collapse

Autor Tópico: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional  (Lida 9137 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« em: 14:55 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Podem ler no link o «recado» do diretor geral da Autoridade Marítima Nacional a respeito do uso do colete salva-vidas.
Com o mar não se brinca!! Fica mais um aviso...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 14:58 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 por NelsonP »
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #1 em: 15:49 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Tens razão Nelson, mas o que um dia gostava de ver explicado e qual a diferença de ter ou não uma cana de pesca dentro de um barco, para se salvar ou perder uma vida???
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #2 em: 15:53 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Mais uma acha para a fogueira da confusão, cito:

De acordo com Cunha Lopes, os pescadores devem usar o colete salva-vidas nas zona de rebentação [das ondas] e rochosas, bem como à entrada e saída das barras.

Isso quer dizer o quê??? já não é sempre?

E quem tem os seus barquinhos de luxo de lazer, não usa por causa do bronzeado?
Sinceramente, eu acho que ou é sempre e para todos ou então ha sempre confusões e duvidas.

Já tou farto do colete e ainda não o comprei >:(
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #3 em: 16:02 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
João, a minha intervenção vem nesse sentido. Alguém que me explique como pode o facto de eu ter uma cana a bordo modificar a minha suposta obrigação de ter consciência e usar um colete.
Se eu for aos chocos a Setúbal, tenho que usar colete, mas se eu for dar uma volta na lancha do meu tio a mil a hora, já não é preciso??? :o :o :o. Isto não faz sentido e denuncia logo os motivos que estão por detrás do uso dos coletes.
Sobre o seu uso, nada a dizer, podem salvar uma vida.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #4 em: 16:46 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Filipe o mesmo link da noticia diz isto : O diretor-geral da Autoridade Marítima Nacional alertou hoje os pescadores profissionais e lúdicos e outros utilizadores do mar para a "necessidade imperiosa" do uso de coletes salva-vidas, prevenindo situações de risco.
Penso que isto responde á tua questão.

Esta é mais uma medida de prevenção. Quem quiser ter respeito pelo mar em condições adversas sabe o que têm a fazer. Quem julgar que só aos outros acontece.....

« Última modificação: 16:49 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 por NelsonP »
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #5 em: 17:02 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Boas

Realmente o uso do colete, pode salvar uma vida, mas como muito se tem disto e daquilo, só quando for uma pessoa na embarcação, só em trânsito e afins, por raio, demora tanto a saída  da portaria e com isso esclarecer tudo isto, apesar de saber o que está escrito no Decreto-lei sobre o uso nas embarcações.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #6 em: 17:20 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Nelson, o que referes aumenta a confusão, é isso o pior.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
"necessidade imperiosa" do uso de coletes salva-vidas
« Responder #7 em: 17:21 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Uma afirmação interessante do Diretor-Geral da Autoridade Marítima Nacional, que alertou os pescadores profissionais e lúdicos e outros utilizadores do mar para a "necessidade imperiosa" do uso de coletes salva-vidas, prevenindo situações de risco.

"É absolutamente imperioso que os utilizadores do mar assumam claramente novos comportamentos em condições de segurança", disse o vice-almirante Cunha Lopes, na Figueira da Foz, durante a cerimónia de entrega de uma embarcação salva-vidas ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).

De acordo com Cunha Lopes, os pescadores devem usar o colete salva-vidas nas zona de rebentação [das ondas] e rochosas, bem como à entrada e saída das barras.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: "necessidade imperiosa" do uso de coletes salva-vidas
« Responder #8 em: 17:33 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Boas!!

Obrigado pela partilha,  mas este assunto já está a ser desenvolvido aqui:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

:)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #9 em: 17:45 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Como assim João ?! Para mim é bastante simples o que está ali. Aquela mensagem generaliza e nós temos sempre tendência para particularizar!! A confusão, na minha modesta opinião, está aí . :fixe:
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #10 em: 18:05 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como assim João ?! Para mim é bastante simples o que está ali. Aquela mensagem generaliza e nós temos sempre tendência para particularizar!! A confusão, na minha modesta opinião, está aí . :fixe:

Porque é que particulariza.
Na minha citação, diz os pescadores...
Noutro lado diz utilizadores.
O que tem de ser dito é todos, mas a lei até pelo que já li não foi feita para todos, imagina estar á pesca em setubal no verão com mar manso e tenho de usar colete, mas se forem uns turistas logo ali ao lado já podem mandar mergulhos para dentro de água, percebes o que quero dizer. Nada contra coletes, casacos, cuecas e meias de salvamento, mas dá que pensar.

