collapse

Autor Tópico: Maio: O mês dos corricadores  (Lida 1907 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Maio: O mês dos corricadores
« em: 18:45 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Boas

Após a devida autorização do autor, mais um texto do António Simões.

Inserir Citação (seleção)
Maio: O mês dos corricadores

Um corricador sabe que o mês de Maio é um dos melhores meses do ano para corricar, e porquê?
Porque Maio diz o ditado popular "Cerejas no Borralho", quando estas atingem o seu explendor de uma natureza viva de cor brasido de cinzas resplandescentes....
Maio, se a natureza não atrasar, é o mês das trovoadas, o mar fica estanhado de uma côr verde garrafa sob um manto de nuvens cinza prêta, carregadas de pólvora, prestes a rebentar numa explosão de sentidos, efervescencia e sinfonia de sentidos e côr!!!

Um corricador observa e ouve o ribombar dos trovões ao longe no mar. e a cadência de relâmpagos parecem braços de fogo e labaredas interminaveis sob um céu violeta onde tudo arde de luz e som e as minhas narinas estão polvilhadas de enxofre sulfuroso vindo das profundezas do mar,rasgado que foi por tamanho fragor !!

O peixe atasinado,desorientado, procura a fuga,do fim do mundo!!! E vem parar á costa, onde agora cai uma chuva miudinha, escurece, e está ao alcance de um pingalim numa praia algures por aí...!!!

Todos os anos espero por estes momentos, o capote, a bota calça, o cinturão, o arco afiado, para cravar o peixe nos momentos intensos, a chuva que não para, e eu no meio das vagas , molhado mas feliz!!!

Em casa preparo, dezenas de borrachas laranja, as melhores para este mês, e aguardo que a natureza me dê um sinal...

Se o ribombar é de terra, não vou ao mar, o peixe foge, se o relâmpago está perto, recolho ao carro e afasto-me , esperando que ele passe, abanando-o, o temporal, fecho os olhos desta luz, e depois é o silencio...Aqui e ali..a fisonomia de um corricador, o peixe que
brilha nos arcos e estou só e com Deus...

Todo o cuidado é pouco, se o trovão esta perto ,e se estão longe dum abrigo ou do carro devem largar a cana e fugir!!A mais de 100 mtos se pegarem na cana, depois de tudo passar ainda sentem um formigueiro na mão...

Maio, a minha mulher adora cerejas, filha de pescadores, por aqui manda a tradiçao que casasse, com um pescador, espera que chegue a casa e pergunte?? (ansioso espero sempre como pescador a recompensa pelo meu labor....)

As minhas cerejas??!!!Não,.. já não me liga nem aos robalos ainda vivos em cima da banca, com areia, que caiem para o chão... 

Até Maio , Companheiros!!

A parte técnica:

Para um corricador nocturno, ou mesmo para aqueles que tenham dificuldade em transitar do dia que escurece para a noite, nesta tonalidade de mar e céu de chumbo, esta côr laranja aperfeiçoada com o tempo e os anos é a borracha perfeita para corricarem de dia e de noite sem medo ou receio de nada disto funcionar. Esta côr dar-vos-á confiança e querer, pelo que a sua coloração ideal é a de uma laranja de casca fina cuja tonalidade varia em função do seu sumo e variedade. Se é variedade Dalmaw, valência late, baía, humbigo, (de citrinos percebo eu) podemos colorir mais ou menos carregado o laranja que pretendemos conseguir. Já aqui apresentei uma coloração, noutro trabalho, mas proximamente farei outro trabalho com anilinas num outro capitulo da "Cartilha de um Corricador" para a obtenção das cores para de noite.

Tenham sempre atenção que os pingalins originais partem sempre do amarelo para tingir, e esses pingalins terão de ser de borracha virgem porosa, maleavel.Há muitas borrachas no mercado de material sintético que não absorvem a cor.

Conforme podem ver na foto 1 temos algumas borrachas montadas na perfeição, matadoras, infaliveis, e na segunda a sua coloração. De facto é mais facil corar com anilina vermelha em
diluente celuloso, mas depois darei referencias e fotos desse material no outro trabalho.

Autor- António Simões

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rafa

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maio: O mês dos corricadores
« Responder #1 em: 18:58 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Um transmissor de conhecimentos... O legado poderá continuar !! Bem haja ao autor.
Nelson Peres
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Maio: O mês dos corricadores
« Responder #2 em: 00:22 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
boas

sem duvida que o legado continua falo por mim o corrico fasçina me mesmo,espero realmente por mais desenvolvimentos desta:"CARTILHA DE UM CORRICADOR"sem duvida um espirito de partilha infinito e uma compilaçao de arte e experiênçia como nunca tinha tido conheçimento da arte de CORRICAR.MAIS UMA VEZ OBRIGADO

ABRAÇO
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Maio: O mês dos corricadores
« Responder #3 em: 00:33 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Após a devida autorização do autor, mais um texto do António Simões.

