collapse

Autor Tópico: Casulo em Setubal  (Lida 2653 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Casulo em Setubal
« em: 09:56 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Já algum tempo que tinha curiosidade em experimentar aquele casulo já "descascado" que é vendido em Setubal, e é conservado em água. Normalmente o vendedor dizia-me que já estava vendido. No sábado passado finalmente consegui comprar, e foi uma perfeita desilusão. O casulo estava vivo, mas partia-se todo e algum nem seguer aguentava a agulha. Para o utilizar em surfcasting, tive de fazer chuchas, amarrar com muito jeitinho e utilizar montagens clipadas.
Será que fui enganado ou não usei o isco corretamente ?
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #1 em: 10:13 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Pode ser uma sugestão minha, mas nunca me pareceu que os vermes destinados a iscadas e conservados em água se mostrassem consistentes na altura de os colocar em anzol.
O casulo ou uso o que vem com o casulo (casca), e embrulhado em jornal, pelo menos cá no Norte é o hábito, ou então, quando não é para utilização em fresco, costumo descascá-lo, colocá-lo numa caixa hermética e em cima de papel absorvente. Depois cubro-o completamente com sal grosso e congelo.
Quando preciso, levo congelado para a pesca e durante toda a jornada mantém-se cheio, rijo e com bom aspecto.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Online duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Casulo em Setubal
« Responder #2 em: 12:31 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Já usei casulo descascado no Algarve e gostei mas não vinha dentro de água, vinha em embrulhos de jornal.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #3 em: 12:48 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já algum tempo que tinha curiosidade em experimentar aquele casulo já "descascado" que é vendido em Setubal, e é conservado em água. Normalmente o vendedor dizia-me que já estava vendido. No sábado passado finalmente consegui comprar, e foi uma perfeita desilusão. O casulo estava vivo, mas partia-se todo e algum nem seguer aguentava a agulha. Para o utilizar em surfcasting, tive de fazer chuchas, amarrar com muito jeitinho e utilizar montagens clipadas.
Será que fui enganado ou não usei o isco corretamente ?
Podes ter sido enganado, podes ter conservado mal o casulo ou pode ser a tua expectativa que não corresponde à realidade.

Eu uso normalmente esse casulo e não tenho problemas. (mas normalmente isco com agulha)

No entanto, tem que ser conservado no frigorífico.

Para além disso, uma parte de cada um desses casulos é mais frágil (os primeiros 2/3 são mais rijos, o resto é mesmo frágil) e é isso que deves esperar.

Sem dúvida que se for salgado fica muito mais rijo e muito mais fácil de iscar. O único problema é que os gajos têm a mania de morrer com o sal e acabamos por ter que optar entre uma coisa e outra! :D

EDIT: compraste onde (em que casa)?

« Última modificação: 12:50 Terça, 03 de Novembro de 2015 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Casulo em Setubal
« Responder #4 em: 13:30 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pode ser uma sugestão minha, mas nunca me pareceu que os vermes destinados a iscadas e conservados em água se mostrassem consistentes na altura de os colocar em anzol.
O casulo ou uso o que vem com o casulo (casca), e embrulhado em jornal, pelo menos cá no Norte é o hábito, ou então, quando não é para utilização em fresco, costumo descascá-lo, colocá-lo numa caixa hermética e em cima de papel absorvente. Depois cubro-o completamente com sal grosso e congelo.
Quando preciso, levo congelado para a pesca e durante toda a jornada mantém-se cheio, rijo e com bom aspecto.


 :o :o :o A isso se chama "Casulo ao Sal".......................e dizem que é bom  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Casulo em Setubal
« Responder #5 em: 13:32 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
É normal, só mesmo quando é bem fresquinho é que se aguenta mas em menos de nada parte-se todo e rijo só mesmo a cabeça.
Nelson Peres
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Casulo em Setubal
« Responder #6 em: 13:45 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
EDIT: compraste onde (em que casa)?

Loja do iSCU
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #7 em: 13:51 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pode ser uma sugestão minha, mas nunca me pareceu que os vermes destinados a iscadas e conservados em água se mostrassem consistentes na altura de os colocar em anzol.
O casulo ou uso o que vem com o casulo (casca), e embrulhado em jornal, pelo menos cá no Norte é o hábito, ou então, quando não é para utilização em fresco, costumo descascá-lo, colocá-lo numa caixa hermética e em cima de papel absorvente. Depois cubro-o completamente com sal grosso e congelo.
Quando preciso, levo congelado para a pesca e durante toda a jornada mantém-se cheio, rijo e com bom aspecto.


 :o :o :o A isso se chama "Casulo ao Sal".......................e dizem que é bom  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:


Muito bom. Metes a tostar no forno a 250º durante uma hora. Top
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #8 em: 14:29 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
EDIT: compraste onde (em que casa)?

Loja do iSCU



Compro a minha isca nessa loja e nunca tive problemas com o isco , mas , secalhar compraste casulo de Setúbal , o qual não é dos melhores , por norma compro do outro. 
Mas como tudo , por vezes já não é completamente fresco , principalmente quando as marés são grandes a qualidade dos iscos baixa um pouco .
Da proxima vês que fores a Casa do Isco , fala sobre o assunto , por norma ela tem em atenção a isso e compensa-nos, pois nem sempre eles são culpados da qualidade do isco.

Abraços , Podes dizer inclusive que foi o Ruben que te mandou reclamar  =)
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #9 em: 15:36 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Normalmente compro na casa Pita.

Recentemente já comprei umas 2 ou 3 vezes nessa loja e é tão bom (ou melhor) do que na casa Pita.

Mas lá está, um casulo que esteja "inteiro" (cerca de um palmo) tem sempre uma parte que não é grande coisa.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Casulo em Setubal
« Responder #10 em: 15:39 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Obrigado, bem me parecia que não era problema da loja, mas já sei que é um isco a evitar.
Ou se calhar comprar algum para tentar salgar ...
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #11 em: 15:49 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Nessa loja não sei, mas na casa Pita também vendem salgado congelado. (nem sempre têm, depende muito das quantidades de quem o apanha e de quem o compra)

A grande diferença que noto para o da Decathlon é que eles salgam o casulo quando ele está em condições e os casulos ficam com bom aspeto e não com aquela cor escura dos outros, de casulo que foi congelado já a desfazer-se.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #12 em: 15:55 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Isso será sempre uma tremenda discussão , pois , o isco que na casa X hoje é bom amanha pode não o ser ..
Por isso optei por comprar sempre no mesmo sítio , pois a longo prazo ganha-se uma intimidade com os vendedores , e quando o isco não esta nas melhores condições somos avisados e por vezes até baixam o preço pela qualidade do mesmo , pelo menos comigo na casa do Iscu acontece assim  :301:
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Casulo em Setubal
« Responder #13 em: 16:16 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Rúben, em relação às duas casas mencionadas não vejo diferença.

No entanto, em relação ao casulo da Decathlon congelado, não me parece que se aplique a tua argumentação, pois segue um padrão: sempre que lá vou esse casulo é sempre negro, ao contrário do outro.

Eu também compro "sempre" no mesmo local: casa Pita. No entanto, nem sempre têm.

Numa dessas vezes fui à casa do iscu e gostei, por isso continua a ser opção.
« Última modificação: 16:18 Terça, 03 de Novembro de 2015 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Casulo em Setubal
« Responder #14 em: 16:16 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Atencao que as vezes o casulo sendo muito fresco parte se com facilidade e principalmente mergulhado em agua
bora dar banho a minhoca
 

 

* Tópicos Recentes

Novo carreto Surfcasting por duas [Hoje às 13:10]

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]