Além disso, assunto debatido antes, os auxiliares de flutuação permitidos e referidos numa portaria não se podem usar, mas isso pronto,,,
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #11 em: 18:48 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Ok João claro que entendo o teu ponto de vista. Pelo que entendo do que li em determinadas circunstâncias é imprescindível o uso do colete. Ali, fala em zonas de rebentação , entrada e saída de barras, etc.

 Com o mar manso não estou a ler em nenhum lado (desconheço se a lei obriga a usar sempre) que tens que usar sempre caso estejas á pesca !! Seria um frete um gajo estar á pesca com um colete a estorvar, assim como não faz sentido estarem os turistas de colete a dar saltos para a agua  :P

Em tudo deve haver um meio termo. Esta é a minha opinião, que não vale nada. Desconheço completamente a lei, ou o pouco que sei é que vou aprendendo aqui. Agora, em situações mais complexas sou a favor da obrigatoriedade. Se não for obrigatório ninguem usa em condições nenhumas
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #12 em: 20:59 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Nélson, quem particulariza é o legislador. Ao diferenciar tipos de seres humanos, esta a particularizar. Isto e um facto.
Uma acção de sensibilização, é sempre positiva, e claro que as pessoas podem e devem seguir o conselho para se protegerem.
Mas não só não chega, como vai contra a igualdade de direitos entre os cidadãos.
Repara, eu vou num barco, tu vais ao meu lado, mesmo dia, mesma hora... Coladinhos. Eu vou a comer um gelado, tu vais a montar a cana. Tu és multado, eu não sou!!! Isto é o quê? Isto é uma lei com pernas e cabeça? Que tipo de interesses estão por detras desta lei?
Se o objectivo passa pela segurança da vida humana, então como pode a legislação em vigor ser apenas para a pesca? Aqui esta o cerne da questão.
Não esta em causa as intenções de quem concede essa intervista, mas sim a intenção por detrás de isto tudo!
E podia ir mais longe, mas vou esperar mais uns dias pela saída da famosa lei da pesca, em que vamos perceber que somos amados e protegidos por um governo fantástico que apenas se preocupa com a nossa vida, mas que para o resto da população se está a marimbar, pois aqui a diferença entre pessoas, está em ter ou não uma cana de pesca a bordo. Ridículo.
Mais ridículo é o aproveitamento da morte de 12 pessoas recentemente para se passar uma mensagem de bom trabalho, quando andam há anos sem nada fazer e a marimbarem-se para se vamos e voltamos com vida do mar.

Não sou contra o uso do colete, sou contra a lei que me define infractor tendo uma cana de pesca a bordo, e me define como cumpridor se não a tiver no barco.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #13 em: 21:12 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
E a lei diz isso ?! :-\ Se eu for a comer um gelado e tu fores pescar há multa para ti ?!!!! Se assim claro que está mal, mas a minha perplexidade não quer querer que a lei é assim tal qual como dizes :o :o
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #14 em: 21:24 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Nélson, mas basta leres a lei... O uso dos coletes, esta apenas feito para a pesca.
Não e uma questão de acreditares, é uma questão de factos.

Passo a citar:

"Sempre que uma embarcação esteja a exercer a atividade de pesca lúdica, em águas oceânicas, interiores marítimas ou interiores não marítimas sob jurisdição da autoridade marítima, todos os tripulantes estão obrigados a envergar colete de salvação ou auxiliar de flutuação individual. "