Inserir Citação (seleção)
Maio: O mês dos corricadores

Um corricador sabe que o mês de Maio é um dos melhores meses do ano para corricar, e porquê?
Porque Maio diz o ditado popular "Cerejas no Borralho", quando estas atingem o seu explendor de uma natureza viva de cor brasido de cinzas resplandescentes....
Maio, se a natureza não atrasar, é o mês das trovoadas, o mar fica estanhado de uma côr verde garrafa sob um manto de nuvens cinza prêta, carregadas de pólvora, prestes a rebentar numa explosão de sentidos, efervescencia e sinfonia de sentidos e côr!!!

Um corricador observa e ouve o ribombar dos trovões ao longe no mar. e a cadência de relâmpagos parecem braços de fogo e labaredas interminaveis sob um céu violeta onde tudo arde de luz e som e as minhas narinas estão polvilhadas de enxofre sulfuroso vindo das profundezas do mar,rasgado que foi por tamanho fragor !!

O peixe atasinado,desorientado, procura a fuga,do fim do mundo!!! E vem parar á costa, onde agora cai uma chuva miudinha, escurece, e está ao alcance de um pingalim numa praia algures por aí...!!!

Todos os anos espero por estes momentos, o capote, a bota calça, o cinturão, o arco afiado, para cravar o peixe nos momentos intensos, a chuva que não para, e eu no meio das vagas , molhado mas feliz!!!

Em casa preparo, dezenas de borrachas laranja, as melhores para este mês, e aguardo que a natureza me dê um sinal...

Se o ribombar é de terra, não vou ao mar, o peixe foge, se o relâmpago está perto, recolho ao carro e afasto-me , esperando que ele passe, abanando-o, o temporal, fecho os olhos desta luz, e depois é o silencio...Aqui e ali..a fisonomia de um corricador, o peixe que
brilha nos arcos e estou só e com Deus...

Todo o cuidado é pouco, se o trovão esta perto ,e se estão longe dum abrigo ou do carro devem largar a cana e fugir!!A mais de 100 mtos se pegarem na cana, depois de tudo passar ainda sentem um formigueiro na mão...

Maio, a minha mulher adora cerejas, filha de pescadores, por aqui manda a tradiçao que casasse, com um pescador, espera que chegue a casa e pergunte?? (ansioso espero sempre como pescador a recompensa pelo meu labor....)

As minhas cerejas??!!!Não,.. já não me liga nem aos robalos ainda vivos em cima da banca, com areia, que caiem para o chão... 

Até Maio , Companheiros!!

A parte técnica:

Para um corricador nocturno, ou mesmo para aqueles que tenham dificuldade em transitar do dia que escurece para a noite, nesta tonalidade de mar e céu de chumbo, esta côr laranja aperfeiçoada com o tempo e os anos é a borracha perfeita para corricarem de dia e de noite sem medo ou receio de nada disto funcionar. Esta côr dar-vos-á confiança e querer, pelo que a sua coloração ideal é a de uma laranja de casca fina cuja tonalidade varia em função do seu sumo e variedade. Se é variedade Dalmaw, valência late, baía, humbigo, (de citrinos percebo eu) podemos colorir mais ou menos carregado o laranja que pretendemos conseguir. Já aqui apresentei uma coloração, noutro trabalho, mas proximamente farei outro trabalho com anilinas num outro capitulo da "Cartilha de um Corricador" para a obtenção das cores para de noite.

Tenham sempre atenção que os pingalins originais partem sempre do amarelo para tingir, e esses pingalins terão de ser de borracha virgem porosa, maleavel.Há muitas borrachas no mercado de material sintético que não absorvem a cor.

Conforme podem ver na foto 1 temos algumas borrachas montadas na perfeição, matadoras, infaliveis, e na segunda a sua coloração. De facto é mais facil corar com anilina vermelha em
diluente celuloso, mas depois darei referencias e fotos desse material no outro trabalho.

Autor- António Simões

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Fiquem bem.

Braga

boas
SR,BRAGA reparei nos pingalins da foto que tem todos a mesma curvatura ,monta os sempre com essa curvatura ou por vezes  mais direitos???nao reparei bem na gola dos mesmos nao consigo ver na foto mas fiquei com a impressao que esses tem uma gola com a propria borracha será??faço estas perguntas pois ja acompanhei varios amigos no corrico cada um tem a sua montagem uns por vezes fazem as golas com apenas fio de silicone e sem a dobrar outros dobram nos mas isto tbm depende sempre da borracha que usam na borracha dos pingalins naçionais (normais )nao fazem gola alguma mas se for noutra borracha tipo garrote ja o fazem e por vezes com menos curvatura,gostaria de ler uma opiniao sua açerca destes pormenores  por favor .obrigado pelo seu tempo.

abraço
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Maio: O mês dos corricadores
« Responder #4 em: 01:02 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Não foi o Braga que criou o artigo, foi o António Simões, o Braga apenas transladou os posts com a devida autorização do autor.
Depende da borracha, há borrachas que permitem fazer dobras, outras já não. A dobra é para o pingalim não "fugir"; não correr a borracha, com a dobra fica mais seguro.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11258
  • Agradecido: 1653 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maio: O mês dos corricadores
« Responder #5 em: 15:33 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Adoro ler o que ele escreve, na vida podemos sempre aprender. Mesmo não estando sempre de acordo com tudo, bebo o sumo de cada texto do António faz anos...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [18:18 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]