collapse

Autor Tópico: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016  (Lida 24350 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« em: 14:03 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar .Para bem dos stocks ,espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: matgaiato

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #1 em: 14:28 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
 :hummm: :hummm: :hummm: :hummm: :hummm: Lá teremos de ir aos Gambuzinos  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #2 em: 14:35 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Hehehehe Cabé, eu levo o candeeiro
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #3 em: 14:39 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Prontos la terá de ser o C&R  :P :P e estar sempre a rezar para que o de 8kg não apareça pois poderei pecar  :-X :-X

Estou mesmo a imaginar o povo na foz a devolver o robalo  :hahaha: :hahaha: :hahaha: :LooooL2: :LooooL2:
"born to fish forced to work"
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #4 em: 14:42 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hehehehe Cabé, eu levo o candeeiro

 8) 8) Obrigado ó Claudio!!! :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #5 em: 14:57 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Isto também afecta o pescador lúdico?  :shock:
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

Offline rui_v

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:40 Sábado, 31 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #6 em: 15:14 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto também afecta o pescador lúdico?  :shock:

Afirmativo!
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #7 em: 16:19 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Era tão fácil evitar isto se fiscalizassem para não os pescarem com 10cm. :(
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #8 em: 16:24 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Era tão fácil evitar isto se fiscalizassem para não os pescarem com 10cm.

Ó então que não pescassem desenfreadamente noutros tempos, para ter um grande lucro momentâneo.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #9 em: 17:21 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto também afecta o pescador lúdico?  :shock:

Épa, não devia, porque quem dizima não são os lúdicos são os profissionais. Mas se por acaso as autoridades só proibissem os profissionais havia de ser bonito... acho que começavam a aparecer pescadores lúdicos mortos a boiar no mar.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #10 em: 17:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não sei como como funciona a fiscalização para os profissionais, mas se for como fazem com os lúdicos (nenhuma) esta medida é tão útil na preservação do robalo como a ida ao gambuzinos do Cabé.... :)
"ah e tal não temos meios".... epá sempre podem ir de submarino não me interessa.se nos damos ao luxo de ter submarinos então é porque temos outros meios marítimos aos magotes, ou então não, mas isto já seria conversa para ter fora do pesqueiro.pt
Cá para mim o que vai acontecer é que os que não cumprem com as medidas vão continuar a apanhar e aqueles cumpridores como nós já não levavam os pequenos e agora não vão levar nenhuns...

ps: não é que me afete muito a mim porque mais depressa encontro uma agulha num palheiro do que apanho algum robalote com medida ehehehe

cumps
 

Offline pantao

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #11 em: 17:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Portugal no seu melhor!
Mais uma vez não apostam na educação e fiscalização.
Gostava de saber para que é utilizado o meu dinheiro da licença de pesca???
Deve ser para fazerem placas a dizer proibido pescar...
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #12 em: 17:58 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
É triste, muito triste ... não são os pescadores lúdicos que dizimam o robalo ...mesmo os asnos que o trazem para casa bebé... é hora de lembrar que nem tudo o que vem à rede é peixe e que há que respeitar as normas já estabelecidas para evitar este tipo de situações... não deixa de ser um mau passo esta lei uma vez que só foi necessária porque falhou a aplicação de outras leis nomeadamente sobre dimensões mínimas e pesca abusiva. Estão a fazer pouco e tarde demais até porque todos sabemos que vai-se continuar a pescar robalo... não impuseram bem as leis antigas porque iriam impor estas?... Fazer leis é barato, fazê-las cumprir é outra história ... Esperemos que corra pelo melhor... :hummm:
 

Offline ki_ko

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 176
  • Agradecido: 1 vezes
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #13 em: 18:03 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
 leis de :dificil: !!!! não era melhor aumentar o tamanho mínimo!!!!

vendo cana de spinning e vinis com menos de meia dúzia de utilizações a preço simbólico , ou alugo no primeiro semestre do ano!
 

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #14 em: 18:15 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
leis de :dificil: !!!! não era melhor aumentar o tamanho mínimo!!!!

vendo cana de spinning e vinis com menos de meia dúzia de utilizações a preço simbólico , ou alugo no primeiro semestre do ano!

Aumentar o tamanho não serve em nada, pois o barcos que apanham toneladas de robalo ao separarem o peixe em alto mar o de tamanho inferior ao permitido ia ser mandado borda fora e já sem vida, o problema não é os pescadores lúdicos que pescam ao spinning, surfcasting, bóia etc etc é sim as toneladas que os grandes barcos apanham.
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #15 em: 18:20 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
leis de :dificil: !!!! não era melhor aumentar o tamanho mínimo!!!!

vendo cana de spinning e vinis com menos de meia dúzia de utilizações a preço simbólico , ou alugo no primeiro semestre do ano!

Aumentar o tamanho não serve em nada, pois o barcos que apanham toneladas de robalo ao separarem o peixe em alto mar o de tamanho inferior ao permitido ia ser mandado borda fora e já sem vida, o problema não é os pescadores lúdicos que pescam ao spinning, surfcasting, bóia etc etc é sim as toneladas que os grandes barcos apanham.

sim mas a proibir para  uns têm que proibir para todos. Depois havia a tal conversa dos profissionais: "então nós que precisamos de pescar para sobreviver não podemos, mas os outros que pescam por brincadeira já podem" acho que não seria justo para eles, se bem que foram eles que criaram o problema
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #16 em: 18:43 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »

...não têm nada que ser para todos, pesca lúdica é um desporto... também é proibido conduzir a mais de 120 nas autoestradas mas os carros de F1 dão os 300 e 400 se preciso ... não há que se medir com a mesma bitola...e além disso sim , a falta de cuidado e a GANÂNCIA é que provocaram isto...
« Última modificação: 21:06 Quinta, 12 de Novembro de 2015 por Zé Maria, Motivo: tira citação desnecessária »
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #17 em: 18:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
a lei ainda nao foi aprovada mas deve mesmo ir para a frente...  :(

Fui eu comprar material e amostras para agora encostar tudo ainda por estrear... ::)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #18 em: 18:55 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Fogo!! Só em 2016???

Eu comecei a cumprir essa lei no final de 2014... ainda não pesquei nenhum robalo desde então...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #19 em: 19:19 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Nao sou o arauto ou o presidente da junta de freguesia,mas tive e tivemos alguns de nos na luta por esta lei com o Manifesto pela pesca.
Alguns nao se devem lembrar,porque ainda nao pescavam talvez,mas em 2006/2007 devo lembrar-vos que se recolheram milhares de assinaturas em lojas de pesca,na rua pelo Manifesto que fez com que pela primeira vez os pescadores ludicos fossem recebidos na assembeia da republica,que fossemos houvidos nas radios,por uma lei mais justa e defensora das especies em perigo de extinção como o robalo.Ja nessa altura (esta no manifesto)pediamos o defeso biologico da desova do robalo nos meses de Jan/Fev e proibiçao para todos incluindo ludicos e profissionais.Zonas de interdição completa da pesca como as Berlengas.Zonas de estuarios e berçários das especies ;zonas exclusivas de protecção e criação..
Na Irlanda ja e proibido ha anos e os barcos profissionais sao vistoriados em mar por velozes Zebros e policia armada.Os ludicos so podem pescar dois exemplares por dia.Qual foi o resultado???O mar da Irlanda tem milhares de robalos e a pesca ludica criou postos de trabalho,guias de pesca e criação de riqueza em zonas pobres rurais com aluguer de quartos,habitaçoes etc etc.
Agora vem esta lei que é um assunto serio e o futuro da sobrevivencia da especie e....parece-me que nada do que lutamos nao faz sentido para alguns de nós??Entao e a Bretanha ,sabem qyantas lojas ,guias vivem disto????É  brutal...mas neste momento esta tudo de acordo se bem com as habituais hostilidades dos monopólios,que este é o caminho certo para que daqui a 5 anos tenhamos novamente peixe ..porque sem isso sabem quantas lojas em Portugal fecharam por nao terem clientes ??por nao venderem iscos ,?????por nao haver peixe!!!!meus senhores.

Antonio Simoes
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #20 em: 19:22 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Fazer nova petição publica faz sentido?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #21 em: 20:31 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cá para mim o que vai acontecer é que os que não cumprem com as medidas vão continuar a apanhar e aqueles cumpridores como nós já não levavam os pequenos e agora não vão levar nenhuns...

ps: não é que me afete muito a mim porque mais depressa encontro uma agulha num palheiro do que apanho algum robalote com medida ehehehe

cumps

As medidas são necessárias já que teimam em não arranjar meios para fiscalizar ! O que dizes é certo, os que nunca respeitaram vão continuar a não respeitar mas os que respeitam deixam de apanhar robalos. Multiplica por muitas cabeças com a mesma atitude, multiplica por muitos outros que têm medo de serem apanhados pela fiscalização que não existe e deixam de ir....Tanto na pesca apeada ao fundo, á boia, ao Spinning ou de barco... Vão ser um grande numero de gente que deixa de pescar. Depois podem-me dizer que o problema não são os lúdicos, e eu concordo, mas é urgente tomar medidas. Tenho a esperança que a medida surta efeito e que um dia possa eu tambem apanhar um robalo em condições porque tal como tu é um peixe que me passa completamente ao lado  nos anos que tenho de surfcasting (refiro-me a exemplares de jeito).

Nelson Peres
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #22 em: 21:14 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
E é isto!

Não há robalos mas há outras espécies cuja retenção continua a ser permitida, teremos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Este é o efeito da sobre exploração do mar, uma triste mas dura realidade que no meu ver só tende a piorar.
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #23 em: 22:31 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nao sou o arauto ou o presidente da junta de freguesia,mas tive e tivemos alguns de nos na luta por esta lei com o Manifesto pela pesca.
Alguns nao se devem lembrar,porque ainda nao pescavam talvez,mas em 2006/2007 devo lembrar-vos que se recolheram milhares de assinaturas em lojas de pesca,na rua pelo Manifesto que fez com que pela primeira vez os pescadores ludicos fossem recebidos na assembeia da republica,que fossemos houvidos nas radios,por uma lei mais justa e defensora das especies em perigo de extinção como o robalo.Ja nessa altura (esta no manifesto)pediamos o defeso biologico da desova do robalo nos meses de Jan/Fev e proibiçao para todos incluindo ludicos e profissionais.Zonas de interdição completa da pesca como as Berlengas.Zonas de estuarios e berçários das especies ;zonas exclusivas de protecção e criação..
Na Irlanda ja e proibido ha anos e os barcos profissionais sao vistoriados em mar por velozes Zebros e policia armada.Os ludicos so podem pescar dois exemplares por dia.Qual foi o resultado???O mar da Irlanda tem milhares de robalos e a pesca ludica criou postos de trabalho,guias de pesca e criação de riqueza em zonas pobres rurais com aluguer de quartos,habitaçoes etc etc.
Agora vem esta lei que é um assunto serio e o futuro da sobrevivencia da especie e....parece-me que nada do que lutamos nao faz sentido para alguns de nós??Entao e a Bretanha ,sabem qyantas lojas ,guias vivem disto????É  brutal...mas neste momento esta tudo de acordo se bem com as habituais hostilidades dos monopólios,que este é o caminho certo para que daqui a 5 anos tenhamos novamente peixe ..porque sem isso sabem quantas lojas em Portugal fecharam por nao terem clientes ??por nao venderem iscos ,?????por nao haver peixe!!!!meus senhores.

Antonio Simoes




estou de acordo que devem ser criadas leis para defender a espécie tais como essa do defeso na época da desova, mas diz me lá qual vai ser o efeito prático se não houver fiscalização?
Vai apenas prejudicar os cumpridores  e o impacto positivo não vai ser muito grande axo eu.
Se a fiscalização fosse apertada e se houvesse uma sanções decentes como multas a sério e inibição de pescar tal como se faz com a condução, aí sim o pessoal começava a ter medo....
 

Offline Costa_Vicentina

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 817
  • Agradecido: 33 vezes
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #24 em: 22:41 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
era para investir numa cana de spinning assim,,,
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #25 em: 22:46 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Os barcos vão continuar a apanhá-los. Que eu saiba ainda não há redes nem palangres anti-robalo. E depois vão deitá-lo fora como sempre fizeram ao peixe sem valor.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #26 em: 22:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Ainda no outro dia um pescador ao meu lado levou para casa um sargo tipo porta-chaves... e guardou-o todo contente. Tudo o que apanhava levou para casa, a maioria sem medida. Conclusão: como não há fiscalização, quem antes apanhava peixe sem medida (robalos incluídos) vai continuar a fazê-lo e de forma impune.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline Alvaro Joel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:01 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #27 em: 22:49 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Ora... Não vou deixar de ir à pesca só por causa da proibição.
Aliás, não sou eu que escolho o peixe que se atira ao anzol...
A policia maritima, em vez dos passeios de barco douro acima, poderia parar junto dos pescadores e ver se tem licença e pesca dentro "dos limites"
Agora se eles não actuam, a proibição acaba por cair "em saco roto"
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #28 em: 00:35 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar. Para bem dos stocks , espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes

Também li a notícia e congratulo-me com a proposta apresentada pela Comissão Europeia.

A ideia é proibir a pesca comercial e recreativa do robalo na primeira metade de 2016, e permitir na segunda metade de 2016 o máximo de 1 tonelada mensal para a pesca comercial, e de 1 saco de peixe para os pescadores recreativos.