Ou seja quando estiveres a pesca, se estiveres a jogar a macaca no barco não faz mal estarem ondas de 7 metros Não precisas do colete. :-X
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #15 em: 21:57 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Ja agora mais uma achega... Texto dum amigo com muita sabedoria do assunto
"Ora como sabemos a maior parte dos Acidentes, os que acontecem com MAIS FREQUÊNCIA, são motivados por golpes de Mar em que o Barco se vira e começa a afundar.
Se for um barco relativamente pequeno e os ocupantes tiverem sorte, não ficam debaixo do barco e podem escapar, mesmo com o colete vestido.
Agora imaginem um barco maior, algo digamos acima dos 7 metros.
As probabilidades de que as pessoas fiquem debaixo do barco são mais que muitas.
Quais as chances numa situação dessas de escapar?
Só uma que é a de mergulhar por baixo do barco e vir para a superficie.
O quanto eu gostava de ver um dos "experts" em Segurança, que defendem o uso permanente de um Colete, seja ele Auto Insuflável ou Rígido, a querer mergulhar para passar por baixo do barco e se escapar da ratoeira.
Ou a tentar retirar, com toda a pressão que a água vai exercer, a arma letal que por Lei o querem obrigar a usar.
Se estiver, como tantas vezes acontece, dentro de uma cabine, as chances de sobrevivência não são poucas, são ZERO.


Meus amigos nao ha muito mais a dizer sobre esta aberraçao... Em NENHUM país do mundo o facto de se ter uma vara de pesca na mao obriga ao uso de um colete de flutuaçao. Em todos os paises existem de certeza acidentes e mortes em embarcaçoes, mas em nenhum se provou que o uso de colete eliminava por completo essas mortes e acidentes...
Talvez nao interesse dizer é tendo a grande maioria das embarcaçoes radio, essas obrigatoriedade de uso de colete fosse uma obrigaçao das capitanias, consoante as condiçoes climatericas... As capitanias da mesma forma que podem e poucas vezes o fazem interditar barras a embarcaçoes de menos de x metros, deviam ter a autonomia para decidir se naquele momento as embarcaçoes teriam que usar colete ou nao. Mais de 90 % dos acidentes de barco dão-se em entradas de barra e nos estuarios...  Esses espaços deviam ser controlado e bem controlados e geridos pelas autoridades... Infelizmente não o são... Veja-se os ultimos acontecimentos por exemplo aqui na foz á uns dias atrás e temos o exemplo... este fim de semana interditaram o transito na zona dos estragos da semana passada... a semana passada avisaram apenas na televisao que o mar ia estar mau lol... todos os anos acontece aquela cena, com mais ou menos violencia, mas como sempre só agem depois dos acidentes....
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #16 em: 22:21 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nélson, mas basta leres a lei... O uso dos coletes, esta apenas feito para a pesca.
Não e uma questão de acreditares, é uma questão de factos.

Passo a citar:

"Sempre que uma embarcação esteja a exercer a atividade de pesca lúdica, em águas oceânicas, interiores marítimas ou interiores não marítimas sob jurisdição da autoridade marítima, todos os tripulantes estão obrigados a envergar colete de salvação ou auxiliar de flutuação individual. "

Ou seja quando estiveres a pesca, se estiveres a jogar a macaca no barco não faz mal estarem ondas de 7 metros Não precisas do colete. :-X
Afinal sempre está na lei. Sempre referi que a desconhecia. Então estou convosco no protesto !! Essa de jogar á macaca com ondas de 7 metros é demais :hahaha:
Nelson Peres
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #17 em: 22:46 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Estamos num país em que o caricato está a ser dado como adquirido sem que nada se passe.
É lamentável.
E triste.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #18 em: 22:49 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estamos num país em que o caricato está a ser dado como adquirido sem que nada se passe.
É lamentável.
E triste.

não é "país em que o caricato...", é mais "país caricato" o resto vem por acréscimo.

Um abraço e traz as mines eheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #19 em: 22:57 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estamos num país em que o caricato está a ser dado como adquirido sem que nada se passe.
É lamentável.
E triste.

não é "país em que o caricato...", é mais "país caricato" o resto vem por acréscimo.

Um abraço e traz as mines eheheh

Vou ver se levo 5l do "sumo" novo do meu velhote. :beer:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #20 em: 02:09 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Pois é, dá para ridicularizar esta lei dos coletes de tanta forma, quem nem sei como continua a passar tão calmamente para as algumas pessoas...
Tem tanta falha, tanta lacuna e os responsáveis simplesmente fecham os olhos.

A anteriormente referida pelo Pedro, é das mais importantes, ainda agora na tragédia da Caparica, a maioria dos tripulantes estavam dentro da cabine, incluindo o sobrevivente, queria ver como iria ele sair da cabine com o colete vestido...
Os restantes morreram de hipotermia agarrados ao casco...

