collapse

Autor Tópico: Robalos na desova  (Lida 16732 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Robalos na desova
« em: 11:58 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Pois bem, a época da desova do robalo esta ai a chegar, penso ser de novembro ate março/abril.
Em alguns sites/blogues dizem que esta é a melhor época para os ir pescar, pois aproximam-se mais da costa, ja outros dizem que é a pior época, pois eles estao a acasalar e a fazer a desova e não se  interessam tanto pelo alimento, e que ate ignoram as amostras quando estas lhes passam perto da boca.

Da vossa experiencia esta é ou nao uma boa época para pescar o robalo? E qual é a melhor tecnica para os pescar, Surfcasting, spining, boia?

Boas pescas.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Robalos na desova
« Responder #1 em: 12:28 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
A época de reprodução é o inverno que começa a 21 de Dezembro.

Acho que as duas versões estão correctas. Nessa altura acho que se apanha menos peixes mas tens muito mais probabilidade de apanhar um dos grandes.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pantao

Re: Robalos na desova
« Responder #2 em: 12:50 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Sem qualquer tipo de dúvida para mim é a melhor altura, começando em Setembro.
Temos que compreender o robalo como o Sr.º predador da nossa costa. Imaginem o robalo como o Macho Latino. Primeiro engorda e fica em forma para ir as robalas. Nesta fase marcha td que lhe aparece a frente então se for um petisco melhor ainda.
Na altura da desova eles querem é robalas e literalmente esquecem a comida. O instinto de criação sobrepõem-se a td o resto. Eu comungo desta opinião.
Os maiores peixes que tirei para cima de 5kg foram sempre em junho/julho, altura em que não ha desova, tiro menos exemplares mas de melhor porte.
Penso que o facto de o mar estar mais calmo, menos corrente, menos oxigenado contribui para ser inferior ao Outono/Inverno.
Nesta altura do ano quando o mar permite é a minha altura de eleição.
Altura de apanhar os cabeçudos a 10m da costa, quando eles vem coçar a barriga no areão  :)
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Robalos na desova
« Responder #3 em: 13:26 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
 :hummm: :hummm: :hummm: Eu, por experiência própria não penso em comida enquanto acasalo!!!  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: Se vão desovar é porque já acasalaram, portanto esta é a altura propícia para lhes dar no toutiço  O0 O0 O0 O0 O0 O0 Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Robalos na desova
« Responder #4 em: 13:27 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sem qualquer tipo de dúvida para mim é a melhor altura, começando em Setembro.
Temos que compreender o robalo como o Sr.º predador da nossa costa. Imaginem o robalo como o Macho Latino. Primeiro engorda e fica em forma para ir as robalas. Nesta fase marcha td que lhe aparece a frente então se for um petisco melhor ainda.
Na altura da desova eles querem é robalas e literalmente esquecem a comida. O instinto de criação sobrepõem-se a td o resto. Eu comungo desta opinião.
Os maiores peixes que tirei para cima de 5kg foram sempre em junho/julho, altura em que não ha desova, tiro menos exemplares mas de melhor porte.
Penso que o facto de o mar estar mais calmo, menos corrente, menos oxigenado contribui para ser inferior ao Outono/Inverno.
Nesta altura do ano quando o mar permite é a minha altura de eleição.
Altura de apanhar os cabeçudos a 10m da costa, quando eles vem coçar a barriga no areão  :)


pantao essa tua dica eh pertinente..sempre ouvi dizer que os robalos grandes andam muito perto muitas vezes com 1 metro de agua..sera correto em vez de estar a lançar para longe ter ali uma cana depois de rebentaçao? ali nao muito longe dos pés? tenho um amigo meu que apanha muitos robalos e diz que os maiores estao ali a ''2 3 metros''
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Robalos na desova
« Responder #5 em: 13:30 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
eu pelo o que tenho lido em varios sitios  o que o pantao diz esta correto..em termos de spinning e corrico o que eu aprendi foi ke..no verao os robalos querem engordar para no inverno acasalarem e terem forças...entao estao mais energicos e magros.. eles ja commem mais a superficie e pode-se usar umas amostras e amostras grandes..

no inverno estao acasalar e ja nao kerem gastar muita energia em comer mas sim em acasalar..entao optam pelo alimento mais facil e pekeno..axo que nestas alturas se deve optar por  pingalins e zagaias a arrastar no fundo
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Robalos na desova
« Responder #6 em: 13:35 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sem qualquer tipo de dúvida para mim é a melhor altura, começando em Setembro.
Temos que compreender o robalo como o Sr.º predador da nossa costa. Imaginem o robalo como o Macho Latino. Primeiro engorda e fica em forma para ir as robalas. Nesta fase marcha td que lhe aparece a frente então se for um petisco melhor ainda.
Na altura da desova eles querem é robalas e literalmente esquecem a comida. O instinto de criação sobrepõem-se a td o resto. Eu comungo desta opinião.
Os maiores peixes que tirei para cima de 5kg foram sempre em junho/julho, altura em que não ha desova, tiro menos exemplares mas de melhor porte.
Penso que o facto de o mar estar mais calmo, menos corrente, menos oxigenado contribui para ser inferior ao Outono/Inverno.
Nesta altura do ano quando o mar permite é a minha altura de eleição.
Altura de apanhar os cabeçudos a 10m da costa, quando eles vem coçar a barriga no areão  :)