Vamos ver se corre bem!!!

Quanto a si Simões, estou certo que os robalos virão de novo à sua terra e o meu amigo terá oportunidade de reviver as emoções fortes que tão bem guarda nas suas memórias.

Forte abraço.
Hasta la próxima marea !
 

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #29 em: 01:15 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Concordo e assino por baixo em relação à falta de fiscalização, a época do defeso e outros... Mas, como lúdico, acho 6 meses de proibição um exagero!!

Então o que vou naquelas noites chuvosas de Abril?? Ficar ao seco em casa e ganhar juízo??  :loool:

Mas depois logo se vê...
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #30 em: 07:12 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar. Para bem dos stocks , espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes

Também li a notícia e congratulo-me com a proposta apresentada pela Comissão Europeia.

A ideia é proibir a pesca comercial e recreativa do robalo na primeira metade de 2016, e permitir na segunda metade de 2016 o máximo de 1 tonelada mensal para a pesca comercial, e de 1 saco de peixe para os pescadores recreativos.

Vamos ver se corre bem!!!

Quanto a si Simões, estou certo que os robalos virão de novo à sua terra e o meu amigo terá oportunidade de reviver as emoções fortes que tão bem guarda nas suas memórias.

Forte abraço.

Essa do saco esta um pouco comédia, pois o meu saco pode levar 10kg de peixe e o do vizinho 20kg... Deviam estipular kg ou n° de exemplares... Não estou a ver a malta ao surfcasting ou spinning apanhar um robalo de 3 kg durante a proibição a a mandar ao mar...
 

Offline João Pinto

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #31 em: 09:54 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não vai acontecer nada ... o pessoal está todo stressado para nada, quem cumpre as medidas vai ao carro meter o Robalo no carro, quem não cumpre até vai andar com eles á cintura como se fosse um colar  ;D

Não é por interditarem coisa alguma que o pescador vai respeitar se não houver fiscalização, a meu ver seria bem mais fácil controlar isto, era lixar os profissionais e lúdicos que não cumprem pesos máximos ou tamanhos minimos mas para isso era necessário haver fiscalização
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #32 em: 10:05 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Quando tiver tempo, logo dou a minha opinião fundamentada.

Deixo no entanto a minha opinião que é contrária a discussão apresentada pela UE.

Antes de mais isto não é uma lei, mas sim uma proposta, não se deixem ludibriar... Depois o problema não esta onde dizem estar e a solução está longe de passar por as medidas que querem apresentar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #33 em: 11:08 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nao sou o arauto ou o presidente da junta de freguesia,mas tive e tivemos alguns de nos na luta por esta lei com o Manifesto pela pesca.
Alguns nao se devem lembrar,porque ainda nao pescavam talvez,mas em 2006/2007 devo lembrar-vos que se recolheram milhares de assinaturas em lojas de pesca,na rua pelo Manifesto que fez com que pela primeira vez os pescadores ludicos fossem recebidos na assembeia da republica,que fossemos houvidos nas radios,por uma lei mais justa e defensora das especies em perigo de extinção como o robalo.Ja nessa altura (esta no manifesto)pediamos o defeso biologico da desova do robalo nos meses de Jan/Fev e proibiçao para todos incluindo ludicos e profissionais.Zonas de interdição completa da pesca como as Berlengas.Zonas de estuarios e berçários das especies ;zonas exclusivas de protecção e criação..
Na Irlanda ja e proibido ha anos e os barcos profissionais sao vistoriados em mar por velozes Zebros e policia armada.Os ludicos so podem pescar dois exemplares por dia.Qual foi o resultado???O mar da Irlanda tem milhares de robalos e a pesca ludica criou postos de trabalho,guias de pesca e criação de riqueza em zonas pobres rurais com aluguer de quartos,habitaçoes etc etc.
Agora vem esta lei que é um assunto serio e o futuro da sobrevivencia da especie e....parece-me que nada do que lutamos nao faz sentido para alguns de nós??Entao e a Bretanha ,sabem qyantas lojas ,guias vivem disto????É  brutal...mas neste momento esta tudo de acordo se bem com as habituais hostilidades dos monopólios,que este é o caminho certo para que daqui a 5 anos tenhamos novamente peixe ..porque sem isso sabem quantas lojas em Portugal fecharam por nao terem clientes ??por nao venderem iscos ,?????por nao haver peixe!!!!meus senhores.

Antonio Simoes


Acredito que esta alteração legislativa possa trazer benefícios para a espécie e que esses serão benefícios para todos. Inteiramente de acordo.
Mas num país em que se faça fiscalização, que é o que a CE deve supor que se faça, mas como o Simões bem sabe isso por cá é letra morta.

Que diferença é que há entre fazer ou não fazer a interdição de pesca ao robalo comparado com o que se faz hoje no monobóia. Eu não vejo nenhuma diferença, na monobóia hoje já é interdita a pesca a qualquer espécie, e daí, resulta alguma coisa. Há alguma fiscalização? O peixe é descarregado na marina de Leça nas barbas da PM.

Vamos a este exemplo, uma rede de xávega. Num lance captura robalos. Eles estão lá, sejam de que tamanho forem, e estão mortos. E agora como é que se faz, multa-se o armador? Ele vai dizer que não tem culpa do peixe ter entrado pelas alvitanas e que a arte está nas medidas de lei. Apreende-se o peixe, vai para uma instituição, muito bem, mas o certo é que aqueles exemplares estão mortos. E por ano em Portugal quantos milhares de exemplares de robalos são capturados nas xávegas e que nem constam das cotas e dos registos do pescado por serem vendidos nas praias. Vão acabar com a xávega, como aliás já deviam ter feito há muito tempo?

Em Portugal, nesta matéria, o que está em causa é a autoridade do Estado. Todas as artes de pesca têm uma adenda que lhes permite fazer o que querem porque a fiscalização não actua, não há efectivos para as necessidades de fiscalização.

O problema começa logo no tipo de sanções que se aplicam as estas contra ordenações. Se a lei prevê-se a perda das embarcações, das artes e dos veículos que transportassem esse pescado, a coisa piava fino, mas enquanto for tudo uma questão de papel não acredito que venha a resultar com a fiscalização que temos.

A ser aplicada esta medida, que não acredito que aconteça, o que vai é fazer subir o preço do robalo no mercado negro, depois os restaurantes têm lá uns papéis que atestam que é tudo de aquacultura.

Alguma coisa terá de ser feita, mas não vejo que esta medida possa por si só resolver o que quer que seja.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline pantao

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #34 em: 11:23 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Dou o exemplo dos "Lúdicos" de balança de 3 barras que conheço bem, matosinhos, aveiro e figueira da foz.
Todos os dias andam a rola, nesta altura do ano que andem 50 barcos diarios, no verão que sejam 100.
Cada barco que apanhe 10-20kg de robalo. Fazendo estas médias por defeito. Barcos 50/Robalos 15kg perfaz 750kg diários. Isto tudo a multiplicar digamos por 300 dias/ano 750*300=225000Kg, sim é este valor que dá...apanhados a cana e não em redes. A estes valores acrescentamos as redes...estes não faço ideia, o pessoal que mete tudo para o saco com medida inferior. Todos estes valores não englobam os profissionais.
Se pararem meio ano do meu ponto de vista não vai adiantar nada, pode haver mais desova, mas não será uma medida que o vai proteger a longo prazo.
A grande aposta seria sim na sensibilização e fiscalização.
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #35 em: 11:36 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Eu gosto de houvir as opiniões de cada um,sinceramente o que me importa é que sejam quais forem as medidas restritivas elas melhoraram os stocks dos paises onde foram implementadas ,mas haverá sempre prevaricadores seja aqui ou na Galiza unicos locais que falo por experiencia propria porque nunca pesquei em mais lado algum.Mas mesmo prevaricando na Galiza porque  é que ainda tem peixe intermareal (zonas entre marés) ??Se lerem a Voz da Galicia verao que em média sao levantados autos na ordem das 2000 a 5000 mensais pela Guarda Civil.Furtivos nas perceves,no polvo,no marisco nao declarado,dinamite nos barcos,autos nas estradas,zebros e guardas trajados á  civil etc etc Mas a frota do alto esta de rastos ha muitos anos.So em Muxia onde existiam 20/30 embarcações so saem 2.A frota da sardinha na Corunha de 50 barcos contados dos portos de Sada e Corunha que saem na epoca so 6 em media apanham .Na zona da Biscaia salvam-se na apanha da cavala mas os barcos da Galiza e os nossos tem restriçoes de tonelagem em relação aos Vascos.Aqui a sardinha bateu no fundo,esta proibida e restringida durante meses.
Na costa vicentina existe o defeso do sargo ,alguem se expoi a pescar de dia lá??O nosso problema é que numa costa imensa de 850 kms,nao existem recursos porque somos um País pobre e devedor para além da doentia corrupção que grassa como a peste .
E cada capitania haje conforme terreno feudal em função da verticalidade e honestidade de cada comandante como tudo na vida .Claro os ludicos sao o elo mais fraco ,pescam apeados sao mais controlados,mas um dia ao sabado e domingo se a policia maritima esperasse as turisticas com o peso a mais de cada pescador..acabava-se o negocio das mesmas porque a nossa mentalidade é de carregar até cima enquanto a luz permitir....
E nao sendo muito extenso acabo com este exemplo ou dois... ha meia duzia de anos permitia-se mergulhar nas rias galegas.conhecia um tipo que fazia vida disto aqui no Porto...levava o zebro de carro ate vigo ou arosa enfiava o carro num silvado e punha o barco na agua...disparava ate nao puder mais e vinha vender os sargos e robalos a matosinhos...
As autoridades Galegas proibiram o mergulho dentro das rias com marcas balizantes que so permite o mergulho quase em mar aberto e condicionou o mergulho no inverno so ao fim-de-semana..Nunca mais esse tipo foi a espanha..

E termino com o exemplo Neo-Zelandês:
Demoraram 40 anos a mudar mentalidades de ludicos e profissionais para terem novamente peixe e lagostas...
Primeiro criaram zonas ludicas e proibiram a pesca profissional.Resultado:em cinco anos as turisticas a cana extinguiram os peixes nobres e reprodutores. ...Depois proibiram a ludica e permitiam a profissional nalgumas areas...resultado..extinção de stocks...
Por ultimo acertaram...criação de extensas bolsas interditas a pesca para todos,zona de berçários para a lagosta etc etc..Resultado??ao fim de alguns anos por motivos cientificos nao explicados o peixe e a lagosta começou a rumar para esses locais intocaveis...resultado???por efeito expansivo e ganho territorial das especies hoje toda a gente pesca satisfeita na area fora dessas zonas pelo efeito expansivo das especies...

Antonio Simoes

 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #36 em: 11:57 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
"Um saco de peixe para os pescadores recreativos" Já agora, temos que pagar mais 10 cêntimos por saco? Pode ser apenas um saquinho de 30l? Esta medida parece um bocaddo "manhosa" e sem pernas para andar..
Boas :fishcool:   
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #37 em: 15:27 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Depois de ler as opiniões dos companheiros que participaram neste post, chego à conclusão que aliás, todos nós já chegámos:

    - Os stocks de robalos estão a baixar drasticamente de ano para ano!

A notícia fala-nos de uma proposta apresentada pela Comissão Europeia com o objectivo de permitir que, nos primeiros 6 meses de 2016, o robalo possa completar o ciclo de desova com uma probabilidade aceitável de êxito.

Perguntar-se-á,,, chega?
    - Não!
    - Claro que não!!!

Mas o caminho faz-se caminhando... é apenas um começo.

Terão que haver outras medidas que possibilitem complementar estes primeiros passos...

Eu, pessoalmente, sou a favor de áreas protegidas onde simplesmente a pesca deverá ser interditada.

É a minha opinião,,, vale o que vale!

Parafraseando António Simões, diria o seguinte:
    - Também eu gostaria de pescar nos bancos dos areais sem fim, que percorrem a memoria de "velhos" lobos do mar, de tempos que teimam em não voltar...

Hasta la próxima marea !
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #38 em: 15:44 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Acho a medida pouco eficiente, contudo não estou contra.
Para a malta do spinning que está ao toda cheia de medo que já não pode apanhar robalos, podem continuar a spinnar na mesma. A diferença é que não podem reter o peixe (praticam apanha e solta). Eles proibiram a pesca ao robalo mas o anzol não escolhe o que apanha.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #39 em: 15:46 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu, pessoalmente, sou a favor de áreas protegidas onde simplesmente a pesca deverá ser interditada.

A proibir seria a pesca em estuários. Acho que já é feito em alguns países.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #40 em: 16:04 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A proibir seria a pesca em estuários. Acho que já é feito em alguns países.


O que está interdita é a pesca COMERCIAL e esse sim devia ser interdita em estuários.

Do ponto de vista Social é uma medida sem nexo, completamente descabida. Quem diz que os estuários são berçários que me desculpe mas não percebe nadinha do que diz/escreve. Desde miúdo que pesco em estuários, seja no Tejo, Sado, ou nas Rias Algarvias. O facto de ter peixe miudo, peixe miudo existe em todos os rios, mares, a solução passa sim, por consiencialização e fiscalização.

