collapse

Autor Tópico: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016  (Lida 24716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #45 em: 17:06 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Sou apologista pelo defeso, como há na caça e na pesca de rio, tudo bem.
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #46 em: 17:30 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A proibir seria a pesca em estuários. Acho que já é feito em alguns países.


 Quem diz que os estuários são berçários que me desculpe mas não percebe nadinha do que diz/escreve.


Não sei se será bem assim...


Sim existe peixe miúdo em todo o lado, mas, sendo os estuários dos habitats mais produtivos em termos biológicos significa que existe muita oferta de alimento e para alem disso constituem um abrigo, logo, faz sentido os animais procurem os estuários para se reproduzir porque são os sítios com melhores condições para tal. daí trem fama de ser berçários.
fica bem

 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11250
  • Agradecido: 1651 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #47 em: 17:45 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
E então?
A conexão dada tem a ver com a captura de peixes juvenis, quando é totalmente errada, e apenas serve para enganar as pessoas. Qualquer estuário tem peixe juvenil e peixe grande.

Aliás o peixe não está no mesmo lugar, querem ver que as douradas, corvinas e robalos que estão no estuário não são as mesmas que depois vão ao mar? Claro que são. As que agora andam atrás dentro do estuário não são as que estão a caminho do cabo e vereda... Até se diz que para desovar  :D... Inventam-se conceitos que a mim me fazem muita confusão.

O principal da pesca neste momento é todos entenderem que se tem que cortar um mal pela raiz, ir ao cerne da questão e não procurar solucionar tudo da maneira mais incompetente que há.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #48 em: 17:47 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Quem defende a proibição total em estuários esta-se a lembrar que a pesca de juvenis de menos de 36cm já é proibida na pesca lúdica?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11250
  • Agradecido: 1651 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #49 em: 18:03 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Grande Zé Maria, está tudo dito...  :D.

Eles querem é depois ir vender o peixe muito mais caro, pois a maioria dos lúdicos deixa de os pescar.

Com o aumento previsto para 42 cm., ou até para 48 cm. como já li em propostas, continua a ser a desculpa de peixe juvenil  :D. Que cambada que anda metida nisto...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5109
  • Agradecido: 395 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #50 em: 18:14 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
menos de 36cm já é proibida na pesca lúdica?

Acho que também é assim para a profissional. Só que um lúdico devolve com vida e o profissional devolve tudo morto.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora imaginem que pesco um robalo consideravel, o peixe engole o anzol.
Eu não sei tirar o anzol sem ser enfiar uma tesoura na boca do peixe, e assim dou cabo da boca do peixe  ::)
Se corto o estralho, o peixe acaba por morrer na agua.

Abraço

Tu terás que devolver um peixe morto. Um profissional terá que devolver caixas e caixas.
« Última modificação: 18:22 Sexta, 13 de Novembro de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #51 em: 18:33 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora imaginem que pesco um robalo consideravel, o peixe engole o anzol.
Eu não sei tirar o anzol sem ser enfiar uma tesoura na boca do peixe, e assim dou cabo da boca do peixe  ::)
Se corto o estralho, o peixe acaba por morrer na agua.

Cortem o estralho que o peixe não vai morrer, o peixe não tem um aparelho digestivo como o nosso.

Um peixe libertado vale muito mais do que um anzol que se possa perder.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #52 em: 18:36 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Boas,

Já muito foi dito e até acho que nem vou acrescentar nada, mas...

A opinião que se deve fazer "qualquer coisa" para proteger, é unânime e se calhar até alguns profissionais mais informados concordarão, no entanto, e aqui é que as opiniões começam a divergir é, - o que é fazer "qualquer coisa"?-

Um defeso, sinceramente, sou a favor, para as espécies que considero mais importantes na nossa costa, sendo o robalo, dourada, sargo e corvina.

Agora, um defeso de 6 meses é mesmo a pedir que a malta ignore, principalmente os que já estão habituados a ignorar as leis, resto "eu", que tento cumprir ao máximo, ficar a olhar para os "outros" a passar todos contentes com os robalos à cintura.