Bem, este verão, a meio da pescaria, quando me apetecer dar um mergulho, tenho de ir a terra deixar as canas e depois voltar ao mar para o tal mergulho.... :join:
Não vá aparecer um azul e multar me por não estar a usar o colete... :122:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #21 em: 04:00 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A anteriormente referida pelo Pedro, é das mais importantes, ainda agora na tragédia da Caparica, a maioria dos tripulantes estavam dentro da cabine, incluindo o sobrevivente, queria ver como iria ele sair da cabine com o colete vestido...
Os restantes morreram de hipotermia agarrados ao casco...

Para meter mais lenha na fogueira, segundo a lei, "passa a ser obrigatorio o uso de colete sempre que a embarcação esteja a exercer a actividade pesca ludica", ora no caso em particular desta tragedia, a embarcação estava a navegar, não estava a exercer pesca ludica, logo e segundo a lei nenhum dos tripulantes estava obrigado a usar colete a não ser por ordem do mestre da embarcação...
Ou seja, se eu estiver a navegar fora da barra com ondas de 4 ou 5 m a lei não me obriga a usar, mas se estiver no sado aos chocos sem uma brisa, e sem a minima agitação ja tenho que usar porque a lei distingue as pessoas por terem canas de pesca nas mãos, incongruente é que a morte não faça essa mesma distinção...
Meus amigos esta lei tem mais buracos que uma rede de pesca...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #22 em: 09:27 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Certo, é esse também o meu entender da lei e dentro dos parâmetros definidos, é proibido e púnivel com coima entre 200€ e 2000€, exercer pesca lúdica em embarcações sem envergar auxiliares individuais de flutuação.
No entanto, segundo já aconteceu no entender da resposta de uma capitania, quando questionados sobre os coletes, os mesmos responderam que o colete deve ser envergado desde que se sai da barra e até a atracagem no regresso, pois todo o percurso faz parte do âmbito da pesca lúdica...
Mas isso é claro que é o entender só de alguns, no entanto e diga-se de passagem, que faz mais sentido envergar o colete à entrada e saída de barras e manobras de fundear e alar cabo, do que num barco fundeado em dias de mar chão...

Mais um buraco.  :hahaha:

Outra engraçada vai ser os mestres da MT's a pesarem e medirem o pescado de todos no fim e registarem afim de facultarem os dados à dgrm... (punivel com coima entre 100-1000€ pessoa singular e 250-10000€ para pessoa colectiva)...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20321
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #23 em: 10:08 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
As duvidas são mais que muitas.
Começo a entender esta lei, como uma perseguição aos pescadores lúdicos embarcados.
Continuo a ver os profissionais sem coletes.

Ainda este fds morreram 2 pessoas na água. E se tivessem coletes???
Num dos casos, o pescador caiu no rio Vizela, e não sabia nadar. Se tivesse colete, talvez pudesse contar como caíu....

Cada vez percebo menos disto...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #24 em: 10:32 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Boas
Deixo aqui um mail que recebi da capitania de Cascais.
(no entendimento deles, é obrigatório o uso do colete sempre)

 
João Rodrigues
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #25 em: 11:07 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
No entendimento deles? Mas a lei e universal ou local? Nem a Polícia sabe o que fazer.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #26 em: 11:16 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
pois, só para pescadores, não sei se repararam
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #27 em: 12:29 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Deixo aqui um mail que recebi da capitania de Cascais.
(no entendimento deles, é obrigatório o uso do colete sempre)

 

Amigo João, na transcrição do mail que recebeu da capitania de Cascais não é referido que aquele seja o entendimento da capitania, mas tão-somente a interpretação da lei e o esclarecimento à sua dúvida.
Ao escrever que "no entendimento deles, é obrigatório o uso do colete sempre", dá (aqui sim) a entender que cada capitania tem uma interpretação diferente da lei e consequentemente levar quem lê a pensar o mesmo.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #28 em: 14:45 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Não me vou alongar com este assunto pois acho que (por enquanto) não vale a pena.