Alguns dos maiores exemplares saem nestes espaços, onde milhares de pessoas se entreteem e passam os seus dias. O que vão fazer aos velhotes, aos desempregados? Vão dizer-lhes para se deslocarem para onde? Alguns mal têm dinheiro para comer quanto mais para se deslocarem? Então deixam de pescar durante meses??? Ah isto faz sentido nas cabeças de alguns? Optimo, é a mesma visão que os nossos governos têm acerca da governação de um país. Não havendo muito dinheiro, tira-se a quem tem em vez de se tomar medidas sérias e que visem um crescimento neste caso da população do robalo.

Por isso e nunca mudei a minha ideia ao longo dos anos, a problemática não está onde querem fazer crer as pessoas que está... O problema é de base, o problema está antes de mais na educação e depois na fiscalização, num sistema impar que "obrigue" as pessoas a cumprirem com os tamanhos minimos, com os máximos diários, etc.

Bastava isto e tenho a ideia ( certezas não posso ter) de que o problema estava resolvido. O robalo não está em extinsão, antes reduziu a sua população pelo que me parece que vamos a tempo de fazer algo útil, algo que posso permitir a todos de serem felizes na mesma e garantir que os nossos filhos também poderão um dia.

Este tipo de lei, vai apenas prejudicar as pessoas,os verdadeiros pescadores lúdicos, os outros continuarão a fazer o mesmo, a pescar, e mais grave a beneficiarem de um aumento do preço do kg. deste peixe, o que os vai alegrar certamente, assim como já me está a parecer que alguns estão felizes... Pudera, se os passarem a vender a 30 ou 40 euros o quilo vai ser uma maravilha, enquanto que NÓS os lúdicos chupamos no dedo.

Não contem comigo, acusem me do que quiserem, mas de incoerência nunca. Há muito que defendo a pesca que menos destroí e que muitos tentam dividir a fim de conseguirem outros interesses.

Qualquer lúdico consciente quer concerteza ajudar neste problema eu quero, e aceito sem problemas que se aumente o tamanho mínimo, até aceito que me diminuam o nº de capturas, mas proibir me de fazer o que gosto??? Não. Não aceito. Ainda esta semana, deitei dezenas de pequenos robalos fora, e apenas trouxe 2, ambos acima de quilo, porque sei como penso sobre toda esta temática.

Por isso não fico melindrado se tiver que reduzir algum dia melhor que tenha de pesca, se tiver que ser, que seja, masdeixar de pescar? Era o que faltava. isso não é solução, é uma imposição, igualzinha no seu conteudo as leis que retiraram ordenados e criaram sobretaxas a trabalhadores e reformados. Ou as pessoas começam a pensar a sociedade de uma forma geral e justa, ou vamos ter que levar sempre com medidas de atrasados que nos querem convencer que tem que ser porque sim e porque sim... A mim não me vão convencer disso, assim como não me convencem de que põr pessoas a passar fome ou ficar sem casa é uma "solução necessária". Pode até ser, mas para engordar alguns. Como será o caso se esta proposta avançar. Pelo que sei há países que se opuseram, vou aguardar calmamente...

Sobre as entidades fiscalizadoras, elas queixam-se de poucos efectivos, pois usem o dinheiro das licenças para isso. Fiscalizem os barcos, os pontões, a pesca profissional, os balanceiros ( que tanto estão a adorar esta medida pois só os serve a eles) e criem condições para que todos possam pescar livremente. Tudo o resto para mim é treta, e serei uma voz activa contra quem adora viver na treta...
« Última modificação: 16:12 Sexta, 13 de Novembro de 2015 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #41 em: 16:05 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
A culpa não foi do pescador lúdico, mas sim dos arrastões. Apanhavam ás TONELADAS. Estou farto de dizer isto: como é possível ainda hoje se ver nas bancas das grandes superfícies robalos sem medida? e não são de aquicultura. A união europeia é um mer....... são uma cambada de chu....... :dificil: :dificil: :tiro2: :2dedos:
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #42 em: 16:18 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este tipo de lei, vai apenas prejudicar as pessoas,os verdadeiros pescadores lúdicos, os outros continuarão a fazer o mesmo

Este é que é o busílis.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Luismbmp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Sargos, Robalos, Douradas, o que vier é peixe...
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Segunda, 19 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #43 em: 16:22 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Agora imaginem que pesco um robalo consideravel, o peixe engole o anzol.
Eu não sei tirar o anzol sem ser enfiar uma tesoura na boca do peixe, e assim dou cabo da boca do peixe  ::)
Se corto o estralho, o peixe acaba por morrer na agua.

Abraço
CLICA AQUI  :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #44 em: 16:34 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este é que é o busílis.


É porque isto que têm que pensar pelas vossas cabeças, as redes sociais e a comunicação são os meios mais manipuladores que existem. Nunca deixem na vida que vos tirem as vossas ideias e a vossa felicidade.

Os pescadores lúdicos devem estar conscientes de que há uma solução alternativa que não a que nos querem fazer aceitar. Se ela acontecer, eu faço questão de daqui a uns meses vos dizer quanto estão a pagar o quilo do robalo. Isto é tudo para tapar a verdade com interesses económicos. Nada mais. Se querem proteger o robalo, vamos a isso. Estou de acordo, e aceito restrições, proibições nunca.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #45 em: 17:06 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Sou apologista pelo defeso, como há na caça e na pesca de rio, tudo bem.
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #46 em: 17:30 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A proibir seria a pesca em estuários. Acho que já é feito em alguns países.


 Quem diz que os estuários são berçários que me desculpe mas não percebe nadinha do que diz/escreve.


Não sei se será bem assim...


Sim existe peixe miúdo em todo o lado, mas, sendo os estuários dos habitats mais produtivos em termos biológicos significa que existe muita oferta de alimento e para alem disso constituem um abrigo, logo, faz sentido os animais procurem os estuários para se reproduzir porque são os sítios com melhores condições para tal. daí trem fama de ser berçários.
fica bem

 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #47 em: 17:45 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
E então?
A conexão dada tem a ver com a captura de peixes juvenis, quando é totalmente errada, e apenas serve para enganar as pessoas. Qualquer estuário tem peixe juvenil e peixe grande.

Aliás o peixe não está no mesmo lugar, querem ver que as douradas, corvinas e robalos que estão no estuário não são as mesmas que depois vão ao mar? Claro que são. As que agora andam atrás dentro do estuário não são as que estão a caminho do cabo e vereda... Até se diz que para desovar  :D... Inventam-se conceitos que a mim me fazem muita confusão.

O principal da pesca neste momento é todos entenderem que se tem que cortar um mal pela raiz, ir ao cerne da questão e não procurar solucionar tudo da maneira mais incompetente que há.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #48 em: 17:47 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Quem defende a proibição total em estuários esta-se a lembrar que a pesca de juvenis de menos de 36cm já é proibida na pesca lúdica?
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #49 em: 18:03 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Grande Zé Maria, está tudo dito...  :D.

Eles querem é depois ir vender o peixe muito mais caro, pois a maioria dos lúdicos deixa de os pescar.

Com o aumento previsto para 42 cm., ou até para 48 cm. como já li em propostas, continua a ser a desculpa de peixe juvenil  :D. Que cambada que anda metida nisto...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #50 em: 18:14 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
menos de 36cm já é proibida na pesca lúdica?

Acho que também é assim para a profissional. Só que um lúdico devolve com vida e o profissional devolve tudo morto.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora imaginem que pesco um robalo consideravel, o peixe engole o anzol.
Eu não sei tirar o anzol sem ser enfiar uma tesoura na boca do peixe, e assim dou cabo da boca do peixe  ::)
Se corto o estralho, o peixe acaba por morrer na agua.

Abraço

Tu terás que devolver um peixe morto. Um profissional terá que devolver caixas e caixas.
« Última modificação: 18:22 Sexta, 13 de Novembro de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #51 em: 18:33 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora imaginem que pesco um robalo consideravel, o peixe engole o anzol.
Eu não sei tirar o anzol sem ser enfiar uma tesoura na boca do peixe, e assim dou cabo da boca do peixe  ::)
Se corto o estralho, o peixe acaba por morrer na agua.

Cortem o estralho que o peixe não vai morrer, o peixe não tem um aparelho digestivo como o nosso.

Um peixe libertado vale muito mais do que um anzol que se possa perder.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #52 em: 18:36 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Boas,

Já muito foi dito e até acho que nem vou acrescentar nada, mas...

A opinião que se deve fazer "qualquer coisa" para proteger, é unânime e se calhar até alguns profissionais mais informados concordarão, no entanto, e aqui é que as opiniões começam a divergir é, - o que é fazer "qualquer coisa"?-

Um defeso, sinceramente, sou a favor, para as espécies que considero mais importantes na nossa costa, sendo o robalo, dourada, sargo e corvina.

Agora, um defeso de 6 meses é mesmo a pedir que a malta ignore, principalmente os que já estão habituados a ignorar as leis, resto "eu", que tento cumprir ao máximo, ficar a olhar para os "outros" a passar todos contentes com os robalos à cintura.

Como já disseram por aí, isto ainda não é lei, se bem que começa-se a adivinhar o esboço do que o futuro reserva, até lá, as autoridades que se preocupem em fazer fiscalização séria, principalmente aos "pseudo-lúdicos" e aos "pouco-profissionais" da nossa praça, até nós sabemos quem eles são, como é que as autoridades não sabem??!!
Assim, quando saírem leis que preservem um pouco as espécies, já estarão mais preparados para as fazer cumprir...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline PMassacote

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 94
  • Agradecido: 6 vezes
    • Bx. Banheira
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:38 Terça, 18 de Agosto de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #53 em: 18:37 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Isto é tudo uma grande treta....

Porque imaginem só as autoridades irem fiscalizar os barcos de pesca no rio tejo.... De janeiro até março +/-, depende da temperatura da água.... 90% das capturas que se fazem são de robalos... Pois nesses meses, as aguas estão frias e de outras especies de peixes são escassas....
Ou seja, nesses meses deixa de haver pesca no tejo???? Pois se estão à pesca têm robalos no barco... E de terra? Podemos pescar enguias?
Já sei, vamos pescar aqueles senhores que andam à ameijoa (devem dar bons puxões nas linhas)...

Mais uma lei de papel....

Para mim, deveria de ser era: "acabarem com a pesca à rede nos estuários", pois isso é que acaba com o peixe nos mesmos...
Apanharem às 15 toneladas de corvinas num só lançe NÃO FAZ MAL NENHUM À ESPÉCIE.......
Cercarem cardumes de robalos com as redes, quando andam à caça, NÃO FAZ MAL NENHUM À ESPÉCIE.....
Colocarem redes e depois andarem a lançar "bombas de luz" para a àgua, ou andarem a bater com caixas nos barcos em direcção às redes, NÃO FAZ MAL NENHUM ÀS ESPECIES....

Pescarem com aparelhos, à cana.... O peixe só é apanhado se la fôr comer.... Mas não, isto não interessa... É mais giro colocar uma lei que ninguem vai cumprir...

Penso que o civismo das pessoas é que está em jogo, as pessoas têm de aprender a conservar o que têm... Têm de ser ensinadas. E não é com estas leis.
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #54 em: 18:48 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cortem o estralho que o peixe não vai morrer, o peixe não tem um aparelho digestivo como o nosso.

Um peixe libertado vale muito mais do que um anzol que se possa perder.


Exactamente o contrário do que o MAGINA explicou o ano passado no WORKSHOP. Segundo ele, eles quase sempre morrem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #55 em: 18:52 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
oh FilipePc

contínuo sem perceber porque é que tu achas que quem diz que os estuários são berçários não percebe nada.
Então tu que deves perceber bem explica lá porque não faz sentido os peixes procurarem os estuários para desovar e preferirem mais outros sítios.
obrigado desde já
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #56 em: 19:01 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cortem o estralho que o peixe não vai morrer, o peixe não tem um aparelho digestivo como o nosso.

Um peixe libertado vale muito mais do que um anzol que se possa perder.


Exactamente o contrário do que o MAGINA explicou o ano passado no WORKSHOP. Segundo ele, eles quase sempre morrem.

Se lhe enfiar o desembuchador e o peixe sangrar morre de certeza. Então se for um peixe plano é garantido.
Se eu nunca tivesse apanhado peixe com anzóis ferrugentos no aparelho digestivo estava mais convencido de que morriam.

É que há conta de terem embuchado, há muito peixe que acaba no fundo saco.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #57 em: 19:13 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Porque não entendem nada. Como queres que te explique isso? Já te disse que a conexão que dão a essa expressão está ligada a captura de peixe juvenil...

Ora eu vá onde for, ha peixe pequeno ao monte. Eu vou a Costa a bóia e a sargos pequenos ao monte, Vou a Trafaria e mesmo a Cova e em determinada época do ano aquilo tem douraditas ao monte, vou as praias e está cheio de bailitas... Eu pergunto, o problema é do estuário? Os estuários são zonas ricas em peixe sim, mas o mar também, lol, não é diferente, talvez mude um pouco as espécies... Mas as zonas onde se pescam embarcada então serão berçários de safias? de besugos? epa... Isso é tudo tão relativo...  É um conceito enganador, totalmente falso e quem pensa assim não pode conhecer bem os estuários.

Dentro do Tejo e do Sado temos grandes douradas, corvinas, pargos, sargos... Temos é que educar as pessoas para que não matem peixe abaixo das medidas, temos é que arranjar forma de fiscalizar em condições as capturas de peixe e temos é que proibir as redes, principalmente as redes e arrastos em zonas onde o peixe viva/desove.