Como já disseram por aí, isto ainda não é lei, se bem que começa-se a adivinhar o esboço do que o futuro reserva, até lá, as autoridades que se preocupem em fazer fiscalização séria, principalmente aos "pseudo-lúdicos" e aos "pouco-profissionais" da nossa praça, até nós sabemos quem eles são, como é que as autoridades não sabem??!!
Assim, quando saírem leis que preservem um pouco as espécies, já estarão mais preparados para as fazer cumprir...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline PMassacote

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 94
  • Agradecido: 6 vezes
    • Bx. Banheira
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:38 Terça, 18 de Agosto de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #53 em: 18:37 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Isto é tudo uma grande treta....

Porque imaginem só as autoridades irem fiscalizar os barcos de pesca no rio tejo.... De janeiro até março +/-, depende da temperatura da água.... 90% das capturas que se fazem são de robalos... Pois nesses meses, as aguas estão frias e de outras especies de peixes são escassas....
Ou seja, nesses meses deixa de haver pesca no tejo???? Pois se estão à pesca têm robalos no barco... E de terra? Podemos pescar enguias?
Já sei, vamos pescar aqueles senhores que andam à ameijoa (devem dar bons puxões nas linhas)...

Mais uma lei de papel....

Para mim, deveria de ser era: "acabarem com a pesca à rede nos estuários", pois isso é que acaba com o peixe nos mesmos...
Apanharem às 15 toneladas de corvinas num só lançe NÃO FAZ MAL NENHUM À ESPÉCIE.......
Cercarem cardumes de robalos com as redes, quando andam à caça, NÃO FAZ MAL NENHUM À ESPÉCIE.....
Colocarem redes e depois andarem a lançar "bombas de luz" para a àgua, ou andarem a bater com caixas nos barcos em direcção às redes, NÃO FAZ MAL NENHUM ÀS ESPECIES....

Pescarem com aparelhos, à cana.... O peixe só é apanhado se la fôr comer.... Mas não, isto não interessa... É mais giro colocar uma lei que ninguem vai cumprir...

Penso que o civismo das pessoas é que está em jogo, as pessoas têm de aprender a conservar o que têm... Têm de ser ensinadas. E não é com estas leis.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11250
  • Agradecido: 1651 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #54 em: 18:48 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cortem o estralho que o peixe não vai morrer, o peixe não tem um aparelho digestivo como o nosso.

Um peixe libertado vale muito mais do que um anzol que se possa perder.


Exactamente o contrário do que o MAGINA explicou o ano passado no WORKSHOP. Segundo ele, eles quase sempre morrem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #55 em: 18:52 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
oh FilipePc

contínuo sem perceber porque é que tu achas que quem diz que os estuários são berçários não percebe nada.
Então tu que deves perceber bem explica lá porque não faz sentido os peixes procurarem os estuários para desovar e preferirem mais outros sítios.
obrigado desde já
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #56 em: 19:01 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cortem o estralho que o peixe não vai morrer, o peixe não tem um aparelho digestivo como o nosso.

Um peixe libertado vale muito mais do que um anzol que se possa perder.


Exactamente o contrário do que o MAGINA explicou o ano passado no WORKSHOP. Segundo ele, eles quase sempre morrem.

Se lhe enfiar o desembuchador e o peixe sangrar morre de certeza. Então se for um peixe plano é garantido.
Se eu nunca tivesse apanhado peixe com anzóis ferrugentos no aparelho digestivo estava mais convencido de que morriam.

É que há conta de terem embuchado, há muito peixe que acaba no fundo saco.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11250
  • Agradecido: 1651 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #57 em: 19:13 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Porque não entendem nada. Como queres que te explique isso? Já te disse que a conexão que dão a essa expressão está ligada a captura de peixe juvenil...

Ora eu vá onde for, ha peixe pequeno ao monte. Eu vou a Costa a bóia e a sargos pequenos ao monte, Vou a Trafaria e mesmo a Cova e em determinada época do ano aquilo tem douraditas ao monte, vou as praias e está cheio de bailitas... Eu pergunto, o problema é do estuário? Os estuários são zonas ricas em peixe sim, mas o mar também, lol, não é diferente, talvez mude um pouco as espécies... Mas as zonas onde se pescam embarcada então serão berçários de safias? de besugos? epa... Isso é tudo tão relativo...  É um conceito enganador, totalmente falso e quem pensa assim não pode conhecer bem os estuários.

