collapse

Autor Tópico: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016  (Lida 24676 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #90 em: 12:29 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
E vou deixar aqui 2 bons exemplos:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] - 18,2 toneladas em 3 dias de pesca

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] - dá bem para ver os tamanhos e pesos, logo é só fazer contas. Nós temos que os soltar, mas eles vão para a lota. À direita 3.100 kg. a dividir por 7. À esquerda 4.900 kg. a dividir por 13.

É isto que tem que terminar, para que todos possam viver.
« Última modificação: 12:30 Quarta, 18 de Novembro de 2015 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline nelson sampaio

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #91 em: 12:43 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
terão confundido o medida mínima do robalo com o carapau
ate da do ver peixes desse tamanho a caminho da lota
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #92 em: 14:12 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Acompanho de perto essa realidade das fotos. É uma vergonha.
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #93 em: 14:17 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Não posso garantir, mas na legislação penso que há uma cota para exemplares abaixo da medida mínima.
Isso então é que é incompreensível, porque antes demais permite a prática e o uso de artes que não são selectivas e que preservem os juvenis.
Senão permitisse, eles não tinham abrangência na legislação.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #94 em: 14:26 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depois de ler as opiniões dos companheiros que participaram neste post, chego à conclusão que aliás, todos nós já chegámos:

    - Os stocks de robalos estão a baixar drasticamente de ano para ano!

A notícia fala-nos de uma proposta apresentada pela Comissão Europeia com o objectivo de permitir que, nos primeiros 6 meses de 2016, o robalo possa completar o ciclo de desova com uma probabilidade aceitável de êxito.

Perguntar-se-á,,, chega?
    - Não!
    - Claro que não!!!

Mas o caminho faz-se caminhando... é apenas um começo.

Terão que haver outras medidas que possibilitem complementar estes primeiros passos...

Eu, pessoalmente, sou a favor de áreas protegidas onde simplesmente a pesca deverá ser interditada.

É a minha opinião,,, vale o que vale!

Parafraseando António Simões, diria o seguinte:
    - Também eu gostaria de pescar nos bancos dos areais sem fim, que percorrem a memoria de "velhos" lobos do mar, de tempos que teimam em não voltar...


A ínsua em caminha era para ser uma área protegida porque aquilo é um mundo, á todo o tipo de seres lá, antigamente até lagostas.
Mas ainda há anchova, robalo, sargo, dourada ( poucas) enguia, salmao, truta Marisca, peixes planos, sardinha, etc tudo e mais alguma coisa......
Mas não sei o porquê o projecto foi abandonado.
Aquilo é onde quase todo o peixe de Moledo, âncora, grande parte do rio Minho , parte de Espanha, Afife e até mesmo Viana  se desenvolve e reproduz ( nos estuários do Minho e lima também se reproduzem)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #95 em: 14:34 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe, as Savelhas são muito pouco resistentes fora de agua pelo que morrem muito mais cedo que os outros peixes (a cavala também dura muito pouco tempo fora de agua). Não terá sido por essa razão que morreu ?! Eu também as apanho e quando liberto noto isso. Já tenho soltado alguns peixe sem ser pela boca que têm sobrevivido e pela boca não me lembro de um que tivesse morrido. Quando embucha e sangra... não há hipótese.

A temática central é muito complexa. Haverá muita gente com ideias sobre a resolução do problema mas há tanta gente que defende tanta coisa diferente que não vai ser possível nunca agradar a todos. É importante tomar medidas ! E que as medidas que tomem que tenham impactos positivos.
Pelo menos a truta quando vem com os triplos e se retira com cuidado está fica bem viva, já apanhei a mesma truta 2 vezes uma vez.......
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #96 em: 13:10 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
boas,

Quantos dias e quantos pescadores desportivos são precisos para apanhar as 18.2t das fotos acima ?????
Para minha e limitar e fiscalizar a pesca comercial e de uma vez por todas arrumar com barcos de arrasto.
criar zona proibidas a pesca de qualquer tipo e todas as regiões do pais.(zona identificadas que são uma mais valia para a reprodução ).
e também gostava de saber onde e utilizado o dinheiro das licenças de pesca. 


cpts
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #97 em: 14:04 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas,


e também gostava de saber onde e utilizado o dinheiro das licenças de pesca. 





boa pergunta, também gostava de saber. Para assegurar os custos de fiscalização não deve ser. nunca fui fiscalizado desde  que comecei a pescar (2 anos)...
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #98 em: 14:11 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas,


e também gostava de saber onde e utilizado o dinheiro das licenças de pesca. 





boa pergunta, também gostava de saber. Para assegurar os custos de fiscalização não deve ser. nunca fui fiscalizado desde  que comecei a pescar (2 anos)...


 ::) ::) ::) Amigo, eu já ando a pescar desde o século passado e só fui abordado 1 vez!!!  C:-) C:-) C:-) :)) :)) :)) :)) Bem bom, não ?
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #99 em: 14:18 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 ::) ::) ::) Amigo, eu já ando a pescar desde o século passado e só fui abordado 1 vez!!!  C:-) C:-) C:-) :)) :)) :)) :)) Bem bom, não ?


E foste, porque nessa altura seria Carnaval e tu estarias a pescar de mini-saia e umbiguinho ao léu    O:-)
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline nelson sampaio

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #100 em: 14:53 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
fiscalização?
o que é isso?
 