A pesca à cana não é uma pesca de que dizime as espécies. Temos que defender o que é nosso com pés e cabeça. Aceitar restrições sem nexo, não. Eu pesco aqui na zona há 30 anos. Sabes que fiz pescas dizimadoras, assumo sem problemas e com orgulho, pois foram feitas em alturas sem medidas, sem limites. Aprendi que estava ou está errado, e passei a procurar peixe maior, mesmo que nem sempre consiga. Sei que os estuários têm peixe muito grande, a escolha é das pessoas e das autoridades. Permitir tudo, ou chegar a um conceito base que vise proteger o futuro. Eu há muito que escolhi.

Quando apanho peixe mais pequeno( mesmo com medida), tento não trazer tudo e mais alguma coisa, e no dia a dia procuro os peixes bem acima dos limites legais ( como já referi nem sempre consigo). Os estuários são muito mais do que berçários. São zonas ricas, tranquilas e muito boas para se passar um dia a fazer o que se gosta. O problema está nas mentalidades, só isso.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #58 em: 19:25 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se lhe enfiar o desembuchador e o peixe sangrar morre de certeza. Então se for um peixe plano é garantido.
Se eu nunca tivesse apanhado peixe com anzóis ferrugentos no aparelho digestivo estava mais convencido de que morriam.

É que há conta de terem embuchado, há muito peixe que acaba no fundo saco.


Sabes que tirando quando vem no beicinho, quase sempre morrem. Tenho solto muito peixe nos ultimos 2 a 3 anos e reparo nisso. Se vierem embuchados esquece. Mesmo assim um gajo solta, mas... Eu estou a fazer um relato onde vais ver uma savelha enorme a morrer, que nem vinha embuchada... Fiz um vídeo da libertação e... Também soltamos uma dourada com medida mas pequena a dias e foi igual...

Eu ouvi com atenção o Magina, ele tem a sua razão nesse campo. Realmente eles morrem muito facilmente mesmo quando os soltamos.

Mas isso é o menos importante desta temática toda. Preocupa-me sim que as pessoas se deixem ludibriar. Não nos deve fazer confusão algumas medidas, mas proibições é o pior que pode acontecer. Deve se pensar a pesca para o futuro e fiscalizar.

Deixo aqui mais uma... Como sabem as Berlengas estão no geral interditas, tirando pequenas zonas, quem lá for de barco e conhecer aquilo, cada pedrinha, cada rocha ilhada tem aparelhos a volta, Cada uma... lol. O problema está longe de ser resolvido com medidas deste tipo. Tu podes interditar, mas... vai haver quem continue a infrigir em grande escala, e logo quem mais destrói o ecossistema. Ao invés os que não o fazem por ser proibido, vão fazer com que aqueles que prevaricam lucrem com tudo isto.

Com pés e cabeça podemos todos pescar muitos anos sem haver este tipo de medidas. Na pesca e na vida sou contra o justo pagar pelo pecador.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #59 em: 19:38 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Filipe, as Savelhas são muito pouco resistentes fora de agua pelo que morrem muito mais cedo que os outros peixes (a cavala também dura muito pouco tempo fora de agua). Não terá sido por essa razão que morreu ?! Eu também as apanho e quando liberto noto isso. Já tenho soltado alguns peixe sem ser pela boca que têm sobrevivido e pela boca não me lembro de um que tivesse morrido. Quando embucha e sangra... não há hipótese.

A temática central é muito complexa. Haverá muita gente com ideias sobre a resolução do problema mas há tanta gente que defende tanta coisa diferente que não vai ser possível nunca agradar a todos. É importante tomar medidas ! E que as medidas que tomem que tenham impactos positivos.
« Última modificação: 19:43 Sexta, 13 de Novembro de 2015 por NelsonP, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #60 em: 19:40 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
A Evolução dos Peixes|A Zona das Marés|Água Doce|Água Salgada|Doce ou Salgada|Factos e Animais Curiosos|O Planeta Azul

 

 

 

 

Um Só Oceano 

A superfície da Terra encontra-se coberta em cerca de 2/3 da sua extensão por uma vasta massa de água contínua que forma na realidade um único e gigantesco Oceano. Este sofre algumas variações de salinidade, temperatura e outros factores, consoante nos encontramos próximo do Equador ou dos Pólos.
Do litoral às profundezas dos abismos, os Oceanos acolhem as mais variadas formas de vida, sempre adaptadas às condições ambientais onde se inserem.
As zonas tropicais, de águas mais quentes, onde a quantidade de alimento disponível é geralmente maior, são normalmente mais ricas em espécies do que as zonas temperadas.




Mar Aberto 

Em Mar Aberto não existem obstáculos ou objectos que possam servir de referência ou de abrigo aos animais que aí vivem. Em consequência, os peixes desenvolveram uma excelente capacidade natatória, que lhes permite deslocar-se velozmente e percorrer grandes distâncias. Os poderosos tubarões-anequim, os atuns e espadartes são exemplo de habitantes deste tipo de ecossistema.Zonas Costeiras 

As zonas costeiras são regiões de transição entre a terra e o mar, de dimensões e características muito variáveis. Aqui se encontram a maior parte das espécies marinhas, em ecossistemas diversos.

Recifes de coral

Nas águas quentes e límpidas das regiões tropicais proliferam os recifes de coral, que chegam a cobrir extensas áreas. Os corais, pequenos animais primitivos que vivem em colónias, estão na origem destas verdadeiras obras arquitectónicas, edificadas a partir da sucessiva sobreposição dos esqueletos calcários segregados por estes animais. As condições ambientais são favoráveis ao aparecimento de uma imensa diversidade de formas de vida que competem e lutam permanentemente pela sobrevivência, adoptando as mais fascinantes estratégias de ataque e defesa. Constituindo ecossistemas de beleza única, os recifes coralíferos estão actualmente ameaçados pela poluição e pela acção devastadora do Homem, que os explora com fins turísticos e comerciais.

 




Praia rochosa

as zonas costeiras temperadas albergam também uma grande diversidade de formas de vida que incluem a maior parte das espécies com valor comercial (peixes e invertebrados como os apreciados mariscos). As costas rochosas até aos 200 metros de profundidade aliam um conjunto de características que favorecem o desenvolvimento da vida: águas bem iluminadas e oxigenadas, abundância de alimento e um substrato sólido onde as espécies se podem fixar ou refugiar. A zona da costa sujeita à influência das marés é chamada ZONA INTERTIDAL. Aqui os seres vivos têm uma notável capacidade de adaptação às bruscas variações ambientais. Se, por um lado estão sujeitos ao embate das ondas durante a maré cheia, por outro sofrem os efeitos da dessecação provocada pela exposição ao ar na maré baixa, sofrendo a acção directa do vento e sol. Suportam assim grandes variações da intensidade luminosa, da temperatura, salinidade e outros factores, consoante estão submersos ou fora de água. Para além disto, têm de competir com os vizinhos pelo espaço e nutrientes.

Estuários

Os estuários são zonas confinadas, onde a água dos rios se encontra com a do mar. Fortemente influenciados pelas marés, sofrem oscilações significativas dos valores da salinidade e temperatura, exigindo aos seres vivos especiais adaptações. No entanto, a abundância de nutrientes e o facto de constituírem áreas protegidas do ponto de vista climatérico e da presença de grandes predadores, faz com que estes ecossistemas sejam muito ricos em formas de vida. Por outro lado, os estuários são ainda utilizados por muitas espécies como viveiros, ou seja áreas onde os juvenis encontram abrigo e alimento durante as primeiras fases do seu crescimento.


Excerto retirado do Centro aquario Vasco da Gama.


Nas rias galegas e proibida a pesca comercial e permitida a ludica.
Agora eu pretendo saber se a nossa mentalidade de ludicos para se entreter,avos criancas e pescadores de fim-de-semana vai deixar de meter num saco robalitos de 5 cm como assisti num concurso de pesca debaixo da ponte D.Luis no domingo enquanto passava a maratona do Porto...
Gostaria de saber quantos de vós ja andaram de cartilha na mao tipo testemunha de jeová a ensinar aos pescadores que nao devem fazer isso senao vao para o inferno...
Utopias ...somos um povo inculto ,iliterato,ignorante e sujo .nao ,nao somos todos ,eu sei ,mas acham que depois da nossa geração morrer fisicamente,haverá uma outra melhor ,mais civica ,mais responsavel???
Quantas formações de pesca se fazem em Portugal???a declathon faz..a Efsa onde estive fez...A Federação quantas faz por ano Manel???
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #61 em: 20:09 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe, as Savelhas são muito pouco resistentes fora de agua pelo que morrem muito mais cedo que os outros peixes (a cavala também dura muito pouco tempo fora de agua). Não terá sido por essa razão que morreu ?! Eu também as apanho e quando liberto noto isso. Já tenho soltado alguns peixe sem ser pela boca que têm sobrevivido e pela boca não me lembro de um que tivesse morrido. Quando embucha e sangra... não há hipótese.

A temática central é muito complexa. Haverá muita gente com ideias sobre a resolução do problema mas há tanta gente que defende tanta coisa diferente que não vai ser possível nunca agradar a todos. É importante tomar medidas ! E que as medidas que tomem que tenham impactos positivos.


Sim tenho ideia que são frágeis. Mas quase todos os peixes que tenho solto, tirando os capturados pelo beiço, onde as fateixas acabam por ser melhor opção pois raramente são embuchadas, morrem. É o que tenho reparado. Infelizmente pois não é objectivo tirar todos.

É obvio que se deve tentar chegar um conceito, mas acho um piadão ler que se apanharam robalos com 5 cm. ou 10 cm. ou douradas de 15 cm. e que a culpa é do local, lol, a culpa não é então das pessoas? Não é da falta de educação e fiscalização que existe? lol. Está boa essa. Existe uma lei, lei que vai ser revista nas medidas minimas. Se ela te diz que so podes apanhar robalos de 42 cm. ( peixe que já terá os seus 800/900 gramas) e tu apanhas peixe minusculo e culpa não é tua? Não consigo entender esse ponto de vista.

Nélson eu até conheço bem a zona onde te vi a pescar no Verão com o Emanuel. E conheço essa zona do Algarve aí a volta. Dentro da ria não há douradas boas? Há, tanto há que apanharam e apanhas. É a tua escolha procurar essas maiores ou não certo? Tua e da lei em si, que te dá uma cota mínima. Nessa ria, também as há muito pequenas, lembro me de andar aí em pequeno a apanhar robalitos bebés e douradas abaixo de palmo. Ninguém me transmitia o contrário. Eu transmito o contrário aos meus primos pequenos quando os levo a pesca. Eu considero que é possível escolher um caminho diferente em que não se tem que proibir milhares de pessoas de serem felizes.

Os estuários só serão berçários enquanto houver quem neles procure tudo o que mexe ao invés de procurar apenas exemplares no mímimo dentro dos tamanhos acreditados para reprodução. Nélson eu não levo tudo para casa como quem pesca comigo sabe, mas não sou capaz de pensar so em mim e acho incorrecto prejudicar tanta gente pelos erros dos outros e pela cobardia do legislador.



Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #62 em: 20:52 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Se esta lei fosse para a frente merecia uma oposição concertada dos pescadores, tanto lúdicos como profissionais. Tipo uma manifestação, várias ou outra forma qualquer de pressão..

Todos querem a preservação do robalo. Todos querem medidas de protecção. Mas a proibição cega da sua pesca, vinda de pessoas que nem conhecem a realidade do nosso país, acho que ninguém quer.

Não estou a ver os lúdicos a fazer uma manifestação... mas os profissionais sim. E se acontecer acho que os lúdicos deviam-se juntar.

Este assunto é quente e até já ouvi pessoas que não têm nada a ver com pesca a falar disto. É um choque para mim e todos os pescadores que pescam robalos desde miúdos com os seus pais e é um choque para toda a gente que sempre comeu robalo do mar como uma iguaria nacional.

Desculpem o desabafo.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #63 em: 21:04 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Boas

Filipe, concordo com o teu ponto de vista mas discordo nas medidas de protecção.
Eu acho que tem de se proibir para preservar.
É mais difícil fazer o pessoal mudar as técnicas de seleção do pescado do que fazer um defeso para desova.
Mas, como já disse anteriormente, quaisquer que sejam as medidas, o mais importante é que se façam cumprir com seriedade e igualdade.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #64 em: 21:15 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Filipe, concordo com o teu ponto de vista mas discordo nas medidas de protecção.
Eu acho que tem de se proibir para preservar.
É mais difícil fazer o pessoal mudar as técnicas de seleção do pescado do que fazer um defeso para desova.
Mas, como já disse anteriormente, quaisquer que sejam as medidas, o mais importante é que se façam cumprir com seriedade e igualdade.


Respeito, mas lá está considero que existe um caminho totalmente distinto, mais justo e que pode trazer na mesma bons resultados.

- Uma diminuição do numero de exemplares dia
- aumento do tamanho legal de captura

- Fim da pesca com redes nos estuários
- Fiscalização real as leis

Só isto iria permitir alterações brutais no futuro da pesca ao robalo.

Lembra-te que atrás do robalo, vem outro peixe que já anda a ser falado a 2 anos. Quero depois ver ao que vamos pescar?

Temos que ser realistas, temos em Portugal 4/5 espécies alvo mais procuradas na pesca lúdica. Principalmente 3 delas são muito procuradas, se as proibirmos o que nos sobra?