:fixe:

portanto a melhor altura é agora ate quando? dezembro?  depois mais vale guardar o material e voltar em força la para abril/maio?
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Robalos na desova
« Responder #7 em: 13:37 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
eu sinceramente acho que a melhor altura eh o ano todo..podes ter sorte ou nao..a diferença eh que se diz que no inverno se apanham robalos maiores..nao guardes nada senao as coias enferrujam =D
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Robalos na desova
« Responder #8 em: 13:42 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu pelo o que tenho lido em varios sitios  o que o pantao diz esta correto..em termos de spinning e corrico o que eu aprendi foi ke..no verao os robalos querem engordar para no inverno acasalarem e terem forças...entao estao mais energicos e magros.. eles ja commem mais a superficie e pode-se usar umas amostras e amostras grandes..

no inverno estao acasalar e ja nao kerem gastar muita energia em comer mas sim em acasalar..entao optam pelo alimento mais facil e pekeno..axo que nestas alturas se deve optar por  pingalins e zagaias a arrastar no fundo

 :o :o :o Ó Ivo, sorry mas discordo da tua teoria!!! Acasalando muito e comendo pouco, os pobres dos bichos vão sofrer de anorexia................. fónix. O Povo fundeiro deve pescar com iscadas bem generosas para dar estaleca aos machos para umas boas arrefinfadelas nas Lubinas. O0 O0 O0 :)) :)) :)) :)) :))
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline pantao

Re: Robalos na desova
« Responder #9 em: 14:33 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Ivo
Onde esta a comedoria quando caminhas ao longo da praia?
Até hj 99% dos peixes dignos de nome tirei mesmo a borda de agua.
Não digo que não se tire peixe longe, claro que sim.
Eu falo da minha zona, zona de areia. Onde anda a comedoria? junto a costa e nas zonas de deposito da corrente.
Claro que se estiver numa praia que saiba que tem pedra a 100m é mais provavel que o peixe ande la.
A pesca que faço é maioritariamente nocturna, tb é sabido que o peixe encosta mais e pk?
Durante a noite o peixe pequeno procura refugio, ou entocado ou em pouca agua, notamos isso em qq aquario com os alevins.
O peixe gd vem a procura deles e tb de "comedoria" (ameijoas, mexilhão, etc) que dá a costa.
Quanto a desova é feita da seguinte forma, a fémea encosta a praia, põem os ovos e o macho faz a sua fecundação. Eles não lutam por uma fêmea, mas aguardam por o momento de postura.
Perante este frenesim é sem dúvida a melhor altura para dar-mos neles, por os motivos acima assinalados.
Melhor altura em termos de quantidade mas a espécie vai se ressentir ao longo dos anos...
Penso que nós a cana fazemos estragos, mas a natureza recupera, o mal esta nas centenas de ameijoerias que são esticadas ao longo na nossa costa.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Robalos na desova
« Responder #10 em: 15:00 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Eu acho que não há um padrão definido para toda a nossa costa, varia de zona para zona.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Robalos na desova
« Responder #11 em: 15:09 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Convém dizer que o peixe da desova não é igual ao peixe digamos do Verão, na desova vem com uma cor diferente, amarelados.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Robalos na desova
« Responder #12 em: 17:08 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:hummm: :hummm: :hummm: Eu, por experiência própria não penso em comida enquanto acasalo!!!  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: Se vão desovar é porque já acasalaram, portanto esta é a altura propícia para lhes dar no toutiço  O0 O0 O0 O0 O0 O0 Abraço.


O acasalamento dos robalos é assexuado, ou seja, a fecundação e o acasalamento dos robalos são externos da "robala". Logo é no momento da desova que ocorre a fecundação. Por isso quando vão desovar ainda não acasalaram, mas estão a acasalar.
 

Offline Santos19

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Robalos na desova
« Responder #13 em: 11:25 Domingo, 13 de Dezembro de 2015 »
Os melhores exemplares que apanhei foram fora da época da desova
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Robalos na desova
« Responder #14 em: 12:03 Domingo, 13 de Dezembro de 2015 »
Normal.. o robalo fica menos activo na desova. Ja noto isso muito no corrico, eles ja atacam pouco, vai se apanhando um ou outro mas, mas dá para desanimar.

As vezes sai uns de bom porte ao fundo
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por FilipePC [23:28 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Comprar barco por AlvaroAlves98 [22:44 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [20:02 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:33 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [18:29 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Silicone em spray Lidl por Xenas [14:28 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [11:10 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [00:46 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]