Vou aguardar pela portaria (ou não....)
João Rodrigues
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #29 em: 19:50 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
A portaria não deve demorar, pese embora eu já duvide de tudo. Este processo foi todo uma vergonha. Um governo que não cumpre com que acorda, não merece o nosso respeito.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #30 em: 23:07 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
As leis são feitas por que desconhece a modalidade, isto aplica-se a muitas outras.
Já repararam nos acidentes que aconteceram ultimamente?
Os meios dispendidos, valores e tudo mais que envolve as buscas, é claro que o (des)governo vai começar a "perseguir" o pessoal! Tem que cortar nos gastos!
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #31 em: 08:50 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou aguardar pela portaria (ou não....)
Concordo em absoluto com o João. Esta legislação não é fácil de se fazer. Tanto quanto se sabe os pescadores lúdicos foram ouvidos, o legislador já tem uma certa experiência, pois o D/L original de 2000 já foi alterado algumas vezes, esperemos o melhor. Quanto a mim, que gosto das embarcadas, e que reconheço a importância do colete, não faço ideia de como pôr a lei no papel.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #32 em: 14:44 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Com as bestas que nos têm «governado» nestes últimos anos a fazer leis quer-me parecer que ainda não vamos ficar por aqui, isto vai chegar ao ponto que o pessoal quando for à praia no verão, assim que puser os pés no areal tem que vestir o colete, não vá o diabo tecê-las. :122: :122: :122: :122: :122:
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #33 em: 15:13 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Esta é a Portaria que saiu em 2011 para os tripulantes das embarcações da pesca local:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Por aqui já se pode ter uma ideia do que pode ser feito para a pesca lúdica embarcada.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #34 em: 15:22 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
isso tá mal feito
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #35 em: 17:03 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Corrijam-me se estiver enganado mas penso que, houve depois uma adenda a essa portaria, onde seria apenas obrigatorio para a pesca local e quando se encontra apenas um tripulante a bordo...
Foi quando distrubuiram gratuitamente coletes insufláveis aos pescadores locais.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #36 em: 17:15 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
responderam ao j. rodrigues invocando essa portaria.

quando eu digo tá mal, é porque refere a ISO 12402-3 e refere auxiliares de flutuação que são da parte 5, ou seja 12402-5 (se não for 5 é 6, agora não me lembro). A 12402-3 é para os coletes salva vidas e não auxiliares, assim devia dizer 12402-5.
Se eu não estiver enganado, considero isto má fé porque chamam 2 coisas diferentes e depois obrigam a que seja a mesma coisa. Não sei se perceberam, mas acho que sim!

NOTA: os auxiliares são apenas para ajudar alguém que saiba nadar minimamente!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #37 em: 17:33 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
responderam ao j. rodrigues invocando essa portaria.

quando eu digo tá mal, é porque refere a ISO 12402-3 e refere auxiliares de flutuação que são da parte 5, ou seja 12402-5 (se não for 5 é 6, agora não me lembro). A 12402-3 é para os coletes salva vidas e não auxiliares, assim devia dizer 12402-5.
Se eu não estiver enganado, considero isto má fé porque chamam 2 coisas diferentes e depois obrigam a que seja a mesma coisa. Não sei se perceberam, mas acho que sim!

NOTA: os auxiliares são apenas para ajudar alguém que saiba nadar minimamente!

Amigo "numberone", o auxiliar de flutuação que tenho tem a ISO 12402-3
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #38 em: 18:21 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
amigo rodrigone, lê a norma invocada e depois falamos
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #39 em: 19:13 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
cheguei a casa agora e tinha a revista no correio, vão á página 14 e vejam o que eu ando a "martelar" já há diaaaaaaaaaaaaaas!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #40 em: 19:58 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
cheguei a casa agora e tinha a revista no correio, vão á página 14 e vejam o que eu ando a "martelar" já há diaaaaaaaaaaaaaas!
Página 14 do quê?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #41 em: 20:14 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
revista, da pesca claro.

Mundo da pesca, acho que é a unica.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #42 em: 20:42 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
revista, da pesca claro.

Mundo da pesca, acho que é a unica.
:hahaha:
A maneira como disseste, parecia que todos tinham recebido a revista.  ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso do colete - Aviso da Autoridade Marítima Nacional
« Responder #43 em: 20:58 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
revista, da pesca claro.

Mundo da pesca, acho que é a unica.
:hahaha:
A maneira como disseste, parecia que todos tinham recebido a revista.  ;D
podes crer, a minha assinatura foi prenda de uns amigos eheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

 

* Tópicos Recentes

Cinnetic Raycast III por Renato Maquarte [Hoje às 07:13]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [19:26 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [00:06 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]