Quem acha que isto pode ser solução pegue no exemplo da caça. Acham que foi solução? Linda solução. Hoje existem apenas 20% dos caçados que haviam a 10 anos atrás. As restrições quando são proibições só servem para determinados grupos se encherem e no geral tiram a uma maioria o seu bem estar. Não tenho dúvidas que proibir só vai prejudicar quem não merece. E não tenho duvidas que a solução não passa por aí. Quem incumpre vai fazê-lo e para cumulo ainda vão ganhar mais dinheiro com isso.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #65 em: 22:49 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Respeito, mas lá está considero que existe um caminho totalmente distinto, mais justo e que pode trazer na mesma bons resultados.

- Uma diminuição do numero de exemplares dia
- aumento do tamanho legal de captura

- Fim da pesca com redes nos estuários
- Fiscalização real as leis

Só isto iria permitir alterações brutais no futuro da pesca ao robalo.

Eu já nem pedia tanto, as duas últimas já iam proporcionar uma melhoria substancial nos efectivos desta espécie.

Mas outras, acabar com as majoeiras, que eram uma arte de tresmalho para os meses em que as xávegas não operavam atendendo ao estado do mar, mas que hoje qql pescador com cédula profissional pode requerer licença, que permite cravar até 6 redes por licença. Para quem já viu alar uma rede destas qualquer peixe que lá esteja está morto sem olhar a espécie ou tamanho.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #66 em: 10:10 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Respeito, mas lá está considero que existe um caminho totalmente distinto, mais justo e que pode trazer na mesma bons resultados.

- Uma diminuição do numero de exemplares dia
- aumento do tamanho legal de captura

- Fim da pesca com redes nos estuários
- Fiscalização real as leis



Concordo com o teu ponto de vista, mas todas as medidas que apontas levam a um caminho, quanto a mim, um problema grave por solucionar que é a FISCALIZAÇÃO. Sem isto, todas as medidas que possam ventilar ou adotar valem tanto como nada. É aqui que, na minha opinião, se devem incidir os esforços. Claro que depois concordamos todos que a pesca dom redes nos estuários têm que acabar. E se for necessário proibir ou fazer defeso seja do que for em locais estratégicos não vejo mal nenhum. Mas tudo todas essas medidas teriam que ser forçosamente FISCALIZADAS, senão ocorreria sem dúvida o que apontaste. Os prevaricadores sairiam beneficiados.

A educação que falas e que eu concordo, não pode ser de uma forma passiva. Transmitir,educar, sensibilizar para os problemas existentes chega a muito poucos ! Tenho em querer que num país de muitos vícios se aprende muito melhor «a levar pelos queixos». Fiscalizem, multem o que faz realmente mal e. Mas sou contra a caça á multa por tudo e por nada, atenção. Depois dentro disto haverá sempre muitas injustiças, haver bom senso na fiscalização também se exige.

Filipe, como sabes e como transmito em alguns do meus relatos, as pescas que faço são muito direccionadas a uma espécie alvo a maior parte do ano. Se acompanharem com a atenção percebem o tamanho de anzol que uso em determinados pesqueiros, anzol em função dos iscos e os iscos em função do peixe alvo. No local que mencionaste que eu pesquei com Emanuel estava a pescar com um anzol pequeno (Sasame Warmer N.4) porque o peixe que apanhei lá durante alguns dias eram douradas todas bem acima da medida e vinham sempre embuchadas. Não tinha necessidade de usar um maior e mais robusto porque a bitola das douradas não passava o Kg. O certo é que com aquele anzol durante as vezes que fui tive sempre mais sucesso que todos os outros companheiros juntos, exceptuando o dia que fui com o Emanuel que não deu rigorosamente nada ! E por acaso falamos sobre o tamanho dos anzóis, ele usava um maior que o meu para evitar isso também. Dizia-me que também apanhava peixe pequeno lol... Entendi o que ele me estava a querer dizer porque também penso assim mas naquele caso, eu sou dali, e sabia como poderia ter melhor sorte.

Agora, se esse anzol foi efectivo nesse local em mar aberto, no estuário se eu o utilizar vou dizimar as pequenas douraditas e os pequenos robalotes, peixes sem medida que cabem na palma da mão, isto tem que ficar bem claro aqui. Tal como tu, em tempos tambem fiz massacres loucos. Nunca ninguem me sensibilizou para este problema na altura. Ultrapassei isso e tenho o cuidado, tambem em virtude da espécie alvo, de fugir ao peixe pequeno e esperar pelo peixe graudo. Tambem vou apanhando, volta e meia, peixe sem medida claro. Mas vem sempre pelo beicinho e sai sempre ou quase sempre em condições de ser devolvido com vida.

Porque não adianta nada devolver peixe morto, já todo estripado e a sangrar, ja sem guelras. Isto é o quê, é libertar ?! Desculpem mas não é. Nesta altura, aqui no meu estuário, e na maior parte deles, há douradinhas bebes aos montes. Ver libertar 10 e passados 2 minutos ver 10 espalhadas na praia dói. Dói tanto como ver por no saco. Se acham bem devolver peixe se medida façam o favor de aumentar o tamanho do anzol quando sabem que no pesqueiro andam crias.

Regressando ao tópico , a FISCALIZAÇÃO é urgente e quero querer que seria um passo em frente ENORME.
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #67 em: 10:21 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Sobre as majoeiras, redes que são cravadas pelo menos desde Espinho até S. Pedro de Moel, e que nos meses de inverno apanham e matam robalo à tripa forra, vejam bem neste blog Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que o amigo Ladarios colocou num outro post sobre este mesmo tema, no estado em que o peixe está quando elas são aladas.
Neste caso são apenas duas tainhas, mas já as vi carregadas de peixe, robalos, rabetas, linguados, peixe porco, apanham tudo onde estão do fundo à tona. Até toninhos, que são golfinhos, já vi apanharem nessas redes.

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #68 em: 10:27 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre as majoeiras, redes que são cravadas pelo menos desde Espinho até S. Pedro de Moel, e que nos meses de inverno apanham e matam robalo à tripa forra, vejam bem neste blog Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que o amigo Ladarios colocou num outro post sobre este mesmo tema, no estado em que o peixe está quando elas são aladas.
Neste caso são apenas duas tainhas, mas já as vi carregadas de peixe, robalos, rabetas, linguados, peixe porco, apanham tudo onde estão do fundo à tona. Até toninhos, que são golfinhos, já vi apanharem nessas redes.


Não conheço de perto esse problema, só de ouvir falar, de ler ! Como continuam a permitir isto ?! ??? :o
Nelson Peres
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #69 em: 10:32 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concordo com o teu ponto de vista, mas todas as medidas que apontas levam a um caminho, quanto a mim, um problema grave por solucionar que é a FISCALIZAÇÃO. Sem isto, todas as medidas que possam ventilar ou adotar valem tanto como nada. É aqui que, na minha opinião, se devem incidir os esforços. Claro que depois concordamos todos que a pesca dom redes nos estuários têm que acabar. E se for necessário proibir ou fazer defeso seja do que for em locais estratégicos não vejo mal nenhum. Mas tudo todas essas medidas teriam que ser forçosamente FISCALIZADAS, senão ocorreria sem dúvida o que apontaste. Os prevaricadores sairiam beneficiados.

A educação que falas e que eu concordo, não pode ser de uma forma passiva. Transmitir,educar, sensibilizar para os problemas existentes chega a muito poucos ! Tenho em querer que num país de muitos vícios se aprende muito melhor «a levar pelos queixos». Fiscalizem, multem o que faz realmente mal e. Mas sou contra a caça á multa por tudo e por nada, atenção. Depois dentro disto haverá sempre muitas injustiças, haver bom senso na fiscalização também se exige.


- Mas quem disse que era de forma passiva? As mesmas tretas que usam nas redes sociais para meter medo aos pescadores lúdicos deviam usar para acções sensibilização geral. E também deviam fiscalizar com força a questão das medidas e peso limite. Só aqui estava o problema resolvido. Ninguém disse para se educar de forma passiva. Passivo é o que há hoje em dia, não o que eu defendo.




Filipe, como sabes e como transmito em alguns do meus relatos, as pescas que faço são muito direccionadas a uma espécie alvo a maior parte do ano. Se acompanharem com a atenção percebem o tamanho de anzol que uso em determinados pesqueiros, anzol em função dos iscos e os iscos em função do peixe alvo. No local que mencionaste que eu pesquei com Emanuel estava a pescar com um anzol pequeno (Sasame Warmer N.4) porque o peixe que apanhei lá durante alguns dias eram douradas todas bem acima da medida e vinham sempre embuchadas. Não tinha necessidade de usar um maior e mais robusto porque a bitola das douradas não passava o Kg. O certo é que com aquele anzol durante as vezes que fui tive sempre mais sucesso que todos os outros companheiros juntos, exceptuando o dia que fui com o Emanuel que não deu rigorosamente nada ! E por acaso falamos sobre o tamanho dos anzóis, ele usava um maior que o meu para evitar isso também. Dizia-me que também apanhava peixe pequeno lol... Entendi o que ele me estava a querer dizer porque também penso assim mas naquele caso, eu sou dali, e sabia como poderia ter melhor sorte.

Agora, se esse anzol foi efectivo nesse local em mar aberto, no estuário se eu o utilizar vou dizimar as pequenas douraditas e os pequenos robalotes, peixes sem medida que cabem na palma da mão, isto tem que ficar bem claro aqui. Tal como tu, em tempos tambem fiz massacres loucos. Nunca ninguem me sensibilizou para este problema na altura. Ultrapassei isso e tenho o cuidado, tambem em virtude da espécie alvo, de fugir ao peixe pequeno e esperar pelo peixe graudo. Tambem vou apanhando, volta e meia, peixe sem medida claro. Mas vem sempre pelo beicinho e sai sempre ou quase sempre em condições de ser devolvido com vida.

Porque não adianta nada devolver peixe morto, já todo estripado e a sangrar, ja sem guelras. Isto é o quê, é libertar ?! Desculpem mas não é. Nesta altura, aqui no meu estuário, e na maior parte deles, há douradinhas bebes aos montes. Ver libertar 10 e passados 2 minutos ver 10 espalhadas na praia dói. Dói tanto como ver por no saco. Se acham bem devolver peixe se medida façam o favor de aumentar o tamanho do anzol quando sabem que no pesqueiro andam crias.

- Nélson se houver outro tipo de iscos, resolves em parte o problema e mesmo algumas douradas que mates por acção da tua pesca jamais vão fazer diferença para o número de vezes que pescas e para as que trazes. O problema não é esse e tu sabes que não.

Além disso não vai mal ao mundo de trazer algumas douradas com medida, mesmo que pequenas. Desde que não seja como se fazia antigamente que eu assumo que fiz muitas vezes, não vejo mal nenhum. A dourada é outro peixe que tem que se aumentar um pouco o tamanho mínimo de captura.




Regressando ao tópico , a FISCALIZAÇÃO é urgente e quero querer que seria um passo em frente ENORME.


- Pois tu aqui falas do que acho ser mais importante. Fiscalizar. Mas fiscalizar quem na realidade tem que ser fiscalizado. O que eu assisto aqui na zona é uma procura ao elo mais fraco ao invés de se fazer o que tem que ser feito.
Todos sabem o que tem que ser feito, agora muitos pretendem é confundir e dividir a maior comunidade do país desta modalidade, a lúdica de forma a obter dividendos desse aspecto. Não aceites tu pagar pelo mal que os outros fazem. isso é a sociedade que temos, não que devia existir.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #70 em: 10:35 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conheço de perto esse problema, só de ouvir falar, de ler ! Como continuam a permitir isto ?! 


Da mesma maneira que permitem o resto que se passa. Mas vocês continuam preocupados com o elo mais fraco. Dêm tiros nos pés, e vão ver quem se vai contiuar a encher. Hoje é o robalo, amanhã serão as douradas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #71 em: 10:53 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conheço de perto esse problema, só de ouvir falar, de ler ! Como continuam a permitir isto ?! 


Da mesma maneira que permitem o resto que se passa. Mas vocês continuam preocupados com o elo mais fraco. Dêm tiros nos pés, e vão ver quem se vai contiuar a encher. Hoje é o robalo, amanhã serão as douradas.

Então como achas, que deve ser a nossa (pescadores lúdicos) forma de voz activa nesta questão ?! Há forma de nos fazermos ouvir, ou melhor, de sermos ouvidos ?! Qual é a melhor forma de nos unirmos a «uma só voz» ?
Nelson Peres
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #72 em: 12:12 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre as majoeiras, redes que são cravadas pelo menos desde Espinho até S. Pedro de Moel, e que nos meses de inverno apanham e matam robalo à tripa forra, vejam bem neste blog Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que o amigo Ladarios colocou num outro post sobre este mesmo tema, no estado em que o peixe está quando elas são aladas.
Neste caso são apenas duas tainhas, mas já as vi carregadas de peixe, robalos, rabetas, linguados, peixe porco, apanham tudo onde estão do fundo à tona. Até toninhos, que são golfinhos, já vi apanharem nessas redes.




