que é até a ultima escama.

O problema não pode ser pensado tão levianamente como vejo tantas pessoas a fazerem-no. Também conheço muitos profissionais. Quero que tenham emprego para muitos anos, mas urge encontrar um meio com nexo para o poderem fazer. Se não forem travados não vai sobrar peixe nenhum em zonas mais pequenas.

E os lúdicos também. A pesca a dourada está a começar as sérias, será melhor trazermos 10 kg. + a maior do dia durante 50 anos ou trazer 100 kg. por dia e durar isto mais 3 ou 4 anos? Quase todos vão dizer a 1ª, mas a maioria lá, no momento vai escolher a segunda.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #85 em: 09:24 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Boas,

Filipe, podem escolher a segunda opção apenas uma vez... se...
As autoridades não sabem das matanças que se fazem em determinados pesqueiros a espécies concretas e em alturas precisas?
Não estamos a falar em andarem o ano todo à nora, sem saber onde intervir.
A questão das douradas então, na zona da berlenga, são pseudo-lúdicos com o barco cheio, todos os dias da semana durante o mês de Dezembro, se o mar deixar.
Se bem que, a multa para o "pescador lúdico que apanhou peixe a mais" agora até está baratinha, eles no dia a seguir fazem o dobro do peixe para compensar os gastos...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #86 em: 17:15 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Filipe, podem escolher a segunda opção apenas uma vez... se...
As autoridades não sabem das matanças que se fazem em determinados pesqueiros a espécies concretas e em alturas precisas?
Não estamos a falar em andarem o ano todo à nora, sem saber onde intervir.
A questão das douradas então, na zona da berlenga, são pseudo-lúdicos com o barco cheio, todos os dias da semana durante o mês de Dezembro, se o mar deixar.
Se bem que, a multa para o "pescador lúdico que apanhou peixe a mais" agora até está baratinha, eles no dia a seguir fazem o dobro do peixe para compensar os gastos...


Sabem, claro que sabem, mas são 500 efectivos no país todo. Apesar de tudo, esta é uma realidade que dificulta depois o controle.

A parte disso, o resto acaba por ser uma espécie de mentalidade tuga. Só se fiscaliza quando saem ordens de cima, e nesses dias quem lá está lixa-se. De resto parece me que se tenta a manutenção da calmia agradável aos bolsos de todos.

Já referi que tem que se alterar processos. Como pescador lúdico recuso a ser eu a pagar pelo mal dos outros e farei o que estiver ao meu alcance, mesmo sabendo que será insuficiente.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #87 em: 19:24 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Já referi que tem que se alterar processos. Como pescador lúdico recuso a ser eu a pagar pelo mal dos outros e farei o que estiver ao meu alcance, mesmo sabendo que será insuficiente.

Vêm um pouco ao encontro aquilo que penso, estas palavras. A pesca lúdica perdeu o João Borges mas ganhou o FilipePC. Eu acredito que sim.
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #88 em: 19:33 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar .Para bem dos stocks ,espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes


Oh Simões, afinal os nossos amigos Açoreanes estão muito mais atentos do que a malta do contenente.
Deve ser por estarem rodeados de água por todos os lados.

Tanta coisa que andamos aqui a falar e a proposta da Comissão para a redução de capturas do robalos só se aplica às áreas de pesca IVB e C, VIIA, VIID a H. Tudo áreas em volta da Grã-Bretanha e canal da Mancha, sendo que as águas da Bélgica e Holanda já não estão incluídas.

A matéria pode ser consultada aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #89 em: 20:12 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Nélson, a pesca não perdeu o João. Ele vai voltar. Mas tem estado a tratar da vida dele e faz nos muita falta.
Por muito que eu tenha vontade, o tempo é curto, a vida familiar e profissional assim o obriga. Sempre que vir que sou util vou fazer algo e não estou a dormir mesmo na actualidade, só que não tenho meios para evitar nada. Vamos gerir tudo com calma, como eu já referi, só quero o bem de todos, nada mais.

Ainda hoje tive com 2 profissionais, epa gente boa, gosto muito destes dois em especiail, tratam me bem, falam me sempre em terra e no mar, e trocamos impressões, ideias e até segredos no tejo. Não quero mesmo o mal de nng, mas quando se vive em grupo, tem que se encontrar um equilibrio e esse equilibrio por vezes não agrada a todos.

A minha ideia e é a que vou passar no momento certo com as pessoas certas é que existe outro caminho e que é esse que vamos propor. Se não der em nada, ao menos tenta-se.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por Antonio.Silva [Hoje às 11:25]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por plainas [12:18 Terça, 07 de Maio de 2024]

Novo conjunto para pesca em dias frios e noites de inverno. por José Couto [10:56 Terça, 07 de Maio de 2024]