Dentro do Tejo e do Sado temos grandes douradas, corvinas, pargos, sargos... Temos é que educar as pessoas para que não matem peixe abaixo das medidas, temos é que arranjar forma de fiscalizar em condições as capturas de peixe e temos é que proibir as redes, principalmente as redes e arrastos em zonas onde o peixe viva/desove.

A pesca à cana não é uma pesca de que dizime as espécies. Temos que defender o que é nosso com pés e cabeça. Aceitar restrições sem nexo, não. Eu pesco aqui na zona há 30 anos. Sabes que fiz pescas dizimadoras, assumo sem problemas e com orgulho, pois foram feitas em alturas sem medidas, sem limites. Aprendi que estava ou está errado, e passei a procurar peixe maior, mesmo que nem sempre consiga. Sei que os estuários têm peixe muito grande, a escolha é das pessoas e das autoridades. Permitir tudo, ou chegar a um conceito base que vise proteger o futuro. Eu há muito que escolhi.

Quando apanho peixe mais pequeno( mesmo com medida), tento não trazer tudo e mais alguma coisa, e no dia a dia procuro os peixes bem acima dos limites legais ( como já referi nem sempre consigo). Os estuários são muito mais do que berçários. São zonas ricas, tranquilas e muito boas para se passar um dia a fazer o que se gosta. O problema está nas mentalidades, só isso.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11250
  • Agradecido: 1651 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #58 em: 19:25 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se lhe enfiar o desembuchador e o peixe sangrar morre de certeza. Então se for um peixe plano é garantido.
Se eu nunca tivesse apanhado peixe com anzóis ferrugentos no aparelho digestivo estava mais convencido de que morriam.

É que há conta de terem embuchado, há muito peixe que acaba no fundo saco.


Sabes que tirando quando vem no beicinho, quase sempre morrem. Tenho solto muito peixe nos ultimos 2 a 3 anos e reparo nisso. Se vierem embuchados esquece. Mesmo assim um gajo solta, mas... Eu estou a fazer um relato onde vais ver uma savelha enorme a morrer, que nem vinha embuchada... Fiz um vídeo da libertação e... Também soltamos uma dourada com medida mas pequena a dias e foi igual...

Eu ouvi com atenção o Magina, ele tem a sua razão nesse campo. Realmente eles morrem muito facilmente mesmo quando os soltamos.

Mas isso é o menos importante desta temática toda. Preocupa-me sim que as pessoas se deixem ludibriar. Não nos deve fazer confusão algumas medidas, mas proibições é o pior que pode acontecer. Deve se pensar a pesca para o futuro e fiscalizar.

Deixo aqui mais uma... Como sabem as Berlengas estão no geral interditas, tirando pequenas zonas, quem lá for de barco e conhecer aquilo, cada pedrinha, cada rocha ilhada tem aparelhos a volta, Cada uma... lol. O problema está longe de ser resolvido com medidas deste tipo. Tu podes interditar, mas... vai haver quem continue a infrigir em grande escala, e logo quem mais destrói o ecossistema. Ao invés os que não o fazem por ser proibido, vão fazer com que aqueles que prevaricam lucrem com tudo isto.

Com pés e cabeça podemos todos pescar muitos anos sem haver este tipo de medidas. Na pesca e na vida sou contra o justo pagar pelo pecador.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #59 em: 19:38 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Filipe, as Savelhas são muito pouco resistentes fora de agua pelo que morrem muito mais cedo que os outros peixes (a cavala também dura muito pouco tempo fora de agua). Não terá sido por essa razão que morreu ?! Eu também as apanho e quando liberto noto isso. Já tenho soltado alguns peixe sem ser pela boca que têm sobrevivido e pela boca não me lembro de um que tivesse morrido. Quando embucha e sangra... não há hipótese.

A temática central é muito complexa. Haverá muita gente com ideias sobre a resolução do problema mas há tanta gente que defende tanta coisa diferente que não vai ser possível nunca agradar a todos. É importante tomar medidas ! E que as medidas que tomem que tenham impactos positivos.
« Última modificação: 19:43 Sexta, 13 de Novembro de 2015 por NelsonP, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por WilsonQuasepescador [Hoje às 01:25]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por ffgsoares [15:29 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]