Muito comum nas praias de Quiaios, Tocha , Mira e por ai adiante, e o pior é que sao redes sem qualquer tipo de sinalização, ninguem as ve nem sabe onde elas estão, eu e muitos meus amigos que fazem bodyboard ja apanhamos alguns sustos valentes à conta dessas redes, qualquer dia fica la alguem preso e dá-se uma tragédia,  depois a culpa é filha de mãe solteira, e de pai incógnito..
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #73 em: 14:00 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre as majoeiras, redes que são cravadas pelo menos desde Espinho até S. Pedro de Moel, e que nos meses de inverno apanham e matam robalo à tripa forra, vejam bem neste blog Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que o amigo Ladarios colocou num outro post sobre este mesmo tema, no estado em que o peixe está quando elas são aladas.
Neste caso são apenas duas tainhas, mas já as vi carregadas de peixe, robalos, rabetas, linguados, peixe porco, apanham tudo onde estão do fundo à tona. Até toninhos, que são golfinhos, já vi apanharem nessas redes.




Muito comum nas praias de Quiaios, Tocha , Mira e por ai adiante, e o pior é que sao redes sem qualquer tipo de sinalização, ninguem as ve nem sabe onde elas estão, eu e muitos meus amigos que fazem bodyboard ja apanhamos alguns sustos valentes à conta dessas redes, qualquer dia fica la alguem preso e dá-se uma tragédia,  depois a culpa é filha de mãe solteira, e de pai incógnito..

Essas redes das Majoeiras são legais?
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #74 em: 15:01 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então como achas, que deve ser a nossa (pescadores lúdicos) forma de voz activa nesta questão ?! Há forma de nos fazermos ouvir, ou melhor, de sermos ouvidos ?! Qual é a melhor forma de nos unirmos a «uma só voz» ?


Nélson o que vou escrever é com muita desilusão, mas é o que penso e não posso ser falso para comigo e para com uma comunidade que há muitos anos defendo.

- Espero pouco da maioria de vós. Entendo que não seja a luta prioritária, a vida é o que é. Temos família, trabalho, e isso está a frente. E bem.

Mas há quantos anos vos digo que precisamos de algo forte, de termos uma associação ou algo do género forte?
A Federação nada fará, que me desculpem os colegas daqui da competição mas só se preocupam com a pesca deles. Enquanto assim for, nada a fazer.
As marcas, lojas, etc, vivem tão cegas numa luta diária que não precavêm o que pode um dia acontecer. Não é de hoje que peço também da parte das marcas uma concertação, algo em que os interesses comuns possam convergir. Saiam da casca, saiam dessa cegueira e entendam que a luta das canas e carretos só vai continuar enquanto se pescar. No dia em que não se pescar, ou melhor, no dia em que em vez de termos os tais 300 mil ou 400 mil sei lá... a pesca, quando tivermos 70 mil como a caça, a maioria das marcas vai fechar. Sobrarão as mais fortes, as outras vão para o buraco. É isso que pretendem?

E com os pescadores não muda muito. Existe para que tu e muitos saibam a ideia de privatizar determinadas zonas, proibir outras, fazendo uma espécie das coutadas, tal como se passa na caça. O que vai acontecer? Ficas limitado nos locais que queres e podes pescar, quem não tiver dinheiro não pesca. Por e simplesmente isso. Não pesca. Alguns vão se encher, em troco da tristeza de milhares de pessoas que não poderão fazer o que mais amam. É esta então a sociedade que defendem? Em prol do " tem que ser é necessário".

A pesca em Portugal teve alguma sorte enquanto durou as pilhas ao João Borges, lidei com ele ao longo dos últimos anos. Com escolhas melhores, com escolhas piores, foi ele que comandou a "pequena" voz activa que a nossa pesca teve. Foi ele que andou em centros políticos, em jogos de decisões, e que evitou muitas coisas que alguns nem imaginam. Todos temos o nosso limite, e a vida mais uma vez... É o que é.

Sem a energia dele ficámos orfãos e menos actualizados pois ele conseguia esse feito. Sem ele vejo tudo mais complicado.
Alguns não entendem esta ideia, mas só o simples facto de estarmos representados em reuniões decisórias evitava só por si a nossa penalização nas decisões.  Sem lá estarmos, quem vai levantar o dedo e dizer discordo?  ( em parte o que aqui eu faço nesta temática) Quem vai propor outro caminho que massacre menos a pesca lúdica? Se ninguém o fizer, só podemos sair prejudicados disto, porque as vezes a tua argumentação pode mudar a ideia de quem está a legislar. Mostrar outra perspectiva é fundamental, as vezes pode fazer toda a diferença.

E Nélson eu só quero o bem da pesca. Mas quero o bem das pessoas. Sem elas tudo isto se resume a nada. Nadinha. Nicles.

Não temos que fustigar as pessoas, temos que lhes mostrar o caminho, e se for necessário com autoridade sim, mas de uma forma justa e clara.

A pesca profissional dá cabo da fauna marítima. Mas aquilo que muitos não entendem é que eu até os entendo. Como é que vais culpá-los? Eles só se aproveitam daquilo que a lei lhes permitem. Não têm limites, fazem o que querem. A própria actividade laboral deles serve de desculpa para tudo de mal que fazem. Mas eu entendo-os. Eles só fazem aquilo que lhes deixam. Como li recentemente um espanhol escrever: Se lhes metem notas de 150 euros a frente a cada 5 metros ( é uma alusão por exemplo ao comprimento de um aparelho cheio de robalos) e os deixam recolher, quem não o faria?

Ouve, segue o raciocínio, se permitem que se traga tudo, traz-se! Nós fazíamos isso a 15 anos atrás. Eu apanhava 60, 70 100 douradas numa jornada. Não havia limites... É o que eles fazem. Não está errado. Eles aproveitam. E enchem-se. É igual as douradas. Alguns trazem 100 kg. e mais por dia. Se venderem nem que seja a 5/6 euros... Faz contas. E continua a seguir o raciocínio... Nas corvinas no Tejo é igual. Redes, cercos, pesca ao batuque, aparelhos ilegais nas beiradas dos canais... Lances de centenas de quilos... Se venderes 600 kg. a 3 euros que seja... Faz contas... E continua a seguir o raciocínio...

Tu para apanhares 100 kg. de douradas quantas pescas precisavas? E para se apanhar a cana 600 kg. de corina quantos dias tinha que lá ir? Facilmente se entende que existem diferenças abismais entre pesca lúdica e pesca profissional desse ponto de vista. Mas eu não os culpo, eles aproveitam o que lhes é permitido. Eles vão atrás dos euros, ainda por cima muitos adoram pescar, gostam da coisa. Eu até os percebo. Mas eles não me podem levar a mal de eu pensar de uma forma mais globalista. Afinal de contas o planeta devia ser de todos certo? Algo está errado nesta gestão. Então vamos parar para pensar. E pensar a fundo nas soluções...

A pesca profissional não pode continuar a massacrar algumas das espécies que habitam nos oceanos e principalmente estuários. Têm que ser dadas cotas. Mas mesmo as cotas não chegam. Porque há muitas maneiras de se meter peixe no mercado... lol. Tem que haver fiscalização, uma modernização dos meios de fiscalização. E o mais irónico nisto é que todos ganhavam com isso.

Os massacres que se fazem as douradas, corvinas e robalos dão tanto dinheiro como o mercado pagaria por 1/3 dessa quantidade. Chama-se lei da oferta e da procura. Só que quem vai explicar isto aos profissionais??? Como é que vais dizer a pessoas que eu oiço dizer literalmente isto: " É até à ultima escama"... Que não podem apanhar 1 tonelada de robalos, ou de corvinas num dia? Como?

Isto é um problema de fundo e terrível. Sabes que a corvina aqui quando se fazem os massacres chega a sair a 2 euros o quilo. Pergunto, é preciso isto? Não era melhor se apanhar menos, todos tinham, mais peixes viviam e procriavam e pagava se a 6 o quilo ou 7? Claro que não. " É até à última escama"... Mas depois vai se chegar a conclusão, quando já se tiver proibido a do robalo, e a seguir amigo, vão ser as tuas douradas... Que se vai ter que proibir a pesca a corvina porque estamos a extingui-las...lol. Irónico mais uma vez não é?

O pobre pescador lúdico ( e não confundam a expressão lúdico com os que fazem da pesca uma espécie de emprego de fim de semana) deve se perguntar a certa altura... Xiça, estou aqui eu num pontão ou numa praia, apanho dois ou três peixes de vez em quando e vão me proibir de pesca??? Mas isto faz sentido? Serei eu que dou cabo das espécies? Sou eu que ao levar estes para casa estou a levar as espécies à extinção? Então se não sou, porque tenho que ser eu a pagar por isto?

A resposta podia ser a que os governos Europeus dão aos cidadãos. Alguém roubou, o dinheiro desapareceu... Alguém tem que pagar??? Quem? As pessoas claro, porque os verdadeiros culpados não pagam nada... SOU CONTRA AMIGO. E se pensares o que defendo não é nenhuma falácia, não é nenhuma ilusão, é uma realidade que a maioria aceita porque lhes querem fazer crer que não existe outra alternativa. Ela existe, mas não interessa ao poder económico.

E nesta caso, nós somos o poder económico mais pequeno do ramo, porque nos deixamos ser. Somos quem consome, somos quem tem mais praticantes, mas permitimos porque não somos organizados que decidam por nós e nos façam acreditar nas mentiras que contam e fazem passar.

Não tenho dúvidas da veracidade de que o robalo está a diminuir a quantidade, mas existe muito robalo, é um peixe comum capturado nas jornadas de pesca. Agora se é necessário protegê-lo, vamos então avançar com medidas que permitam a todos viver.
Mesmo que não seja da forma que todos gostariam. Mais vale eu poder pescar, tu poderes pescar, mais vale os profissionais poderem trazer 30 ou 40 kg. por dia ( exemplo de algibeira nada mais)... Do que nng. poder pescar. Mas depois vem sempre a mesma questão. E fiscalizar? Bem, se isso não for feito... Epa, os 30 kg. do profissional vão ser 300 kg. e os nossos 3, 4, 5 robalos, vão ser 30 ou 40... E tudo continua na mesma...

Não me tomes tu ou alguém por "anjinho". Não o sou. Sei que sem fiscalização nada muda, e que sem se apertar o cerco, esta sociedade não tem mentalidade para alterar grande coisa, mas... É possível fazê-lo, com a conjugação de leis, sensibilizações de lei e fiscalização apertada, e permitir desta forma a continuidade do desporto de uns, do trabalho de outros e da espécie em si.

No final de contas o momento em que perdemos esta luta é quando nos esquecemos de que o ser humano é o centro de toda esta temática, não o Labrax em si. É nele, neste ser que temos que apontar as baterias, quando só vejo as pessoas focadas no peixe. O peixe, e todas as notícias a volta dele são meras distracções para que não tenhamos depois tempo de fazer algo.

A ironia agora passa para o nosso lado e por incrível que possa parecer, se não for o poder económico nisto, estamos feitos. Ou seja, o poder económico reage sempre, nós não. Se houver alguma força noutros países, que aqui não há certamente o poder económico a volta da pesca lúdica, certamente vai se opor e fazer algo contras as propostas de proibições. E embora necessitemos dele, porque mais nng nos ajuda ( nem nós), a solução a médio prazo não devia ser essa, mas sim a da sustentabilidade de todos.

Como te escrevi no inicio deste texto longo e massudo ... Não espero muito da maioria, pelo que estou preparado para que as coisas aconteçam. A minha dúvida é quem vai ter mais força nisto... Nós vamos assistir de poltrona, não temos força para nos metermos, não estamos organizados para tal. Infelizmente. Porque podíamos e devíamos ser parte activa e ajudar, não só a nós próprios como ao bem estar de todos. Pescador lúdico, profissional e espécie.

Teimosia minha, mas sinto que existe um caminho muito mais justo do que o que vos querem fazer crer que tem que ser...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #75 em: 14:00 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
E a pesca em Portugal não têm outro João Borges ?!
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #76 em: 15:23 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Um à parte...

A minha irmã esteve na Alemanha a semana passada. Adivinhem o preço do tamboril fresco lá... 140€ o kilo!!!! E o percebe... 170€ o kilo!!! Agora imaginem o robalo do mar...

Onde irão buscá-lo? A Marrocos? Peixe move muito dinheiro e isto não vai parar até os recursos marinhos estarem todos consumidos.

Nós dizemos mal dos nossos pescadores artesanais mas há barcos fábrica nas costas de África e outras zonas sub-desenvolvidas a dizimar toda a fauna marítima com pesca ilegal(não autorizada). A maioria deve ser de bandeira europeia e muitos deles devem ser portugueses.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #77 em: 22:11 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E a pesca em Portugal não têm outro João Borges ?!


Não conheço. Se ele existir que se apresente. Terei todo o gosto em o ajudar.
Trabalhar para o boneco, não ser reconhecido, ser ainda criticado, andar com algo que devia ser de todos as costas praticamente sozinho e ainda gastar do próprio bolso. Se alguém souber, a sério que traga a pessoa. Trabalharei para uma pessoa assim sem olhar a quem.

Não quer dizer que não existam pessoas com vontade, qualidade e que podiam ser úteis. Mas juntar N aspectos não vai ser fácil.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #78 em: 22:16 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um à parte...

A minha irmã esteve na Alemanha a semana passada. Adivinhem o preço do tamboril fresco lá... 140€ o kilo!!!! E o percebe... 170€ o kilo!!! Agora imaginem o robalo do mar...

Onde irão buscá-lo? A Marrocos? Peixe move muito dinheiro e isto não vai parar até os recursos marinhos estarem todos consumidos.