Offline Olho de peixe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #101 em: 16:11 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Isto anda tudo trocado, já não percebo nada de nada, com cana de pesca em muitos anos nunca pesquei um robalo ovado, no entanto já vi grandes malhas de meijoeiras carregadas com os ditos e 4 a 7 kg, que coitadinhos nem se podiam mexer com tantas ovas. No período entre 15 de novembro do ano de 2015 e 19 de novembro de 2015 ficaram cravados nos anzóis, 2 robalos e uma baila com o tamanho de um dedo indicador. Se por boa medida tinham 10 cm, quando eclodiram os ovos destes? Em que altura foi a desova? Como conseguiram enfiar um anzol de tal tamanho quase impossivel de tirar, sem rasgar?
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #102 em: 22:14 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
''As áreas ICES e a proibição do robalo para 2016.

Muito se tem dito sobre a proibição da pesca do robalo para 2016, felizmente ou infelizmente essas medidas não se aplicam a Portugal, que é a área IXa da ICES, por isso não afectada pelas medidas do artigo 10 da proposta da UE.''

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #103 em: 13:22 Sexta, 11 de Dezembro de 2015 »
Bem, eu já tenho por aqui mencionado a minha opinião em relação a isto.

1º - Deve-se consciencializar. Dos mais pequenos aos maiores, todos devem ser alertados para o facto de se trazer peiem miúdo... vale o que vale porque estamos em Portugal e para os Portugueses, "uma azeitona é mais pequena e tem caroço". Se convencermos um em dez não é mau, mas é difícil convencer alguém quando não posso reter um embuchado que morreu.

2º - É imperativo criar zonas de exclusão. É imperativo criar zonas especiais onde a pesca seja proibida totalmente.

3º - É imperativo criar defesos.

4º - É imperativo FISCALIZAR. Sem este ponto, por muito bem intencionados que sejamos todos, e por muito que se implementem as regras acima... não vai dar em nada. O Português geralmente não é educado de maneira a ser consciencioso e por isso haverá sempre alguém a pescar nas zonas interditas, nas épocas interditas e o peixe que muito bem entender... e não serão um ou dois acreditem.

Dou o exemplo dos rios: Há limites mínimos, defesos, zonas de restrição e consciencialização e tudo o mais à anos e anos (Desde que me lembro que sou pescador pelo menos, e já lá vão 20 anos). 
E todos sabemos o estado a que chegaram algumas zonas... acabaram trutas, salmonídeos, nalguns locais até carpas e achigãs... E inclusivamente, apesar de haver muita consciencialização, há pessoas que vão pescar trutas no dia seguinte à sua reintrodução: os serviços responsáveis colocam 100 trutas de reposição e um (UM ÚNICO) lúdico tira 36 no dia seguinte (contaram-me esta historieta, não sei se será mesmo assim, mas acredito em tudo).

Assim é impossível. TEM QUE SE FISCALIZAR, em Portugal, terra dos chicos espertos TEM QUE SE FISCALIZAR. E não é na pesca apenas, é em tudo: subsídios, trabalho ilegal, impostos, etc... tudo em que se possa fugir. Somos um povo muito trabalhador, valoroso, bem educado, produtivo e etc, mas apenas quando somos fiscalizados. Senão reinará numa percentagem grande de indivíduos a chico espertice tuga e o olhar apenas para o seu umbigo: quem vier atrás que feche a porta.

E fiscalizar é para todos, lúdicos, profissionais ao abrigo de lúdicos (balanceiros), profissionais de verdade... todos os que tiram peixe da água devem ser fiscalizados.

Dou como exemplo a barragem do Carril. Sendo uma barragem concessionada "tipo coutada" existe peixe grande (carpas e achigã) e de "mais fácil captura", temos que ter uma licença especial e apenas podemos levar para casa peixes grandes. O tipo da 4L (pelo menos era esse o carro que o fiscal tinha) anda sempre por lá, e os prevaricadores são poucos. Eu fui lá umas 4 vezes e apenas da última não fui fiscalizado e apenas porque só lá tive duas horitas. Claro que há prevaricadores à mesma, e tipos que até sabem a que horas o senhor passa e se dão (ou davam que acho que já terminaram com a atividade) ao luxo de ter uma rede para capturar uns achigãs. Mas são muito poucos e sabem que mais dia menos dia serão agarrados.

Ora neste contexto digo: se for testar qualquer coisa e pretender ter a melhor hipótese de captura, vou ao carril se for para ter um grande desafio e quase de certeza vir de mãos a abanar vou a outro lado. E indo lá não me atrevo a prevaricar.

Abraço
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #104 em: 13:41 Sexta, 11 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
''As áreas ICES e a proibição do robalo para 2016.

Muito se tem dito sobre a proibição da pesca do robalo para 2016, felizmente ou infelizmente essas medidas não se aplicam a Portugal, que é a área IXa da ICES, por isso não afectada pelas medidas do artigo 10 da proposta da UE.''

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 :hummm: :hummm: :hummm: O Povo Legislador foi nosso amigo!!! E foi, por uma razão bastante básica e simples. Sabe de antemão que por nós, Lúdicos Portugas, nada vai ser delapidado pois somos uns "Gradeiros de Primeira Água"  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:

PS - Têm dúvidas................................ ........?
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por PedroMC [Hoje às 04:40]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [Hoje às 04:37]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Zagaia [18:14 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]