Nós dizemos mal dos nossos pescadores artesanais mas há barcos fábrica nas costas de África e outras zonas sub-desenvolvidas a dizimar toda a fauna marítima com pesca ilegal(não autorizada). A maioria deve ser de bandeira europeia e muitos deles devem ser portugueses.


Falas do país que tem um salário mínimo acima de 3x o nosso. Lembra te que a vida é proporcional aos gastos. Tenho família na Alemanha, a vida lá é muito, mas muito melhor que a de cá desse ponto de vista. Não são exemplos que me digam muito se queres que te diga.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #79 em: 22:24 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Ah Nélson, com base no que te disse a pouco sobre o poder económico, hoje dei por mim a ler algumas das revistas Europeias de pesca. Uma das melhores em termos de conteúdo, talvez a melhor, é a pesca Leurre. E já se começa a ver alguns ecos do que te falei. O director da revista faz uam introdução porreira e fala do que movimenta este desporto.

São só 7.5 milhões de praticantes em França, que no total movimentam 900 milhões de euros por ano  ;).

Países maiores, vão concerteza se mexer, disso não tenhas dúvidas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #80 em: 22:49 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E a pesca em Portugal não têm outro João Borges ?!


Não conheço. Se ele existir que se apresente. Terei todo o gosto em o ajudar.
Trabalhar para o boneco, não ser reconhecido, ser ainda criticado, andar com algo que devia ser de todos as costas praticamente sozinho e ainda gastar do próprio bolso. Se alguém souber, a sério que traga a pessoa. Trabalharei para uma pessoa assim sem olhar a quem.

Não quer dizer que não existam pessoas com vontade, qualidade e que podiam ser úteis. Mas juntar N aspectos não vai ser fácil.

Pois... Vou tendo uma breve ideia daquilo que o João Borges representava para a pesca lúdica nacional, confesso que não estou por dentro desse assunto. Aqui e ali percebo que era uma homem como não há outro igual.
Por acaso estava a pensar num e que tu sabes bem quem é ! Mas assim sendo, aguentar todo esse peso apenas por amor á causa, nos dias de hoje, não dá. Sozinho não dá. Talvez uma estrutura montada desse, não sei, como disse anteriormente não estou minimamente por dentro das dificuldades que se encontra nesse meio. Vamos continuar a ser levados pelo vento...
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #81 em: 22:59 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um à parte...

A minha irmã esteve na Alemanha a semana passada. Adivinhem o preço do tamboril fresco lá... 140€ o kilo!!!! E o percebe... 170€ o kilo!!! Agora imaginem o robalo do mar...

Onde irão buscá-lo? A Marrocos? Peixe move muito dinheiro e isto não vai parar até os recursos marinhos estarem todos consumidos.

Nós dizemos mal dos nossos pescadores artesanais mas há barcos fábrica nas costas de África e outras zonas sub-desenvolvidas a dizimar toda a fauna marítima com pesca ilegal(não autorizada). A maioria deve ser de bandeira europeia e muitos deles devem ser portugueses.


Falas do país que tem um salário mínimo acima de 3x o nosso. Lembra te que a vida é proporcional aos gastos. Tenho família na Alemanha, a vida lá é muito, mas muito melhor que a de cá desse ponto de vista. Não são exemplos que me digam muito se queres que te diga.



Por isso é que escrevi "Um aparte...".

Desculpa as minhas palavras às vezes sem nexo mas este assunto transtorna-me.

Aqui há dias encontrei um amigo que é pescador e tem um barco de pesca profissional. Eu falei-lhe nisto e ele respondeu logo - "Eu acho bem... não há peixe." Esperava que a resposta dele fosse o oposto.

Fiquei a pensar naquilo... para ele dizer aquilo é porque isto deve estar mesmo mau.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #82 em: 23:35 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
São só 7.5 milhões de praticantes em França, que no total movimentam 900 milhões de euros por ano  ;).
Países maiores, vão concerteza se mexer, disso não tenhas dúvidas.

Cá nem tenho ideia de quantos somos, mas de certeza que para o estado valemos o nº de licenças emitidas por ano.
Qualquer que seja esse nº é o único que há para contabilizar o nº de lúdicos.

Nesta altura do andamento da crise não acredito que seja muito elevado, renovei a licença em Junho e ficou abaixo do 65000 tirada no multibanco. E se este nº corresponder ao nº de licenças emitidas até essa data estaremos a falar de um valor muito baixo, que não tem capacidade de gerar receitas muito grandes. Mas nem por isso é mau, porque poucos lúdicos, 100.000 ou 150.000, também não têm o impacto de 1 milhão, também por aí se deve apontar para a pouca eficácia desta medida nos lúdicos.

No entanto a mesma, se aplicada aos lúdicos, vai ter um impacto enorme nas empresas e comércios do sector da pesca desportiva e recreativa.
Ao que parece a Irlanda resolveu o problema deles com a proibição aos profissionais e a moderação aos lúdicos.

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #83 em: 23:59 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
O NÚMERO não sei ao certo, mas tenho dados, continuo a apontar a cerde de 250-300 mil praticantes. Não confundas o praticante regular com ocasional. As licenças anuais de água salgada tem rondado as 170 mil licenças. Tem que se juntar crianças, praticantes que não pagam... E são muitos mais do que as pessoas imaginam. Conheço bastantes que não tiram.

Naquilo que é um desporto é certamente dos mais praticados do país. Os números devem ser pensados num todo e não apenas dos pagantes. Isso é a vertente económica e mesmo assim, os não pagantes gastam material o que leva a aumentar os valores gastos da pesca em Portugal.

Longe obviamente de França. Não tenho noção do poder da pesca de lá, mas 7.5 milhões, mesmo sendo regulares e ocasionais é muito num país com 65 milhões de habitantes. Seria o mesmo que cá haver mais de 1 milhão pensando em %.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #84 em: 00:10 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que escrevi "Um aparte...".

Desculpa as minhas palavras às vezes sem nexo mas este assunto transtorna-me.

Aqui há dias encontrei um amigo que é pescador e tem um barco de pesca profissional. Eu falei-lhe nisto e ele respondeu logo - "Eu acho bem... não há peixe." Esperava que a resposta dele fosse o oposto.

Fiquei a pensar naquilo... para ele dizer aquilo é porque isto deve estar mesmo mau.


Gostava de falar com esse tal pescador. Deve ser um caso raro. O dizer não há peixe, não é igual a no momento das restrições ele as aceitar. Ou então tem o pensamento do lúdico comum... " Desde que não seja com o meu peixe ou na minha zona... que se lixe, acho bem". Pensar um problema numa comunidade deve ser feito em conjunto e com clareza. Para mim também podiam proibir ao carapau, ou as carpas, ou aos alcorrazes, besugos, etc...quero lá saber não são peixes que eu de importância...
Mas este pensamento é que está errado. Não vivemos todos sobre os mesmos gostos e vontades, temos no momento da escolha que saber ser justos connosco e com os outros. E até com a espécie em si. A menos que aceitemos que é até a ultima escama.

O problema não pode ser pensado tão levianamente como vejo tantas pessoas a fazerem-no. Também conheço muitos profissionais. Quero que tenham emprego para muitos anos, mas urge encontrar um meio com nexo para o poderem fazer. Se não forem travados não vai sobrar peixe nenhum em zonas mais pequenas.

E os lúdicos também. A pesca a dourada está a começar as sérias, será melhor trazermos 10 kg. + a maior do dia durante 50 anos ou trazer 100 kg. por dia e durar isto mais 3 ou 4 anos? Quase todos vão dizer a 1ª, mas a maioria lá, no momento vai escolher a segunda.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #85 em: 09:24 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Boas,

Filipe, podem escolher a segunda opção apenas uma vez... se...
As autoridades não sabem das matanças que se fazem em determinados pesqueiros a espécies concretas e em alturas precisas?
Não estamos a falar em andarem o ano todo à nora, sem saber onde intervir.
A questão das douradas então, na zona da berlenga, são pseudo-lúdicos com o barco cheio, todos os dias da semana durante o mês de Dezembro, se o mar deixar.
Se bem que, a multa para o "pescador lúdico que apanhou peixe a mais" agora até está baratinha, eles no dia a seguir fazem o dobro do peixe para compensar os gastos...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #86 em: 17:15 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Filipe, podem escolher a segunda opção apenas uma vez... se...
As autoridades não sabem das matanças que se fazem em determinados pesqueiros a espécies concretas e em alturas precisas?
Não estamos a falar em andarem o ano todo à nora, sem saber onde intervir.
A questão das douradas então, na zona da berlenga, são pseudo-lúdicos com o barco cheio, todos os dias da semana durante o mês de Dezembro, se o mar deixar.
Se bem que, a multa para o "pescador lúdico que apanhou peixe a mais" agora até está baratinha, eles no dia a seguir fazem o dobro do peixe para compensar os gastos...


Sabem, claro que sabem, mas são 500 efectivos no país todo. Apesar de tudo, esta é uma realidade que dificulta depois o controle.

A parte disso, o resto acaba por ser uma espécie de mentalidade tuga. Só se fiscaliza quando saem ordens de cima, e nesses dias quem lá está lixa-se. De resto parece me que se tenta a manutenção da calmia agradável aos bolsos de todos.

Já referi que tem que se alterar processos. Como pescador lúdico recuso a ser eu a pagar pelo mal dos outros e farei o que estiver ao meu alcance, mesmo sabendo que será insuficiente.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #87 em: 19:24 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Já referi que tem que se alterar processos. Como pescador lúdico recuso a ser eu a pagar pelo mal dos outros e farei o que estiver ao meu alcance, mesmo sabendo que será insuficiente.

Vêm um pouco ao encontro aquilo que penso, estas palavras. A pesca lúdica perdeu o João Borges mas ganhou o FilipePC. Eu acredito que sim.
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #88 em: 19:33 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar .Para bem dos stocks ,espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes


Oh Simões, afinal os nossos amigos Açoreanes estão muito mais atentos do que a malta do contenente.
Deve ser por estarem rodeados de água por todos os lados.

Tanta coisa que andamos aqui a falar e a proposta da Comissão para a redução de capturas do robalos só se aplica às áreas de pesca IVB e C, VIIA, VIID a H. Tudo áreas em volta da Grã-Bretanha e canal da Mancha, sendo que as águas da Bélgica e Holanda já não estão incluídas.

A matéria pode ser consultada aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #89 em: 20:12 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Nélson, a pesca não perdeu o João. Ele vai voltar. Mas tem estado a tratar da vida dele e faz nos muita falta.
Por muito que eu tenha vontade, o tempo é curto, a vida familiar e profissional assim o obriga. Sempre que vir que sou util vou fazer algo e não estou a dormir mesmo na actualidade, só que não tenho meios para evitar nada. Vamos gerir tudo com calma, como eu já referi, só quero o bem de todos, nada mais.

Ainda hoje tive com 2 profissionais, epa gente boa, gosto muito destes dois em especiail, tratam me bem, falam me sempre em terra e no mar, e trocamos impressões, ideias e até segredos no tejo. Não quero mesmo o mal de nng, mas quando se vive em grupo, tem que se encontrar um equilibrio e esse equilibrio por vezes não agrada a todos.

A minha ideia e é a que vou passar no momento certo com as pessoas certas é que existe outro caminho e que é esse que vamos propor. Se não der em nada, ao menos tenta-se.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #90 em: 12:29 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
E vou deixar aqui 2 bons exemplos:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] - 18,2 toneladas em 3 dias de pesca

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] - dá bem para ver os tamanhos e pesos, logo é só fazer contas. Nós temos que os soltar, mas eles vão para a lota. À direita 3.100 kg. a dividir por 7. À esquerda 4.900 kg. a dividir por 13.

É isto que tem que terminar, para que todos possam viver.
« Última modificação: 12:30 Quarta, 18 de Novembro de 2015 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline nelson sampaio

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #91 em: 12:43 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
terão confundido o medida mínima do robalo com o carapau
ate da do ver peixes desse tamanho a caminho da lota
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #92 em: 14:12 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Acompanho de perto essa realidade das fotos. É uma vergonha.
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #93 em: 14:17 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Não posso garantir, mas na legislação penso que há uma cota para exemplares abaixo da medida mínima.
Isso então é que é incompreensível, porque antes demais permite a prática e o uso de artes que não são selectivas e que preservem os juvenis.
Senão permitisse, eles não tinham abrangência na legislação.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #94 em: 14:26 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depois de ler as opiniões dos companheiros que participaram neste post, chego à conclusão que aliás, todos nós já chegámos:

    - Os stocks de robalos estão a baixar drasticamente de ano para ano!

A notícia fala-nos de uma proposta apresentada pela Comissão Europeia com o objectivo de permitir que, nos primeiros 6 meses de 2016, o robalo possa completar o ciclo de desova com uma probabilidade aceitável de êxito.

Perguntar-se-á,,, chega?
    - Não!
    - Claro que não!!!

Mas o caminho faz-se caminhando... é apenas um começo.

Terão que haver outras medidas que possibilitem complementar estes primeiros passos...

Eu, pessoalmente, sou a favor de áreas protegidas onde simplesmente a pesca deverá ser interditada.

É a minha opinião,,, vale o que vale!

Parafraseando António Simões, diria o seguinte:
    - Também eu gostaria de pescar nos bancos dos areais sem fim, que percorrem a memoria de "velhos" lobos do mar, de tempos que teimam em não voltar...


A ínsua em caminha era para ser uma área protegida porque aquilo é um mundo, á todo o tipo de seres lá, antigamente até lagostas.
Mas ainda há anchova, robalo, sargo, dourada ( poucas) enguia, salmao, truta Marisca, peixes planos, sardinha, etc tudo e mais alguma coisa......
Mas não sei o porquê o projecto foi abandonado.
Aquilo é onde quase todo o peixe de Moledo, âncora, grande parte do rio Minho , parte de Espanha, Afife e até mesmo Viana  se desenvolve e reproduz ( nos estuários do Minho e lima também se reproduzem)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #95 em: 14:34 Quarta, 18 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe, as Savelhas são muito pouco resistentes fora de agua pelo que morrem muito mais cedo que os outros peixes (a cavala também dura muito pouco tempo fora de agua). Não terá sido por essa razão que morreu ?! Eu também as apanho e quando liberto noto isso. Já tenho soltado alguns peixe sem ser pela boca que têm sobrevivido e pela boca não me lembro de um que tivesse morrido. Quando embucha e sangra... não há hipótese.

A temática central é muito complexa. Haverá muita gente com ideias sobre a resolução do problema mas há tanta gente que defende tanta coisa diferente que não vai ser possível nunca agradar a todos. É importante tomar medidas ! E que as medidas que tomem que tenham impactos positivos.
Pelo menos a truta quando vem com os triplos e se retira com cuidado está fica bem viva, já apanhei a mesma truta 2 vezes uma vez.......
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #96 em: 13:10 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
boas,

Quantos dias e quantos pescadores desportivos são precisos para apanhar as 18.2t das fotos acima ?????
Para minha e limitar e fiscalizar a pesca comercial e de uma vez por todas arrumar com barcos de arrasto.
criar zona proibidas a pesca de qualquer tipo e todas as regiões do pais.(zona identificadas que são uma mais valia para a reprodução ).
e também gostava de saber onde e utilizado o dinheiro das licenças de pesca. 


cpts
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #97 em: 14:04 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas,


e também gostava de saber onde e utilizado o dinheiro das licenças de pesca. 





boa pergunta, também gostava de saber. Para assegurar os custos de fiscalização não deve ser. nunca fui fiscalizado desde  que comecei a pescar (2 anos)...
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #98 em: 14:11 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas,


e também gostava de saber onde e utilizado o dinheiro das licenças de pesca. 





boa pergunta, também gostava de saber. Para assegurar os custos de fiscalização não deve ser. nunca fui fiscalizado desde  que comecei a pescar (2 anos)...


 ::) ::) ::) Amigo, eu já ando a pescar desde o século passado e só fui abordado 1 vez!!!  C:-) C:-) C:-) :)) :)) :)) :)) Bem bom, não ?
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #99 em: 14:18 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 ::) ::) ::) Amigo, eu já ando a pescar desde o século passado e só fui abordado 1 vez!!!  C:-) C:-) C:-) :)) :)) :)) :)) Bem bom, não ?


E foste, porque nessa altura seria Carnaval e tu estarias a pescar de mini-saia e umbiguinho ao léu    O:-)
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline nelson sampaio

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #100 em: 14:53 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
fiscalização?
o que é isso?
 

Offline Olho de peixe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #101 em: 16:11 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Isto anda tudo trocado, já não percebo nada de nada, com cana de pesca em muitos anos nunca pesquei um robalo ovado, no entanto já vi grandes malhas de meijoeiras carregadas com os ditos e 4 a 7 kg, que coitadinhos nem se podiam mexer com tantas ovas. No período entre 15 de novembro do ano de 2015 e 19 de novembro de 2015 ficaram cravados nos anzóis, 2 robalos e uma baila com o tamanho de um dedo indicador. Se por boa medida tinham 10 cm, quando eclodiram os ovos destes? Em que altura foi a desova? Como conseguiram enfiar um anzol de tal tamanho quase impossivel de tirar, sem rasgar?
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #102 em: 22:14 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
''As áreas ICES e a proibição do robalo para 2016.

Muito se tem dito sobre a proibição da pesca do robalo para 2016, felizmente ou infelizmente essas medidas não se aplicam a Portugal, que é a área IXa da ICES, por isso não afectada pelas medidas do artigo 10 da proposta da UE.''

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #103 em: 13:22 Sexta, 11 de Dezembro de 2015 »
Bem, eu já tenho por aqui mencionado a minha opinião em relação a isto.

1º - Deve-se consciencializar. Dos mais pequenos aos maiores, todos devem ser alertados para o facto de se trazer peiem miúdo... vale o que vale porque estamos em Portugal e para os Portugueses, "uma azeitona é mais pequena e tem caroço". Se convencermos um em dez não é mau, mas é difícil convencer alguém quando não posso reter um embuchado que morreu.

2º - É imperativo criar zonas de exclusão. É imperativo criar zonas especiais onde a pesca seja proibida totalmente.

3º - É imperativo criar defesos.

4º - É imperativo FISCALIZAR. Sem este ponto, por muito bem intencionados que sejamos todos, e por muito que se implementem as regras acima... não vai dar em nada. O Português geralmente não é educado de maneira a ser consciencioso e por isso haverá sempre alguém a pescar nas zonas interditas, nas épocas interditas e o peixe que muito bem entender... e não serão um ou dois acreditem.

Dou o exemplo dos rios: Há limites mínimos, defesos, zonas de restrição e consciencialização e tudo o mais à anos e anos (Desde que me lembro que sou pescador pelo menos, e já lá vão 20 anos). 
E todos sabemos o estado a que chegaram algumas zonas... acabaram trutas, salmonídeos, nalguns locais até carpas e achigãs... E inclusivamente, apesar de haver muita consciencialização, há pessoas que vão pescar trutas no dia seguinte à sua reintrodução: os serviços responsáveis colocam 100 trutas de reposição e um (UM ÚNICO) lúdico tira 36 no dia seguinte (contaram-me esta historieta, não sei se será mesmo assim, mas acredito em tudo).

Assim é impossível. TEM QUE SE FISCALIZAR, em Portugal, terra dos chicos espertos TEM QUE SE FISCALIZAR. E não é na pesca apenas, é em tudo: subsídios, trabalho ilegal, impostos, etc... tudo em que se possa fugir. Somos um povo muito trabalhador, valoroso, bem educado, produtivo e etc, mas apenas quando somos fiscalizados. Senão reinará numa percentagem grande de indivíduos a chico espertice tuga e o olhar apenas para o seu umbigo: quem vier atrás que feche a porta.

E fiscalizar é para todos, lúdicos, profissionais ao abrigo de lúdicos (balanceiros), profissionais de verdade... todos os que tiram peixe da água devem ser fiscalizados.

Dou como exemplo a barragem do Carril. Sendo uma barragem concessionada "tipo coutada" existe peixe grande (carpas e achigã) e de "mais fácil captura", temos que ter uma licença especial e apenas podemos levar para casa peixes grandes. O tipo da 4L (pelo menos era esse o carro que o fiscal tinha) anda sempre por lá, e os prevaricadores são poucos. Eu fui lá umas 4 vezes e apenas da última não fui fiscalizado e apenas porque só lá tive duas horitas. Claro que há prevaricadores à mesma, e tipos que até sabem a que horas o senhor passa e se dão (ou davam que acho que já terminaram com a atividade) ao luxo de ter uma rede para capturar uns achigãs. Mas são muito poucos e sabem que mais dia menos dia serão agarrados.

Ora neste contexto digo: se for testar qualquer coisa e pretender ter a melhor hipótese de captura, vou ao carril se for para ter um grande desafio e quase de certeza vir de mãos a abanar vou a outro lado. E indo lá não me atrevo a prevaricar.

Abraço
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #104 em: 13:41 Sexta, 11 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
''As áreas ICES e a proibição do robalo para 2016.

Muito se tem dito sobre a proibição da pesca do robalo para 2016, felizmente ou infelizmente essas medidas não se aplicam a Portugal, que é a área IXa da ICES, por isso não afectada pelas medidas do artigo 10 da proposta da UE.''

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 :hummm: :hummm: :hummm: O Povo Legislador foi nosso amigo!!! E foi, por uma razão bastante básica e simples. Sabe de antemão que por nós, Lúdicos Portugas, nada vai ser delapidado pois somos uns "Gradeiros de Primeira Água"  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:

PS - Têm dúvidas................................ ........?
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #105 em: 21:54 Sábado, 12 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:hummm: :hummm: :hummm: O Povo Legislador foi nosso amigo!!! E foi, por uma razão bastante básica e simples. Sabe de antemão que por nós, Lúdicos Portugas, nada vai ser delapidado pois somos uns "Gradeiros de Primeira Água"  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:

PS - Têm dúvidas................................ ........?


Só mesmo o amigo Cabé ...  :hahaha:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline carlos-g

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
    • algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Quarta, 29 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #106 em: 14:34 Quinta, 31 de Dezembro de 2015 »
Boas

E como ficou isto podemos continuar a tirar uns robalitos a partir de amanha dia 1 ou nem por isso???

Não é que tire muitos mas as vezes...

Boas entradas a todos
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #107 em: 15:21 Quinta, 31 de Dezembro de 2015 »
como ja foi dito Portugal não está incluido
 

Offline carlos-g

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
    • algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Quarta, 29 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #108 em: 17:13 Quinta, 31 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
como ja foi dito Portugal não está incluido

Era só para confirmar
Obrigado
 

Offline Rafael Kulzer

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Escapães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:07 Domingo, 11 de Fevereiro de 2024
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #109 em: 15:39 Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 »
Olá senhor António, o meu nome é Rafael. Tentei enviar-lhe mensagem privada mas por algum motivo não me deixa. Sou estudante do mestrado de Biologia Marinha na universidade do algarve e sempre fui um apaixonado pela pesca expecialmente pelo spinning ao Robalo, e em conversa com muitos pescadores e também por observação própria tenho vindo a verificar que a quantidade de robalos tem vindo a diminuir. Esta semana em conversa com um senhor que trabalha na Fishisco (loja de pesca ao pé do freixo, que certamente deve conhecer visto que é de Leça) ele contou me que já há dois anos que quase não há robalos e inclusive barcos de pesca pararam de pescar por esse mesmo motivo. Já há uns anos que me questiono ácerca do defeso do robalo e quando vim pesquisar deparei me com as suas mensagens  neste forum e percebi de imediato que o senhor está dentro do assunto e inclusive vi a sua petição iniciada em 2020. Encontrei um documento da DGRM que diz ser proibida a pesca do robalo de 16 de janeiro e 15 de fevereiro mas é a unica informação que encontrei e quando consulto o proprio site da DGRM não menciona nada acreca deste defeso, até que o pescador com que falei na Fishisco afirmou não haver nenhum defeso. Peço-lhe então, se for possivel, que me envie a informação que tem acerca da legislação desta espécie em portugal mas também noutros paises como a irlanda que mencionou numa publicação. Desta forma posso tentar contactar investigadores da minha área para tentar reunir esforços e não apenas sensibilizar para esta perda de população de  robalos como também de defenir um periodo de defeso bem considerado.

Aguardo a sua resposta, se pretender pode me enviar por watsap que vejo mais rapido (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

Rafael Kulzer
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #110 em: 22:09 Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 »
Olá Rafael,


Esse documento que refere ainda é apenas uma proposta de portaria que resultou em parte do Projeto “Pesca Lúdica 2021-22“ da DGRM. Já esteve em fase de consulta pública, já foi objecto de consolidação e actualmente está em fase de processo de análise técnica e de eventual aprovação por parte da tutela, mas ainda não há previsão de aprovação da mesma.


Cumps.,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #111 em: 23:40 Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse documento que refere ainda é apenas uma proposta de portaria que resultou em parte do Projeto “Pesca Lúdica 2021-22“ da DGRM. Já esteve em fase de consulta pública, já foi objecto de consolidação e actualmente está em fase de processo de análise técnica e de eventual aprovação por parte da tutela, mas ainda não há previsão de aprovação da mesma.

Olá Rafael,

Qualquer consulta deverá ser feita junto das entidades responsáveis, neste caso a DGRM.... no website encontra bastante informação.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #112 em: 16:30 Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 »
 O defeso vai ser igual ao dos sargos na costa vicentina ,proibição da pesca lúdica mas a profissional !!!
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #113 em: 16:38 Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O defeso vai ser igual ao dos sargos na costa vicentina ,proibição da pesca lúdica mas a profissional !!!

O que está previsto não é isso.
"Proibição da pesca de robalo legitimo

Independentemente da arte utilizada, entre 16 de janeiro e 15 de fevereiro é interdita a captura, a manutenção a bordo, descarga, exposição para venda e venda de exemplares de robalo legitimo (Dicentrarchus labrax)"
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #114 em: 17:08 Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #115 em: 08:17 Segunda, 26 de Fevereiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O defeso vai ser igual ao dos sargos na costa vicentina ,proibição da pesca lúdica mas a profissional !!!


Viva,


Só uma pequena nota em relação ao defeso do sargo no PNSACV... Se o projecto de portaria que referi acima for aprovado, esse defeso vai finalmente ser alterado e vai passar a incluir todas as artes de pesca e não apenas a pesca profissional apeada (o defeso é aplicado à pesca profissional apeada, mas qualquer defeso aplicado à pesca profissional é por lei aplicado à lúdica - nº 4 do artigo 10º da Portaria n.º 14/2014, de 23 de janeiro).


Cumps.,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]